11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16
Moderador: Conselho de Moderação
-
- Júnior
- Mensagens: 64
- Registrado em: Seg Mar 25, 2013 9:48 pm
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradeceram: 9 vezes
11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16
Uma crónica emotiva contada por uma das primeiras piloto de caça norte-americanas, que chegou a descolar no seu F-16, sem armamento, para abater o voo 93 da United Airlines no dia 11 de Setembro de 2001.
O texto é ainda algo grande, pelo que o melhor é ler mesmo a tradução no site do Pássaro de Ferro, do original publicado no Washington Post:
http://www.passarodeferro.com/2013/09/1 ... to-de.html
Foto:USAF
Cumprimentos
O texto é ainda algo grande, pelo que o melhor é ler mesmo a tradução no site do Pássaro de Ferro, do original publicado no Washington Post:
http://www.passarodeferro.com/2013/09/1 ... to-de.html
Foto:USAF
Cumprimentos
- henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5448
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Re: 11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16
O F-16 decolou sem armamento? Ainda bem que foi nos EUA, porque se fosse aqui no Brasil...
.
-
- Sênior
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Re: 11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16
No Brasil decolaria sem combustível.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- Justin Case
- Sênior
- Mensagens: 1762
- Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
- Localização: Brasília-DF Brazil
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: 11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16
Amigos,Marechal-do-ar escreveu:No Brasil decolaria sem combustível.
No Brasil, em caso semelhante, os aviões de alerta Mirage III decolaram armados e interceptaram a aeronave comercial sequestrada antes que ela chegasse a Brasília. Depois disso, sempre estiveram escoltando a aeronave até que ela pousou em Goiânia, após uma manobra arrojada do piloto.
Quem puder que consulte a história sobre o sequestro do Vasp 375, em 29 de setembro de 1988.
Vale a pena conhecer.
Abraços,
Justin
-
- Sênior
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Re: 11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16
Justin, isso foi em 88, e não eram radicais islâmicos suicidas, pela política internacional do Brasil é provável que algo assim nunca acontecesse, se acontecesse algo assim nos anos 2000 tenho dúvidas se autorizariam o abate de um avião civil, um acidente seria mais fácil de explicar.
E tudo isso considerando a lei do abate, se acontecesse antes...
E tudo isso considerando a lei do abate, se acontecesse antes...
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- FOXTROT
- Sênior
- Mensagens: 7701
- Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
- Localização: Caçapava do Sul/RS.
- Agradeceu: 264 vezes
- Agradeceram: 106 vezes
Re: 11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16
12 anos do ataque forjado, falta quantos para o próximo?
Saudações
Saudações
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
- Justin Case
- Sênior
- Mensagens: 1762
- Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
- Localização: Brasília-DF Brazil
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: 11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16
Caro Marechal do Ar,Marechal-do-ar escreveu:Justin, isso foi em 88, e não eram radicais islâmicos suicidas, pela política internacional do Brasil é provável que algo assim nunca acontecesse, se acontecesse algo assim nos anos 2000 tenho dúvidas se autorizariam o abate de um avião civil, um acidente seria mais fácil de explicar.
E tudo isso considerando a lei do abate, se acontecesse antes...
Naquela época, acho que era bem maior a probabilidade de que o avião fosse abatido.
Existiam regras mais simples para a autorização para tiro de destruição e, certamente, os pilotos tinham mais liberdade moral para realizar as ações necessárias. Só iriam aguardar uma autorização se houvesse tempo útil para que a resposta viesse. Senão, eles mesmos tomariam a decisão.
Mas, como você disse, isso foi em 1988.
Abraço,
Justin
- Hermes
- Sênior
- Mensagens: 890
- Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
- Localização: Barra Mansa/RJ
- Agradeceu: 116 vezes
- Agradeceram: 132 vezes
Re: 11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16
Acho que pelo menos o canhão devia estar municiado.
...
- gingerfish
- Sênior
- Mensagens: 1449
- Registrado em: Sáb Jan 13, 2007 8:45 am
- Localização: juiz de fora
- Agradeceram: 84 vezes
Re: 11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16
São 12 anos de mentira. O povo morre pelo próprio governo... matam americanos para terem um motivo para irem lá para fora, soltar bomba, gastar dinheiro, dominar petróleo, depois 'reconstruir' (eles têm ótimas empresas para a reconstrução), e é isso aí... as corporações ficam ricas. O povo americano pode até desconfiar, mas ele está sob a pata de um poder muito grande. Você vê que na época que o Bush ganhou fraudulentamente de Al Gore, o Al Gore poderia ter pedido a recontagem de votos... não pediu e aceitou o resultado das eleições sem que todo mundo entendesse... ele foi prejudicado, ele foi mais votado. Blá blá blá... 'regime democrático'. Por que você acha que Al Gore fez isso? 'Por amor' ao Bush? Porque era a hora, por acordo palaciano, de o Bush ganhar... na época de Bill Clinton, o que o americano tinha a ver com Kosovo? A troco de quê? Obama fez diferente?
A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1
Jó 7:1
-
- Júnior
- Mensagens: 112
- Registrado em: Sex Jul 30, 2010 3:40 pm
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 5 vezes
Re: 11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16
Muito estranho não ter um avião com o munição...
- rodrigo
- Sênior
- Mensagens: 12891
- Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Re: 11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16
São poucas as bases aéreas americanas que possuem munição para pronto emprego. Os militares americanos são forças expedicionárias, praticamente não existe previsão de seu emprego em território nacional, e seus vizinhos são aliados militares, não oferecem o mínimo risco. Em território americano, munição e caças armadas somente são comuns em bases destinadas especificamente a treinamento. De cabeça me lembro da base em Las Vegas e outra no norte da Flórida onde derrubam os F-4 e F-16 drones.shucrut escreveu:Muito estranho não ter um avião com o munição...
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: 11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16
Exato.rodrigo escreveu:São poucas as bases aéreas americanas que possuem munição para pronto emprego. Os militares americanos são forças expedicionárias, praticamente não existe previsão de seu emprego em território nacional, e seus vizinhos são aliados militares, não oferecem o mínimo risco. Em território americano, munição e caças armadas somente são comuns em bases destinadas especificamente a treinamento. De cabeça me lembro da base em Las Vegas e outra no norte da Flórida onde derrubam os F-4 e F-16 drones.shucrut escreveu:Muito estranho não ter um avião com o munição...
Assim como na Europa, Oriente Médio, Japão, Havaí e Alaska já que eram os lugares mais 'prováveis' de uma primeira interceptação 'real'.
Além disso algumas unidades da Guarda Aérea Nacional equipadas com F-15 estavam armadas pois novamente era provavelmente as primeiras aeronaves americanas a entrar em combate.
Para a comunidade de F-16 dentro dos EUA, a não ser que você estivesse realizando campanha de tiros não era díficil encontrar essas aeronaves se nenhum armamento.
Isso de certo modo era lógico pois garantia um menor desgaste do F-16. A consequência depois disso é que com todas essas aeronaves armadas voando o tempo todo e as Guerras que vieram em seguida mandaram para o espaço o planejamento da vida útil dos F-16/F-15 e hoje existe um número enorme dessas aeronaves 'no osso'.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- hancelo
- Sênior
- Mensagens: 974
- Registrado em: Seg Set 19, 2005 10:04 pm
- Localização: São Sebastião do Paraiso-MG
- Agradeceu: 6 vezes
- Agradeceram: 5 vezes
- Contato:
Re: 11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16
só espero que em algum aniversario do 11 de setembro eles tenham a coragem de dizer a população americana que o que ocorreu no pentágono foi um complô, engodo para forçar a população americana a apoiar a invasão ao Iraque, eu não coloco o Afeganistão neste contesto pois todos sabem que a opinião publica já estava 100% a favor da invasão, mas o Iraque eram outros 500.
O maior patrimônio de uma nação é o espírito de luta de seu povo e a maior ameaça para uma nação é a desagregação desse espírito. (George B. Courtelyou)