Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Alternativas para fim do FX2

#2491 Mensagem por knigh7 » Seg Set 23, 2013 1:27 am

O AIM 120D estará operacional a partir do próximo ano. Mais cedo que o Meteor.

O SH não é submotorizado. A própria performance dele demonstra isso. Mas de qualquer forma, o comprador tem opção pela turbina F414 EPE, com 20% a mais de empuxo.
Editado pela última vez por knigh7 em Seg Set 23, 2013 1:31 am, em um total de 1 vez.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2492 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 23, 2013 1:30 am

Então não deveria está na comparação, pois estamos falando do presente, da ideia do EF-2000 ser adquirido pelo Brasil.
Sobre o alcance do Meteor, ainda não há dados concretos, só foi dito que terá alcance superior há 110 km.
O SH é uma aeronave de 4,5ª geração, ou seja, não possui baixa visibilidade, ainda mais quando estiver armado.
Sobre ser submototizado, isso já foi falado por gente do EUA até de outros países.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2493 Mensagem por knigh7 » Seg Set 23, 2013 1:38 am

Não estão sendo oferecidos SH usados (e ele foi citado) e a Força Aérea que for adquirir os typhoons usados vai demorar para torná-lo operacional.
E a minha intenção foi também a de comparar as versões mais avançadas dos 2.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2494 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 23, 2013 2:20 am

Mas precisamos de algo para até o final do ano e, no FX-2, na melhor das hipóteses, o primeiro SH da FAB viria em 2019.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2495 Mensagem por Carlos Lima » Seg Set 23, 2013 2:22 am

Olá Gabriel,

A essa altura do campeonato a melhor possibilidade (improvável) é que a FAB faça as inspeções necessárias para que os M2k tenham uma sobrevida e olhe lá.

Fora isso, são os F-5EM (Ex-Jordânia) e olhe lá. :(

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Re: Alternativas para fim do FX2

#2496 Mensagem por knigh7 » Seg Set 23, 2013 4:11 am

gabriel219 escreveu:Mas precisamos de algo para até o final do ano e, no FX-2, na melhor das hipóteses, o primeiro SH da FAB viria em 2019.

Eu continuo contrário a aquisição de um caça tampão, Gabriel, pois:

-Vai jogar um novo FX para daqui a 10 anos. E também não garantia alguma que daqui a 10 anos, o novo FX vai ter uma solução...

-As empresas e seus governos se empenharam bastante no aperfeiçoamento das propostas no FX2, seja por acreditarem no processo, seja pela competição, seja por crerem "na vitrine" que a vitória proporcionaria. Cancelar pela 3a vez o processo vai afetar enormemente a credibilidade e duvido que num novo vão empreender os esforços que foram feitos.

-Problemas com os caças exportáveis que são (ou pretender ser) de 5a geração: o Pak Fa ainda com desenvolvimento de sistemas próprios para caças furtivos ainda incipientes. Se tudo der certo, só na próxima década ele será stealth. O F-35 com problemas ainda a resolver e com tecnologia difícil de ser aceita sua transferência até em níveis que possibilitem a autonomia de integrar armamento na plataforma. E o J-20, onde se tem grandes dúvidas sobre até onde os chineses conseguiram chegar com a furtividade. Eles nunca desenvolveram uma aeronave stealth ou conseguiram trabalhar fortemente em redução de assinatura radar, e estão queimando etapas, pulando de uma vez para um fighter.

Na minha opinião, deveríamos decidir por um dos caças do FX2, adquirindo os 36. Conseguiríamos os benefícios das propostas. Os 3 da short-list são capazes de enfrentar qualquer força aérea que não seja EUA/OTAN. E diga-se de passagem, contra esses, nem se tivéssemos um caça de 5a.

E quando tivéssemos folga orçamentária para mais aquisições (isso lá para 2020...) aí sim, partiríamos para a escolha de um caça de 5a G. Lá teremos uma melhor visão dos projetos que estão em curso e estão com problemas.

Obs: tenho pouca crença que o FX2 tenha um vencedor. E nenhuma que o Super Hornet vença.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2497 Mensagem por LeandroGCard » Seg Set 23, 2013 7:08 am

kirk escreveu:Tudo haver Leandro, deixei uns links sobre as ToTs americanas para a Embraer ... há também o AMX, alguns conhecimentos críticos no momento certo podem fazer a diferença ... ligas de metal compósitos, já pensou no real valor de saber fabricar uma aeronave pressurizada? ... são pequenos conhecimentos que agregam muito valor ... o resto, de fato vai da competência do receptor da tecnologia ... o que fazer com o conhecimento adquirido ...

Esse é o ponto em questão, se os russos de fato transferissem conhecimento para os indianos, onde ele está ?

Sds
kirk
As informações passadas por americanos, italianos, etc... dentro dos programas do F-5 e do AMX não foram nem de longe algo estratégico importante dentro da Embraer. Na verdade o grosso mesmo dos conhecimentos que ela passou a empregar neste período foi adquirido no mercado, DOS MESMOS FORNECEDORES que já atendiam a Northrop, a Aeromacchi, e etc... . A existência dos programas do F-5 e do AMX apenas justificou os investimentos que ela fez nestas áreas naquele instante. Isso é o mais comum no mercado, os fornecedores de materiais, componentes e subsistemas estão o tempo todo desenvolvendo modelos mais avançados de seus produtos e oferecendo para as indústrias aeronáuticas, que funcionam como montadoras incorporando estas novas tecnologias onde e quando elas forem interessantes para o desenvolvimento dos seus produtos. Os fabricantes estrangeiros trabalham assim, e a Embraer também trabalha assim, não é necessário nenhum acordo de TOT entre fabricantes de aviões para que estas tecnologias sejam VENDIDAS para as empresas nacionais que quiserem, se elas tiverem interesse nisso e as tecnologias não estiverem em alguma lista de restrições de algum governo (e isso acontece com TODOS os governos, sendo o americano reconhecidamente o que tem mais restrições, pois o DOD é meio histérico com relação a isso).

Muitas lendas se criaram em torno destas histórias de ToT's para a Embraer, como por exemplo estas de que sem os F-5 ou os AMX ela não teria desenvolvido seus aviões comerciais. Pura balela, eu estava estagiando lá na época e conversei bastante sobre estas questões com os engenheiros e projetistas da empresa, e não foi nada disso. O Xingú, pressurizado, já estava sendo desenvolvido antes da Embraer ter qualquer envolvimento com o F-5, e o Brasília, a base do desenvolvimento posterior dos E-jets, já estava em plena produção antes do primeiro AMX terminar de ser construído. A mesma história foi repetida novamente há pouco tempo, quando se falou em diversos locais inclusive aqui no fórum que um acordo com a Boeing via aquisição do SH seria importantíssimo para a Embraer receber a tecnologia para o caixão central das asas do KC-390. Pois não houve acordo nenhum até agora, e o programa do KC-390 continua avançando normalmente dentro do cronograma, sem absolutamente nenhum problema devido a não ter sido fechada a compra de caça algum até hoje.

A Embraer é atualmente a terceira maior fabricante de aviões do planeta, e mostrou ter competência para de desenvolver uma gama de produtos extremamente variada que poucos fabricantes mundiais conseguiriam igualar (onde estão os jatos comerciais da Dassault? E os aviões executivos e de transporte da Boeing? E os aviões de treinamento/ataque turbo-hélice avançados da Saab?). Ficar o tempo todo sugerindo que ela depende ou mesmo que quer receber tecnologia de outros fabricantes é até uma ofensa à capacidade dos engenheiros e técnicos brasileiros altamente competentes que trabalham lá. Se outras empresas do setor aeronáutico no Brasil, que poderiam fabricar materiais, componentes e sistemas não conseguiram alcançar o mesmo nível de competência da Embraer é uma outra história, quem envolve outras questões, mas insistir nesta discussão boba de ToT's do programa F-X para a Embraer é perda de tempo. Ela não precisa disso a menos que seja tomada a decisão DE GOVERNO de que o nosso país irá desenvolver caças supersônicos modernos (e dado o histórico do F-X, imagine se alguma decisão destas poderia realmente ser algum dia tomada :roll: ).

Então este item nem precisa ter absolutamente peso nenhum na eventual escolha do caça do F-X, se ele um dia algum vier mesmo a ser escolhido. As únicas ToT's que interessam seriam na integração de armamento nacional (o que talvez nem mesmo envolvesse a Embraer, isso poderia ser feito pelo fabricante original do avião o que até seria do nosso interesse pois armas nacionais poderiam ser oferecidas junto com o produto dele) e na manutenção dos aviões ao longo de sua vida útil, que seria interessante se pudesse ser feita o máximo possível aqui. Tudo o mais que se discutir sobre ToT é pura perda de tempo. A Embraer não precisa, e não temos outras empresas genuinamente nacionais capazes de absorvê-la.


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Re: Alternativas para fim do FX2

#2498 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 23, 2013 7:39 am

knigh7 escreveu:
gabriel219 escreveu:Mas precisamos de algo para até o final do ano e, no FX-2, na melhor das hipóteses, o primeiro SH da FAB viria em 2019.

Eu continuo contrário a aquisição de um caça tampão, Gabriel, pois:

-Vai jogar um novo FX para daqui a 10 anos. E também não garantia alguma que daqui a 10 anos, o novo FX vai ter uma solução...

-As empresas e seus governos se empenharam bastante no aperfeiçoamento das propostas no FX2, seja por acreditarem no processo, seja pela competição, seja por crerem "na vitrine" que a vitória proporcionaria. Cancelar pela 3a vez o processo vai afetar enormemente a credibilidade e duvido que num novo vão empreender os esforços que foram feitos.

-Problemas com os caças exportáveis que são (ou pretender ser) de 5a geração: o Pak Fa ainda com desenvolvimento de sistemas próprios para caças furtivos ainda incipientes. Se tudo der certo, só na próxima década ele será stealth. O F-35 com problemas ainda a resolver e com tecnologia difícil de ser aceita sua transferência até em níveis que possibilitem a autonomia de integrar armamento na plataforma. E o J-20, onde se tem grandes dúvidas sobre até onde os chineses conseguiram chegar com a furtividade. Eles nunca desenvolveram uma aeronave stealth ou conseguiram trabalhar fortemente em redução de assinatura radar, e estão queimando etapas, pulando de uma vez para um fighter.
O problema, knight, é que nosso país ou se compra falando que é tampão ou fica com o que tem.
Os Chineses, supostamente, possui os destroços do F-117A derrubado na Ioguslávia. Um problema do J-20 é ter canards, o que não é recomendado para diminuir seu RCS frontal.
O PAK FA, aparentemente, não tem grandes problemas como a inicio do F/A-35A/B/C, que também parece estar progredindo.

Na minha opinião, deveríamos decidir por um dos caças do FX2, adquirindo os 36. Conseguiríamos os benefícios das propostas. Os 3 da short-list são capazes de enfrentar qualquer força aérea que não seja EUA/OTAN. E diga-se de passagem, contra esses, nem se tivéssemos um caça de 5a.
Depende, Forças como da OTAN podem ser enfrentadas. Ninguém no mundo atual é invencível, nem EUA, Rússia, OTAN ou demais.
Estratégia correta usada com equipamentos adequados podem sim vence-los.
A mesma estratégia usada no Vietnam pode ser usada contra o EUA, que é fazem com que o povo do EUA pare a guerra.

E quando tivéssemos folga orçamentária para mais aquisições (isso lá para 2020...) aí sim, partiríamos para a escolha de um caça de 5a G. Lá teremos uma melhor visão dos projetos que estão em curso e estão com problemas.
Isso só vai acontecer SE o Presidente seja Militar e tomara que um dia cheguemos a isso.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2499 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 23, 2013 7:40 am

Carlos Lima escreveu:Olá Gabriel,

A essa altura do campeonato a melhor possibilidade (improvável) é que a FAB faça as inspeções necessárias para que os M2k tenham uma sobrevida e olhe lá.

Fora isso, são os F-5EM (Ex-Jordânia) e olhe lá. :(

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Amigo Carlos.
Infelizmente essa é a triste realidade. Ainda tenho dúvidas se os F-5 Chilenos viessem para o Brasil, o que seria uma vergonha dupla.
Um abraço.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2500 Mensagem por Boss » Seg Set 23, 2013 8:09 am

Gabriel, me diga, como a ditabranda militar entregou as FAs depois de 21 anos lá no Trono ?
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2501 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 23, 2013 10:32 am

F-5, industria naval militar, FAL, EE-9, EE-11...
Muitos e muitos exemplos.
O governo da terrorista é melhor?
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2502 Mensagem por Boss » Seg Set 23, 2013 11:12 am

Não sei, vamos ver quando a terrorista fizer 21 anos no poder para compararmos.

Mas você citou só 5 coisas. Pouco para quem salvará a pátria, não ?
gabriel219 escreveu: Isso só vai acontecer SE o Presidente seja Militar e tomara que um dia cheguemos a isso.
Pouco para 21 anos.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2503 Mensagem por irlan » Seg Set 23, 2013 11:21 am

Acho que se comprássemos SH ele viria mais cedo hein, a fábrica lá esta a toda.
Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2504 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 23, 2013 11:22 am

Mirage III, helicópteros fabricados sob licença da Airbus helicopters, antiga Eurocopter, submarinos U-209.
Isso contando que nossa economia está péssima e agora, qual a "discupa da tia"? 7ª Economia do mundo e não conseguimos comprar 36 caças.
No Governo Militar reformaram nossas Forças Armadas com poucos recursos que tinha, fora investimentos em infraestrutura que persistem até hoje.
Posso citar mais exemplos ainda, se estes não bastarem.
Lembrando que a corja, quer dizer, partido está no poder há 11 anos no poder. A comparação que fizeste com Dilma e o Governo Militar foi infeliz, pois houve sucessão de poder, desde Marechal Castelo Branco, João Figueiredo, Costa e Silva, Ernesto Geisel e etc.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2505 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 23, 2013 11:23 am

irlan escreveu:Acho que se comprássemos SH ele viria mais cedo hein, a fábrica lá esta a toda.
Pouco provável, pois é essa a oferta da Boeing e ela tem que atender o mercado interno e externo.
Trancado