Viatura Blindada Multitarefa - VBMT GUAICURUS
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- gogogas
- Sênior
- Mensagens: 2190
- Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 225 vezes
Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L
creio que o Guará é o mais cotado para essa categoria , é nacional e o EB ja esta testando um protótipo no Haiti , pode se tirar muito proveito deste teste e melhorar um produto nacional . ... .
Gogogas !
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13904
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2391 vezes
Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L
Já existe o Guará e o Gladiador, ambos se mostraram bons e podem trabalhar juntos, mas claro que em OM's diferentes (o primeiro, creio eu, seria destinado as Brigadas de Infantaria Motorizadas e o último poderia ser destinado as demais Brigadas de Infantaria.
O Guará dá para fazer com ele várias versões, como uma de apoio de fogo para o Pelotão (quem dera ter uma torre CPWS-30 com um canhão M230 e uns reparos para um míssil anti-carro mais pesado, bem que a Mectron poderia fazer um MSS 3.0AC, com maior alcance o ogiva muito mais poderosa, aos moldes do TOW), viatura de transporte (com REMAX ou MR 555, ambas com um M2HB/CQB ou FN MAG) e até uma viatura porta-morteiro (o mesmo consegue carregar um morteiro 120 mm.
As configurações do Gladiador seriam parecidas, mas sem a versão porta-morteiro e a versão de apoio de fogo com um CPWS-30 e um míssil mas leve, mas com modo "Overfly Top Attack" (uma nova versão do MSS 1.2AC, um MSS 2.0AC.
Sonhar não custa nada né...
Lembro da KMW dizer que quer desenvolver uma viatura aos moldes do Dingo 2 para o EB, logo após o anúncio de que instalaram uma fábrica em Santa Maria. Bem que poderiam fazer um misto de Guará e Dingo 2.
O Guará também seria uma escolta para os Astros 2020, e agora, o EB usará/usa o VBL?
Um abraço.
O Guará dá para fazer com ele várias versões, como uma de apoio de fogo para o Pelotão (quem dera ter uma torre CPWS-30 com um canhão M230 e uns reparos para um míssil anti-carro mais pesado, bem que a Mectron poderia fazer um MSS 3.0AC, com maior alcance o ogiva muito mais poderosa, aos moldes do TOW), viatura de transporte (com REMAX ou MR 555, ambas com um M2HB/CQB ou FN MAG) e até uma viatura porta-morteiro (o mesmo consegue carregar um morteiro 120 mm.
As configurações do Gladiador seriam parecidas, mas sem a versão porta-morteiro e a versão de apoio de fogo com um CPWS-30 e um míssil mas leve, mas com modo "Overfly Top Attack" (uma nova versão do MSS 1.2AC, um MSS 2.0AC.
Sonhar não custa nada né...
Lembro da KMW dizer que quer desenvolver uma viatura aos moldes do Dingo 2 para o EB, logo após o anúncio de que instalaram uma fábrica em Santa Maria. Bem que poderiam fazer um misto de Guará e Dingo 2.
O Guará também seria uma escolta para os Astros 2020, e agora, o EB usará/usa o VBL?
Um abraço.
-
- Sênior
- Mensagens: 5309
- Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
- Localização: Barra Velha, SC.
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L
Partiu para o ataque.PORTARIA Nº 119-EME, DE 19 DE JUNHO DE 2013.
Nomeia Comissão a fim de elaborar estudo de
viabilidade sobre a obtenção da Viatura Blindada de
Reconhecimento, Leve, de Rodas (VBR-LR).
O CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, no uso das atribuições que lhe
conferem o art. 3°, inciso 11, do Regimento Interno o Comando do Exército, aprovado pela Portaria do
Comandante do Exército nº 028, de 23 de janeiro de 2013 e o inciso V do a rt 5º do Regulamento do
Estado-Maior do Exército (R-173), aprovado pela Portaria do Comandante do Exército nº 514, de 29 de
junho de 201 O, resolve:
Art. 1 º Nomear Comissão a fim de elaborar estudo de viabilidade sobre a obtenção da
Viatura Blindada de Reconhecimento, Leve, de Rodas (VBR-LR), primeira versão da Subfamília de
Viaturas Blindadas de Roda (VBR).
Art. 2º A Comissão terá a seguinte composição: I - Presidente:.......................................
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1923
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 830 vezes
- Contato:
Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L
jauro escreveu:Partiu para o ataque.PORTARIA Nº 119-EME, DE 19 DE JUNHO DE 2013.
Nomeia Comissão a fim de elaborar estudo de
viabilidade sobre a obtenção da Viatura Blindada de
Reconhecimento, Leve, de Rodas (VBR-LR).
O CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, no uso das atribuições que lhe
conferem o art. 3°, inciso 11, do Regimento Interno o Comando do Exército, aprovado pela Portaria do
Comandante do Exército nº 028, de 23 de janeiro de 2013 e o inciso V do a rt 5º do Regulamento do
Estado-Maior do Exército (R-173), aprovado pela Portaria do Comandante do Exército nº 514, de 29 de
junho de 201 O, resolve:
Art. 1 º Nomear Comissão a fim de elaborar estudo de viabilidade sobre a obtenção da
Viatura Blindada de Reconhecimento, Leve, de Rodas (VBR-LR), primeira versão da Subfamília de
Viaturas Blindadas de Roda (VBR).
Art. 2º A Comissão terá a seguinte composição: I - Presidente:.......................................
Já temos candidatos?
arcanjo
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13904
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2391 vezes
Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L
Tomará que o Guará vença.
Já possui todos os requisitos, menos um sobre o peso, que é apenas 150 kg a mais, mas isso - ao meu ver - não faria diferença, tendo em vista o beneficio que teria.
Também tem o VBTPED, mas não sei se o CTEx desenvolveu afim de vende-lo para instituições policiais.
Essas viaturas serão para as Brigadas de Infantaria Motorizada restantes ou para outro tipo de OM?
Um abraço.
Já possui todos os requisitos, menos um sobre o peso, que é apenas 150 kg a mais, mas isso - ao meu ver - não faria diferença, tendo em vista o beneficio que teria.
Também tem o VBTPED, mas não sei se o CTEx desenvolveu afim de vende-lo para instituições policiais.
Essas viaturas serão para as Brigadas de Infantaria Motorizada restantes ou para outro tipo de OM?
Um abraço.
-
- Júnior
- Mensagens: 96
- Registrado em: Qua Jan 02, 2013 3:13 pm
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L
IVECO LMV Lince.arcanjo escreveu:jauro escreveu: Partiu para o ataque.
Já temos candidatos?
arcanjo
-
- Júnior
- Mensagens: 96
- Registrado em: Qua Jan 02, 2013 3:13 pm
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L
gabriel219 escreveu:Tomará que o Guará vença.
Já possui todos os requisitos, menos um sobre o peso, que é apenas 150 kg a mais, mas isso - ao meu ver - não faria diferença, tendo em vista o beneficio que teria.
Também tem o VBTPED, mas não sei se o CTEx desenvolveu afim de vende-lo para instituições policiais.
Essas viaturas serão para as Brigadas de Infantaria Motorizada restantes ou para outro tipo de OM?
Um abraço.
IVECO LMV Lince.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13904
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2391 vezes
Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L
Sinceramente não entendi seu comentário.
Minha pergunta foi em relação as viaturas 4x4 serem utilizadas nas Brigadas de Infantaria Motorizada ou em outra OM.
Minha pergunta foi em relação as viaturas 4x4 serem utilizadas nas Brigadas de Infantaria Motorizada ou em outra OM.
Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L
Esse?Adevaldo escreveu:gabriel219 escreveu:Tomará que o Guará vença.
Já possui todos os requisitos, menos um sobre o peso, que é apenas 150 kg a mais, mas isso - ao meu ver - não faria diferença, tendo em vista o beneficio que teria.
Também tem o VBTPED, mas não sei se o CTEx desenvolveu afim de vende-lo para instituições policiais.
Essas viaturas serão para as Brigadas de Infantaria Motorizada restantes ou para outro tipo de OM?
Um abraço.
IVECO LMV Lince.
- Olinda
- Avançado
- Mensagens: 373
- Registrado em: Seg Out 19, 2009 1:24 pm
- Agradeceu: 83 vezes
- Agradeceram: 26 vezes
Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L
Quais os requisitos do Exercito?jauro escreveu:Partiu para o ataque.PORTARIA Nº 119-EME, DE 19 DE JUNHO DE 2013.
Nomeia Comissão a fim de elaborar estudo de
viabilidade sobre a obtenção da Viatura Blindada de
Reconhecimento, Leve, de Rodas (VBR-LR).
O CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, no uso das atribuições que lhe
conferem o art. 3°, inciso 11, do Regimento Interno o Comando do Exército, aprovado pela Portaria do
Comandante do Exército nº 028, de 23 de janeiro de 2013 e o inciso V do a rt 5º do Regulamento do
Estado-Maior do Exército (R-173), aprovado pela Portaria do Comandante do Exército nº 514, de 29 de
junho de 201 O, resolve:
Art. 1 º Nomear Comissão a fim de elaborar estudo de viabilidade sobre a obtenção da
Viatura Blindada de Reconhecimento, Leve, de Rodas (VBR-LR), primeira versão da Subfamília de
Viaturas Blindadas de Roda (VBR).
Art. 2º A Comissão terá a seguinte composição: I - Presidente:.......................................
-
- Sênior
- Mensagens: 5309
- Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
- Localização: Barra Velha, SC.
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L
SMJ, estão na primeira Pag deste post.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.
- Olinda
- Avançado
- Mensagens: 373
- Registrado em: Seg Out 19, 2009 1:24 pm
- Agradeceu: 83 vezes
- Agradeceram: 26 vezes
Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L
A AVIBRAS poderia criar uma versão do Guará com 4 portas, e colocar um motor mais potente, com cuidado para não prejudicar a autonomia (600 km, wikipedia), e tentar diminuir o peso.
O Lince da Iveco é mais leve e tem um motor mais potente.
O Lince da Iveco é mais leve e tem um motor mais potente.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13904
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2391 vezes
Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L
Mas o Guará tem uma proteção balística melhor, suporta disparos de 14.5 x 114AP. O LMV só pode suportar disparos desse calibre com blindagem adicional, no que aumentaria sua massa.
O Guará também transporta mais soldados, 10 soldados, contra 7 soldados da versão mais "alongada" do LMV. Um Guará pode transportar um GC inteiro e ainda mais um motorista. Além de ter uma flexibilidade maior que o LMV (ele transporta mais carga, pode transportar até um morteiro 120 mm, segundo as fontes.
Creio que o Guará seria excelente para a Infantaria Motorizada e como viatura de reconhecimento para outras OM's.
Um abraço.
O Guará também transporta mais soldados, 10 soldados, contra 7 soldados da versão mais "alongada" do LMV. Um Guará pode transportar um GC inteiro e ainda mais um motorista. Além de ter uma flexibilidade maior que o LMV (ele transporta mais carga, pode transportar até um morteiro 120 mm, segundo as fontes.
Creio que o Guará seria excelente para a Infantaria Motorizada e como viatura de reconhecimento para outras OM's.
Um abraço.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37976
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5740 vezes
- Agradeceram: 3273 vezes
Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L
Em reportagem sobre a Avibrás, na última edição da T&D, ficou demonstrado o interesse da empresa de investir no Guará. Mas existe um óbice. O novo chassis da Tatra.jauro escreveu:PORTARIA Nº 119-EME, DE 19 DE JUNHO DE 2013.
Nomeia Comissão a fim de elaborar estudo de
viabilidade sobre a obtenção da Viatura Blindada de
Reconhecimento, Leve, de Rodas (VBR-LR).
Como o atual modelo foi feito ainda sobre a antiga base do Unimog alemão, será necessário a total releitura do veículo que será aposto ao chassi atual da Tatra, visto que o desenho atual não poderá mais ser usado. E isto creio eu, deverá levar se não muito, um tempo demasiado, impossibilitando, talvez a inserção deste bldo naquele estudo do EB.
Mas por outro lado, como dificilmente o EB irá definir algo de concreto no curto prazo, posto que este estudo apenas faz a indicação dos modelos existentes no mercado internacional que possam interessar e se inserir nas características estabelecidas no ROB, dando assim um fôlego extra à Avibras, ainda em tempo de propor um novo modelo para este concurso, caso assim seja de seu interesse.
De resto, é bom frisar que este estudo, é de viabilidade, e não de definição sobre qualquer veículo. Visa primariamente saber o que existe por ai e que se encaixe nos parâmetros atuais, ou não, e inclusive, saber se estes mesmos parâmetros ainda são válidos.
Vamos aguardar ainda mais um tempo até que a comissão termine os seus trabalhos. A julgar pela atual situação em termos de investimento industrial, podemos admitir que italianos e alemães estejam um passo a frente quanto a suas ofertas para este novo veículo bldo.
A ver como a concorrência reage.
abs.
Carpe Diem
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L
FCarvalho, como você não anexou as caracteristicas: b-desejaveis e c-complementar, do VBR-LR, o estou fazendo:
b. Desejáveis
01) Possuir peso máximo, quando totalmente equipada para o combate, de 60.000 N (sessenta mil
Newtons). (Peso seis)
02) Ultrapassar vão horizontal (trincheira) de no mínimo 0,50 m (zero vírgula cinqüenta metros),
com carga máxima. (Peso seis)
03) Transportar, além da guarnição, mais um combatente. (Peso seis)
04) Possuir condições para a instalação de sistema de orientação e navegação por satélites
(“Global Positioning System ” – GPS). (Peso quatro)
05) Possuir GPS. (Peso quatro)
06) Possuir guincho, montado externamente (fixo ou amovível), capaz de tracionar viatura
semelhante. (Peso quatro)
07) Possuir um conjunto de baterias para o sistema rádio, independente das fontes de energia da
viatura. (Peso seis)
08) Possuir comando único para o sistema de navegação e, também, comandos individuais para os
subsistemas que o constituem. (Peso seis)
09) Possuir propulsão aquática que lhe permita navegar com facilidade em rios com correntezas
de, no mínimo, 1,5 m/s (um vírgula cinco metros por segundo). (Peso seis)
10) Desenvolver velocidade igual ou superior a 9 km/h (nove quilômetros por hora) nas vias
aquáticas sem correnteza. (Peso seis)
11) Ser anfíbia, com ou sem preparação. Se for com preparação, o tempo necessário para compôla
deverá ser inferior a 5' (cinco minutos). (Peso seis)
12) Possuir sistema de Defesa Química, Biológica e Nuclear (DQBN). (Peso seis)
13) Possuir sistema de detecção de incidência de raios laser sobre o carro. (Peso seis)
14) Possuir baixa assinatura térmica. (Peso seis)
15) Possuir baixa assinatura radar. (Peso seis)
16) Possuir sistema lançador de fumígenos. (Peso seis)
17) Ser preparada para receber a instalação de blindagem adicional. (Peso seis)
18) Possuir adequada proteção para os componentes do sistema de iluminação interna e externa.
(Peso seis)
19) Possuir sistema com bomba elétrica e manual para esgotamento d`água que porventura
penetre na viatura durante a travessia de cursos de água. (Peso seis) (NR)
20) Possuir tomada de ar, com engate rápido, para o sistema de freio do reboque. (Peso seis) (NR)
c. Complementar
01) Possibilitar, em seu motor, o uso de diversos tipos de combustíveis. (Peso dois)
Bacchi
b. Desejáveis
01) Possuir peso máximo, quando totalmente equipada para o combate, de 60.000 N (sessenta mil
Newtons). (Peso seis)
02) Ultrapassar vão horizontal (trincheira) de no mínimo 0,50 m (zero vírgula cinqüenta metros),
com carga máxima. (Peso seis)
03) Transportar, além da guarnição, mais um combatente. (Peso seis)
04) Possuir condições para a instalação de sistema de orientação e navegação por satélites
(“Global Positioning System ” – GPS). (Peso quatro)
05) Possuir GPS. (Peso quatro)
06) Possuir guincho, montado externamente (fixo ou amovível), capaz de tracionar viatura
semelhante. (Peso quatro)
07) Possuir um conjunto de baterias para o sistema rádio, independente das fontes de energia da
viatura. (Peso seis)
08) Possuir comando único para o sistema de navegação e, também, comandos individuais para os
subsistemas que o constituem. (Peso seis)
09) Possuir propulsão aquática que lhe permita navegar com facilidade em rios com correntezas
de, no mínimo, 1,5 m/s (um vírgula cinco metros por segundo). (Peso seis)
10) Desenvolver velocidade igual ou superior a 9 km/h (nove quilômetros por hora) nas vias
aquáticas sem correnteza. (Peso seis)
11) Ser anfíbia, com ou sem preparação. Se for com preparação, o tempo necessário para compôla
deverá ser inferior a 5' (cinco minutos). (Peso seis)
12) Possuir sistema de Defesa Química, Biológica e Nuclear (DQBN). (Peso seis)
13) Possuir sistema de detecção de incidência de raios laser sobre o carro. (Peso seis)
14) Possuir baixa assinatura térmica. (Peso seis)
15) Possuir baixa assinatura radar. (Peso seis)
16) Possuir sistema lançador de fumígenos. (Peso seis)
17) Ser preparada para receber a instalação de blindagem adicional. (Peso seis)
18) Possuir adequada proteção para os componentes do sistema de iluminação interna e externa.
(Peso seis)
19) Possuir sistema com bomba elétrica e manual para esgotamento d`água que porventura
penetre na viatura durante a travessia de cursos de água. (Peso seis) (NR)
20) Possuir tomada de ar, com engate rápido, para o sistema de freio do reboque. (Peso seis) (NR)
c. Complementar
01) Possibilitar, em seu motor, o uso de diversos tipos de combustíveis. (Peso dois)
Bacchi