Pelo menos o EDA tem o que comemorar
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- saullo
- Sênior
- Mensagens: 2930
- Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
- Agradeceu: 554 vezes
- Agradeceram: 185 vezes
Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar
A FAB assinou contrato para CLS de 92 unidades, logo, para quem encomendou 99, já eram 7 a menos, com mais essa unidade do EDA, são 8 a menos.
Encomendamos 99 e temos 91 em operação.
Creio ser hora de a FAB começar a pensar em ir fazendo encomendas em doses homeopáticas para ajudar a manter a linha de produção aberta, para repor as perdas e até ativar aqueles esquadrões na região Sul e na Amazônia Ocidental.
Dá para se fazer com partes do orçamento, como a MB faz para ter seus Sea Hawk.
Abraços
Encomendamos 99 e temos 91 em operação.
Creio ser hora de a FAB começar a pensar em ir fazendo encomendas em doses homeopáticas para ajudar a manter a linha de produção aberta, para repor as perdas e até ativar aqueles esquadrões na região Sul e na Amazônia Ocidental.
Dá para se fazer com partes do orçamento, como a MB faz para ter seus Sea Hawk.
Abraços
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1332
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 51 vezes
- Agradeceram: 477 vezes
Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar
Tem um A-29 no que foi doado ao Musal... Um dos protótipos.
Sds,
Cassio
Sds,
Cassio
- BARAK
- Intermediário
- Mensagens: 301
- Registrado em: Sex Abr 11, 2008 11:59 pm
- Localização: Sierra Sierra Oscar Lima
- Agradeceu: 2 vezes
Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar
Isso me fez lembra desse episódio:arcanjo escreveu:Novas Informações sobre acidente com avião da Esquadrilha da Fumaça
... “Era um voo de treinamento, na fase de desenvolvimento de manobras durante a implantação da nova aeronave. No momento de recuperação, na descida, essa aeronave entrou em atitude anormal e colidiu com o solo. Não sabemos o que gerou essa atitude...
arcanjo
http://www.aereo.jor.br/2010/02/03/um-s ... er-tucano/
E para completar, hoje ao visitar o site do EDA, lendo a seguinte notícia:
http://www.eda.aer.mil.br/index.php/201 ... 1-painel-2
Me deparo com a foto abaixo. Vejam o que está escrito na apresentação:
...histórico de estouro de pneus e disparo de compensador...
"What? Me worry?"
Alfred E. Newman
Alfred E. Newman
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar
Nós não devemos nunca julgar que uma aeronave caiu aparentemente por ter um histórico de um problema técnico sem ter em mãos os relatórios dos acidentes passados pra saber se o referido problema técnico contribuiu ou determinou para as quedas.
Mas devo concordar que, a partir do momento que não temos os relatórios em mãos, e só nos resta tentar arranhar a superfície dos acontecimentos com as informações que temos, uma suspeita dessa passa a parecer plausível.
Mas seria muito importante termos os relatórios, sem dúvida. Até para desmistificar entre os entusiastas essa "suspeita" que infelizmente já tem dados o suficiente pra fazer muita gente em muito espaço na internet sair por aí afirmando que Super Tucanos caem por disparo de compensador. E daí pra "informação" ganhar o mundo, não custa. Lógico, caso não seja esse o problema.
Mas devo concordar que, a partir do momento que não temos os relatórios em mãos, e só nos resta tentar arranhar a superfície dos acontecimentos com as informações que temos, uma suspeita dessa passa a parecer plausível.
Mas seria muito importante termos os relatórios, sem dúvida. Até para desmistificar entre os entusiastas essa "suspeita" que infelizmente já tem dados o suficiente pra fazer muita gente em muito espaço na internet sair por aí afirmando que Super Tucanos caem por disparo de compensador. E daí pra "informação" ganhar o mundo, não custa. Lógico, caso não seja esse o problema.
AD ASTRA PER ASPERA
- BARAK
- Intermediário
- Mensagens: 301
- Registrado em: Sex Abr 11, 2008 11:59 pm
- Localização: Sierra Sierra Oscar Lima
- Agradeceu: 2 vezes
Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar
[gravedigger]
...e o EDA ainda está na "peleja" com o A-29...
[/gravedigger]
...e o EDA ainda está na "peleja" com o A-29...
[/gravedigger]
"What? Me worry?"
Alfred E. Newman
Alfred E. Newman
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
-
- Sênior
- Mensagens: 3632
- Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
- Agradeceram: 4 vezes
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar
Porque?juarez castro escreveu:Vai morrer gente, e gente boa.
Grande abraço
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
- Sênior
- Mensagens: 3632
- Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
- Agradeceram: 4 vezes
Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar
1. Porque ele não foi feito para ser acrobático, nem mesmo com as pequenas "customizações" feitas nestas células.Bolovo escreveu:Porque?juarez castro escreveu:Vai morrer gente, e gente boa.
Grande abraço
2. Não resolveram um problema crucial na aeronave que já matou mais de um.
Grande abraço
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar
Bem, eu discordo. Mas tudo bem.juarez castro escreveu:1. Porque ele não foi feito para ser acrobático, nem mesmo com as pequenas "customizações" feitas nestas células.Bolovo escreveu: Porque?
2. Não resolveram um problema crucial na aeronave que já matou mais de um.
Grande abraço
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar
O disparo de compensador? A tendência de desestabilizar na aproximação?juarez castro escreveu:1. Porque ele não foi feito para ser acrobático, nem mesmo com as pequenas "customizações" feitas nestas células.Bolovo escreveu: Porque?
2. Não resolveram um problema crucial na aeronave que já matou mais de um.
Grande abraço
Concordo que a aeronave é arredia e tem características...digamos...difíceis, mas não acho que o pessoal do EDA manteria o modelo e uma apresentação ousada se não pudesse ser feito com segurança. Caso o A-29 tenha sido imposto e o risco elevado mantido, tenho plena certeza de que eles tentariam minimizar os riscos cortando no repertório.
Mesmo o disparo de compensador ser algo que pode ocorrer (teoricamente) independente da manobra, caso a análise de risco apontasse um perigo elevado, eles seriam os primeiros a pipocar até porque é a vida deles que está ali.
Só nos resta torcer para que o trabalho de casa tenha sido bem feito, e que vidas não sejam perdidas por conta dessas características.
AD ASTRA PER ASPERA
-
- Sênior
- Mensagens: 3632
- Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
- Agradeceram: 4 vezes
Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar
Este troço vai matar mais gente novamente, talvez aí partam para a solução correta e definitiva.Skyway escreveu:O disparo de compensador? A tendência de desestabilizar na aproximação?juarez castro escreveu: 1. Porque ele não foi feito para ser acrobático, nem mesmo com as pequenas "customizações" feitas nestas células.
2. Não resolveram um problema crucial na aeronave que já matou mais de um.
Grande abraço
Concordo que a aeronave é arredia e tem características...digamos...difíceis, mas não acho que o pessoal do EDA manteria o modelo e uma apresentação ousada se não pudesse ser feito com segurança. Caso o A-29 tenha sido imposto e o risco elevado mantido, tenho plena certeza de que eles tentariam minimizar os riscos cortando no repertório.
Mesmo o disparo de compensador ser algo que pode ocorrer (teoricamente) independente da manobra, caso a análise de risco apontasse um perigo elevado, eles seriam os primeiros a pipocar até porque é a vida deles que está ali.
Só nos resta torcer para que o trabalho de casa tenha sido bem feito, e que vidas não sejam perdidas por conta dessas características.
Grande abraço
Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar
Tô passeando aqui e desenterrando as coisas.
O A-29 é bem diferente do T-27. Além de outros detalhes, mais pesado e mais potente, o que significa mais velocidade e mais inércia. Houve sim uma dificuldade inicial com essas características, e os pilotos precisaram se adaptar, e por isso o display vai ser diferente com o A-29. Foi um dos motivos para a demora no retorno do calendário oficial da unidade.
Sobre o acidente de 2013, um amigo que viu a queda a poucos metros de distância, reportou que o piloto tentou dar uma asada durante o mergulho, o que COSTUMA ser uma indicação de stall de alta velocidade. Não vi o relatório para confirmar se a causa foi mesmo essa, e o que provocou. Mas também não ouvi nada sobre disparo do compensador nesse episódio específico.
Abraços
O A-29 é bem diferente do T-27. Além de outros detalhes, mais pesado e mais potente, o que significa mais velocidade e mais inércia. Houve sim uma dificuldade inicial com essas características, e os pilotos precisaram se adaptar, e por isso o display vai ser diferente com o A-29. Foi um dos motivos para a demora no retorno do calendário oficial da unidade.
Sobre o acidente de 2013, um amigo que viu a queda a poucos metros de distância, reportou que o piloto tentou dar uma asada durante o mergulho, o que COSTUMA ser uma indicação de stall de alta velocidade. Não vi o relatório para confirmar se a causa foi mesmo essa, e o que provocou. Mas também não ouvi nada sobre disparo do compensador nesse episódio específico.
Abraços
-
- Sênior
- Mensagens: 1039
- Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 61 vezes
Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar
O display esta realmente lindo, mais rápido e emocionante.
Realmente essa aeronave está servindo muito bem ao EDA. Só falta um KC-390 pintado nas cores dele pra dar apoio.
Abraços!
Realmente essa aeronave está servindo muito bem ao EDA. Só falta um KC-390 pintado nas cores dele pra dar apoio.
Abraços!
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
- Stephen R. Covey