Túlio... pelo que você está dizendo "Nuvem" e HD externo te ajudariam muito.
E se você quer silêncio, um Drive tipo SSD é o que há. Mas o problema é que custa $$$$$$$$$$$$$$$$$$.
Eu tenho hoje 3 HDs externos que normalmente ficam plugados no meu PC aonde 1 é de 1 Tb e 2 são de 2 Tb cada um e nunca deram problema.
Eu guardo fotos, música além das minhas anotações e os meus livros e leio informação deles assim como gravo neles com criptografia, e tudo funciona muito bem.
Na nuvem eu acho que tenho 20Gb (não estou certo) e lá eu mantenho documentos e outras coisas e da mesma forma nunca tive problemas.
Eu tenho um Laptop que é muito bom (i7), mas muita coisa eu ainda acesso via meu PC que está no meu escritório em casa e é um AMD II x4 805 de 2.5Ghz e 8Gb de RAM e está com os HDs externos pendurados, 2 monitores, Bluray e Windows 7 Ultimate (64Bits) e roda sem problemas.
Quando eu quero trabalhar no escritório, eu fico assistindo filme de um lado (stream ou filme de download) e fico trabalhando no outro monitor lendo direto dos HDs externos e o barulho é mínimo e o acesso é como se fosse direto do seu PC. Nunca tive problema de 'travamento' e uso isso mais ou menos a 4 anos.
Enfim, eu sugiro que primeiro você pense sobre qual é o melhor ambiente de trabalho para você, e daí soluções existem como você pode ver e o povo aqui pode te ajudar com dicas e sugestões.
[]s
CB_Lima