Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61348
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6597 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#11431 Mensagem por Túlio » Seg Set 16, 2013 2:48 pm

Marechal-do-ar escreveu:
gabriel219 escreveu:Não disse que melhorou tudo, mas que alguma coisa melhorou, pois o recuo do mesmo diminuiu e muito em relação ao FAL, o que demonstra que alguma coisa foi mudada no sistema.
Quem sabe mudou o atirador?

Para uma arma mais leve disparando a mesma munição ter recuo menor só se o cano for bem reduzido de forma a reduzir bastante a velocidade do projetil ou uma grande diferença no quebra-chama, ainda assim, a diferença nos dois casos é pequena.

A propósito, essa técnica de identificar o recuo de armas de fogo por video pra mim é nova...

Também acho, mas é aquilo, cada um trabalha com o que tem. Ademais, recuo (não muzzle) é IDIOSSINCRÁTICO, ou seja, cada um sente (e mensura/compara) a seu modo. Vi isso de perto no treinamento com a 24/7, nos filmes que fiz dava para ver com clareza a diferença quando eu a empunhava corretamente e quando "falseava" a empunhadura, pulava que nem cabrita (no segundo caso)...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11432 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 16, 2013 2:57 pm

Só falei que você pode comprovar que o vídeo existiu, pois o vídeo foi excluído da internet.
Alguma coisa deve ter mudado dentro, pois não só quebra-chamas e encurtamento do cano resolveria o recuo enorme que o FAL tinha, a não ser que o quebra-chama seja do AN94 (seria bom, por sinal :D ).
Claro, tudo achismo, mas também achávamos que o IA2 era um ótimo fuzil e foi comprovado isso.
Um abraço.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61348
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6597 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#11433 Mensagem por Túlio » Seg Set 16, 2013 3:00 pm

EU não achava. E falta COMPROVAÇÃO para passar a achar, Amigo Gabriel... :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11434 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 16, 2013 3:21 pm

Amigo Túlio véio.
O IA2 foi aprovado nos testes do EB :mrgreen: .




Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11435 Mensagem por denilson » Seg Set 16, 2013 3:27 pm

gabriel219 escreveu:Amigo Túlio véio.
O IA2 foi aprovado nos testes do EB :mrgreen: .

Segue imagem dos testes... notaram o recuo???


Imagem




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11436 Mensagem por Clermont » Seg Set 16, 2013 5:43 pm

denilson escreveu:Segue imagem dos testes... notaram o recuo???


Imagem
Com certeza, essa é uma forma nova de medir recuo de armas de fogo. A "Mensuração Glútea".

Mas, voltando ao recuo do fuzil, eu lembro de um diálogo de Rodrigo e Túlio, onde ficamos aprendendo que o determinante para o baixo recuo é a massa total da arma, e não o comprimento do cano, em si mesmo. Este último implica em maior ou menor clarão de boca: cano curto, mais clarão, cano longo, menos clarão. Bem, pelo menos é isto de que me lembro, ou então, andei cochilando no meio da aula.

Então, realmente eu fico curioso para saber como é o desempenho real destes "Parafal 7,62". Se reduziram o cano, diminuiram o peso total da arma (a menos que tenham botado um "enchimento" de chumbo em alguma parte escondida), portanto, suponho que o recuo (ou "sensação de recuo") deva ter aumentado. Principalmente levando-se em conta que o cidadão que vai utilizar essa arma, é um soldado brasileiro de 19 anos de idade, meio magricela, e não estes "ursos-pardos" superalimentados americanos que a gente costuma ver em vídeos do Youtube, vomitando fogo de 7,62 mm, sem aparentemente mover um músculo do corpo.

O mesmo raciocínio, continuo supondo, deve aplicar-se a esse famoso e hipotético IA2 calibre 7,62 mm, novo de fábrica, que - dizem - será construído.




Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11437 Mensagem por dalton romao » Seg Set 16, 2013 6:00 pm

a massa é mesmo o mais importante, clermont, mas o cano mais curto faz a arma "aproveitar" menos os gases da explosão do tiro e consequentemente ajuda no menor recuo também. o clarão fica mais evidenciado, não tem jeito. um PARA-FAL de cano padrão pesa vazio aproximadamente 4 quilos. o IA2 7.62 vazio versão fuzil de assalto pesava na LAAD, ainda protótipo, 4.100. ou seja ficou bem mais curto, coronha aberta 92 cm, PARA-FAL 1,10 m. o encurtamento foi compensado com o peso e com o novo quebra chamas pra poder ter o recuo, se não menor, pelo menos igual ao antigo.




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11438 Mensagem por rodrigo » Seg Set 16, 2013 6:43 pm

o determinante para o baixo recuo é a massa total da arma
1º Massa da arma
2º Tipo de munição (carga de pólvora+peso do projétil)
3º Mecanismo da arma
Nessa ordem de influência para determinar o recuo da arma. Agora, julgar por um vídeo, onde cada pessoa tem uma maneira de lidar com o recuo, é bem difícil.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11439 Mensagem por Clermont » Seg Set 16, 2013 7:36 pm

dalton romao escreveu: (...) IA2 7.62 vazio versão fuzil de assalto pesava na LAAD, ainda protótipo, 4.100. ou seja ficou bem mais curto, coronha aberta 92 cm, PARA-FAL 1,10 m.
Continuo não compreendendo a lógica de se construir um fuzil IA2 7,62 de cano encurtado, para servir de dotação a tropas convencionais do Exército (pessoal de operações especiais é outra história).

Agora, uma versão IA2 7,62 que servisse de arma de atirador selecionado - digamos, um por GC - seria uma coisa muito boa. Tal fórmula parece ser absolutamente obrigatória, como se pode ver pelas experiências da OTAN no Afeganistão. Um texto postado por Cabeça-de-Martelo, mostra que os portugueses andam trabalhando com seções de combate, a doze homens, incluindo uma dupla de soldados armados com fuzil 7,62 mm, em meio a metralhadoras leves e fuzis 5,56 mm.

Um tal fuzil da IMBEL poderia ser um tipo de "Dragunov" brazuca, com cano longo e reforçado, disparando munição especial para tiro de precisão.

Uma tal versão, juntamente com um futuro FAP 5,56 mm poderiam, quem sabe, significar uma volta por cima da IMBEL, tão sacaneada por todos nós.




Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11440 Mensagem por dalton romao » Seg Set 16, 2013 9:28 pm

isso também não sei te dizer, clermont. na minha cabeça ou iríamos continuar com o 7.62 ou mudaríamos pro 5.56. entendo que até todos os 5.56 ficarem prontos, já que foi o escolhido, precisávamos dar um jeito nos velhos FALs e pra isso eles já estavam ou continuam sendo transformados em PARA-FAL cano curto e nessa o IA2 7.62 acabaria.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11441 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 16, 2013 10:58 pm

Acho 12 homens em um GC muito, a quantidade atual já é boa.
Sobre a questão das metralhadoras, o GAP já resolve a situação.
Acho que a missão DM e FAP podem ser para o mesmo soldado, com uma versão com cano pesado e que mantenha o ferrolho fechado, com um carregador em forma de tambor com 60+1 par ter um bom volume de fogo sustentando. Acho que só diminuir um pouco a cadência de 700 tpm para 600 tpm ou 550 tpm.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39297
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2805 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11442 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Set 17, 2013 7:45 am

denilson escreveu:
gabriel219 escreveu:Amigo Túlio véio.
O IA2 foi aprovado nos testes do EB :mrgreen: .

Segue imagem dos testes... notaram o recuo???


Imagem

Ela está mal posicionada, mais parece que está a disparar um Carl Gustav. Eu como sempre, dou-me como voluntário para explicar a forma correcta à moçoila... 8-] :twisted: :lol:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37671
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3230 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11443 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 17, 2013 2:58 pm

Clermont escreveu:
FCarvalho escreveu:Quanto a demanda, suponho que o EB sozinho seja mais que suficiente para atender as necessidades da Imbel para a produção dos IA-2 e variantes, assim como os "FAT 5,56" poderia/pode, se aprovado, atender a demanda da MB/CFN e FAB.
Nada mais justo, e mais adequado para se agradar a gregos e troianos. :wink:
Olha, eu penso que, nas Forças Armadas brasileiras, por questão de economia e racionalidade de meios, não deveriam haver "gregos e troianos", ou existem "gregos", ou existem "troianos". Traduzindo: se, pelo relatório do Exército, o fuzil IA2 foi aprovado em todos os testes, eu não vejo razões para que a Força Aérea e a Marinha dotem seus corpos terrestres com fuzis outros que não o modelo da IMBEL.
Não parece aceitável que o fuzil IA2 seja bom para o soldado do Exército, mas não preste para o fuzileiro da Marinha ou para o soldado de infantaria da Aeronáutica.
Clermont, eu concordo com você e até acredito que na prática os fatos caminhem nesta direção.
Mas levantei esta questão por acreditar que em termos de defesa no Brasil, a compra e/ou definição de equipamentos conjuntos ainda não ser um item totalmente afirmado no ceio das ffaa's e do próprio MD.
Há diretivas legais e normativas institucionais quanto a isto? Sim, há. Mas ainda existe também uma expressiva cultura de independência entre as forças quanto a certos arbítrios na hora de decidir o que é melhor para cada uma, e que até o presente momento, assim entendo. não percebo ou vejo superada de todo.
E ademais, como disse, até outro dia, tínhamos um único concorrente, se assim podemos dizer. Mas agora temos um fato novo, que é a indicação de um fuzil pela Taurus, e que bem ou mal, pode ou não, ser tão bom quanto o IA2. E se assim for, como fica. Acho que nem o MD tem resposta para isso. Vamos ter que esperar então para saber.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37671
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3230 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11444 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 17, 2013 3:19 pm

henriquejr escreveu:
FCarvalho escreveu:Interessa saber agora, com esta avaliação preliminar positiva sobre o IA2, como fica uma eventual proposta da Taurus com o seu "FAT 5,56" (ex-ART5,56) baseado nos M-4 para as ffaa's.
Na minha opinião, a Taurus entrou nessa área de fuzil pensando basicamente no mercado policial, pois sabe que a IMBEL sempre terá a preferência das FAs. Hoje as polícias estão esquipadas, em sua grande maioria, por velhos fuzis Imbel MD-2 e FAL (muito deles doados pela MB). Esses fuzis, principalmente o primeiro, nunca foram muito populares, pelos motivos que todos aqui sabem. Algumas forças policiais que tiveram, em algum momento, mais apoio do seu respectivo governo, conseguiram adquirir, mediante autorização judicial, fuzis M-16/M-4 (RJ, GO, PR). Acho que a Taurus viu este nicho de mercado, principalmente com a aproximação da Copa e das Olimpíadas.
Para terem uma ideia, o BOPE da PM/RN tentou adquirir um lote de submetralhadoras HK MP-5, para equipar sua equipe de intervenções táticas e não conseguiu simplesmente porque não conseguiu, junto ao EB, as permissões necessárias! Hoje esta unidade se encontra equipa com carabinas Taurus CT-30.
Bem isto pode até ser a ideia principal por detrás da proposta de um novo fuzil. Mas, se for realmente isso, para que então a Taurus largou mão do seu teórico ART5,56 baseado na carabina CT5,56 e voltada para uso policial, e que, alternativamente, tinha a função automática para uso militar, mas que até hoje "ninguém sabe, ninguém viu"?

E também, se é para concorrer com um novo fuzil para as PM's, até onde sei, em termos legais, há muitas restrições para operar-se fuzis automáticos, tanto que o número destes é bem limitado nestas organizações, ficando na maior parte do tempo no uso de tropas do tipo BOPE? O mercado não seria tão grande assim então que justificasse se adotar o conceito mecânico das M-4 para ser aplicado na verdade na versão fuzil do teórico ART5,56?

Bom, acho que a Taurus, salvo engano, viu nos problemas e na demora no desenvolvimento do IA2 uma brecha para tentar colocar ali um produto seu, e sabendo das colocações que tu fizestes. Assim sendo, lançou mão de um pequeno estrategema, com a adoção dos mecanismos da M-4, tanto para contrabalançar o protecionismo dado à Imbel por parte do EB, como para queimar etapas e custos de desenvolvimento, e oferecer às ffaa's uma arma nacional baseado em uma outra já totalmente provada, reconhecida e consagrada no mercado, e nos campos de batalha mundo afora, fato este muito apreciado não só no EB, como nas demais ffaa's, no caso de produtos novos.

Pode dar certo. Ou não. De qualquer forma, vamos ter que esperar como o MD - e o EB - vai reagir a esta novidade, posto que até agora, não havia "concorrência" neste assunto. Tomara, espero, que as soluções sejam as mais adequadas as nossas necessidades, e não as conveniências de este ou aquele interessado.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11445 Mensagem por gabriel219 » Ter Set 17, 2013 3:26 pm

Mas amigo FC, se o EB demorou tanto para desenvolver o fuzil e o mesmo finalmente foi aprovado em todos os quesitos pelo próprio EB, porque largar uma coisa certa (que o IA2 foi aprovado e é bom) por outra duvidosa (ART/FAT556 ainda é uma enorme incógnita)?
SE o EB adotar o IA2, coisa que acho, creio que a FAB e a MB/CFN iram adquiri-lo também.




Responder