Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#676 Mensagem por Bourne » Qua Jun 05, 2013 3:49 am

Lembrei de mais coisas. Vou meter o pau mais um pouco :twisted:

Destaco o trecho
Túlio escreveu:
(...)

:arrow: Mas há mais. Tens idéia de quanto custaria apenas para tirar o piloto do cockpit e fazer a aeronave sozinha executar todas as tarefas dele e ainda tomar decisões quando algo dá errado?

Vamos examinar como seria esse supercaça Terminator: primeiro tiramos o piloto, o assento ejetável e demais sistemas de apoio à vida, como ar condicionado, OBOGS, etc. Depois instrumentos, HUD, manche, manetes de potência e esses trecos aí que pilotos usam para...bem, para PILOTAR! Ei, está ficando tri, já largamos economizando uma nota legal! E ainda podemos botar mais combustível e equipamentos no lugar. Ou um bomb-bay. Mas peraí: se não tem um ser humano a bordo, quem liga para o limite de 9 g? Vamos é dar uma reforçada das buenas na estrutura toda, de modo a que ela resista a esforços muito mas MUITO maiores. É, é melhor ficarmos com o bomb-bay mesmo e aproveitar para tacar um senhor empuxo vetorado nas turbinas.

Mas credo, acabamos de fazer um caça que, tendo mais asa e empuxo vetorado por todo o voo, pode ser até mais manobrável que os próprios AAMs/SAMs, afinal, agora podemos usar a mesmas técnicas e materiais empregados em mísseis supermanobráveis nos caças, cujo atual grande problema é que, se puxar g demais, mata o piloto e agora não temos mais esse problema.

(...)
Primeiro erro é considerar um projeto de caça atual e que vai tirar o piloto. É um erro por que não tem sentido. O conceito de drone é para ser algo barato, descartável, possa ser produzido em grande quantidade e permite desenvolver soluções para diferentes tarefas. Ele só precisa cumprir a missão. Constituindo soluções bem mais em conta que caças e helis que seriam subutilizados e/ou se arriscariam de forma desnecessária. Como também, uma alternativa ao crescente custo dos helis e caças tripulados. Só por na conta: para uma missão de vigilância e anti-guerrilha é aconselhável um F35 de US$ 100 milhões ou predador de cinco milhões?

Por exemplo, os caças chineses e ensaios dos norte-americanos para criar uma força de ataque efetiva para os primeiros dias da guerra que realizem missões suicidas. Assim transformando a aeronave em uma plataforma de lançamento de bombas que não poderiam ser feitas eficientemente por misseis. Para atacar uma defesa aérea densa constitui um linha de ataque interessante. Melhor que mandar um piloto para morte, jogar fora uma aeronave de US$ 100 milhões e não destruir o alvo. No outro extremo construir "aeromodelos" para vigilância e recolhimento de informações em que qualquer soldado com o mínimo de treinamento opera.

O segundo erro achar que os drones agem sozinhos. Eles estão apresentando um nível de automação crescente derivado do próprio avanço da tecnologia. Porém ainda são dependentes de "pilotos de PC" para orientar e melhor atuar no cenário. Inclusive agindo em conjunto com aeronaves de suporte, caças tripulados e estrutura de comando. Essa é a ideia em implementação pela US Navy, Air Force e europeus.

O teu caça do Terminator é uma viagem total. Ele não precisa ser hiper manobrável e dançar os misseis inimigos. Ele só precisa se esconder, jogar as bombas e tentar voltar para casa. Além de ser uma missão muito específica e nobre que devem ficar no papel deles. Imagine um "co-piloto" há algumas centenas de pilotos ajudando o bichinho a chegar ao algo. Não venham com a história de "é fácil roubar drone e usar contra o inimigo" que não é. O motivo é ser uma guerra eletrônica bem sofisticada entre ambos e, se podem roubar o drone, também poem derrubar o avião tripulado. A não ser que se volte a voar de P51 Mustang. :P

--------------

Os moderadores não reclamem do Off-Topic. Estamos discutindo o FX de 2113 :mrgreen:
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#677 Mensagem por sapao » Qua Jun 05, 2013 9:40 am

FCarvalho escreveu:Franceses, americanos, ingleses, israelenses, russos.... toda essa gente opera ou planeja o uso de drones a pelo menos uns vinte a trinta anos.
E nós aqui começamos outro dia...
Muita calma nesta hora meu amigo, muita calma nesta hora. :wink:

abs.
Negativo FC: americanos e israelenses sim, o restante está todo junto na vala comum de comprador de tecnologia como nós.

Ninguem falava de drones na França seriamente há uma decada, alias quantos esquadrões de drones existem por lá?
Os ingleses estão até hoje na cola de seu maior parceiro, praticamente agindo como uma unidade a mais americana no TO; e os russos só agoram perceberam a importancia desse tipo de equipamento e vão ter que comprar de Israel para tentar pular algumas etapas.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 128 vezes
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

#678 Mensagem por Sávio Ricardo » Qua Jun 05, 2013 10:11 am

Se os russos demoraram tanto para perceber a utilidade dos drones, já fico com pé atrás quanto a essa tecnologia.

Se fosse boa mesmo, eles seriam pioneiros nisso... [082] [082] [082] [082]
Imagem
Quiron
Sênior
Sênior
Agradeceu: 28 vezes
Agradeceram: 76 vezes

#679 Mensagem por Quiron » Qua Jun 05, 2013 11:07 am

Sávio Ricardo escreveu:Se os russos demoraram tanto para perceber a utilidade dos drones, já fico com pé atrás quanto a essa tecnologia.

Acredito que o problema tenha sido a crise financeira e a consequente falta de recursos em que estiveram metidos logo após o fim da URSS. Tiveram que inicialmente priorizar o escudo nuclear e agora estão repondo o tempo perdido em outras áreas.
sapao
Sênior
Sênior

#680 Mensagem por sapao » Qua Jun 05, 2013 11:41 am

Túlio,
entrando no meio da discussão, só gostaria de dizer que na minha opinião os drones irão seguir um caminho diferente das aeronaves tripuladas. E por isso acho que ambas ainda irão operar juntos por um bom tempo...

Isso porque já temos equipamentos hoje que o limitante é o proprio piloto, como o F-22 que tem a carga G limitada pelo ser humano que está ali dentro e não pela estrutura.
Some-se a isso ambientes em que o ser humano vai ser o elo mais fraco da missão, como: QBN, laser, no limite ou fora da atmosfera, hipersonicos, etc...

Entendo então que para determinadas missões, mesmo atualmente, o uso de aeronaves REMOTAMENTE pilotadas é o caminho natural; e veja que eu ressaltei o remotamente que é bem diferente de AUTONOMA como você chegou a citar.
ARP´s já são uma realidade, não perceber isso é estar fadado ao insucesso contra alguem que as utilize.
As poucas experiencias dentro da propria FAB corroboram isso.

Agora, concordo contigo que partimos para algo que possa tomar decisões vai um longo caminho.

Não vejo isso em um futuro nem a longo prazo pois acho dificil que a decisão final possa estar fora dos humanos até por implicações politicas, mas auxiliar a decisão já é uma realidade como por exemplo na seleção de alvos especificos em uma determinada região, que são então enviados para o operador examinar.

E concordo com o Bourne: controlar um ARP a distancia requer investimento em GE, que tanto pode servir isso como para derrubar uma tripulada; no fim das contas a diferença é a quantidade de perdas que eu posso suportar mais...
Editado pela última vez por sapao em Qua Jun 05, 2013 11:48 am, em um total de 1 vez.
sapao
Sênior
Sênior

#681 Mensagem por sapao » Qua Jun 05, 2013 11:46 am

Sávio Ricardo escreveu:Se os russos demoraram tanto para perceber a utilidade dos drones, já fico com pé atrás quanto a essa tecnologia.

Claro, afinal é uma verdade incontestável que só é bom se for russo... :roll:
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2765 vezes
Agradeceram: 2445 vezes

#682 Mensagem por P44 » Qua Jun 05, 2013 12:07 pm

Triste sina ter nascido português 👎
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Contato:

#683 Mensagem por Sávio Ricardo » Qua Jun 05, 2013 1:05 pm

sapao escreveu:

Claro, afinal é uma verdade incontestável que só é bom se for russo... :roll:
Eu fui IRONICO no meu comentário. :wink:
Imagem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6331 vezes
Agradeceram: 6680 vezes
Contato:

#684 Mensagem por Túlio » Qua Jun 05, 2013 1:15 pm

SAPÃO e BOURNE:

Li o debate a partir do ponto em que eu havia feito meu último login e misturei um pouco mas em essência é isso aí, apenas coloquei coisas na boca do BOURNE que não deveria, ele realmente não quis dizer o que inicialmente pensei e a que respondi. É difícil a gente entender o que os outros querem dizer mesmo quando os conhecemos pessoalmente e por longos anos, agora imaginem isso no mundo virtual: quanta briga já teve aqui apenas porque um dos interlocutores entendeu errado o que o outro postou?

Assim, meu entendimento original dos posts do BOURNE foi no sentido de que ele propunha a pura e simples extinção da profissão PILOTO DE CAÇA. Relendo, vejo que estava BEM equivocado, minhas desculpas. Ah, quer saber? TAMBÉM SOU DISLÉXICO, PRONTO! Se ele pode dar essa desculpa, então eu também posso... :lol: :lol: :lol: :lol:

Mas, de resto, algumas considerações:

:arrow: Pra matar mendigo não precisa mais do que um drone balatim balatim, como o Predator e seu motorzinho Rotax, levando um par de Hellfires. Talvez até devessem desenvolver um míssil menor e mais simples, dá e sobra. Duvido que os mendigos de 2030 ou mesmo 2050 tenham algo capaz de permitir-lhes mais do que o véio "Ai meu sinhoire Jisuis que cá me estão a mataire" (pois é, nunca vou abandonar a idéia de que a NOSSA hora um dia vai chegar)...

:arrow: EW funciona para os dois lados. Depende muito de potência disponível, além, claro, de capacidade de processamento. Em terra ou no mar sempre se vai ter muito mais do que no ar ou, mais precisamente, se PODERIA ter (depende das veleidade$ política$ em certos casos). Os limites físicos são muito mais largos: um navio pode emitir muito mais potência do que um avião por ter muito mais energia disponível e espaço para equipamentos dedicados e em terra então praticamente não há limites, apenas $$$ e tecnologia podem atrapalhar. Em tese - eu disse EM TESE - se pode saturar simplesmente TODAS as bandas de frequência, abrindo-se "janelas" apenas para as que se pretende usar. Então, ou o drone tem capacidade humana A BORDO para decidir - e aí não é mais drone - ou fica biruta sem ter quem o comande remotamente (lembrar que um sinal de satélite é bem fraquinho e com delay, já um sinal potentíssimo e direto de terra ou do mar e já era ele). Capacidade de reconhecimento do terreno para se orientar de volta à base depende de câmeras e estas podem ser neutralizadas com laser. Assim, se falamos de gente que leva Defesa a sério, drone dificilmente será uma opção. Como falei acima, um único caça derruba uma porção e quem PODE tem muito mais do que só um. Já o piloto "malvadão" do BOURNE, para tentar salvar seus drones, terá de se expor e isso invalida a teoria toda do "perdemos dinheiro mas não vidas" já que em alguns casos vai abater e em outros será abatido. Assim, no fim das contas se terá o mesmo clássico combate aéreo entre aeronaves tripuladas só que a um custo financeiro muito mais alto, ao menos para um dos lados.

:arrow: Lembro ainda que já faz anos que os EUA - isso que eu saiba, pode/deve haver mais gente fazendo isso - criaram um esquadrão SEM aeronaves, cuja única função é desenvolver técnicas e táticas para voar em espaço elotromagneticamente saturado, ou seja, necas de satélite, data-link, GPS, rádio, só o piloto e a aeronave. Duvido que qualquer um de nós aqui ainda esteja vivo SE e quando desenvolverem processadores capazes de emular a capacidade humana num cenário assim...

:arrow: De resto, o "caça Terminator" foi mesmo só uma viagem minha, baseando-me no entendimento equivocado de um post. Renovadas desculpas.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
kekosam
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 34 vezes

#685 Mensagem por kekosam » Qua Jun 05, 2013 1:36 pm

Túlio escreveu: :arrow: Lembro ainda que já faz anos que os EUA - isso que eu saiba, pode/deve haver mais gente fazendo isso - criaram um esquadrão SEM aeronaves, cuja única função é desenvolver técnicas e táticas para voar em espaço elotromagneticamente saturado, ou seja, necas de satélite, data-link, GPS, rádio, só o piloto e a aeronave. Duvido que qualquer um de nós aqui ainda esteja vivo SE e quando desenvolverem processadores capazes de emular a capacidade humana num cenário assim...
Rá... igual no garimpo? Se pagarem bem eu ensino comofaz... a única diferença vai ser a velocidade e o peso da aeronave... :mrgreen:
Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#686 Mensagem por Marino » Qua Jun 05, 2013 2:30 pm

apenas coloquei coisas na boca do BOURNE que não deveria
HEIMMMMMMM???????? [000] [000] [000] [000] [000]
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
sapao
Sênior
Sênior

#687 Mensagem por sapao » Qua Jun 05, 2013 2:31 pm

Sávio Ricardo escreveu:
sapao escreveu: Claro, afinal é uma verdade incontestável que só é bom se for russo... :roll:
Eu fui IRONICO no meu comentário. :wink:
eu sei; mas isso não quer dizer que não seja verdade!!! :wink:
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Contato:

#688 Mensagem por Sávio Ricardo » Qua Jun 05, 2013 2:36 pm

Marino escreveu:
To falaaando...Depois da Parada Homoafetiva desse final de semana, o Tulio saiu de vez do armário...
Imagem
Italo Lobo
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 28 vezes

#689 Mensagem por Italo Lobo » Qua Jun 05, 2013 2:47 pm

Marino escreveu:

A que ponto chegamos..Essa simbiose tá demais... :D :D :D :D :D :D :D :D
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6331 vezes
Agradeceram: 6680 vezes
Contato:

#690 Mensagem por Túlio » Qua Jun 05, 2013 2:48 pm

Gente MALDOSA é o que não falta por aqui... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Trancado