Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
capsantanna
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 13 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: Alternativas para fim do FX2

#2431 Mensagem por capsantanna » Qui Set 19, 2013 9:20 am

gabriel219 escreveu:Pelo que andei vendo, acho que SE ouver escolha de um novo caça não será do FX-2, mesmo com a ida de Brasileiros até a Suecia. Acho que a coisa ficou Chinesa ou, de preferência, Russa. Mas ainda avaliaria os EF-2000, que cobririam o GDA com satisfação para pensarmos em algum caça de 5ª Geração. SE vinher mais 4 EF-2000, daria para formar 2 GDA's, com 12 aeronaves cada.
Não faria feio ter os EF-2000 como tampão.
São muito eficientes para a defesa aérea, que seria o papel do caça comprado.
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#2432 Mensagem por Luís Henrique » Qui Set 19, 2013 12:35 pm

capsantanna escreveu:
gabriel219 escreveu:Pelo que andei vendo, acho que SE ouver escolha de um novo caça não será do FX-2, mesmo com a ida de Brasileiros até a Suecia. Acho que a coisa ficou Chinesa ou, de preferência, Russa. Mas ainda avaliaria os EF-2000, que cobririam o GDA com satisfação para pensarmos em algum caça de 5ª Geração. SE vinher mais 4 EF-2000, daria para formar 2 GDA's, com 12 aeronaves cada.
Não faria feio ter os EF-2000 como tampão.
40 mi de euros, por um caça que não está totalmente apto ao emprego multimissão, ainda mais um caça usado, com custo operacional caro e sem nenhuma tot, produção local, empregos para o Brasil, nem nada.
Acho um negócio PÉSSIMO.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2394 vezes

#2433 Mensagem por gabriel219 » Qui Set 19, 2013 1:52 pm

Mas não existe mais opções a altura para chegar a tempo para o GDA.
Há os 18 Su-30K, que seriam bons, até para preparar nossos pilotos para o Su-35S, caso venha a ser comprado, mas não sei que modificações, além da aviônica, teriam que ser feitas.
Também há alguns Mirage 2000, mas deve ser caro moderniza-los para o padrão -9.
Há os F-16, mas não acho adequados para caça de GDA.
Então, sobra os EF-2000. Mesmo sendo caras, são excelentes aeronaves. Além de darmos um salto de, praticamente, 2,5ª geração, e melhorarmos (e muito) nossa capacidade ofensiva e defensiva, ainda tiraríamos as aeronaves do Peru, mantendo a supremacia aérea.
Na minha opinião, com uma bela pechincha, mais assinaturas de contratos junto com a Embraer, poderíamos compra-los mais baratos e ainda poderíamos moderniza-los.
Ainda poderia abrir a possibilidade dos motores EJ-200 para nossos AMX A-1M, o que seria um grande upgrade (versão sem PC).
Um acordo com uns Meteor ai, uns 96 ou, mais modesta, 76 mísseis.
Acho que seria uma boa para o Brasil.
Petry
Avançado
Avançado
Agradeceu: 22 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#2434 Mensagem por Petry » Qui Set 19, 2013 3:41 pm

Luís Henrique escreveu:
capsantanna escreveu: Não faria feio ter os EF-2000 como tampão.
40 mi de euros, por um caça que não está totalmente apto ao emprego multimissão, ainda mais um caça usado, com custo operacional caro e sem nenhuma tot, produção local, empregos para o Brasil, nem nada.
Acho um negócio PÉSSIMO.
Existe alguma missão dos GDA que ele não faça?
bcorreia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 26 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#2435 Mensagem por bcorreia » Qui Set 19, 2013 3:46 pm

Esses EF-2000 para tampax são um tanto caros, custam próximo de um avião novo, se ao menos nesse valor viessem com a capacidade de falar com os nossos R99 e disparar mísseis nacionais.

Acho muito difícil que os AMX tenham uma nova motorização no futuro, essa re-motorização já foi descartada nessa atual modernização, e não creio que haverá outro desse processo nos AMX, mas esses motores seriam bem interessantes caso a END seja considerada e a Embraer venha a desenvolver um vetor nacional.
Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#2436 Mensagem por Boss » Qui Set 19, 2013 4:07 pm

Brasileiro escreveu:Amigos,

Amanhã o Saito e o Amorim terão audiência às 11 h.

Provavelmente ele estará chorando pitangas ao ministro sobre a desativação dos Mirage, pois não acredito que o ministro chamaria por conta própria o brigadeiro. Quem sabe este não estará no gabinete para mostrar algum tipo de saída para o Amorim, do tipo "olha, andei falando com os russos e...."?? :roll:

abraços]
Saito vai estar pegando os scripts daquilo que ele tem que dizer para o público, talvez um upgrade daquele que ele usou no Senado.

Mas aquele foi em vão, os senadores estavam até que lúcidos sobre a caqueira que a FAB está. Não adiantou muito ele ficar fugindo da verdade.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Petry
Avançado
Avançado
Agradeceu: 22 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#2437 Mensagem por Petry » Qui Set 19, 2013 4:33 pm

EF-2000 não serão tampax. Compra primeiro para o GDA, depois compra novos para os GAv.
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceram: 184 vezes

#2438 Mensagem por Luís Henrique » Qui Set 19, 2013 4:37 pm

Petry escreveu:
Luís Henrique escreveu: 40 mi de euros, por um caça que não está totalmente apto ao emprego multimissão, ainda mais um caça usado, com custo operacional caro e sem nenhuma tot, produção local, empregos para o Brasil, nem nada.
Acho um negócio PÉSSIMO.
Existe alguma missão dos GDA que ele não faça?
A pergunta não é esta. Levando em consideração que nosso GDA opera Mirage 2000C com mísseis SARH de 3 décadas atrás, creio que qualquer porcaria que se colocar lá, vai cumprir a missão.
O problema é o ALTO CUSTO de um tampão. Uma opção que não traria EMPREGOS para o Brasil, não traria TRANSFERÊNCIAS DE TECNOLOGIAS e nada deste tipo. Não traria a tal padronização da frota, nem seria um caça NOVO. Se fosse realmente barato, tudo bem.

Eu acho que o ideal é comprar um caça novo, com o máximo de conteúdo nacional / participação nacional. Se optarmos em partir para a 5ª geração e um tampão for realmente necessário temos que procurar um tampão que seja BARATO.

E 40 mi de euros não é barato.

40 mi de euros equivale a U$ 54 mi.
Da para comprar um Super Hornet NOVO.

Tampão barato é o Su-30K que saiu na mídia que foi oferecido ao Uruguai por U$ 14 mi a unidade.

Poderíamos comprar os 18 Su-30K como caça tampão por cerca de U$ 250 mi.
O que daria para apenas 4 Eurofighter Tranche 1.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceram: 419 vezes

#2439 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Set 19, 2013 4:49 pm

Luís Henrique escreveu:40 mi de euros equivale a U$ 54 mi.
Daria para comprar um monte de Super Tucanos também...

Para a missão de defesa aérea o Typhoon é muito melhor que o Super Hornet, aqueles da Espanha são usados mas não são velhos, daqui a 20 anos ainda serão melhores caças de defesa aérea que Super Hornets novos.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
gabriel219
Sênior
Sênior

#2440 Mensagem por gabriel219 » Qui Set 19, 2013 4:55 pm

Eles possuem cera de 600 horas de voo, o que é um semi-novo.
Seria um tampão de luxo, podendo ficar com ele até 2030.
kirk
Sênior
Sênior
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

#2441 Mensagem por kirk » Qui Set 19, 2013 4:59 pm

Provavelmente ele estará chorando pitangas ao ministro sobre a desativação dos Mirage, pois não acredito que o ministro chamaria por conta própria o brigadeiro. Quem sabe este não estará no gabinete para mostrar algum tipo de saída para o Amorim, do tipo "olha, andei falando com os russos e...."?? :roll:

abraços]
Complementando ... "olha, andei falando com os russos e.... não mudou nada, os caras não transferem tecnologia nem de parafuso invertido ... :mrgreen:

E aí "Chefe" anunciamos Gripen quando ? ... há ... a reunião não é pra anuncio ? ... o que? prorrogar as propostas de novo ? ... não tenho mais cara pra pedir prorrogação ... sê pede? ... então tá

Só isso ? :cry:
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
bcorreia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 26 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#2442 Mensagem por bcorreia » Qui Set 19, 2013 5:05 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Luís Henrique escreveu:40 mi de euros equivale a U$ 54 mi.
Daria para comprar um monte de Super Tucanos também...

Para a missão de defesa aérea o Typhoon é muito melhor que o Super Hornet, aqueles da Espanha são usados mas não são velhos, daqui a 20 anos ainda serão melhores caças de defesa aérea que Super Hornets novos.
Os t1 são especializados em superioridade aérea, não?
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2575 vezes
Agradeceram: 1047 vezes

#2443 Mensagem por J.Ricardo » Qui Set 19, 2013 5:27 pm

EF-2000 como tampão, só aqui no DB mesmo...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
gabriel219
Sênior
Sênior

#2444 Mensagem por gabriel219 » Qui Set 19, 2013 5:30 pm

kirk escreveu:

abraços]
Complementando ... "olha, andei falando com os russos e.... não mudou nada, os caras não transferem tecnologia nem de parafuso invertido ... :mrgreen:

E aí "Chefe" anunciamos Gripen quando ? ... há ... a reunião não é pra anuncio ? ... o que? prorrogar as propostas de novo ? ... não tenho mais cara pra pedir prorrogação ... sê pede? ... então tá

Só isso ? :cry:
Kirk.
Sobre a transferência de tecnologia Russa discordo, pois já transferiram antes e iram continuar transferindo. China e Índia são os maiores exemplos.
Muito melhor que o EUA, que só transfere o caça.
Lirolfuti
Sênior
Sênior
Agradeceu: 40 vezes
Agradeceram: 205 vezes

#2445 Mensagem por Lirolfuti » Qui Set 19, 2013 5:34 pm

J.Ricardo escreveu:EF-2000 como tampão, só aqui no DB mesmo...
Eles não serião tampões, serião definitivos.Mais como dizem bom mesmo e so F-5 8-]
Trancado