Alternativas para fim do FX2
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: Alternativas para fim do FX2
Não estando em "estado de guerra" a coisa não é tão simples assim ... vide 07/09/09 ... quis bater o martelo sem cumprir o protocolo e deu no que deu ... FAB sem caças.Bourne escreveu:Todo mundo tem histórias de revés nas grandes compras internacionais. O Brasil não é o primeiro e nem será o último.
Se não me engano, o governo e FAB podem decidir por uma compra direta de qualquer caça justificado como produto e serviço de defesa nacional. Não é uma licitação convencional. Na verdade a compra direta sem processo de seleção público é o mais comum nas Forças Armadas. No FX pode ser dentro ou fora do processo seletivo, nada força a escolher um dos três. Se amanhã o governo decidir por solicitar a proposta do Su-35, Typhoon ou F15 pode fazê-lo e fechar o negócio sem concorrência.
Ademais, adquirir uma aeronave de combate de alta performance é relativamente simples ... é somente pagar o preço ... porém OPERAR a aeronave são outros quinhentos ... dessa forma seria uma irresponsabilidade muito maior que a falta de decisão, optar por uma oferta sem as devidas análises técnicas ... só nós aqui que estamos acostumados com super trunfo ... pegamos a foto do caça, lemos as especificações técnicas e pronto ... elegemos um fuderoso imbatível ... na vida real é diferente ...
Mesmo se cancelado o FX-2, não haverá compra "às cegas" ... o GF poderá definir parâmetros de cunho geopolítico a ser acrescentado nos requisitos ... mas, na minha opinião, não se adquiri um equipamento para operar por 30 anos dessa forma.
Saudações
kirk
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
- Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Um vetor estratégico que será utilizado para a defesa nacional não será escolhido pelas análises técnicas de entusiastas, mas em um país sério também não será escolhido por ser o que consome menos combustível ou por ser o mais barato. E também, em um país sério, a análise político-estratégica é sim DETERMINANTE. Não adianta termos o melhor caça do ponto de vista técnico, se politicamente/estrategicamente é a pior solução.kirk escreveu:Não estando em "estado de guerra" a coisa não é tão simples assim ... vide 07/09/09 ... quis bater o martelo sem cumprir o protocolo e deu no que deu ... FAB sem caças.Bourne escreveu:Todo mundo tem histórias de revés nas grandes compras internacionais. O Brasil não é o primeiro e nem será o último.
Se não me engano, o governo e FAB podem decidir por uma compra direta de qualquer caça justificado como produto e serviço de defesa nacional. Não é uma licitação convencional. Na verdade a compra direta sem processo de seleção público é o mais comum nas Forças Armadas. No FX pode ser dentro ou fora do processo seletivo, nada força a escolher um dos três. Se amanhã o governo decidir por solicitar a proposta do Su-35, Typhoon ou F15 pode fazê-lo e fechar o negócio sem concorrência.
Ademais, adquirir uma aeronave de combate de alta performance é relativamente simples ... é somente pagar o preço ... porém OPERAR a aeronave são outros quinhentos ... dessa forma seria uma irresponsabilidade muito maior que a falta de decisão, optar por uma oferta sem as devidas análises técnicas ... só nós aqui que estamos acostumados com super trunfo ... pegamos a foto do caça, lemos as especificações técnicas e pronto ... elegemos um fuderoso imbatível ... na vida real é diferente ...
Mesmo se cancelado o FX-2, não haverá compra "às cegas" ... o GF poderá definir parâmetros de cunho geopolítico a ser acrescentado nos requisitos ... mas, na minha opinião, não se adquiri um equipamento para operar por 30 anos dessa forma.
Saudações
kirk
Um exemplo óbvio é que nenhum país compraria um caça de um país cujas relações estão deterioradas a ponto deste país se tornar um inimigo em um conflito no futuro.
Mesmo que este caça seja o número 1 em capacidade militar e também o número 1 em preço baixo.
Veja que o exemplo não tem relação com o momento que estamos vivendo, que é muito mais tranquilo. Mas se o Brasil desejar um afastamento das COLEIRAS americanas, muito provavelmente adquirirá caças russos, ou no mínimo pagará mais caro pelos caças franceses.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- Bourne
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Comprar equipamento e serviços de defesa e estratégicos não é como licitar uma ponto. A análise técnica sempre existe e inclui tudo, bem como a justificativa de determinada escolha. O estado tem o direito de realizar a compra direta de quem bem entender, dada as necessidades maiores. O que dá margem a tocar um processo mais convencional de avaliação como o FX ou cancelar tudo e escolher outras opções com um negociação dirigida. O maior erro do FX é ter sido transformado em um show e não ter foco.
Compras as cegas só no mundo do super trunfo, dos fóruns e, talvez, em alguns dirigente que fazem política provinciana.
Editado pela última vez por Bourne em Seg Set 16, 2013 12:58 pm, em um total de 1 vez.
- Olinda
- Avançado
- Agradeceu: 83 vezes
- Agradeceram: 26 vezes
gabriel219 escreveu:Olinda, não estamos falando que temos que construir uma arma nuclear e jogar no EUA, mas que nossa Presidente e o restante dos políticos tenham coragem e invistam em defesa.Olinda escreveu:
Não entendo. Não gostam do modo como os EUA tratam os países da América Latina, mas querem que o GF tenha a mesma atitude.
Estava me referindo a atitude do GF em relação a Paraguai e Bolívia.
O Brasil não "fala fino", só não dá o mesmo tratamento que os EUA dão aso paises da America Latina.
Não precisamos que os países da America Latina tenham com o Brasil, a mesma desconfiaça que nutrem pelos EUA.
- Olinda
- Avançado
- Agradeceu: 83 vezes
- Agradeceram: 26 vezes
irlan escreveu:Rolou uma reportagem no mês passado(ou retrasado?) que ainda dá tempo de entrar no projeto NG do Gripen...
Só se for para entrar com dinheiro (para produção), pois se o projeto não está todo pronto não acredito que o Gripen-NG esteja operacional nesta década.
-
- Sênior
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 147 vezes
Dilma largou tradutora no Panamá
16 de setembro de 2013, em Noticiário Nacional, por Alexandre Galante
A presidente Dilma não demitiu antes o ex-chanceler Antonio Patriota por achar que “todos são a mesma coisa”, como diz dos diplomatas. Mas tratava mal a todos, como a tradutora em visita aos EUA que Dilma detestou. Para se vingar do Itamaraty pela viagem pífia, ela abandonou a tradutora no aeroporto da Cidade do Panamá, após escala na viagem de volta. Os colegas da moça, diplomatas, ficaram revoltados.
Implacável
A escala para reabastecer demorou menos que previsto. Dilma mandou o avião decolar, mesmo sabendo que a tradutora ainda não retornara.
Documentos
A tradutora, que havia desembarcado para procurar uma farmácia, foi abandonada no Panamá sem passaporte nem malas. Dilma se divertiu.
Que se vire
O Airbus taxiava quando assessores ponderaram que a tradutora, sozinha, sofreria o diabo no Panamá. E Dilma: “O problema é dela”.
FONTE: Coluna Cláudio Humberto, do dia 02.09.13
Se esta história for verdade, não consigo encontrar uma adjetivo para qualificar esta Sra que se diz presidenta. Este País não merecia isto, por maior que seja o mal que tenhamos feito..
16 de setembro de 2013, em Noticiário Nacional, por Alexandre Galante
A presidente Dilma não demitiu antes o ex-chanceler Antonio Patriota por achar que “todos são a mesma coisa”, como diz dos diplomatas. Mas tratava mal a todos, como a tradutora em visita aos EUA que Dilma detestou. Para se vingar do Itamaraty pela viagem pífia, ela abandonou a tradutora no aeroporto da Cidade do Panamá, após escala na viagem de volta. Os colegas da moça, diplomatas, ficaram revoltados.
Implacável
A escala para reabastecer demorou menos que previsto. Dilma mandou o avião decolar, mesmo sabendo que a tradutora ainda não retornara.
Documentos
A tradutora, que havia desembarcado para procurar uma farmácia, foi abandonada no Panamá sem passaporte nem malas. Dilma se divertiu.
Que se vire
O Airbus taxiava quando assessores ponderaram que a tradutora, sozinha, sofreria o diabo no Panamá. E Dilma: “O problema é dela”.
FONTE: Coluna Cláudio Humberto, do dia 02.09.13
Se esta história for verdade, não consigo encontrar uma adjetivo para qualificar esta Sra que se diz presidenta. Este País não merecia isto, por maior que seja o mal que tenhamos feito..
Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
- Bourne
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Pode proceder sim. Conheço algumas histórias dele nos tempos de Unicamp e Ministérios. A mulher é o diabo. O que não importa se cumprir suas funções, apesar do tratamento interpessoal não ser exemplo para ninguém. Não é tão diferente de muitos prefeitos, deputados, Ministros do supremo e outros que se acham deus pelo pequeno poder que tem.
- Boss
- Sênior
- Agradeceu: 103 vezes
- Agradeceram: 356 vezes
E onde entra a tradutora largada no Panamá no FX-2 ?
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2394 vezes
Um problema aqui ou ali tudo bem, mas emboscar Policiais Federais em TERRITÓRIO NACIONAL que matou alguns Policiais, invadiram a Petrobrás e ameaçam invadir Itaipu e o nosso Governo aceita tudo que eles falam, isso está errado, estão colocando nossa soberania em jogo por causa de relações com outros países que não dão a mínima para o Brasil.Olinda escreveu:gabriel219 escreveu: Olinda, não estamos falando que temos que construir uma arma nuclear e jogar no EUA, mas que nossa Presidente e o restante dos políticos tenham coragem e invistam em defesa.
Estava me referindo a atitude do GF em relação a Paraguai e Bolívia.
O Brasil não "fala fino", só não dá o mesmo tratamento que os EUA dão aso paises da America Latina.
Não precisamos que os países da America Latina tenham com o Brasil, a mesma desconfiaça que nutrem pelos EUA.
Isso deixa a impressão que podem fazer tudo e nós não os puniremos. Daqui a pouco vão invadir Itaipu e o Governo vai até mandar dinheiro para ajuda-los a manter.
Concordo totalmente com ótimas relações na AL, mas essas ações que Paraguai e Bolívia praticaram deveriam ser cobrados, no mínimo, uma explicação.
Daqui a pouco vão reivindicar território Brasileiros e o governo cederá.
-
- Sênior
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 147 vezes
Eu acho que só demonstra que é uma pessoa rancorosa. Pelo tratamento dado a um simples brasileiro que ela não gostou, talvez explique a forma como ela trata o FX2, de tabela, as FFAA.Boss escreveu:E onde entra a tradutora largada no Panamá no FX-2 ?
Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
- Paisano
- Sênior
- Agradeceu: 649 vezes
- Agradeceram: 285 vezes
- Contato:
Cláudio Humberto?nveras escreveu:Eu acho que só demonstra que é uma pessoa rancorosa. Pelo tratamento dado a um simples brasileiro que ela não gostou, talvez explique a forma como ela trata o FX2, de tabela, as FFAA.Boss escreveu:E onde entra a tradutora largada no Panamá no FX-2 ?
Aff...
A credibilidade desse jornalista(?) é menor que zero.
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2394 vezes
‘Brasil deve negociar com Rússia para retaliar EUA’
Comentário no “Jornal da CBN” sobre ameaça de cancelamento de visita da presidente Dilma aos Estados Unidos. É uma forma de pressionar Obama a se retratar e a fazer concessão ao Brasil. Dilma deveria negociar pacote militar com russos, anulando compra de caça americano. T-50 Sukhoi é mais moderno que F-18 da Boeing. Ameaças funcionam na diplomacia, como mostra crise sobre armas químicas na Síria.
- Boss
- Sênior
- Agradeceu: 103 vezes
- Agradeceram: 356 vezes
Os fins justificam os meios.
Qualquer desculpa para irmos aos russos ou aos franceses é válida.
Qualquer desculpa para irmos aos russos ou aos franceses é válida.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL