Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Alternativas para fim do FX2

#2221 Mensagem por Túlio » Seg Set 09, 2013 4:25 pm

Carlos Lima escreveu:Véio,

Entendo o ST, mas de onde você tirou que o Rafale tem o pior POD, e não aceita equipamento israelense? Se fosse o caso ele nem competia na Índia (quanto mais ganhar).

E quanto ao HMD, é uma opção francesa, não que ninguém possa faze-lo.

[]s
CB_Lima
Daqui:

http://www.defenseindustrydaily.com/fra ... ime-05991/

Ler o item Rafale F3Rs... :wink: 8-]
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Re: Alternativas para fim do FX2

#2222 Mensagem por Carlos Lima » Seg Set 09, 2013 4:36 pm

Túlio escreveu:
Carlos Lima escreveu:Véio,

Entendo o ST, mas de onde você tirou que o Rafale tem o pior POD, e não aceita equipamento israelense? Se fosse o caso ele nem competia na Índia (quanto mais ganhar).

E quanto ao HMD, é uma opção francesa, não que ninguém possa faze-lo.

[]s
CB_Lima
Daqui:

http://www.defenseindustrydaily.com/fra ... ime-05991/

Ler o item Rafale F3Rs... :wink: 8-]
:D

Valeu,

Interessante é que eu já tinha lido sobre elogios sobre o Democles, essa é a primeira vez que leio que ele não é bom assim... o HMD é uma opção francesa, e nada indica que não pode ser feito assim como integração de equipamentos israelenses.

Por conta da relação Índia/Israel acho díficil que o Rafale teria até competido se não fizesse uso desse tipo de equipamento. É uma questão de preferência do cliente. :)

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Re: Alternativas para fim do FX2

#2223 Mensagem por Túlio » Seg Set 09, 2013 4:37 pm

Mas afinal, deslanchou na índia? Porque andava brabo o caso...
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2224 Mensagem por Carlos Lima » Seg Set 09, 2013 4:42 pm

Até aonde consta as negociações continuam...
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2225 Mensagem por Penguin » Seg Set 09, 2013 6:35 pm

Carlos Lima escreveu:Bom...

Concordo com todo mundo que disse que se no fim das contas a FAB escolher qualquer um dos 3 para substituir o F-5 está ótimo.

Mas para isso o F-16 já resolveria o problema com sobra.

Por outro lado eu continuo achando que poderíamos dar um passo mais a frente do que já demos, e aeronaves como o SHornet, Rafale, Typhoon ou o Su-35 na minha opinião representam isso.

Uma aeronave como o Gripen E, é boa, pelo que está sendo planejado, quando voar terá o seus méritos, mas para um país do nosso tamanho acho que poderíamos ter algo melhor.

Sei lá,

Se é para ter avião "barato" eu sou mais o F-16, já que ""barato"" pode significar "enfrentar pindaíbas orçamentárias" e o que não falta é operador e peça e upgrade de F-16 sobrando por aí.

Por essas e outras que essa shortlist é bem estranha, porque por um lado da a idéia de que uma aeronave ""mais barata"" é o que está sendo pensado, por outro lado tem aeronaves de desempenho bem diferentes.

Além disso tem o "barato" da propaganda e o barato da realidade. A África do Sul está pagando mais do que o dobro do que a propaganda... não recebeu 1/5 dos offsets... e está tentando ver o que dá para fazer para manter o Gripen C que teoricamente por ser 'mais leve' do que a versão que nem existe ainda, há uma grande chance de que seja mais barata do que o Gripen E.

Além disso tem toda a história do preço/tempo e disponibilidade de sobressalentes, etc. Se estamos pensando em barato ou caro, vai ter F-16 voando em +2040 pelo andar da carruagem. :lol:

Mas enfim, vamos ver no que isso vai dar... [029]

[]s
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Dizer que o Gripen poderá ser o escolhido apenas porque é o mais barato é um exagero.
Há diversos outros atributos que foram levados em conta no FX-2, a exemplo dos off sets, ToTs, etc etc, nos quais a proposta da Saab pode ter sido bem avaliada.
A proposta dos suecos pode ter a melhor relação custo-beneficio dos 3. Me parece ser uma possibilidade factível.

[]s
Editado pela última vez por Penguin em Seg Set 09, 2013 6:50 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2226 Mensagem por Penguin » Seg Set 09, 2013 6:50 pm

Túlio escreveu:Esta parte do custo horário "seco" e "molhado" do Gripen eu mostrei de propósito, é para ver como as peças de uma aeronave com menor produção (e isto se estende ao Rafale) influem no custo operacional. Não é só QAV. O F-16 custa menos, pois embora consuma bem mais fuel, suas peças estão por toda parte e, portanto, a custo muito menor. Ao longo da vida útil, creio que isso seria dramático.

Por outro lado, no ST o F-16 apanha e feio dos dois caças acima citados (exceto por o Rafale ter - e de longe - o PIOR pod e necas de HMD, e não permitir "estrangeiros" como os equipamentos Israelenses)...
O que me chamou atenção na materia dos custos da SAAF foi o custo referente ao "popular" treinador Hawk:
Os Hawk voam a um “custo seco” de R67.500 (US$ 6.603), com custos de combustível de R15 400 (US$1.506) e um custo total de 82.900 randes (US$ 8.110).
http://www.aereo.jor.br/2013/09/05/voar ... -por-hora/

Seria muito interessante sabermos quais os itens que a SAAF considera na formação do custo seco. Mas creio que isso será algo difícil de se obter.

Os números franceses, abaixo, são também interessantes. Para eles, o custo operacional do Mirage 2000 é de 11,7 mil euros é similar ao custo do Gripen C para a SAAF.


Custo por hora de voo (na França)
2010
Valores em 1.000 Euros
http://www.assemblee-nationale.fr/14/bu ... 1348_93951

Rafale: 26,8 (para a Janes e de acordo com a metodologia dela o valor encontrado foi USD 16.500)
Custo da mão-de-obra/hora de voo: 7,4
Materiais de manutenção programada/hora de voo: 19,4


Mirage 2000: 11,7
Custo da mão-de-obra/hora de voo: 5,2
Materiais de manutenção programada/hora de voo: 6,4


Mirage F1: 10,1
Custo da mão-de-obra/hora de voo: 5,2
Materiais de manutenção programada/hora de voo: 4,9

SEM: 14,8
Custo da mão-de-obra/hora de voo: 7,8
Materiais de manutenção programada/hora de voo: 7


EC 725: 14,4
Custo da mão-de-obra/hora de voo: 2,9
Materiais de manutenção programada/hora de voo: 11,5

Curioso é que o Janes avaliou o custo operacional do F-16 em USD 7.000/h enquanto que para a USAF, o custo médio da frota de F-16C/D é de USD 25.000/h. Provavelmente, a USAF utiliza itens no seu cálculo de custos operacionais que outros não incluem.

O que não faz sentido é o Hawk ter um custo operacional (USD 8.000/h - metodologia SAAF) menor do que o F-16 (USD 7.000 - metodologia Janes). Sem sabem a metodologia empregada, a comparação fica comprometida.

http://www.stratpost.com/gripen-operati ... ters-janes

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Re: Alternativas para fim do FX2

#2227 Mensagem por Carlos Lima » Seg Set 09, 2013 7:12 pm

Os custos do F-16 para a USAF estão altos por conta das operações de Guerra e o desgaste fora da programação normal de uso das aeronaves.

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Re: Alternativas para fim do FX2

#2228 Mensagem por Boss » Seg Set 09, 2013 7:17 pm

Se o governo for escolher usando parte da argumentação que vemos aqui, o preço será sim, um fator determinante, visto que alguns foristas se debruçam sobre migalhas de dólares para definir quem é melhor que quem.

Rafale "rainha de hangar" tá aí para comprovar.

Mas creio que não o fará, pois se assim o fosse, já teria escolhido faz tempo, era só pegar o relatório todo e procurar qual era o mais barato, ignorando todo o resto.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2229 Mensagem por kirk » Seg Set 09, 2013 7:21 pm

Boss escreveu:Se o governo for escolher usando parte da argumentação que vemos aqui, o preço será sim, um fator determinante, visto que alguns foristas se debruçam sobre migalhas de dólares para definir quem é melhor que quem.

Rafale "rainha de hangar" tá aí para comprovar.

Mas creio que não o fará, pois se assim o fosse, já teria escolhido faz tempo, era só pegar o relatório todo e procurar qual era o mais barato, ignorando todo o resto.
Acho mais sensato o GF considerar custo X benefício !

Sds
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2230 Mensagem por Bourne » Seg Set 09, 2013 8:35 pm

Seja quem for o vencedor, teremos um rei ou rainha do hangar. Espero ao menos que comprem os armamentos e treinem o pessoal na medida do possível.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2231 Mensagem por bcorreia » Seg Set 09, 2013 9:06 pm

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu:Bom...

Concordo com todo mundo que disse que se no fim das contas a FAB escolher qualquer um dos 3 para substituir o F-5 está ótimo.

Mas para isso o F-16 já resolveria o problema com sobra.

Por outro lado eu continuo achando que poderíamos dar um passo mais a frente do que já demos, e aeronaves como o SHornet, Rafale, Typhoon ou o Su-35 na minha opinião representam isso.

Uma aeronave como o Gripen E, é boa, pelo que está sendo planejado, quando voar terá o seus méritos, mas para um país do nosso tamanho acho que poderíamos ter algo melhor.

Sei lá,

Se é para ter avião "barato" eu sou mais o F-16, já que ""barato"" pode significar "enfrentar pindaíbas orçamentárias" e o que não falta é operador e peça e upgrade de F-16 sobrando por aí.

Por essas e outras que essa shortlist é bem estranha, porque por um lado da a idéia de que uma aeronave ""mais barata"" é o que está sendo pensado, por outro lado tem aeronaves de desempenho bem diferentes.

Além disso tem o "barato" da propaganda e o barato da realidade. A África do Sul está pagando mais do que o dobro do que a propaganda... não recebeu 1/5 dos offsets... e está tentando ver o que dá para fazer para manter o Gripen C que teoricamente por ser 'mais leve' do que a versão que nem existe ainda, há uma grande chance de que seja mais barata do que o Gripen E.

Além disso tem toda a história do preço/tempo e disponibilidade de sobressalentes, etc. Se estamos pensando em barato ou caro, vai ter F-16 voando em +2040 pelo andar da carruagem. :lol:

Mas enfim, vamos ver no que isso vai dar... [029]

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Dizer que o Gripen poderá ser o escolhido apenas porque é o mais barato é um exagero.
Há diversos outros atributos que foram levados em conta no FX-2, a exemplo dos off sets, ToTs, etc etc, nos quais a proposta da Saab pode ter sido bem avaliada.
A proposta dos suecos pode ter a melhor relação custo-beneficio dos 3. Me parece ser uma possibilidade factível.

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Nesse momento eu diria que o Gripen seria o vencedor porque entre os concorrentes da shortlist, foi o único que a Tia não se estressou com o governo do país de origem, ao menos por enquanto :mrgreen:
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2232 Mensagem por bcorreia » Seg Set 09, 2013 9:12 pm

kirk escreveu:
Boss escreveu:Se o governo for escolher usando parte da argumentação que vemos aqui, o preço será sim, um fator determinante, visto que alguns foristas se debruçam sobre migalhas de dólares para definir quem é melhor que quem.

Rafale "rainha de hangar" tá aí para comprovar.

Mas creio que não o fará, pois se assim o fosse, já teria escolhido faz tempo, era só pegar o relatório todo e procurar qual era o mais barato, ignorando todo o resto.
Acho mais sensato o GF considerar custo X benefício !

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Se o GF tivesse a mínima capacidade de levar algo pelo Custo / Benefício provavelmente nunca teríamos coisas como a copa de 2014, ao menos não com os estádios custando o que custaram.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2233 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Set 09, 2013 9:24 pm

Luís Henrique escreveu:Ferry Range não tem a ver com raio de ação em combate.
Não mesmo.
Luís Henrique escreveu: O raio de ação do Gripen com todos os tanques de combustível possíveis é de 1.300 km.
O do Rafale é de 1.850 km.
Não nas mesmas condições, comparar o raio de ação é comparar bananas com maçãs, são números obtidos de formas diferentes.
Luís Henrique escreveu: Portanto, o Rafale é superior neste quesito.

Não tente provar o impossível.
Se os franceses fossem mais transparentes seria mais fácil... Porque não divulgam quanto o avião vôa pelado, sem tanques externos?
Luís Henrique escreveu: O Gripen E com o tanque cheio (3.2T de combustível) e SEM armamentos possui relação potência/peso de 0,97 kgF/kg.
O Rafale na mesma situação (4,7T de combustível) fica com relação potência/peso de 1,05 kgF/kg.
O Super Hornet (6,78T de combustível) fica em 0,94 kgF/kg.
A relação empuxo/peso é adimensional, não coloca o "kgF/kg" e nem nada no fim.
Luís Henrique escreveu:Colocando 8 toneladas de carga, o que só daria para ser feito no Rafale e no SH já que o Gripen E não suporta todo este peso, mas da para tirarmos mais 2 aprendizados:
Poderíamos fazer a conta com 9 toneladas, como o Rafale é o único que suporta isso é o único candidato aceitável, certo? Opa não...

Falando sério, quem vai para guerra com caças tão carregados? É a mesma coisa que as 9 toneladas do F-16, quanta carga o Rafale levava na Líbia? Quanto carga os SH da US Navy levaram no Iraque? Tão carregados todos esses aviões terão limitações, operando no limite da autonomia também terão limitações no uso do pós combustor, em outras palavras, farão o AMX parecer um caça de alto desempenho.

E por fim, que eu me lembre o foco na FAB será ar-ar, mais especificamente GDA, por que sempre pende para alcance e capacidade de carga?
Luís Henrique escreveu: O Rafale e o Super Hornet FICAM EMPATADOS com esta carga de armamentos. O Rafale era superior, mas com todo este peso fica igual ao SH, pois o SH é mais potente.
Sera mais preciso dizer que porque o SH é maior a potência extra vem por causa disso, se bota 5 tonaleadas na caçamba de uma pickup e 5 toneladas na caçamba de um caminhão a pickup sofre mais por outro lado ninguém em sã conciência faria isso.
Luís Henrique escreveu:E a relação potência/peso dos dois carregando 8 toneladas de carga externa fica praticamente igual à do Gripen carregando 4 toneladas.
Provavelmente consumindo o dobro também...
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2234 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 10, 2013 9:38 am

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu:Disseste uma coisa muito certa agora. A FAB tem um planejamento para bases aéreas. E... serão basicamente as mesmas que já temos hoje. A única novidade de fato é o estabelecimento de algumas bases de desdobramento.
Mais ou menos,
As supostas 120 aeronaves distribuídas entre 4 e 5 geração serão todas multifuncionais o que mudará e em muito o atual perfil dos esquadrões da FAB, e no caso da substituição do GDA e dos atuais esquadrões de AM-X com uma aeronave multifunctional, aumentará e em muito a área de atuação da nossa defesa Aérea, incluindo a sua localização.
Em antecipação a tais mudanças eu me lembro de ter sido planejada a transferência acho que do 1/16 para Campo Grande o que no momento em que o AM-X fosse substituído, pelo tipo de perfil da nova aeronave, um grande rombo na nossa Defesa Aérea sumiria.
Além disso eu me lembro de algo relacionado a um "GDA" na Região Amazonica e certamente caso isso ocorra o papel e infraestrutura que hoje o Pacau tem por lá (o que não é boa) certamente também mudaria.
Ou seja... de certo modo, quando essas aeronaves atuais dessem lugar ao F-X e ao 5 Geração as lacunas sumiriam. É claro que essa ridicula demora de 17 anos para se tomar uma decisão fura qualquer planejamento infelizmente :(.
[]s
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[/quote]

A FAB vai levar o 1o/16 Gav para CG. Isto é certo e já está confirmado. Ponto. A questão é, que nem a FAB sabe quando.
Quanto ao GDA na região norte, aventou-se o mesmo em Manaus, mas com o 1o/4o Gav lá isto se torna inconveniente. Neste sentido, ainda falta um esquadrão em Belém para cobrir parcialmente a região. Para isso existe a possibilidade também, e que foi aventada pela FAB de um ou os dois esquadrões do 10o Gav serem posto lá. Falta a cobertura do nordeste, para a qual, se não for criado nenhum novo grupo, a saída mais simples seria (re)transformar o 5o Gav em caça novamente.
Como vês, a estrutura em si não muda nada. Muda na verdade a operacionalidade e as capacidades. Se isto será suficiente para uma defesa aérea mais crível, só vamos saber mesmo, se e quando ela estiver em funcionamento.
Mas sinceramente, eu acho que nós aqui nem vamos estar vivos para saber. :roll:

abs.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2235 Mensagem por J.Ricardo » Ter Set 10, 2013 11:38 am

Numa boa, o GF esta vendo apenas e apenas o fator político, não estão nem aí para custo de combustível, peças sobressalentes e tales, é só ver que para o Lula a melhor opção era o Rafale, para a Dilma é/era o F-18, os únicos que devem estar pensando um pouco mais sobre o assunto é a FAB, mas este não optam mais nada...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Trancado