Oficial - Projeto KC-X3

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Quem leva o KC-X2?

Airbus A330 MRTT
102
50%
Boeing KC-767
104
50%
 
Total de votos: 206

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 268 vezes
Agradeceram: 82 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#241 Mensagem por BrasilPotência » Qua Mai 29, 2013 1:28 pm

Alcantara escreveu:
BrasilPotência escreveu:Se tiver dado pra trás serás mais um vexame para a já péssima reputação da FAB e GF.
Porra, eu fico puto com isso. Como assim "mais um vexame para a já péssima reputação da FAB e GF"? A FAB está deixando de comprar algo com recursos próprios?

Na hora de espalhar merda, o GF some. Sempre sobra para a FAB botar a cara.
Foda isso, viu?


Abraços. :|



Hehehe, calma meu caro, é que infelizmente por culpa do GF a FAB sempre leva, infelizmente concursos como essa porcaria de FX-2 por conta das merdas que o GF faz acaba resvalando na imagem da FAB. Não que a FAB mereça, mas esse concurso está respingando na imagem dela.




Brava Gente, Brasileira!!!
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#242 Mensagem por WalterGaudério » Qua Mai 29, 2013 5:03 pm

FCarvalho escreveu:sapão, mas ainda nem deu tempo de assinar nada e já deu problema? :shock: :roll:
sem querer parecer funesto, mas as vezes há males que vem para o bem. pelo menos espero que este seja o caso para a FAB em relação aos KC.

abs.

Colegas, só gostaria de destacar uma coisa.

Já pensaram o clima que teríamos hoje SE o Corsário 04 tivesse se espatifado na pista com as asas cheias de combustível se rompendo? Teríamos 140 corpos carbonizados de nossos melhores militares sendo colocados dentro de sacos plásticos no Haiti.

Teríamos hoje uma gritaria intensa pedindo/exigindo nossa retirada do Haiti(como se fôssemos uma força de ocupação)

Por isso digo de novo.

A tripulação do Corsário 04 não resta dúvidas para mim, é um autêntico Band of Heros Heróis mesmo.

Vou me certificar como avô 8-] , que meu netinho de 3 anos saiba muito bem como aqueles senhores foram habilidosos em conduzir a aeronave já com os trens de pouso fora do chão de volta ao solo sem que a fuselagem entrasse em colapso. Aula de profissionalismo.

Salvaram 140 vidas.

Tem o meu respeito e admiração eternas.

Walter F Suddensk Jr Cidadão Brasileiro.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#243 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mai 29, 2013 5:48 pm

Eu sou da opiniao que alem do 767 deveriamos comprar uns 3 C-17.

Acho que teriam muita demanda.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#244 Mensagem por Justin Case » Qua Mai 29, 2013 6:45 pm

WalterGaudério escreveu:
FCarvalho escreveu:sapão, mas ainda nem deu tempo de assinar nada e já deu problema? :shock: :roll:
sem querer parecer funesto, mas as vezes há males que vem para o bem. pelo menos espero que este seja o caso para a FAB em relação aos KC.

abs.

Colegas, só gostaria de destacar uma coisa.

Já pensaram o clima que teríamos hoje SE o Corsário 04 tivesse se espatifado na pista com as asas cheias de combustível se rompendo? Teríamos 140 corpos carbonizados de nossos melhores militares sendo colocados dentro de sacos plásticos no Haiti.

Teríamos hoje uma gritaria intensa pedindo/exigindo nossa retirada do Haiti(como se fôssemos uma força de ocupação)

Por isso digo de novo.

A tripulação do Corsário 04 não resta dúvidas para mim, é um autêntico Band of Heros Heróis mesmo.

Vou me certificar como avô 8-] , que meu netinho de 3 anos saiba muito bem como aqueles senhores foram habilidosos em conduzir a aeronave já com os trens de pouso fora do chão de volta ao solo sem que a fuselagem entrasse em colapso. Aula de profissionalismo.

Salvaram 140 vidas.

Tem o meu respeito e admiração eternas.

Walter F Suddensk Jr Cidadão Brasileiro.
Gaudério, boa noite.

Não creio que, por perda de um motor, os pilotos tenham colocado no chão um quadrimotor que já estava voando. Isso revelaria uma falta de profissionalismo e descumprimento das regras mais básicas para o voo de qualquer avião multimotor.
Tal atitude só seria admissível para um avião que já estivesse descumprindo outra regra básica, que é não ultrapassar o peso máximo permissível para a decolagem nas condições do aeródromo.
Todo acidente tem a participação do elemento humano. Não importa se é o piloto, o mantenedor, o fabricante, o despachante...
Os pilotos só podem ser considerados heróis se conseguirem superar um problema criado por outros humanos.
Se eles realizaram algum procedimento inadequado que tenha causado a saída da pista, ainda pode ser que outros tenham culpa por não terem proporcionado a esses pilotos o conhecimento e o treinamento necessários para que eles executassem adequadamente o procedimento de perda de um motor durante a decolagem ou, mais precisamente, de abortiva de decolagem. Mas acho que ainda é cedo para citá-los como heróis.
Errar é humano, mesmo que o erro seja por negligência ou imperícia. Resta saber quem errou e quem agiu certo.
Se você quiser dizer genericamente que todos esses pilotos da FAB são heróis por voarem as sucatas com grande profissionalismo, eu concordo plenamente.
TAMPAX nunca mais!
Abraço,

Justin




general-lee
Avançado
Avançado
Mensagens: 453
Registrado em: Sex Dez 03, 2010 7:49 pm
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 3 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#245 Mensagem por general-lee » Qua Mai 29, 2013 9:07 pm

Justin Case escreveu:
WalterGaudério escreveu:
Colegas, só gostaria de destacar uma coisa.

Já pensaram o clima que teríamos hoje SE o Corsário 04 tivesse se espatifado na pista com as asas cheias de combustível se rompendo? Teríamos 140 corpos carbonizados de nossos melhores militares sendo colocados dentro de sacos plásticos no Haiti.

Teríamos hoje uma gritaria intensa pedindo/exigindo nossa retirada do Haiti(como se fôssemos uma força de ocupação)

Por isso digo de novo.

A tripulação do Corsário 04 não resta dúvidas para mim, é um autêntico Band of Heros Heróis mesmo.

Vou me certificar como avô 8-] , que meu netinho de 3 anos saiba muito bem como aqueles senhores foram habilidosos em conduzir a aeronave já com os trens de pouso fora do chão de volta ao solo sem que a fuselagem entrasse em colapso. Aula de profissionalismo.

Salvaram 140 vidas.

Tem o meu respeito e admiração eternas.

Walter F Suddensk Jr Cidadão Brasileiro.
Gaudério, boa noite.

Não creio que, por perda de um motor, os pilotos tenham colocado no chão um quadrimotor que já estava voando. Isso revelaria uma falta de profissionalismo e descumprimento das regras mais básicas para o voo de qualquer avião multimotor.
Tal atitude só seria admissível para um avião que já estivesse descumprindo outra regra básica, que é não ultrapassar o peso máximo permissível para a decolagem nas condições do aeródromo.
Todo acidente tem a participação do elemento humano. Não importa se é o piloto, o mantenedor, o fabricante, o despachante...
Os pilotos só podem ser considerados heróis se conseguirem superar um problema criado por outros humanos.
Se eles realizaram algum procedimento inadequado que tenha causado a saída da pista, ainda pode ser que outros tenham culpa por não terem proporcionado a esses pilotos o conhecimento e o treinamento necessários para que eles executassem adequadamente o procedimento de perda de um motor durante a decolagem ou, mais precisamente, de abortiva de decolagem. Mas acho que ainda é cedo para citá-los como heróis.
Errar é humano, mesmo que o erro seja por negligência ou imperícia. Resta saber quem errou e quem agiu certo.
Se você quiser dizer genericamente que todos esses pilotos da FAB são heróis por voarem as sucatas com grande profissionalismo, eu concordo plenamente.
TAMPAX nunca mais!
Abraço,

Justin
Justin Case- Lembro-lhe qua ja faz muito tempo que o Lula disse que nâo iria mais entrar neles,a coisa ja tava feia,imagine agora..........sds coloradas




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#246 Mensagem por alcmartin » Qua Mai 29, 2013 9:40 pm

Na ocasiao da queda do concorde, houve um alerta de fogo num dos motores, por parte da torre de controle(causado pela peca caida do outro aviao). Se foi comprovado que houve o alerta de fogo nos instrumentos, nao ficou claro, nos documentarios que assisti. O efeito foi que o engenheiro de voo, o flight engineer, cortou o motor, ainda proximo a velocidade de rotacao. Ha' regras muito claras sobre QUANDO se corta o motor, sempre acima de uma altura especifica. Isso porque aquele motor, apesar de estar em chamas, ainda esta' gerando tracao. Depois, muito provavelmente, colapsara' e deixara' de produzir tracao. se nao pior, explodir... [002] Mas, o corte adiantado de um motor, alem da queda da tracao, provocara' o desvio da trajetoria da aeronave, por diferencial dessa mesma tracao. E' uma perda de motor, porem comandada. Dai os procedimentos pedirem para que se termine a decolagem, para em seguida, efetuar o corte e o combate ao fogo.

No caso do concorde, eles decolavam com peso acima do declarado e haviam decolado com vento de cauda. Ambos os fatores atrasam a obtencao da velocidade minima para o voo, porem a tripulacao desconhecia o peso(o vento era conhecido, porem de menor influencia).
Quando o flight cortou o motor, ainda antes da Vr(rotacao), o aviao comecou a perder o eixo. Na eminencia de sair da pista, o piloto rodou a aeronave, porem antes da velocidade que seria correta. Ele saiu, mas "embarrigado". O formato em delta das asas gera grande arrasto em altos angulos de ataque, mais a perda de tracao, mais a perda do sistema hidraulico, que impediu o recolhimento do trem de pouso(que gerou mais arrasto) e o resto foi historia... :(

Notem, nao estou ensinuando nada em relacao ao acidente do 04, mas somente mostrando que ha' uma serie de fatores que influem nesse tipo de acidente, todos contribuindo. No caso do 04, uma simples quebra da bequilha, ou do steering, por fadiga, ja' seria suficiente para que se perdesse o controle.

Felizmente, nao passou de susto para os envolvidos e, mais uma, falta de equipamento, para a FAB. :( Vamos aguardar o resultado das investigacoes.




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#247 Mensagem por sapao » Qua Mai 29, 2013 10:53 pm

NÃO houve fogo e a aeronave NÃO estava fora do solo.

Houve uma aceleração de motor nº4 fora dos parametros durante a decolagem, como estavam antes da V1 os motores foram reduzidos e a decolagem abortada.
O motor porém continuou acelerando, o que levou ao corte dos motores e a saida da aeronave da pista devido ao empuxo gerado de forma assimetrica na asa direta.

Se a pane houvesse ocorrido após a V1 a aeronave teria decolado com 3 motores.

E depois têm gente que diz que treinar em simulador é bobagem...




Editado pela última vez por sapao em Qui Mai 30, 2013 11:21 am, em um total de 1 vez.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#248 Mensagem por alcmartin » Qua Mai 29, 2013 11:48 pm

Isso explica muita coisa, sapao. :wink: para variar, a midia falando bobagem. E como sempre, a lei de murphy atuou, sempre no pior motor, o de fora... :(

abs!




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#249 Mensagem por sapao » Qui Mai 30, 2013 12:25 am

Sempre...
abs!




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#250 Mensagem por Skyway » Qui Mai 30, 2013 11:17 am

sapao escreveu:NÃO houve fogo e a aeronave NÃO estava fora do solo.

Houve uma aceleração de motor nº4 fora dos parametros durante a decolagem, como estavam antes da V1 os motores foram reduzidos e a decolagem abortada.
O motor porém continuou acelerando, o que levou ao corte dos motores e a saida da aeronave da pista devido ao empuxo gerado de forma assimetrica na asa esquerda.

Se a pane houvesse ocorrido após a V1 a aeronave teria decolado com 3 motores.

E depois têm gente que diz que treinar em simulador é bobagem...
Não seria empuxo assimétrico na asa direita, já que a aeronave saiu para a esquerda?

O que sei é que a aeronave saiu da pista e parou bem no início da corrida, não chegou nem perto da metade da pista, o que condiz com esse relato.




AD ASTRA PER ASPERA
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#251 Mensagem por sapao » Qui Mai 30, 2013 11:21 am

Sim, reparei hoje que havia invertido as asas na explicação...
Grato Sky!




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#252 Mensagem por Justin Case » Qui Mai 30, 2013 1:28 pm

Interessante, Sapão.

Mas todos não diziam que o motor tinha explodido?
Eu já ouvi um motor de 707 tendo stall de compressor na aceleração para a decolagem. Naquela ocasião, foram alguns (dois ou três) "bangs" semelhantes a explosões. Seria até um motivo para as declarações que a imprensa e os leigos deram.
Mas um motor em stall perde potência, não ganha.
Essa de potência em excesso eu nunca ouvi. Teria sido disparo de rpm? O motor 4 não obedecia à manete de potência?
Sabe se eles usaram reverso na abortiva, antes de cortar os motores?
Abraço,

Justin




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#253 Mensagem por sapao » Qui Mai 30, 2013 1:36 pm

Não Justin, o que fiquei sabendo foi o que coloquei.
Acredito que possa sim ter sido um disparo, me parece o mais provavel, mas não posso afirmar nada.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#254 Mensagem por alcmartin » Qui Mai 30, 2013 10:06 pm

Com certeza foi uma coisa muito rapida. Desconheço o sistema de alarmes do 707, mas acredito que deve ser do tipo olhometro-gritometro :mrgreen: do flight, que monitora os parametros do motor. Se o cara deu o alarme, imediatamente o piloto, por estar antes da V1, deciciu abortar. Mas se estava lento ainda, proximo a VMCG(velocidade em que o leme efetivamente comanda a aeronave) e houve qualquer problema com o comando de aceleraçao deste motor...é mato mesmo. :( Teria que ter A habilidade/rapidez do "the flash" :mrgreen: para perceber o travamento deste motor e atuar com o reverso individualmente, evitando a perda de reta.

Isso é uma das coisas boas que a modernidade trouxe. Um FADEC ligado a um FWS(computador flight warning system) descobre uma falha, mas o FWS filtra as panes e só dispara alarmes que sejam sensiveis a essa fase do voo, da decolagem. Tipo um reverso destravado, um fogo de motor ou falha sensivel neste. Uma pane menor só terá o alarme disparado ao final da fase, já mais alto, após a redução. Esse tipo de sistema evitou muitas abortivas de decolagem que poderiam resultar em problemas. É o tipo de situação que as vezes o remedio é pior que a doença.

Ajuda muito, porque nessa fase o piloto está, como aquele cara do futebol do fantastico fala, como um gato, :mrgreen: (só falta a sonoplastia!) e qualquer barulho, alarme pode levar a uma decisao errada. No minimo, um susto... :?




Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 268 vezes
Agradeceram: 82 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#255 Mensagem por BrasilPotência » Qui Jun 20, 2013 12:02 am

Afinal Srs, o projeto está andando :?: Pergunto porque tinham dito que talvez não fosse pra frente mesmo após o anúncio.




Brava Gente, Brasileira!!!
Responder