Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11386 Mensagem por Clermont » Qui Set 12, 2013 9:24 am

Reginaldo Bacchi escreveu:Eu me lembro que quando o 5,56 foi introduzido foi dito em prosa e verso que a vantagem desta munição é que ela não necessariamente matava , mas provocava ferimentos que obrigavam a retirada dos soldados atingidos, ou seja, fazia com que soldados uteis saissem da linha de fogo para faze-lo.
Esse argumento, com toda probabilidade, era fruto de "marketing" civil de entusiastas ou fabricantes, não produto de alguma consideração militar profissional. Até porque, provavelmente, os eventuais feridos inimigos, acabariam caindo prisioneiros do lado que os atingiu, este último, no final da história, tendo de arcar com o ônus logístico.

Sem contar que o importante é a incapacitação, fazer com que o oponente pare de combater, apesar de ferido. Se isto não acontece, então, provavelmente, aumentam as baixas do "nosso" lado. Basta ver o que aconteceu na Somália, no episódio do "Blackhawk Down": os guerrilheiros somalis, apesar de atingidos várias vezes por tiros de M-16, continuavam de pé, atirando nos americanos. Pouco importava se, algum tempo depois, estes guerrilheiros morressem de hemorragia, mas até lá, já teriam tido tempo para dar cabo de algum ianque.
Reginaldo Bacchi escreveu:Por favor, cancelem minha mensagem acima.

Não quero entrar em discussões. e este assunto é bastante polemico.
Mas, Bacchi, um fórum DB sem polêmica (desde que respeitosa e voltada para discussão de assuntos, não de pessoas) seria como uma sopa sem sal.

Totalmente sem graça...




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37671
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3230 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11387 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 12, 2013 10:04 am

Taurus e Imbel disputam mercado
Fuzis de assalto 5,56 mm para o Exército

Por Roberto Valadares Caiafa
11/9/2013

Taurus e Imbel disputam mercado
Fuzis de assalto 5,56 mm para o Exército

http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=1312




Carpe Diem
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39295
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2803 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11388 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Set 12, 2013 10:31 am

Reginaldo Bacchi escreveu:Por favor, cancelem minha mensagem acima.

Não quero entrar em discussões. e este assunto é bastante polemico.

Bacchi
Negativo, é polémico, já se falou carradas de vezes aqui sobre isso, mas é disto que um fórum vive, do debate.

A minha opinião já foi dada à muito, Tropas Pára-quedistas 5.56, o resto da tropa uma mistura, Força de Operações Especiais o que for melhor para a missão.

Um artigo sobre o assunto:

:arrow: http://www.operacional.pt/calibre-762mm-versus-556mm/

Tem ainda a opção defendida pelo Foxtroop, de um novo calibre realmente universal.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11389 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Set 12, 2013 10:40 am

Reginaldo Bacchi escreveu:A conclusão a que eu cheguei é que até hoje não chegaram a uma resposta definitiva.
Que eu saiba realmente não, balística terminal ainda é uma das matérias em aberto.
Reginaldo Bacchi escreveu:Se tua conclusão é verdadeira, porque os soldados do exercito dos EUA reclamaram que munição 5,56 mm não era suficiente para deter os afegãos e pediam o retorno da 7,62 Nato? Tenho estes fatos arquivados.
Realmente essas reclamações ocorreram, mas falta um anexo, qual a distância dos confrontos?
Reginaldo Bacchi escreveu:Eu me lembro que quando o 5,56 foi introduzido foi dito em prosa e verso que a vantagem desta munição é que ela não necessariamente matava , mas provocava ferimentos que obrigavam a retirada dos soldados atingidos, ou seja, fazia com que soldados uteis saissem da linha de fogo para faze-lo.
Depois do seu post mais dois citando esse mito, também já ouvi esse mito (quem nunca?...) e também a mesma coisa para minas terrestres, definitivamente não é real.

No caso das minas terrestres a razão para incapacitação ao invés de morte não é com objetivo de obrigar o inimigo a ajudar feridos ou por razões humanitárias, e sim porque minas terrestres ficam no chão e órgãos vitais humanos a mais de um metro de altura, a quantidade de explosivos para garantir a letalidade poderia inviabilizar as minas, como isso foi virar a história do ferir mas não matar eu não sei, mas acho provável que o mito tenha originado no início do século com essas minas e depois ter sido herdado pelo 5,56.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39295
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2803 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11390 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Set 12, 2013 10:44 am

As distâncias dos combates ou são de muito perto ou de muito longe (muito). O país é propicio a isso e basta ver os recordes de distância de alvos abatidos pelos snipers para perceber isso mesmo.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11391 Mensagem por dalton romao » Qui Set 12, 2013 11:38 am

cada hora uma notícia. o 5.56 está certo e pelo que o jauro diz confere com o que escutei na LAAD 2011. 5.56 irão pros PQDs, Leve, Selva, Forças Especiais. 7.62 pro resto. E aí fica a pergunta: vão ser IA2 novos em 7.62 ou FALs retrofitados?




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11392 Mensagem por Bourne » Qui Set 12, 2013 1:24 pm

Isso é curto e médio prazo no programa de substituição. Pelo menos teoricamente o fuzil 5,56 seria mais amigável para os soldados normais do que o 7,62. O que é bem desejável para um país que na média os soldados dão apenas alguns tiros por ano.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11393 Mensagem por gabriel219 » Qui Set 12, 2013 1:28 pm

BrasilPotência escreveu:O gabriel mostrando seu lado Serial killer no DB :lol:
Ei, não me denuncia não. :lol: :lol:
Deixa quieto 8-] .




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11394 Mensagem por gabriel219 » Qui Set 12, 2013 1:39 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:Gabriel, eu leio sobre letalidade de munição desde 1945.

A conclusão a que eu cheguei é que até hoje não chegaram a uma resposta definitiva.

Se tua conclusão é verdadeira, porque os soldados do exercito dos EUA reclamaram que munição 5,56 mm não era suficiente para deter os afegãos e pediam o retorno da 7,62 Nato? Tenho estes fatos arquivados.

Eu me lembro que quando o 5,56 foi introduzido foi dito em prosa e verso que a vantagem desta munição é que ela não necessariamente matava , mas provocava ferimentos que obrigavam a retirada dos soldados atingidos, ou seja, fazia com que soldados uteis saissem da linha de fogo para faze-lo.

Bacchi
Sei que não quer entrar em polêmica, mas só para explicar de forma geral.
Por que um 7.62 é superior ao 5.56? Por razões óbvias, munição de maior diâmetro principalmente, o que afetaria maiores área e a energia se dissiparia para as mesmas. Como o 5.56 é uma munição de pequeno calibre, sua dissipação de energia será mais para frente do que para áreas ao redor, como é visto em testes.
As munições C2F/B2F/P2F é justamente para melhorar isso.
O que acontece, como o calibre é menor e possui uma energia relativamente alta, irá conservar sua energia mesmo após o impacto com o alvo e dissipará a maioria de sua energia para os órgãos, o contrário do que acontece com o .45, que perde boa parte de sua energia no impacto inicial, sobrado pouco para os órgãos.
A questão não é quem possui maior energia, mas quem a usa melhor e esse tipo de munição a usa melhor.
Por exemplo, um soldado inimigo com um colete nível III-A, com uma .45 você não vai conseguir mata-lo, pois não tem um grande poder de penetração. Já o 5.7 x 28 mm B2F faz isso, como já foi demonstrado em testes.
É claro que uma munição 7.62 x 51 mm é muito superior ao 5.7 x 28 mm, mas a segunda o dá a oportunidade de ser mais leve e acertar o alvo mais vezes, pois o recuo do 7.62 é enorme, mas também não precisa de um 7.62 x 51 mm para matar uma pessoa, calibres pequenos, mas com a munição adequada, mata sem problemas.
Sobre a reclamação do EUA sobre o 5.56 x 45 mm, lembrando que eles já reclamaram do 9 x 19 mm, .45, 7.62 x 51 mm e entre outros. Vários países o usam e não reclamam. A Rússia usa um calibre menor, 5.45 x 39 mm, e ama usa-lo, sendo que o 5.56 tem características melhores que essa munição.
Um abraço Mestre Bacchi.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11395 Mensagem por gabriel219 » Qui Set 12, 2013 1:51 pm

FCarvalho escreveu:Taurus e Imbel disputam mercado
Fuzis de assalto 5,56 mm para o Exército

Por Roberto Valadares Caiafa
11/9/2013

Taurus e Imbel disputam mercado
Fuzis de assalto 5,56 mm para o Exército

http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=1312
Se for baseado no M4 (ART 556 ou FAT 556?) o Túlio vai adorar. ( :evil: :evil: :evil: :evil: ).
Só falta oferecerem ao EB as PT 8XX e uma submetralhadora baseada na MT 12 e COM A MESMA empunhadura frontal. 8-] 8-] .




luidpossan
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 158
Registrado em: Seg Jun 04, 2012 9:30 am
Agradeceram: 31 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11396 Mensagem por luidpossan » Qui Set 12, 2013 2:31 pm

vi hj no jornal que a policia do rio tem 100 mil pistolas taurus com defeitos (dispara sozinho) alguem tem noticias sobre isso ?




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11397 Mensagem por gabriel219 » Qui Set 12, 2013 3:05 pm

A PM de São Paulo está recolhendo mais de 98 mil pistolas da Taurus.




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11398 Mensagem por Bourne » Qui Set 12, 2013 3:27 pm

Isso é mentira da imprensa golpista que estão no bolso da Glock, Colt e HK. :x




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11399 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Set 12, 2013 3:44 pm

Ou da Imbel...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11400 Mensagem por gabriel219 » Qui Set 12, 2013 3:52 pm

Então é mentira também da Polícia e de vários usuários do youtube, tanto Brasileiros como Estadunidenses.




Responder