NovaTO escreveu:
Mas não é exatamente isso que estamos fazendo com os EC-725? Montagem, e progressivamente aumentar a nacionalização de componentes (basicamente a estrutura em compósito, e alguns componentes), o que poderia ser feito no NH-90. que por acaso é da mesma empresa (Eurocopter) e a Helibrás É Eurocopter.
[]'s
NovaTO, boa tarde.
Saber qual é a empresa é interessante, mas não é decisivo.
O assunto tem que ser tratado com o dono do projeto. Dono do projeto é quem paga seu desenvolvimento. Em caso de produção sob licença, tem direito ao recebimento de royalties pagos pelo licenciado.
Nos projetos militares, normalmente o governo é o proprietário exclusivo ou majoritário (ou os governos, se for um projeto conjunto).
Então são os governos que decidem (determinam) o que pode ser transferido para terceiros, tanto em tecnologia como em produção sob licença.
Aqui também é assim. No KC-390 ou no A-29, a Embraer vai ter que buscar acordo com o Governo sobre o que poderá ser produzido lá fora, se transfere tecnologia e qual, se o licenciado vai pagar royalties, etc.
Abraço,
Justin