Brigada de Infantaria Paraquedista
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1179 vezes
- Agradeceram: 2953 vezes
Re: Artigo Brigada de Infantaria Paraquedista
Leiam:
http://www.operacional.pt/operacao-hot- ... -quedista/
http://www.operacional.pt/zeus-13-teste ... -imediata/
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5904 vezes
- Agradeceram: 3325 vezes
Pois eis o cerne da questão como a vejo, cabeça.cabeça de martelo escreveu:As Tropas Pára-quedistas fazem parte do tipo de tropa iminentemente expedicionária, como tal podem tanto ser usadas para todo o tipo de missões já que estão melhor treinadas que a esmagadora maioria das unidades do Exército. A questão não se coloca nos cenários que se conhecem, mas sim nos que podem surgir em pouco tempo. Se dissessem-me quando eu estava a servir que poucos anos depois alguns dos militares com quem eu lidei directamente iriam estar no Afeganistão... eu iria rir!
No entanto foi o que aconteceu e apesar de a esmagadora maioria das pessoas para e simplesmente desconhecer, quantas e quantas vezes os Páras (e outras Tropas especiais), são colocadas em prontidão máxima por causa de alguma revolta em áfrica, algum atentado em algum país amigo, etc.Se for dado o sinal verde, eles vão mesmo!
Se fores ver por esse prisma, então para quê Carros de Combate e Brigadas Mecanizadas no Exército Brasileiro?
As tropas pqdt atuais estão muito mais para tropas de pronta reação, assim como se faz, também, com as inf mth, leve, aeromóvel e fuznvs, em cenários circunspectos e objetivos, do que propriamente uma tropa tal como foi pensada nas suas origens, enquanto ponta-de-lança de um conjunto maior, visando também objetivos maiores.
Ou seja, estás certo ao colocá-las como ideais para os tipo de trabalho que hoje tem, seja nas missões extra-território, como ajuda humanitária ou intervenção militar, mas creio eu que o fato é que os pqdt's em certo sentido perderam muito daquela aura toda de tropa alada estratégica, para operações "atras das linhas inimigas" em favor de uma maior e melhor capacidade de prontidão reativa pontual e específica, voltadas a cenários menos, ou nem tanto assim, complexos, mas que mal ou bem se poderia fazer, e se faz, com outras tropas e outros meios, como as citas acima.
Neste sentido, poder-se-ia dizer que a existência da capacidade de salto hoje, não é mais senão que um acessório de luxo para esta infantaria, já que na maior parte do tempo, este recurso não seria mais necessário à maior parte das missões assumidas hoje, como bem exemplificastes, ou quando e se muito, poderia se tornar mesmo um instrumento perigoso para a tropa em si e para as operações de entorno, visto que a questão da tal da "consciência situacional" dos campos de batalha hoje, ao menos no nível dos exércitos melhor equipados e situados, dificilmente se conseguiria passar em brancas nuvens qualquer salto que fosse deste tipo de tropa, ao menos no nível btl para cima, como citou o clermont.
Mas se as restrições e a funcionalidade do saltar dos pqdt's estão ficando cada vez mais restritas, e porque não dizer, raras também, há de notar-se que ela ainda assim constitui um instrumento importante, e penso, indispensável, enquanto recurso último válido para ações militares específicas e pontuais onde o seu uso possa realmente trazer alguma vantagem significativa para a alteração do cenário do TO em questão.
Exemplo disso como citei anteriormente, foi o caso francês no Mali, onde houve o salto em nível btl, presumo, e que serviu, como nas suas origens, para dar suporte em profundidade ao avanço de outras tropas que também faziam parte daquele primeiro esforço de intervenção francesa naquele país. Neste tipo de situação como a malinesa, onde a ausência de um suporte logístico local se faz sentir, o uso de pqdt's tronar-se mais do que louvável, antes indispensável. E mesmo para um país como o Brasil, que não tem querelas com vizinho nenhum a pelo menos uns duzentos anos, a manutenção da capacidade de salto de tropa pqdt constitui-se ainda em um requisito importante da reserva estratégica do comando do EB, desde que, dadas as condições de uso e apoio necessários ao seu emprego como tal. De outra forma, como tu dissestes, os o seu emprego se dará igualmente aos demais "pé-preto" existentes no resto da tropa, com a diferença de terem um pouco mais de melhores recursos e treinamento do que aqueles.
obs: a nível de CFN, e de demais forças de fuz no ocidente, já há tempos não se dá mais a mesma atenção, a não ser em casos meramente protocolares/administrativos e/ou de treinamento, aquela máxima tradicional do "desembarque anfíbio" nas praias. Isto não se vê mais, tanto em função dos avanços tecnológicos, como da própria questão da proteção dos meios e das tropas nas operações, existindo hoje doutrina que condiciona, por assim dizer, o tipo de recurso a ser usado na justa medida das necessidades e objetivos da missão a se cumprir. Mesmo parecendo estranho que uma tropa naval não faça uso normalmente do seu tradicional meio de ação, isto não lhe tira por completo a capacidade de intervir e operar onde e quando lhe for ordenado e necessário. Com os pqdt's tem sido a mesma coisa nas últimas décadas. Mas estamos longe, bem longe mesmo de ver o fim dos tradicionais saltos operacionais e os desembarques anfíbios destas tropas especiais. Elas se modificaram e se adaptaram, com certeza. Mas ainda não perderem por completo as suas origens.
abs.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
abs.Clermont escreveu:A idéia do uso de forças paraquedistas em qualquer escala maior do que batalhão, em guerra convencional moderna é, no mínimo, altamente discutível. Há casos, em operações menores como a invasão do Panamá, onde se fizeram saltos de paraquedistas, supostamente, apenas para que os oficiais e praças da unidade americana em questão pudessem receber condecorações por salto em ação de guerra. Pelo menos, esta era a opinião de um almirante integrante do alto-comando dos Estados Unidos.
Então, eu acho que há muita verdade no comentário de FCarvalho. Mas, há dois pontos a se ressaltar. Em primeiro lugar, para um país da extensão territorial do Brasil, com uma pobreza de vias de transporte de massa, parece muito importante dispor da possibilidade de lançar pelo ar uma força-valor batalhão, em curto espaço de tempo. Eu não conheço a doutrina do uso de paraquedistas na selva, mas, pelo menos como forma de reforçar guarnições isoladas nas fronteiras, talvez seja um trunfo importante para o país.
Clermont, a BgdaInfPqdt treina normalmente saltos aquáticos na região norte do país, e desenvolve doutrina sob este aspecto, já que na prática não há muitos espaços para se saltar por lá. Então como a região é entrecortada extensamente por rios, a alternativa mais factível de infiltração é por água.
Contudo, fora esta 'alternativa', com o desmatamento atual, as regiões sul do Para e o Estado de Rondônia, praticamente quase que todo desmatada, possuem enormes áreas para salto. A questão apenas é que, ao contrário do que se propagou por muito tempo por aí, a amazônia não é uma planície, mas uma região de planalto. E encontrar 'brechas' que permitam uma ZL segura para a tropa não é objetivamente uma das coisas mais fáceis.
Outra consideração é que, tal capacidade de lançamento de tropas, pelo menos ao escalão-batalhão, com reforço de elementos de artilharia e outras armas, é extremamente difícil de adquirir e manter. Portanto, seria temerário perdê-la: em caso de necessidade, seria impossível reconstituir uma formação dessas. E, para contar com a possibilidade de lançamento de um batalhão, parece obrigatório que exista pelo menos, uma brigada completa com, no mínimo, três unidades e os elementos de outras armas de apoio.
Atualmente cada um dos btls da BgdaInfPqdt forma uma FT, que dependendo da missão, pode ocupar-se da mesma contando com os auxílios necessários. Em todo caso, salvo engano, existe somente um único btl totalmente operacional, que se não estou enganado é o 26o btlPqdt, com os demais o 25o e 27o fazendo as vezes do treinamento/formação da tropa. Não sei qual o nível atual de adestramento destes, mas a julgar pelo que se fala por aí, em tese todos os três btls tem condições de pronto emprego, com prioridade para o 26o.
Agora, em guerra de insurgência, como as do Iraque e Afeganistão, as forças da Coalizão talvez tenham perdido a oportunidade de utilizar o salto de paraquedistas como elemento de decisão. Eu já li opiniões que afirmam que, paraquedistas poderiam ter sido mais úteis do que tropas helitransportadas, em ações para surpreender e encurralar forças insurgentes. Mas tais ações não foram empreendidas por timidez dos altos-comandos e temor da possibilidade de baixas afetando a opinião pública interna.
Carpe Diem
- Clermont
- Sênior
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
cabeça de martelo escreveu:Leiam:
Penso que Talharim não aprovará esse tipo de promiscuidade militar com horríveis franceses...
Paraquedista francês do 3º Regimento de Paraquedistas de Infantaria Ultramarina (esquerda) e paraquedista português do 1º Batalhão de Infantaria Paraquedista.
- Clermont
- Sênior
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Aí por volta das décadas de 1970-1980, o 26º Batalhão era composto apenas por soldados engajados voluntariamente (isto é, depois de cumprirem o ano de serviço militar obrigatório), enquanto os outros dois batalhões eram compostos apenas por soldados conscritos. Isso tornava o 26º Batalhão o equivalente do Exército aos batalhões profissionalizados do Corpo de Fuzileiros Navais.FCarvalho escreveu:Em todo caso, salvo engano, existe somente um único btl totalmente operacional, que se não estou enganado é o 26o btlPqdt, com os demais o 25o e 27o fazendo as vezes do treinamento/formação da tropa. Não sei qual o nível atual de adestramento destes, mas a julgar pelo que se fala por aí, em tese todos os três btls tem condições de pronto emprego, com prioridade para o 26o.
Não sei se hoje ainda é assim.
- FCarvalho
- Sênior
Geralmente este procedimento é muito utilizado nos btls de fronteira do EB, principalmente nas áreas do CMA/CMN, onde a falta de oportunidades de trabalho, educação e formação profissional são impulsoras do engajamento de muitos conscritos, como forma de ter uma renda, trabalho e, não raras vezes, uma profissão. O problema é que só dura 9 anos, antes do sujeito ser exonerado automaticamente. Isto vale também para as om's em outras áreas fronteiriças.
Ao mesmo tempo em que é uma coisa boa, por outra é ruim para o EB e para a sociedade, que acaba vendo no exército não uma opção de vida profissional, mas um simples cabide de emprego de luxo, uma utilidade até os limites da conveniência, até que as coisas fiquem melhores, e depois, simplesmente, fui...
Eu acredito que o EB continue utilizando deste expediente, inclusive nas tropas de reação rápida, como a bgdaPqdt, dentre outras, mas não creio que seja extensiva a todos os btls, até mesmo porque não haveria como deixar todos os btls operacionais 100% do tempo, pois que a questão do treinamento do SMO impõe uma "agenda cívico-social" que tem de ser atendida pelo EB.
É provável que o esquema ainda seja o mesmo, embora haja agora, segundo li em algum lugar, núcleos de profissionalidade nos outros dois btls, a fim de forma FT's disponíveis e capazes de, ao mesmo tempo, fornecer a preparação necessária do SMO e ainda dispor de tropa complementar e operacional o suficiente para emprego em ações junto ao 26o btl.
Só não sei se este modelo, para as tropas FAR-E como o EB as chama, seria o ideal. Mas para um exército quem normalmente não tem recursos muitas vezes sequer para prover o rancho da soldadesca, manter tropa totalmente profissional - ainda mais em nível de bgda - pode até soar como um luxo excessivo.
abs.
Ao mesmo tempo em que é uma coisa boa, por outra é ruim para o EB e para a sociedade, que acaba vendo no exército não uma opção de vida profissional, mas um simples cabide de emprego de luxo, uma utilidade até os limites da conveniência, até que as coisas fiquem melhores, e depois, simplesmente, fui...
Eu acredito que o EB continue utilizando deste expediente, inclusive nas tropas de reação rápida, como a bgdaPqdt, dentre outras, mas não creio que seja extensiva a todos os btls, até mesmo porque não haveria como deixar todos os btls operacionais 100% do tempo, pois que a questão do treinamento do SMO impõe uma "agenda cívico-social" que tem de ser atendida pelo EB.
É provável que o esquema ainda seja o mesmo, embora haja agora, segundo li em algum lugar, núcleos de profissionalidade nos outros dois btls, a fim de forma FT's disponíveis e capazes de, ao mesmo tempo, fornecer a preparação necessária do SMO e ainda dispor de tropa complementar e operacional o suficiente para emprego em ações junto ao 26o btl.
Só não sei se este modelo, para as tropas FAR-E como o EB as chama, seria o ideal. Mas para um exército quem normalmente não tem recursos muitas vezes sequer para prover o rancho da soldadesca, manter tropa totalmente profissional - ainda mais em nível de bgda - pode até soar como um luxo excessivo.
abs.
Carpe Diem
- cabeça de martelo
- Sênior
É claro que não, mas não deixa de ser verdade que os Páras Franceses são dos melhores do mundo (segundo a reputação na minha unidade).Clermont escreveu:cabeça de martelo escreveu:Leiam:
http://www.operacional.pt/zeus-13-teste ... -imediata/Penso que Talharim não aprovará esse tipo de promiscuidade militar com horríveis franceses...
Paraquedista francês do 3º Regimento de Paraquedistas de Infantaria Ultramarina (esquerda) e paraquedista português do 1º Batalhão de Infantaria Paraquedista.
-
- Sênior
- Agradeceu: 40 vezes
- Agradeceram: 205 vezes
Brigada de Infantaria Paraquedista realiza infiltração noturna durante a Operação Laçador.
No dia 20 de setembro, o 27º Batalhão de Infantaria Paraquedista (27º B I Pqdt) realizou salto noturno para realizar a junção com a tropa blindada que conquistou Rosário do Sul e, em seguida, realizar o ataque à localidade de Alegrete.
A ação foi precedida por infiltração de Forças Especiais em Rosário do Sul, que localizaram a posição da bateria antiaérea responsável pela defesa antiaérea na região. O local foi informado à Força Conjunta de Operações Especiais e um Destacamento de Ações de Comandos (DAC) atacou a defesa antiaérea inimiga, permitindo o lançamento de paraquedistas.
Após o lançamento, militares do 27º B I Pqdt conquistaram o aeródromo de Alegrete e duas pontes na rodovia que liga Rosário do Sul a Alegrete, contribuindo para a manutenção do fluxo logístico e para a progressão da tropa blindada, facilitando a junção entre essas tropas.
A “Laçador 2013” terá como principais finalidades: manutenção da capacidade operativa das tropas da Região Sul; adestramento dos diversos comandos e respectivas tropas em ações críticas de combate, apoio ao combate e apoio logístico, singulares e/ou conjuntas; adestramento dos diversos sistemas operacionais, promovendo e sedimentando a capacidade de interoperabilidade entre as Forças; realização de Ação Cívico-Social em apoio às famílias carentes da região de Nova Santa Rita (RS); experimentações doutrinárias de interesse para as operações conjuntas; e sistematização da atuação conjunta das três Forças com liderança da Defesa.
A operação Laçador é o 35º exercício desse porte, realizado pelo Ministério da Defesa desde 2002, com o objetivo de aprimorar o adestramento das três Forças para atuar, de forma coordenada e eficaz, em conflitos convencionais. As principais manobras serão realizadas nos municípios de Rosário do Sul (RS), Alegrete (RS), Rio Grande (RS), Nova Santa Rita (RS), Santa Maria (RS), São Borja (RS), Canoas (RS), Porto Alegre (RS), Capitão Leônidas Marques (PR), Nova Prata do Iguaçu (PR), Blumenau (SC), Joinville (SC) e Florianópolis (SC).
http://www.defesanet.com.br/sof/noticia ... o-Lacador/
No dia 20 de setembro, o 27º Batalhão de Infantaria Paraquedista (27º B I Pqdt) realizou salto noturno para realizar a junção com a tropa blindada que conquistou Rosário do Sul e, em seguida, realizar o ataque à localidade de Alegrete.
A ação foi precedida por infiltração de Forças Especiais em Rosário do Sul, que localizaram a posição da bateria antiaérea responsável pela defesa antiaérea na região. O local foi informado à Força Conjunta de Operações Especiais e um Destacamento de Ações de Comandos (DAC) atacou a defesa antiaérea inimiga, permitindo o lançamento de paraquedistas.
Após o lançamento, militares do 27º B I Pqdt conquistaram o aeródromo de Alegrete e duas pontes na rodovia que liga Rosário do Sul a Alegrete, contribuindo para a manutenção do fluxo logístico e para a progressão da tropa blindada, facilitando a junção entre essas tropas.
A “Laçador 2013” terá como principais finalidades: manutenção da capacidade operativa das tropas da Região Sul; adestramento dos diversos comandos e respectivas tropas em ações críticas de combate, apoio ao combate e apoio logístico, singulares e/ou conjuntas; adestramento dos diversos sistemas operacionais, promovendo e sedimentando a capacidade de interoperabilidade entre as Forças; realização de Ação Cívico-Social em apoio às famílias carentes da região de Nova Santa Rita (RS); experimentações doutrinárias de interesse para as operações conjuntas; e sistematização da atuação conjunta das três Forças com liderança da Defesa.
A operação Laçador é o 35º exercício desse porte, realizado pelo Ministério da Defesa desde 2002, com o objetivo de aprimorar o adestramento das três Forças para atuar, de forma coordenada e eficaz, em conflitos convencionais. As principais manobras serão realizadas nos municípios de Rosário do Sul (RS), Alegrete (RS), Rio Grande (RS), Nova Santa Rita (RS), Santa Maria (RS), São Borja (RS), Canoas (RS), Porto Alegre (RS), Capitão Leônidas Marques (PR), Nova Prata do Iguaçu (PR), Blumenau (SC), Joinville (SC) e Florianópolis (SC).
http://www.defesanet.com.br/sof/noticia ... o-Lacador/
- cabeça de martelo
- Sênior
Eu pessoalmente não tenho qualquer problema em ter à disposição tropas com se calhar demasiadas qualificações, já o contrário tenho e muito. De qualquer maneira o que eu vejo hoje em dia na Europa é haver no seio das unidades Pára-quedistas batalhões com diferentes capacidades operacionais, um exemplo disso são os Páras Britânicos que têm 2 Batalhões de Infantaria Pára-quedista "normais" e um do que poderemos chamar "Ranger", ou seja, o tipo de missão para o qual foram treinados são missões mais sensiveis e mais vocacionados para apoiar directamente as Forças de Operações Especiais (SAS, SBS, etc). Nos Páras Espanhóis também temos Batalhões com treino e capacidades diferentes, em Portugal a BRigRR tem 2 Batalhões de Infantaria Pára-quedista, 1 de Comandos e a Força de Operações Especiais.FCarvalho escreveu: Pois eis o cerne da questão como a vejo, cabeça.
As tropas pqdt atuais estão muito mais para tropas de pronta reação, assim como se faz, também, com as inf mth, leve, aeromóvel e fuznvs, em cenários circunspectos e objetivos, do que propriamente uma tropa tal como foi pensada nas suas origens, enquanto ponta-de-lança de um conjunto maior, visando também objetivos maiores.
Ou seja, estás certo ao colocá-las como ideais para os tipo de trabalho que hoje tem, seja nas missões extra-território, como ajuda humanitária ou intervenção militar, mas creio eu que o fato é que os pqdt's em certo sentido perderam muito daquela aura toda de tropa alada estratégica, para operações "atras das linhas inimigas" em favor de uma maior e melhor capacidade de prontidão reativa pontual e específica, voltadas a cenários menos, ou nem tanto assim, complexos, mas que mal ou bem se poderia fazer, e se faz, com outras tropas e outros meios, como as citas acima.
Neste sentido, poder-se-ia dizer que a existência da capacidade de salto hoje, não é mais senão que um acessório de luxo para esta infantaria, já que na maior parte do tempo, este recurso não seria mais necessário à maior parte das missões assumidas hoje, como bem exemplificastes, ou quando e se muito, poderia se tornar mesmo um instrumento perigoso para a tropa em si e para as operações de entorno, visto que a questão da tal da "consciência situacional" dos campos de batalha hoje, ao menos no nível dos exércitos melhor equipados e situados, dificilmente se conseguiria passar em brancas nuvens qualquer salto que fosse deste tipo de tropa, ao menos no nível btl para cima, como citou o clermont.
Mas se as restrições e a funcionalidade do saltar dos pqdt's estão ficando cada vez mais restritas, e porque não dizer, raras também, há de notar-se que ela ainda assim constitui um instrumento importante, e penso, indispensável, enquanto recurso último válido para ações militares específicas e pontuais onde o seu uso possa realmente trazer alguma vantagem significativa para a alteração do cenário do TO em questão.
Exemplo disso como citei anteriormente, foi o caso francês no Mali, onde houve o salto em nível btl, presumo, e que serviu, como nas suas origens, para dar suporte em profundidade ao avanço de outras tropas que também faziam parte daquele primeiro esforço de intervenção francesa naquele país. Neste tipo de situação como a malinesa, onde a ausência de um suporte logístico local se faz sentir, o uso de pqdt's tronar-se mais do que louvável, antes indispensável. E mesmo para um país como o Brasil, que não tem querelas com vizinho nenhum a pelo menos uns duzentos anos, a manutenção da capacidade de salto de tropa pqdt constitui-se ainda em um requisito importante da reserva estratégica do comando do EB, desde que, dadas as condições de uso e apoio necessários ao seu emprego como tal. De outra forma, como tu dissestes, os o seu emprego se dará igualmente aos demais "pé-preto" existentes no resto da tropa, com a diferença de terem um pouco mais de melhores recursos e treinamento do que aqueles.
abs.
Em relação ao custo, há formas de reduzir muito substâncialmente o custo da formação e manutenção dessa capacidade. Olha o exemplo Belga! O Estado-Maior da BrigRR queria fazer algo semelhante exactamente por isso, mas o governo só vê as coisas a curto prazo e não vê essa necessidade.
- FCarvalho
- Sênior
Pois sim, cabeça. Aqui no Brasil, o que vemos, é o EB investindo já desde os anos 90's na 'especialização' de suas tropas em nível de bgdas, seja transformando ou adaptando-as ao tipo de missão que cada uma deverá dispor em termos de capacidade e competência. Exemplo mais recente disso foi a transformação, enfim diga-se de passagem, da 4a BgdaInfMtz em Leve (Mth). Nada com muito semelhante com a 12a BgdaInfLv que é a nossa 'aeromóvel' e algo parecido, em termos, com os Ranges americanos. E assim sucessivamente o EB prevê outras bgdas ditas leves mas que no final continuarão sendo bdgas mtz, só que reequipadas, reorganizadas e quiçá modernizadas em seus recursos, formação e treinamento. Muda-se os nomes mas nem tanto assim as condição essencial destas.cabeça de martelo escreveu:Eu pessoalmente não tenho qualquer problema em ter à disposição tropas com se calhar demasiadas qualificações, já o contrário tenho e muito. De qualquer maneira o que eu vejo hoje em dia na Europa é haver no seio das unidades Pára-quedistas batalhões com diferentes capacidades operacionais, um exemplo disso são os Páras Britânicos que têm 2 Batalhões de Infantaria Pára-quedista "normais" e um do que poderemos chamar "Ranger", ou seja, o tipo de missão para o qual foram treinados são missões mais sensiveis e mais vocacionados para apoiar directamente as Forças de Operações Especiais (SAS, SBS, etc). Nos Páras Espanhóis também temos Batalhões com treino e capacidades diferentes, em Portugal a BRigRR tem 2 Batalhões de Infantaria Pára-quedista, 1 de Comandos e a Força de Operações Especiais.FCarvalho escreveu: Pois eis o cerne da questão como a vejo, cabeça.
As tropas pqdt atuais estão muito mais para tropas de pronta reação, assim como se faz, também, com as inf mth, leve, aeromóvel e fuznvs, em cenários circunspectos e objetivos, do que propriamente uma tropa tal como foi pensada nas suas origens, enquanto ponta-de-lança de um conjunto maior, visando também objetivos maiores...
Em relação ao custo, há formas de reduzir muito substâncialmente o custo da formação e manutenção dessa capacidade. Olha o exemplo Belga! O Estado-Maior da BrigRR queria fazer algo semelhante exactamente por isso, mas o governo só vê as coisas a curto prazo e não vê essa necessidade.
Alguém poderá dizer que temos tropas 'especiais' demais, mas não vejo bem o caso assim. Na verdade tem haver com a noção agora disseminada na END de qualificação e competências que as ffaa's tem de obter em seus planos de modernização e organização. Monitoramento/controle, mobilidade e presença agora são a tônica das forças nacionais.
E se não me estou enganado, o EB dispõe neste momento somente de 4 Bgdas ditas 'especiais', ou que tem formação, equipamento e treinamento mais dedicado e específico, quais sejam:
Bgda Inf Pqdt - 3 Btls Pqdt
Bgda OpsEsp - 1 Cia FE's e 1 Btl Cmmdos
4a Bgda Inf Lv (Mth) - 1 Btl Inf Mth e 2 Btl Inf Lv
12a Bgda Inf Lv Aeromóvel - 3 Btl Inf Lv
Uma quinta bgda poderá vir a ser acrescida nesta conta, em função do processo de mecanização do EB e que seria, salvo engano, a atual 9a Bgda de Inf Mtz (Escola) no RJ, que é uma GU de formação e doutrina ao mesmo tempo operacional, supondo que será também transformada em 9a Bgda Inf Mec - Escola. Seria em todo caso, a nossa versão tupiniquim das Bgda Striiker americanas. Notar que esta OM possui 4 btls de inf, Mas presume-se que esta organização seja modificada quando da evolução para a inf mecanizada.
Vê-se neste sentido que temos em termos quantitativos um saldo até positivo, penso, em relação a tropas ditas 'especiais', ou melhor dizendo, com treinamento/formação específicos para missões também específicas.
É bem diferente do modelo europeu que tu citastes mas, que pelo se nota tem sofrido revesses seguidos em termos de recursos material e humano já desde o fim dos 80's e agora passa por uma nova tentativa de reforma, em função das limitações econômicas e politicas, mas que não deixa também de refletir o atual cenário mundial e os tipos de conflito que hora se veem por aí mundo afora.
Enfim, penso, como você, que tropas pqdt's ainda tem e terão por um longo tempo usos e atributos indispensáveis a qualquer campanha militar em que se queira dispor de certa vantagem tática, e mesmo estratégica. Mas o mundo e a guerra evoluíram de tal modo que saltar hoje pqdt em qualquer lugar, já não é mais um ofício que se possa dar a tantos por aí. Na verdade tornou-se e estar a tornar-se cada vez mais objeto de poucos e para poucos. Mas daí a dizer que isto possa determinar o fim ou a redução à parcela minúscula da tropa os pqdt's como que FE's fossem, já não tenho lá tanta certeza assim, visto que ainda há espaços, e talvez até haja oportunidades, para engajamento maiores e mais efetivos de tais tropas em um TO qualquer. Creio, no entanto, que isso só vamos saber na hora em que a necessidade ocorrer.
Ao menos aqui no Brasil, sabemos que dispomos de 3 btls de pqdts prontos e aptos ao salto. Se isso será mais que suficiente para quando a necessidade exigir, aí já é uma outra história....
ps: até agora ninguém soube me responder quais seriam as reservas de pessoal pqdt's que temos no Brasil hoje. E a julgar pela demora da reposta, posso ser levado a entender ou que ninguém sabe, ou que isto de fato algo tão relevante que não seria prudente expor aqui num simples fórum de internet.
abs
Carpe Diem
- cabeça de martelo
- Sênior
Pelo que escreveste não vejo de estranho, esse processo é algo que também tem acontecido em vários paises da OTAN. Neste momento o que não falta são Exércitos onde existe unidades (Brigadas, Divisões) Pára-quedistas, Aero-móveis, Montanha, etc.
É algo perfeitamente normal e compatível com qualquer Exército de alguma dimensão.
EUA: 101ª e 82ª Divisões
Espanha: BriParas e BriLat
...
Já vi unidades Pára-quedistas serem transformadas em Aero-móveis, Rangers e até de Fuzileiros Navais, tudo é possível! Mas em todos esses países com excepção da Austrália, manteve-se sempre uma unidade Pára-quedista.
É algo perfeitamente normal e compatível com qualquer Exército de alguma dimensão.
...
Já vi unidades Pára-quedistas serem transformadas em Aero-móveis, Rangers e até de Fuzileiros Navais, tudo é possível! Mas em todos esses países com excepção da Austrália, manteve-se sempre uma unidade Pára-quedista.
-
- Sênior
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
E porque você não considera as Bdas, ou pelo menos uma das Bda de Inf Sl como especiais?
Também lhe afianço que a Bda Op Esp possui 01 BtlFE
A primeira Bda a ser mecanizada, será a 15ª InfMec (aliás já foi).
Também lhe afianço que a Bda Op Esp possui 01 BtlFE
A primeira Bda a ser mecanizada, será a 15ª InfMec (aliás já foi).
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.
- FCarvalho
- Sênior
Jauro, este é um velho cabôco amazonense que vos fala. Na minha cabeça, talvez por ter nascido, criado e ser morador de lá, me parece estranho definir infantaria de selva como sendo especial. Porque simplesmente para a minha cabeça, seja algo tão normal, quanto trivial, ao contrário de você e de outros tantos brasileiros que tem, por assim dizer uma visão de fora e um tanto quanto que "mistica" da região. Não entendas isso como um desmerecimento aos meus conterrâneos, mas para uma amazônida, guerra na selva é algo tão comum e lógico quanto um gaúcho não conseguir descrever guerra sem cavalaria ou um nordestino falar de guerra sem tocar na caatinga.
Quanto ao BtlFE's, acredito que é mera questão de semântica Jauro, pois não se tem ali em Goiás homens em qtde suficiente para forma tal btl de FE. A não ser que o EB esteja considerando que uma OM do tamanho de um Cia possa ser entendida como um Btl. Explicações por favor.
Quanto a mecanização tudo certo que a 15a InfMec está sendo a primeira a sofrer o processo. Coloquei a 9a InfMtz por se tratar de unidade escola e de experimentação doutrinal do EB. Assim sendo, posso crer que no médio/longo prazo a lógica nos indique que ela venha a permanecer em tal condição de referência quando de sua mecanização, seja lá quando for que isto aconteça.
ps: a única OM de slv que conheço na categoria FAR-E é o 1o BIS de Manaus. A nível Bgda desconheço que qualquer das que lá estão seja identificadas desta forma pelo EB.
abs.
Quanto ao BtlFE's, acredito que é mera questão de semântica Jauro, pois não se tem ali em Goiás homens em qtde suficiente para forma tal btl de FE. A não ser que o EB esteja considerando que uma OM do tamanho de um Cia possa ser entendida como um Btl. Explicações por favor.
Quanto a mecanização tudo certo que a 15a InfMec está sendo a primeira a sofrer o processo. Coloquei a 9a InfMtz por se tratar de unidade escola e de experimentação doutrinal do EB. Assim sendo, posso crer que no médio/longo prazo a lógica nos indique que ela venha a permanecer em tal condição de referência quando de sua mecanização, seja lá quando for que isto aconteça.
ps: a única OM de slv que conheço na categoria FAR-E é o 1o BIS de Manaus. A nível Bgda desconheço que qualquer das que lá estão seja identificadas desta forma pelo EB.
abs.
Editado pela última vez por FCarvalho em Ter Set 24, 2013 7:12 pm, em um total de 1 vez.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Pois é cabeça. Paras sempre haverão em qualquer exército do mundo por aí que se possa dar este nome. A diferença é que cada vez mais se exige especialização e foco na missão, e isto de certa forma tende a diminuir cada vez mais o número de tropas disponível para estas missões, seja porque sua manutenção é cara, seja porque não são mais tão necessárias assim como eram antigamente. O exemplo americano que citastes ilustra bem isso. Nomes e títulos de OM's poucas vezes dizem respeito a real capacidade destas. O resto, fica a saber aqueles a quem elas enfrentarão.cabeça de martelo escreveu:Pelo que escreveste não vejo de estranho, esse processo é algo que também tem acontecido em vários paises da OTAN. Neste momento o que não falta são Exércitos onde existe unidades (Brigadas, Divisões) Pára-quedistas, Aero-móveis, Montanha, etc.
...
abs.
Carpe Diem
-
- Sênior
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
Entendi, no entanto o EB considera as Bdas de Sl como especiais, tanto que todas estão em experimentação. Não existe nenhuma pronta, ou projeto acabado.FCarvalho escreveu:Jauro, este é um velho cabôco amazonense que vos fala. Na minha cabeça, talvez por ter nascido, criado e ser morador de lá, me parece estranho definir infantaria de selva como sendo especial. Porque simplesmente para a minha cabeça, seja algo tão normal, quanto trivial, ao contrário de você e de outros tantos brasileiros que tem, por assim dizer uma visão de fora e um tanto quanto que "mistica" da região. Não entendas isso como um desmerecimento aos meus conterrâneos, mas para uma amazônida, guerra na selva é algo tão comum e lógico quanto um gaúcho não conseguir descrever guerra sem cavalaria ou um nordestino falar de guerra sem tocar na caatinga.
abs.
Batalhão de FE é diferente de Btl de Infantaria ou Btl de Comandos. A estrutura organizacional do Batalhão FE é de um Estado Maior, 02 (duas) Companhias de Forças Especiais (a 3ª Cia está em Manaus), Destacamento (Cia) de Contraterrorismo e Companhia de Comando e Apoio. As Cias de FE não são compostas por pelotões e sim por Seções bem Específicas ou Características como Saúde, Subaquática, Contraterrorismo e outras. A Brigada também passou a denominar-se COMANDO DE OP ESP por ser composta por elementos de características diferentes de uma brigada comum e por ser um Grande Comando que enquadra tropas com missões "sui generis", a exemplo do Cmdo de Av Ex.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.