FCarvalho escreveu:Jauro, já houve por parte do EB algum ROB para a substituição dos M-114's ou a coisa toda está fechada em torno do M-777?
Pergunto pois, em princípio, este obuseiro foi pensado para prover o apoio de fogo mais pesado à forças leves, como pqdt's e aeromóveis. Em todo caso, comparativamente, em relação a outros materiais da mesma classe, seu alcance fica a dever para a imensa maioria dos concorrentes, que objetivamente, dispensando os requisitos de peso e aeromobilidade detém melhores capacidade de alcance e mesmo do uso de munição assistida de melhores qualidades, em termos opcionais e operacionais/alcance. Se aquele primeiro ronda os 30kms de alcance máximo, operando normalmente na faixa dos 24kms, estes últimos operam acima dos 40 kms em tiro regular e com munição assistida pode até ultrapassar, em alguns casos como o G5 da Denel, os 75kms, com munição de alcance estendido.
Dito isto, caso o EB venha mesmo a adotar a organização cita por ti, num misto de obuseiros AR e AP, não seria mais lógico integrar-se estas undes com o próprio Caesar AR, ou G5-2000 da Denel, ou ainda um FH-77 sueco, que teriam, penso, menos restrições no caso de operarem em unidades em nível de AD do que aquele obuseiro, que foi, insisto, pensado justamente para atuar em nível bgda?
abs.
ROB é para material novo e desconhecido, que nunca foi empregado por outros Exércitos.
Estas informações que passei são de um simpósio de alto nível sobre artilharia de campanha. A partir das conclusões do simpósio, o ACE e o EME vão paulatinamente implantando as ideias levantadas e achadas conforme.
Batido martelo só para o M109A5.
BdaMec: 01GAC 155AP SR (Caesar);
BdaLv: 01GAC 105 AR (M119);
BdaInfPqdt, Sl e Amv: 01GAC 105 AR (M 56 e MrtP120)
Tudo está decidido desde Nov 2011. A parte dos M109A5 parece que está sendo feita e as demais para acontecer entre 2015, 2022 e 2030.
Acredito que com os cortes, o pessoal que está tratando do M109, aqui e lá nos EUA, devem estar passando vergonha.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.