Olá FCarvalho.
FCarvalho escreveu:Quanto a questão da a torre minha afirmação foi no sentido de que a empresa CMI Defense, tem certa vantagem para ganhar esta escolha pelo seu histórico de envolvimento com os projetos dos bldos do EB, e não exatamente com relação ao tipo de torre que ela ofereceria, que até então presumia-se seria a CT-VC, até pela propaganda da empresa junto ao mercado nacional.
CMI não tem NENHUM "histórico de envolvimento" com o EB. O único relacionamento dela com o Brasil é que uma empresa privada, a ENGESA, comprou o projeto do canhão Cockerill Mk.3, o fabricou na Bahia e o utilizou na torre EC-90. Nada mais....
Esta nova torre a XC-8 120HP só veio a público, ao menos no que é de meu conhecimento, na LAAD 2013.
A Torre XC-8 foi apresentada ao publico na feira IDEX 2013, antes da LAAD, montada no blindado sul-coreano Doosan DST K-21.
Enfim, independente do modelo oferecido, creio eu que o longo relacionamento da empresa com o EB, junto a seu histórico de investimentos aqui no Brasil torna-a realmente uma forte candidata a ter seu produto eleito.
Seguindo sua linha de raciocínio, a Oto-Melara então é a favorita, pois nos anos 90 mobilhou nossa artilharia de campanha com Obuseiros de 105mm.
Vamos aguardar, pois como tu bem dissestes, o lobby italiano não vai deixar essa conta barata para a CMI.
Não é Lobby, é questão comercial, pois ambas as empresas são parceiras, além disso a torre da Oto-Melara já esta em uso nos Centauro, enquanto a CV-CT e XC-8 só foram montados em protótipos.
Abraços,
Paulo Bastos