Mensagem
por JL » Sex Jun 21, 2013 10:24 pm
Pessoalmente não aguento mais ouvir a sigla “FX”, acompanho esta novela, desde quando ela começou lá no governo do Fernando Henrique, lembro-me de postar os primeiros comentários em fórum que pertencia a revista Avião Revue, na época em que a internet era discada e o meu PC tinha um poderoso HD de 10 gigas, ficava impressionado pois o do serviço tinha somente 1 Giga. E hoje passados tantos anos, dois mandados do FHC, dois mandados do Lula e agora faltando um ano e meio para terminar o mandado da presidente Dilma, ainda não se comprou o caça para o programa FX.
Quanto tempo e quantas oportunidades perdidas nestes anos, quanta frustação. Como passamos por três presidentes, diversos ministros da defesa e da fazenda. Tivemos ótimos momento econômicos, com condições favoráveis, chegamos até a ter um presidente anunciando o vencedor. Vejo na minha humilde opinião de CIVIL, que não considera os militares de alta patente, como deuses infalíveis. Que, quem pisou e errou e se ferrou neste programa falido do FX foi a FAB, com através do mal trabalho dos seus brigadeiros.
Sim a culpa é deles. A Marinha Brasileira, com a escolha do sub francês, é o maior exemplo de que é possível levar a cabo um programa de defesa caro, polêmico com um resultado favorável.
A FAB se perdeu entre estudos técnicos intermináveis e um lobby político absurdo. A FAB perdeu a primeira oportunidade quando não levou para os seus hangares o Mirage 2000-5 e perdeu de novo quando não aceitou o imposto Rafale pela dupla Lula e Sarcozy. Errou ao finalizar um short list, com três aeronaves, sendo que uma delas totalmente dispare das outras dois. Um caça leve junto com dois caças pesados.
A FAB não soube dizer o que queria e não aceitou que impusessem o avião que não queria, pelos políticos. Resultado ficou sem nada.
Compras militares de grande porte serão sempre questões políticas e não absolutamente técnicas. Cabia a FAB dizer estes aviões aqui servem e estes aqui não servem. E deixar os políticos civis decidir. Tudo isto com sigilo.
Agora a bonança econômica da era Lula foi embora, gastou-se com a Copa do Mundo, o país esta em crise política e começa a parar. Faltam um ano e meio para o governo da Dilma acabar, imaginam que ela irá anunciar um programa de bilhões de dólares em favor do F 18 por exemplo, depois do que houve nesta semana. Acabou.
O FX ficará para o próximo governo. E os brigadeiros da FAB que comem sardinha, mas arrotam caviar, ficarão sem os caças Mirage 2000, o caça tampão que já chegou furado, restando somente alguns poucos F5 recauchutados. Terão que caça com o A1, afinal quem não tem cão caça com gato.
Que eu penso, deveríamos ter adquirido há quinze anos atrás o Gripen como fizeram os sul africanos. Nunca haverá um avião tecnicamente ideal, um super trunfo e também não haverá algo que agrade a todos politicamente. Tinha que optar e não se escolheu. Quem não consegue decidi não faz nada.
Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.