Acidente com avião empresa NoAr
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Re: Acidente com avião empresa NoAr
Meus prezados:
Famílias vão à luta para pedir punição da Anac
A Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 4896 da Noar (Afav-Noar) vai entrar com uma ação no Ministério Público Federal pedindo que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) seja responsabilizada pelo acidente. O objetivo é pressionar a Polícia Federal (PF), cujo inquérito sobre o caso ainda não foi concluído, a apurar o peso do que classificou como "negligência" da Anac."É preciso que o papel fiscalizador da Anac seja observado. Queremos saber porque a inspeção da Anac na Noar dias antes do acidente não encontrou nada de errado e três dias depois a mesma Anac emitiu 148 laudos de infração contra a empresa. Se a Anac trabalha por amostragem e não tem gente suficiente para inspecionar as companhias aéreas, como vamos estar protegidos?", indagou a professora Rosiane Oliveira, 45 anos, que no desastre perdeu a irmã, a engenheira civil Maria da Conceição Oliveira, 46.
O relatório final do Cenipa, que será publicado na segunda-feira no site do órgão, poderá ser reaberto. Os familiares vão elaborar um documento com questionamentos e enviar à Aeronáutica. Caso haja necessidade, as investigações serão retomadas.
Relatório final desqualificado pela empresa
O comandante Ricardo Miguel, piloto, investigador e gestor de segurança da Noar Linhas Aéreas, desqualificou o relatório produzido pelo Cenipa. Ele afirmou que o documento foi baseado unicamente nas informações prestadas pela fabricante da aeronave, a checa Let Aircraft. A Noar afirma que o principal causador do acidente foi a abertura da superfície de sustentação, chamada Auto Bank Control (ABC)."Passei a duvidar do relatório porque todo o processo desenhado pelo Cenipa foi segundo o fabricante do avião. O Auto Bank Control é comum no Leste Europeu. A gente costuma chamar isso de bacalhau, que é quando a aeronave tem um problema de projeto e faz um equipamento para corrigir essa falha. Houve a abertura da superfície em uma das asas e o instrumento mostrou o equilíbrio de maneira errada. Deram pouca causa à abertura inadvertida do ABC. Foi uma falha de projeto e certificada no Brasil pela Anac", observou.
fonte: Jornal do Commercio via CECOMSAER 20 jul 2013
Famílias vão à luta para pedir punição da Anac
A Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 4896 da Noar (Afav-Noar) vai entrar com uma ação no Ministério Público Federal pedindo que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) seja responsabilizada pelo acidente. O objetivo é pressionar a Polícia Federal (PF), cujo inquérito sobre o caso ainda não foi concluído, a apurar o peso do que classificou como "negligência" da Anac."É preciso que o papel fiscalizador da Anac seja observado. Queremos saber porque a inspeção da Anac na Noar dias antes do acidente não encontrou nada de errado e três dias depois a mesma Anac emitiu 148 laudos de infração contra a empresa. Se a Anac trabalha por amostragem e não tem gente suficiente para inspecionar as companhias aéreas, como vamos estar protegidos?", indagou a professora Rosiane Oliveira, 45 anos, que no desastre perdeu a irmã, a engenheira civil Maria da Conceição Oliveira, 46.
O relatório final do Cenipa, que será publicado na segunda-feira no site do órgão, poderá ser reaberto. Os familiares vão elaborar um documento com questionamentos e enviar à Aeronáutica. Caso haja necessidade, as investigações serão retomadas.
Relatório final desqualificado pela empresa
O comandante Ricardo Miguel, piloto, investigador e gestor de segurança da Noar Linhas Aéreas, desqualificou o relatório produzido pelo Cenipa. Ele afirmou que o documento foi baseado unicamente nas informações prestadas pela fabricante da aeronave, a checa Let Aircraft. A Noar afirma que o principal causador do acidente foi a abertura da superfície de sustentação, chamada Auto Bank Control (ABC)."Passei a duvidar do relatório porque todo o processo desenhado pelo Cenipa foi segundo o fabricante do avião. O Auto Bank Control é comum no Leste Europeu. A gente costuma chamar isso de bacalhau, que é quando a aeronave tem um problema de projeto e faz um equipamento para corrigir essa falha. Houve a abertura da superfície em uma das asas e o instrumento mostrou o equilíbrio de maneira errada. Deram pouca causa à abertura inadvertida do ABC. Foi uma falha de projeto e certificada no Brasil pela Anac", observou.
fonte: Jornal do Commercio via CECOMSAER 20 jul 2013
- Skyway
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Re: Acidente com avião empresa NoAr
Esse Auto Bank Control é uma das coisas mais bizarras que já vi.
AD ASTRA PER ASPERA