Operações Policiais e Militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 128 vezes
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: Operações Policiais e Militares

#12481 Mensagem por Sávio Ricardo » Sáb Jun 01, 2013 8:39 am

Rs...aqui pertinho de casa...

Esse PM tava chapado, só pode...
Sargento da PM que impediu operação da Receita Federal pode ser preso e expulso
O caso aconteceu no Triângulo Mineiro, quando o policial militar barrou na BR-497 uma equipe de policiais rodoviários federais e fiscais da Receita que estavam em serviço, se preparando para Operação Conexão IV - de combate ao contrabando

Um policial militar que atrapalhou uma operação da Receita Federal poderá ser preso e expulso da corporação. O Ministério Público Federal (MPF) em Uberaba denunciou o sargento pelos crimes de abuso de autoridade, constrangimento ilegal, cárcere privado e prevaricação. Segundo a denúncia, no dia 26 de junho de 2010, o militar abordou uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que estava a serviço na BR-497, entre as cidades de Iturama/MG e Campina Verde/MG, no Triângulo Mineiro, pedindo que eles se identificassem e esclarecessem a presença no local. Para o MPF, as atitudes do militar mostraram abuso de poder.

De acordo com o processo, os policiais rodoviários mostraram os distintivos e identificações funcionais e explicaram que estavam acompanhando auditores fiscais e analistas da Receita Federal numa operação sigilosa de fiscalização. A Operação Conexão IV tinha como objetivo reprimir o contrabando de cigarros e outras mercadorias vindas do Paraguai.

O PM não se deu por satisfeito e, julgando insuficientes as informações prestadas pelas autoridades federais, reteve os documentos e determinou que os agentes da PRF e servidores da Receita se encaminhassem ao quartel da PM em Iturama. Um dos policiais rodoviários federais chegou a dizer que acompanharia o sargento ao quartel, mas a outra viatura daria continuidade ao trabalho dos auditores fiscais. O PM não aceitou e determinou a ida, sob escolta, das duas viaturas da PRF ao quartel da PM. Lá chegando, fechou os portões e não permitiu a entrada, nem a saída do local de qualquer dos agentes federais.

Conforme o processo, o militar solicitou a identificação de todos os integrantes da operação, bem como a de seus superiores. Um dos auditores fiscais alegou que não poderia fornecer todas as informações, porque o trabalho era sigiloso e foi ameaçado pelo sargento de prisão por crime de desobediência.

No quartel, os agentes da PRF e os fiscais ficaram retidos das 19h30 até cerca de 22h. A situação só teve fim com a chegada ao local de dois superiores do sargento PM, que deram um jeito de dizer “tudo não passou de um mal entendido”.

Entendimento do MPF

Para o MPF, a conduta do denunciado passou de fiscalização rotineira para o abuso de autoridade, na medida em que interferiu no exercício profissional federais. Para a promotoria, o PM ignorou a autonomia existente entre os órgãos envolvidos no caso, agindo de forma imotivada e gratuita.

O abuso de autoridade acabou também impedindo a realização da própria operação sigilosa. Para a promotoria, o objetivo de apreender mercadorias contrabandeadas foi frustrando, o que teria resultado em ato lesivo ao patrimônio da União.

O MPF ainda denunciou o militar por prevaricação - ao reter os servidores federais e os veículos estatais com tratamento desrespeitoso, ele teria usado recursos humanos e logísticos do estado de Minas Gerais para satisfazer interesse pessoal.

Punição

O abuso de autoridade sujeita o autor a sanções administrativas, cíveis e penais. A sanção administrativa deve ser aplicada de acordo com a gravidade do abuso cometido e pode resultar em advertência, repreensão e até demissão do cargo.

A sanção civil, caso não seja possível fixar o valor do dano resultante dos atos praticados pelo denunciado, consistirá no pagamento de uma indenização, cujo valor será fixado pelo juiz. A pena para o crime, por sua vez, pode resultar na detenção por 10 dias até seis meses. Os crimes de constrangimento ilegal e de prevaricação prevêem detenção, cada um, de 3 meses a um ano; o de cárcere privado, 1 a 3 anos.

Além da ação criminal, o PM também irá responder por improbidade administrativa. O MPF pediu que, caso condenado, a Justiça determine afastamento de suas funções pelo prazo de 90 dias, sem recebimento da correspondente remuneração. Pediu ainda pagamento de multa e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.
Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais ... ulso.shtml

Imagem
Wingate
Sênior
Sênior
Agradeceu: 819 vezes
Agradeceram: 239 vezes

#12482 Mensagem por Wingate » Sáb Jun 01, 2013 12:16 pm

Visão tétrica (Arábia Saudita):

Wingate

Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#12483 Mensagem por Andre Correa » Sáb Jun 01, 2013 12:21 pm

Mas como a PM estadual pode exercer esse tipo de autoridade sobre a PRF? Ainda mais durante o exercício de sua função?

O Sargento estava completamente fora de si, ou estava a agir por outros motivos, o que cabe ao MPF investigar, mas não percebi o porquê dos PRF submeterem-se, sem ao menos comunicarem de imediato seus superiores, e ainda por cima aceitaram ir até o quartel, enquanto estavam a realizar uma operação.

:shock:

Audaces Fortuna Iuvat
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Contato:

#12484 Mensagem por Sávio Ricardo » Sáb Jun 01, 2013 1:05 pm

Andre Correa escreveu:Mas como a PM estadual pode exercer esse tipo de autoridade sobre a PRF? Ainda mais durante o exercício de sua função?

O Sargento estava completamente fora de si, ou estava a agir por outros motivos, o que cabe ao MPF investigar, mas não percebi o porquê dos PRF submeterem-se, sem ao menos comunicarem de imediato seus superiores, e ainda por cima aceitaram ir até o quartel, enquanto estavam a realizar uma operação.

Também acho a história muuuuiiito estranha, por isso postei aqui para debate.

Ou os PRFs eram, exageradamente, humildes;
Ou a PM estava com um efetivo muito maior (geralmente nessas funções de escolta da Receita Federal a PRF manda 3 agentes) o que impossibilitaria uma reação por parte da PRF e a situação sairia do controle;
Ou a história não é bem essa, por isso seria interessante saber a versão do PM também.

De uma coisa eu sei, cabia aos agentes da PRF dar voz de prisão ao PM, caso a situação fosse realmente a colocada na noticia.

Imagem
Ziba
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 18 vezes

#12485 Mensagem por Ziba » Sáb Jun 01, 2013 1:43 pm

Sávio Ricardo escreveu:
Andre Correa escreveu:Mas como a PM estadual pode exercer esse tipo de autoridade sobre a PRF? Ainda mais durante o exercício de sua função?

Também acho a história muuuuiiito estranha, por isso postei aqui para debate.

Ou os PRFs eram, exageradamente, humildes;
Ou a PM estava com um efetivo muito maior (geralmente nessas funções de escolta da Receita Federal a PRF manda 3 agentes) o que impossibilitaria uma reação por parte da PRF e a situação sairia do controle;
Ou a história não é bem essa, por isso seria interessante saber a versão do PM também.

De uma coisa eu sei, cabia aos agentes da PRF dar voz de prisão ao PM, caso a situação fosse realmente a colocada na noticia.
Pois é!!! a primeira coisa que eu pensei é: Os Agentes da PRF não estavam armados?

Essa situação está muito, muito estranha mesmo! parece até que o PM tem dedo na investigação.

Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Contato:

#12486 Mensagem por Sávio Ricardo » Sáb Jun 01, 2013 1:47 pm

Por citarem o crime de Prevaricação na matéria, também acho que o PM tinha algo a perder nessa investigação da Receita.

Imagem
Andre Correa
Sênior
Sênior
Contato:

#12487 Mensagem por Andre Correa » Sáb Jun 01, 2013 5:58 pm

É o que pensei também. Ou o Sargento estava acompanhado de mais subordinados, que supostamente estariam envolvidos na mesma situação que, supostamente o Sargente aparenta estar, ou eram muito inexperientes, pois o normal seria terem dado voz de prisão ao PM, e comunicado os factos imediatamente aos seus superiores e a corregedoria da PM.

Mas que esse assunto ainda dará muito pano pra manga, não tenho dúvidas...

Audaces Fortuna Iuvat
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#12488 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Jun 01, 2013 6:46 pm

Ou... Os federais estavam fazendo alguma coisa errada e por isso precisaram pedir com "jeitinho" para essa coisa errada não vazar.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#12489 Mensagem por Rodrigoiano » Dom Jun 02, 2013 3:18 am

o tal sgt aparentemente vai dançar...e talvez seus superiores.

zela
Sênior
Sênior
Agradeceu: 79 vezes
Agradeceram: 75 vezes

#12490 Mensagem por zela » Dom Jun 02, 2013 10:29 am

Parece-me que o PM estaria interessado em atrapalhar a operação dos federais...e só não reagiram para evitar uma merda.
Mais detalhes em:

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#12491 Mensagem por Skyway » Dom Jun 02, 2013 1:39 pm

Alem de evitar uma merda maior se reagissem, os federais acabaram dando mais corda pro PM se enforcar.

AD ASTRA PER ASPERA
Andre Correa
Sênior
Sênior
Contato:

#12492 Mensagem por Andre Correa » Dom Jun 02, 2013 1:59 pm

Agora, imagina se o PM está a agir por motivos obscuros, e acabar por dar em doido, e tenta alguma coisa contra os PRF e Auditores?

Quer dizer que o treinamento manda a PRF abaixar a cabeça para qualquer maluco, desde que esteja na polícia, fazer o que bem entender, por as suas vidas em risco, para preservar a deste?

Não sei não... tem mais coisa ainda nessa história, que não sabemos. Eu sei que não reagiria dessa maneira.

[009]

Audaces Fortuna Iuvat
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#12493 Mensagem por Matheus » Dom Jun 02, 2013 2:39 pm

Andre Correa, não sei se leu esta parte:

"Pelos depoimentos depreende-se que os policiais
rodoviários federais não tiveram outra escolha senão acompanhar os
policiais militares até o quartel, uma vez que a animosidade e o
iminente conflito armado era iminente, diante da postura ostensiva
desses"

Os colegas, baixaram a guarda para não dar merda e deram corda pra estes estúpidos se enforcarem. Lembrando que embora fosse uma rodovia federal, ele é concedida ao estado de MG. Vejo que seria normal a intervenção da PM no sentido de verificar o que estava sendo feito pelo outros órgãos, porém, nada justificaria a condução coercitiva a um quartel da PM.

Andre Correa
Sênior
Sênior
Contato:

#12494 Mensagem por Andre Correa » Dom Jun 02, 2013 4:26 pm

Então o Brasil é muito desorganizado.

Uma polícia estadual a interferir numa operação federal, e ainda a conduzir os policias, no exercício de suas funções, fardados e com viatura oficial, e ainda exercer o carcere privado?

Está muito, mas muito errado... pelos vistos, muita gente ali então vai dançar, e vai dançar bonito...

O que eu disse é que, visto que o PM estava a agir totalmente contra a lei, e se ele tem mais uma atitude irracional, e atenta contra a vida dos PRF? Aí já não seria muito tarde para fazer algo? A situação só não escapou do controlo, sabe-se lá porquê... mas os PRF foram muito ingênuos, e se puseram em risco, ao achar que, deixando o PM fazer o que quisesse, seria a melhor saída... deram sorte, pois poderia ter acabado bem pior, pois pelo visto, o tal PM estava fora de si... e sabe-se lá os seus motivos...

Eu sei que não confiaria a minha segurança, e a minha vida, a um cidadão desses...

Audaces Fortuna Iuvat
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#12495 Mensagem por Matheus » Dom Jun 02, 2013 4:46 pm

E ainda tem alguma dúvida que o Brasil é desorganizado?

É provável que, se os PM atentassem contra a vida dos PRFs e auditores, estes teriam reagido já que todos possuem armas (prfs e auditores).

Pode ser que foram ingênuos, mas quando vc está lá e ainda responsável pela proteção dos auditores, há que ser bastante frio para pensar na alternativa mais viável a se tomar. Pelo jeito, eles avaliaram que os PMs não teriam a audácia de executar uma dúzia de agentes federais, sendo mais sensato deslocar até o quartel e acionar a via judicial cabível. Acho que tomaram a decisão mais acertada, tanto que não houve baixa e os responsáveis estão com o c...na reta.

Pra tu ver como anda as coisas por aqui, há cerca de dois anos, PRFs conduziram um preso à Delegacia e o delegado "ordenou" que os PRFs levassem o preso ao IML para exame de lesões. Os PRFs se negaram pois é função da polícia judiciária este encaminhamento. Não satisfeito, o delegado prendeu os PRFs. Mês passado, o estado do RJ foi condenado em segunda estância a indenizar os policiais e o delegado está sendo processado.

Responder