Na ocasiao da queda do concorde, houve um alerta de fogo num dos motores, por parte da torre de controle(causado pela peca caida do outro aviao). Se foi comprovado que houve o alerta de fogo nos instrumentos, nao ficou claro, nos documentarios que assisti. O efeito foi que o engenheiro de voo, o flight engineer, cortou o motor, ainda proximo a velocidade de rotacao. Ha' regras muito claras sobre QUANDO se corta o motor, sempre acima de uma altura especifica. Isso porque aquele motor, apesar de estar em chamas, ainda esta' gerando tracao. Depois, muito provavelmente, colapsara' e deixara' de produzir tracao. se nao pior, explodir...
Mas, o corte adiantado de um motor, alem da queda da tracao, provocara' o desvio da trajetoria da aeronave, por diferencial dessa mesma tracao. E' uma perda de motor, porem comandada. Dai os procedimentos pedirem para que se termine a decolagem, para em seguida, efetuar o corte e o combate ao fogo.
No caso do concorde, eles decolavam com peso acima do declarado e haviam decolado com vento de cauda. Ambos os fatores atrasam a obtencao da velocidade minima para o voo, porem a tripulacao desconhecia o peso(o vento era conhecido, porem de menor influencia).
Quando o flight cortou o motor, ainda antes da Vr(rotacao), o aviao comecou a perder o eixo. Na eminencia de sair da pista, o piloto rodou a aeronave, porem antes da velocidade que seria correta. Ele saiu, mas "embarrigado". O formato em delta das asas gera grande arrasto em altos angulos de ataque, mais a perda de tracao, mais a perda do sistema hidraulico, que impediu o recolhimento do trem de pouso(que gerou mais arrasto) e o resto foi historia...
Notem, nao estou ensinuando nada em relacao ao acidente do 04, mas somente mostrando que ha' uma serie de fatores que influem nesse tipo de acidente, todos contribuindo. No caso do 04, uma simples quebra da bequilha, ou do steering, por fadiga, ja' seria suficiente para que se perdesse o controle.
Felizmente, nao passou de susto para os envolvidos e, mais uma, falta de equipamento, para a FAB.
Vamos aguardar o resultado das investigacoes.