Túlio escreveu:Esta parte do custo horário "seco" e "molhado" do Gripen eu mostrei de propósito, é para ver como as peças de uma aeronave com menor produção (e isto se estende ao Rafale) influem no custo operacional. Não é só QAV. O F-16 custa menos, pois embora consuma bem mais fuel, suas peças estão por toda parte e, portanto, a custo muito menor. Ao longo da vida útil, creio que isso seria dramático.
Por outro lado, no ST o F-16 apanha e feio dos dois caças acima citados (exceto por o Rafale ter - e de longe - o PIOR pod e necas de HMD, e não permitir "estrangeiros" como os equipamentos Israelenses)...
O que me chamou atenção na materia dos custos da SAAF foi o custo referente ao "popular" treinador Hawk:
Os Hawk voam a um “custo seco” de R67.500 (US$ 6.603), com custos de combustível de R15 400 (US$1.506) e um custo total de 82.900 randes (US$ 8.110).
http://www.aereo.jor.br/2013/09/05/voar ... -por-hora/
Seria muito interessante sabermos quais os itens que a SAAF considera na formação do custo seco. Mas creio que isso será algo difícil de se obter.
Os números franceses, abaixo, são também interessantes. Para eles, o custo operacional do Mirage 2000 é de 11,7 mil euros é similar ao custo do Gripen C para a SAAF.
Custo por hora de voo (na França)
2010
Valores em 1.000 Euros
http://www.assemblee-nationale.fr/14/bu ... 1348_93951
Rafale:
26,8 (para a Janes e de acordo com a metodologia dela o valor encontrado foi USD 16.500)
Custo da mão-de-obra/hora de voo: 7,4
Materiais de manutenção programada/hora de voo: 19,4
Mirage 2000:
11,7
Custo da mão-de-obra/hora de voo: 5,2
Materiais de manutenção programada/hora de voo: 6,4
Mirage F1:
10,1
Custo da mão-de-obra/hora de voo: 5,2
Materiais de manutenção programada/hora de voo: 4,9
SEM:
14,8
Custo da mão-de-obra/hora de voo: 7,8
Materiais de manutenção programada/hora de voo: 7
EC 725:
14,4
Custo da mão-de-obra/hora de voo: 2,9
Materiais de manutenção programada/hora de voo: 11,5
Curioso é que o Janes avaliou o custo operacional do F-16 em USD 7.000/h enquanto que para a USAF, o custo médio da frota de F-16C/D é de USD 25.000/h. Provavelmente, a USAF utiliza itens no seu cálculo de custos operacionais que outros não incluem.
O que não faz sentido é o Hawk ter um custo operacional (USD 8.000/h - metodologia SAAF) menor do que o F-16 (USD 7.000 - metodologia Janes). Sem sabem a metodologia empregada, a comparação fica comprometida.
http://www.stratpost.com/gripen-operati ... ters-janes
[]s