Bourne escreveu:
Cara, não, não... cara não é isso. Não tem nada ver com isso. Antes de postar vai ver o que é a porra da rede de proteção social, o que são as "bolsas esmolas" nos países desenvolvimento e como funciona a educação cooperativa finlandesa. Como também como foi o governo militar-civil entre 1960 e 1970, começando do motivo de existir eleições, um partido que defendia o governo e outro na oposição.
Dei uma provocada como a Colômbia pode ter 12 caças de verdade que são a commoditie chamada F-16. Enquanto a FAB voa de F5 pronta para virar uma TAB. A defesa área não é importante para o Brasil. Se fosse começava a operar Mirage2000 nos anos 1980 ou tinham algumas dezenas de F16 modernizados voando por aí
Proteção ou inclusão social?
Eu concordo que realmente dar dinheiro a quem não tem não é a solução mais adequada, pelo menos não continuamente, mas assim como o sistema de quotas pode sim ser um paliativo para um dos paises que tem uma enorme desigualdade social.
E o sistema finlandes e amplamentecitado como exemplo, inclusive um de seus defensores (Sir Ken Robinson) ressalta que NÃO podemos comparar um país de 5 milhões de habitantes com os EUA, da mesma maneira que não podemos comparar com o Brasil; mas podemos sim comparar com um Estado do Brasil ou uma metropole brasileira. E o que fazemos para mudar esse quadro em nosso bairro ou em nossa cidade?
Sobre historia militar brasileira, é um de meus temas favoritos; e focar apenas na decada de 60 é um erro enorme já que as raizes daquele regime surgiram lá no golpe que extinguiu a Monarquia no Brasil na virada do seculo. Ali criou-se no oficialato militar (e alastrou-se por toda a tropa) o estigma que a elite brasileira (nas virtudes e no intelecto) estava concentrada nas FFAA; e que deveriam ser eles os "salvadores da patria".
Os frutos de 1889 podem ser sentidos nas revoluções de 22, 30, 32, 35, 37, 45, 56, 59 e finalmente 64 (para citar só algumas delas).
Quando os Tenentes da decada de 30 viraram Generais em 60 ouviram tudo o que eles queriam: o Povo clamando por alguem cheio de lisura e intelecto para salva-los do perigo (isso de ambos os lados); e não só acreditaram como agiram pensando estar fazendo o melhor para o Povo, como se a população precisasse de alguem para lhe dizer o que é melhor ou pior com uma arma na mão...
Concordo que nem de longe a repressão foi parecida com o que vimos na vizinhança, mas dai a dizer que por termos ARENA e MDB no Congresso (quando estava funcionando) existia liberdade politica vai uma grande diferença. E no final, o proprio Povo tirou do Poder quem havia se colocado lá em nome dele (apesar de inumeras pessoas/partidos tentarem tomar para si essa vitoria).
E a FAB voa o que voa simplesmente porque Defesa NÃO é importante para os brasileiros! Simples, não tem outra explicação.
E por mais que nós que pensamos diferentes fiquemos chateados com isso, paciencia. Assim que devem ser as coisas na Democracia: se a maioria acha que devemos gastar 15 Bi em estadios para a Copa e NADA para a Defesa Aerea, é assim que vai ser.
O que eu não concordo é que por causa disso se ache que o sistema não serve e que deveriamos voltar para um onde, por melhor que fosse, ainda é pior do que a pior das Democracias. Até porque como Democracia é um conceito novo por aqui, acho que deviamos dar um voto de confiança para ela, talvez uns 100 anos tal qual tivemos com o sistema de "o mais forte toma o poder" no seculo passado que criou o Gigante que nunca acordou...