delmar escreveu:Quando os caças vem eu não sei, mas que as recentes trapalhadas da França com o avião presidencial boliviano acabou de vez com o Rafale é certo. Adeus Rafale...
Rapaz, quando eu estava falando das chances do Su-35S eu estava brincando?
Agora a coisa ficou séria.
Se o Su-35S for comprado (aquela oferta sobre transferência de tecnologia e fabricação nacional), os Su-30 viram para cobrir a lacuna do GDA.
Esqueçam FX....a Dilma está acuada e dificilmente tomará alguma decisão, a não ser que comecem a criticá-la por deixar o espaço aéreo abandonado, o que acho difícil. Contente-se com F-5 ou ALX no GDA.
A FAB sabe que o F-5 não serve para o GDA. Não servia na década de 70, não serviu a alguns anos atrás quando vieram os M2000 e não serve para o futuro. Mas não são eles que controlam a verba. Já é piada a operação de F-5 em Manaus. Mantida essa situação, já podem estudar a operação do KC-767 ou KC-390 em Anápolis ou Brasília, em apoio aos F-5.
Em Manaus, os F-5 operam em configuração ´´limpa``, por restrições no comprimento da pista:
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem." João Guimarães Rosa
rodrigo escreveu:A FAB sabe que o F-5 não serve para o GDA. Não servia na década de 70, não serviu a alguns anos atrás quando vieram os M2000 e não serve para o futuro. Mas não são eles que controlam a verba. Já é piada a operação de F-5 em Manaus. Mantida essa situação, já podem estudar a operação do KC-767 ou KC-390 em Anápolis ou Brasília, em apoio aos F-5.
Em Manaus, os F-5 operam em configuração ´´limpa``, por restrições no comprimento da pista:
Pessoalmente, mais ate' do que a restricao operacional dos peso de decolagem, o que me preocupa, pelos pilotos do pacau, e' a curta autonomia deles em caso de fechamento da pista. Tem o Eduardo Gomes, o internacional, proximo, maior. Mas se vierem Cb's vitaminados, o que e' comum por la' e fecharem, mesmo que momentaneamente as duas, e' chao. nao terao autonomia para alternarem nada. E e' comum na caca missoes com combustivel extra de 2, 3 minutos...
Com essa dos EUA espionarem o Brasil e inclusive terem uma "base" em terras tupiniquins, e a Dilma não parecer nenhum pouco contente com essa história... alguém realmente acredita em alguma chance para o Super Hornet?
PS: Não que o F-X já não estivesse pelo visto, morto e enterrado mesmo...
rodrigo escreveu:A FAB sabe que o F-5 não serve para o GDA. Não servia na década de 70, não serviu a alguns anos atrás quando vieram os M2000 e não serve para o futuro. Mas não são eles que controlam a verba. Já é piada a operação de F-5 em Manaus. Mantida essa situação, já podem estudar a operação do KC-767 ou KC-390 em Anápolis ou Brasília, em apoio aos F-5.
Pessoalmente, mais ate' do que a restricao operacional dos peso de decolagem, o que me preocupa, pelos pilotos do pacau, e' a curta autonomia deles em caso de fechamento da pista. Tem o Eduardo Gomes, o internacional, proximo, maior. Mas se vierem Cb's vitaminados, o que e' comum por la' e fecharem, mesmo que momentaneamente as duas, e' chao. nao terao autonomia para alternarem nada. E e' comum na caca missoes com combustivel extra de 2, 3 minutos...
abs!
Olha, não é por nada, mas eu já vi, e mais de uma vez, os 767-200 da saudosa(para mim) TransBrasil pousando, e decolando também, em Ponta Pelada numa boa, alternando o EG. E isso na mesmíssima pista atualmente utilizada pelos F-5 do 1o/4o Gav. Assim, ao menos para a minha santa ignorância, fica um tanto que complicado entender como um avião peso mosca como o F-5 tem esse tipo de problema.
Então se alguém tiver a paciência de me explicar qual é a problemática de uma aeronave que não pesa nem perto de 15 toneladas full, de decolar equipada totalmente, enquanto um Boeing de mais de 80 toneladas faz isso sem muito esforço.
Bourne escreveu:Isso não me surpreende. Coisa do outro mundo seria a ABIN saber que existe a espionagem, a base e monitorar as atividades dos norte-americanos.
Bourne escreveu:Isso não me surpreende. Coisa do outro mundo seria a ABIN saber que existe a espionagem, a base e monitorar as atividades dos norte-americanos.
Meu receio era ela saber e ter recebido ordens para fazer vistas grossas
Meu receio era ela saber e ter recebido ordens para fazer vistas grossas
Pior...
Andei lendo algumas provas de concursos passados da ABIN e são bem difíceis, achei o nível bem alto, sinal que quem entra ali tem potencial e o governo subdimensiona até o intelecto dos analistas, contrata pessoas inteligentes pra ficarem brincando de agentes pesquisando no google e no google Earth...