:: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
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- Skyway
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
Ela pode ser presidente do que ela bem entender, mas dar pitaco no trabalho de um comandante nos controles, ela NÃO PODE. Ninguém pode, é simples assim.
Muita gente acha que não é bem assim, que a realidade é outra, tem o jeitinho e etc...mas até mesmo em aviação executiva isso é respeitado. O empresário dono do avião quer ir de A para B, beleza...mas quem vai levar o avião de A para B é o piloto, e o dono mesmo sendo DONO, NÃO PODE entrar na cabine do próprio avião durante o voo, muito menos pra dar pitaco ou ficar pedindo pra fazer zigue-zagues. Claro, há os "comandantes" de executiva frouxos que deixam o dono entrar na cabine e até fazem algumas cagadas com medo de negar algo ao "chefe", mas a grande maioria entende que é questão de segurança de voo, que é a vida de todos, inclusive do PILOTO, que está ali na agulha...então meu amigo, cada um no seu quadrado.
Vossa Excelência não gosta de turbulência? Pois é, e eu não gosto de alcaparras...é a vida.
Muita gente acha que não é bem assim, que a realidade é outra, tem o jeitinho e etc...mas até mesmo em aviação executiva isso é respeitado. O empresário dono do avião quer ir de A para B, beleza...mas quem vai levar o avião de A para B é o piloto, e o dono mesmo sendo DONO, NÃO PODE entrar na cabine do próprio avião durante o voo, muito menos pra dar pitaco ou ficar pedindo pra fazer zigue-zagues. Claro, há os "comandantes" de executiva frouxos que deixam o dono entrar na cabine e até fazem algumas cagadas com medo de negar algo ao "chefe", mas a grande maioria entende que é questão de segurança de voo, que é a vida de todos, inclusive do PILOTO, que está ali na agulha...então meu amigo, cada um no seu quadrado.
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- Carlos Lima
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
É por isso que acho que essas matérias são 'reporcagens'.Skyway escreveu:Ela pode ser presidente do que ela bem entender, mas dar pitaco no trabalho de um comandante nos controles, ela NÃO PODE. Ninguém pode, é simples assim.
Muita gente acha que não é bem assim, que a realidade é outra, tem o jeitinho e etc...mas até mesmo em aviação executiva isso é respeitado. O empresário dono do avião quer ir de A para B, beleza...mas quem vai levar o avião de A para B é o piloto, e o dono mesmo sendo DONO, NÃO PODE entrar na cabine do próprio avião durante o voo, muito menos pra dar pitaco ou ficar pedindo pra fazer zigue-zagues. Claro, há os "comandantes" de executiva frouxos que deixam o dono entrar na cabine e até fazem algumas cagadas com medo de negar algo ao "chefe", mas a grande maioria entende que é questão de segurança de voo, que é a vida de todos, inclusive do PILOTO, que está ali na agulha...então meu amigo, cada um no seu quadrado.
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Só desinformam mais do que qualquer outra coisa.
[]s
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- joao fernando
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
Duvido. Isso ai é brincar com o leitor desinformado
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- FCarvalho
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
Três coisas sobre a matéria.
1. Uma: quem comanda a aeronave presidencial é o piloto. Qualquer situação que ponha a aeronave, e por consequência, seus tripulantes e passageiros, em situação de risco, mesmo que ordenada pela autoridade máxima do país, simplesmente será ignorada. Depois corram-se os trâmites jurisdicionais necessários.
2. Duas: a presidente tem todo direito de pedir um caminho mais "leve" para o traçado da aeronave presidencial, assim como o piloto tem todo o direito, e diria até mesmo a obrigação, de negar-se a fazê-lo, se isto não estiver dentro dos parâmetros de segurança de voo.
3. Três: a presidente pode mandar no país, mas quem manda no FAB 01 quando este estiver a 30 mil pés, é o cmte da aeronave. E a presidenta nada mais é do que uma mera passageira.
Ponto final.
abs.
1. Uma: quem comanda a aeronave presidencial é o piloto. Qualquer situação que ponha a aeronave, e por consequência, seus tripulantes e passageiros, em situação de risco, mesmo que ordenada pela autoridade máxima do país, simplesmente será ignorada. Depois corram-se os trâmites jurisdicionais necessários.
2. Duas: a presidente tem todo direito de pedir um caminho mais "leve" para o traçado da aeronave presidencial, assim como o piloto tem todo o direito, e diria até mesmo a obrigação, de negar-se a fazê-lo, se isto não estiver dentro dos parâmetros de segurança de voo.
3. Três: a presidente pode mandar no país, mas quem manda no FAB 01 quando este estiver a 30 mil pés, é o cmte da aeronave. E a presidenta nada mais é do que uma mera passageira.
Ponto final.
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Carpe Diem
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
Em um mundo ideal e sem melindres eu diria que sim, mas nem sempre isso acontece...FCarvalho escreveu:Três coisas sobre a matéria.
1. Uma: quem comanda a aeronave presidencial é o piloto. Qualquer situação que ponha a aeronave, e por consequência, seus tripulantes e passageiros, em situação de risco, mesmo que ordenada pela autoridade máxima do país, simplesmente será ignorada. Depois corram-se os trâmites jurisdicionais necessários.
2. Duas: a presidente tem todo direito de pedir um caminho mais "leve" para o traçado da aeronave presidencial, assim como o piloto tem todo o direito, e diria até mesmo a obrigação, de negar-se a fazê-lo, se isto não estiver dentro dos parâmetros de segurança de voo.
3. Três: a presidente pode mandar no país, mas quem manda no FAB 01 quando este estiver a 30 mil pés, é o cmte da aeronave. E a presidenta nada mais é do que uma mera passageira.
Ponto final.
abs.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]
- FCarvalho
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
Com todo respeito sapão, mas no caso do FAB01 só se o cmtde da aeronave for um bunda mole mesmo. E dos grandes.
Carpe Diem
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
Fc,
acho que você está analisando a situação de maneira muito simples.
E logico que ninguem vai chegar e mandar voar mais que a aeronave pode, ou pousar/decolar em uma localidade que não tem as condições.
Agora, por outro lado o comandante da aeronave tem a responsabilidade de levar a autoridade em segurança; para onde a autoridade quiser!
Em resumo, quem pilota é o piloto mas quem define o que deve ser feito com a aeronave é a autoridade, razão de ser daquela missão.
Uma negativa a um pedido desses tem que estar muito embasada, até porque não é um pedido e sim uma ordem.
E até onde sei, sempre que a questão de Segurança de Voo é colocada em questão a autoridade acata!
Pode fazer desvios? Pode.
Pode estender a etapa da tripulação? Pode, a legislação prevê.
Pode alternar o destino na partida da aeronave ou até mesmo em vôo? Claro que pode.
O piloto ali sempre será um assessor no processo decisorio, e com a ultima palavra no que tange a operação da aeronave. A ele caberá dizer se pode, não pode ou pode com ressalvas e quais são elas.
Agora, se você me perguntar se isso é recomendado, eu diria que não.
Pelo menos não de uma maneira corriqueira, como a reportagem parece passar.
Esses casos deveriam ser exceções, pois sempre que se foge do planejado se está abrindo mais um furo na sequencia de Reason, ou em outras palavras estamos acrescentando um fator contribuinte que deve ser especialmente monitorado.
acho que você está analisando a situação de maneira muito simples.
E logico que ninguem vai chegar e mandar voar mais que a aeronave pode, ou pousar/decolar em uma localidade que não tem as condições.
Agora, por outro lado o comandante da aeronave tem a responsabilidade de levar a autoridade em segurança; para onde a autoridade quiser!
Em resumo, quem pilota é o piloto mas quem define o que deve ser feito com a aeronave é a autoridade, razão de ser daquela missão.
Uma negativa a um pedido desses tem que estar muito embasada, até porque não é um pedido e sim uma ordem.
E até onde sei, sempre que a questão de Segurança de Voo é colocada em questão a autoridade acata!
Pode fazer desvios? Pode.
Pode estender a etapa da tripulação? Pode, a legislação prevê.
Pode alternar o destino na partida da aeronave ou até mesmo em vôo? Claro que pode.
O piloto ali sempre será um assessor no processo decisorio, e com a ultima palavra no que tange a operação da aeronave. A ele caberá dizer se pode, não pode ou pode com ressalvas e quais são elas.
Agora, se você me perguntar se isso é recomendado, eu diria que não.
Pelo menos não de uma maneira corriqueira, como a reportagem parece passar.
Esses casos deveriam ser exceções, pois sempre que se foge do planejado se está abrindo mais um furo na sequencia de Reason, ou em outras palavras estamos acrescentando um fator contribuinte que deve ser especialmente monitorado.
Editado pela última vez por sapao em Seg Mai 27, 2013 4:23 pm, em um total de 1 vez.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
Na boa, conheço alguns pilotos de aviões e helis excutivos, e eu digo que não é bem assim não! O que esses caras são folgados não tá escrito no gibi!Skyway escreveu:Ela pode ser presidente do que ela bem entender, mas dar pitaco no trabalho de um comandante nos controles, ela NÃO PODE. Ninguém pode, é simples assim.
Muita gente acha que não é bem assim, que a realidade é outra, tem o jeitinho e etc...mas até mesmo em aviação executiva isso é respeitado. O empresário dono do avião quer ir de A para B, beleza...mas quem vai levar o avião de A para B é o piloto, e o dono mesmo sendo DONO, NÃO PODE entrar na cabine do próprio avião durante o voo, muito menos pra dar pitaco ou ficar pedindo pra fazer zigue-zagues. Claro, há os "comandantes" de executiva frouxos que deixam o dono entrar na cabine e até fazem algumas cagadas com medo de negar algo ao "chefe", mas a grande maioria entende que é questão de segurança de voo, que é a vida de todos, inclusive do PILOTO, que está ali na agulha...então meu amigo, cada um no seu quadrado.
Vossa Excelência não gosta de turbulência? Pois é, e eu não gosto de alcaparras...é a vida.
Lógico que o cara não irá pilotar no lugar do comandante, mas que alguns deles são obrigados a se submeter a cada palhaçada isso são sim.
Mas a reportagem me parece um pouco exagerada, ela dar palpite e pedir alguma coisa ou outra, não acho nada demais!
- FCarvalho
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
sapão, eu não teria melhores palavras para explicar as suas colocações.
É justamente neste sentido que coloco a posição de responsabilidade do piloto. Por mais que a missão tenha a sua importância, mas, mais ainda as regras de condução aérea tem as suas, e estas, até onde conheço o assunto, não demandas aberturas significativas em suas regulamentações, a favor da segurança do voo.
E mudar o curso de avião, mesmo que sob solicitação de um presidente, tem lá as suas condicionantes. Mudar ou alterar a rota de um jato não é simplesmente como você estar na estrada e, querendo, de repente entrar em uma vicinal ou fazer uma curva fechada para pegar o retorno mais próximo. Pelo contrário.
Então, penso que, dependendo do que se pede, se faz ou não o que a autoridade quer. E creio, a 30 mil pés de altura, a autoridade, e as razoabilidade e racionalidade das respostas que qualquer piloto profissional der, serão mais do que suficientes para justificar suas atitudes. Mesmo aquelas que digam respeito a um singelo "não Senhor" a(o) Presidente da República.
abs.
É justamente neste sentido que coloco a posição de responsabilidade do piloto. Por mais que a missão tenha a sua importância, mas, mais ainda as regras de condução aérea tem as suas, e estas, até onde conheço o assunto, não demandas aberturas significativas em suas regulamentações, a favor da segurança do voo.
E mudar o curso de avião, mesmo que sob solicitação de um presidente, tem lá as suas condicionantes. Mudar ou alterar a rota de um jato não é simplesmente como você estar na estrada e, querendo, de repente entrar em uma vicinal ou fazer uma curva fechada para pegar o retorno mais próximo. Pelo contrário.
Então, penso que, dependendo do que se pede, se faz ou não o que a autoridade quer. E creio, a 30 mil pés de altura, a autoridade, e as razoabilidade e racionalidade das respostas que qualquer piloto profissional der, serão mais do que suficientes para justificar suas atitudes. Mesmo aquelas que digam respeito a um singelo "não Senhor" a(o) Presidente da República.
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- Skyway
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
Interessante, pq conheço também uma pá de pilotos da aviação executiva, e ao menos a maioria q conheço tem a segurança de voo em primeiro lugar. Aprenderam lá na base de todo o aprendizado a dizer não ao chefe quando esse passar do limite. Tenho muito receio de voar com alguem que se dobra dessa forma a um patrão.Demartino escreveu:Na boa, conheço alguns pilotos de aviões e helis excutivos, e eu digo que não é bem assim não! O que esses caras são folgados não tá escrito no gibi!Skyway escreveu:Ela pode ser presidente do que ela bem entender, mas dar pitaco no trabalho de um comandante nos controles, ela NÃO PODE. Ninguém pode, é simples assim.
Muita gente acha que não é bem assim, que a realidade é outra, tem o jeitinho e etc...mas até mesmo em aviação executiva isso é respeitado. O empresário dono do avião quer ir de A para B, beleza...mas quem vai levar o avião de A para B é o piloto, e o dono mesmo sendo DONO, NÃO PODE entrar na cabine do próprio avião durante o voo, muito menos pra dar pitaco ou ficar pedindo pra fazer zigue-zagues. Claro, há os "comandantes" de executiva frouxos que deixam o dono entrar na cabine e até fazem algumas cagadas com medo de negar algo ao "chefe", mas a grande maioria entende que é questão de segurança de voo, que é a vida de todos, inclusive do PILOTO, que está ali na agulha...então meu amigo, cada um no seu quadrado.
Vossa Excelência não gosta de turbulência? Pois é, e eu não gosto de alcaparras...é a vida.
Lógico que o cara não irá pilotar no lugar do comandante, mas que alguns deles são obrigados a se submeter a cada palhaçada isso são sim.
Mas a reportagem me parece um pouco exagerada, ela dar palpite e pedir alguma coisa ou outra, não acho nada demais!
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
Sky,
vou dizer que melhorou na decada de 90 após o acidente do Ulysses Guimarães e mais ainda de uns 10 anos para cá depois do acidente com o João Paulo Diniz e a namorada.
Antes disso a coisa era bem pior...
Sobre o que falei com o Fc, vale lembrar que a cerca de 3 anos o Presidente da Polonia morreu exatamente dessa maneira, ao pressionar o piloto a tentar pousar em um aerodromo que não tinha condições de pouso.
vou dizer que melhorou na decada de 90 após o acidente do Ulysses Guimarães e mais ainda de uns 10 anos para cá depois do acidente com o João Paulo Diniz e a namorada.
Antes disso a coisa era bem pior...
Sobre o que falei com o Fc, vale lembrar que a cerca de 3 anos o Presidente da Polonia morreu exatamente dessa maneira, ao pressionar o piloto a tentar pousar em um aerodromo que não tinha condições de pouso.
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- J.Ricardo
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
Rapaz... já estou tão acostumado que durmo a viagem inteira e não vejo nada... a dona carrancuda é que esta muito "nhénhénhém"!Túlio escreveu:Carlos Lima escreveu:Srs,
Falando sério.
Alguém realmente acredita em uma reporcagem dessas?
[]s
CB_Lima
Cupincha, e se ela não gosta de turbulência, tá errada? Eu mesmo DETESTO, só de pensar que a josta tá chacoalhando a dez km de altura já me deixa de saco cheio. Só piloto de caça para achar isso tri ( se estiver no comando, claro ).
747 PRA PRESIDÊNCIA JÁ!!!
O perigo desta história é o stress causado por tanta aporrinhação em um trabalho que já é stressante por natureza, imagino o saco que deve ser você lá pilotanto o "FAB 01" e de repente tocar um campainha na sua cabine por que dona encrenca não gostou da turbolência que levou... (só imagine você concentrado no seu trabalho e de repente "blé!" ou "ping", "puts" que saco deve ser)
Deve-se levar em conta também que um mudança de tragetória em pleno ar, implica também na possível mudança nas outras rotas comerciais que podem estar sendo prejudicadas por causa do "piti" da dona encrenca...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
Fonte: http://exame.abril.com.br/brasil/notici ... ao-diz-fab
As escalas técnicas que causam desconforto à presidente Dilma Rousseff vão continuar existindo porque não existe, neste momento, nenhum novo estudo em andamento ou pedido do Palácio do Planalto para que a Aeronáutica avalie a possibilidade de comprar um novo avião presidencial.
“Não existe nenhum processo em estudo”, disse o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. Segundo o brigadeiro, o tema nunca foi discutido por ele com a presidente ou houve pedido de Dilma a ele.
“O estudo que existia foi feito no final do governo do presidente Lula e está arquivado”, informou Saito, que reconhece que o modelo usado pela presidente Dilma, Airbus A-319, que começou a voar no Brasil janeiro de 2005, não tem autonomia suficiente para fazer voos de longa distância.
O comandante da Força Aérea defende, no entanto, que um país como o Brasil precisava de ter um avião com uma autonomia da ordem de 14-15 horas, que, por exemplo, decole de Brasília e vá até Dubai. O comandante lembrou que a necessidade de paradas técnicas incomoda não só a presidente Dilma, como também as autoridades do País onde o avião presidencial brasileiro pousa.
Neste fim de semana, causou polêmica a parada feita pela presidente Dilma Rousseff, em Lisboa, no sábado, 25, pelo fato de ela ter escondido iria pernoitar naquele País.
O jornal O Estado de S. Paulo, no entanto, descobriu que a escala estava acertada pelo menos desde a quinta-feira, dia 23, dois dias antes da viagem, quando o governo brasileiro procurou o governo português e a embaixada brasileira procurou o restaurante Eleven para fazer a reserva para a noite de sábado.
A equipe ficou hospedada nos luxuosos hotéis Ritz e Tivolli, de Lisboa. A parada em Portugal só entrou na agenda oficial de Dilma no domingo, às 13h50, hora de Brasília, quando a presidente já havia decolado de Lisboa.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comprou o Aerolula, reclamava muito da performance do avião. Quando a aeronave foi comprado, no entanto, uma das justificativas era que o aparelho fazia voos transcontinentais e podia voar de Brasília a Paris sem escala. “Acho que o Brasil precisa de um avião com mais autonomia para o presidente”, disse Lula pouco antes de deixar o governo.
O estudo realizado pela FAB em 2010 previa duas opções de compra: um boeing 767 e um Airbus 330. Os dois modelos têm autonomia da ordem de 12 mil quilômetros, bem mais dos os oito mil quilômetros permitidos pelo Aerolula. No entanto, em se tratando de voos presidenciais, há necessidade de redobrar a segurança, o que reduz a margem da autonomia do avião.
Um avião deste porte não custa menos de US$ 300 milhões, mais de cinco vezes o preço pago pelo Airbus A-319 usado atualmente por Dilma. Aviões presidenciais custam mais caros que modelos tradicionais porque sofrem adaptações. O Airbus 319 que serve a Dilma custou US$ 56 milhões, possui uma suite com cama e chuveiro, além de sala de reuniões da presidente Dilma e carrega cerca de 30 passageiros e 12 tripulantes.
Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
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Re: :: Nova aeronave presidencial: Boeing 747?
SkY, até isso depende do mercado...Skyway escreveu:Interessante, pq conheço também uma pá de pilotos da aviação executiva, e ao menos a maioria q conheço tem a segurança de voo em primeiro lugar. Aprenderam lá na base de todo o aprendizado a dizer não ao chefe quando esse passar do limite. Tenho muito receio de voar com alguem que se dobra dessa forma a um patrão.Demartino escreveu: Na boa, conheço alguns pilotos de aviões e helis excutivos, e eu digo que não é bem assim não! O que esses caras são folgados não tá escrito no gibi!
Lógico que o cara não irá pilotar no lugar do comandante, mas que alguns deles são obrigados a se submeter a cada palhaçada isso são sim.
Mas a reportagem me parece um pouco exagerada, ela dar palpite e pedir alguma coisa ou outra, não acho nada demais!
Nos taxi aereos pequenos e executiva pobre, a pelada é sim, muito comum. E a autoridade aeronautica contribui com isso. Por exemplo, os voos de recheque tem um custo. Nos tempos de DAC e oficias alocados permanentemente aos SERAC, era comum todos se conhecerem, e ai a coisa fluia. Voce não precisa decolar de Jacaré e ir a BH para saber se o cara voa IFR... Hoje...
Resultado? Deixa a CHT vencer. Seja de Multi, seja de IFR...vai fazendo plano do jeito que dá, vai colocando copiloto para assinar...
Olha a primeira fatia do queijo, ou a primeira pedra do dominó caindo...
Não sei se lembram daquele deputado, dono de construtora que teve aqueles predios que cairam no Rio, anos atrás. Ele tinha um taxi aereo e um 727 em Miami... Enquanto o mercado era ruim, ele parava com os pilotos. Era conhecido por xingar, chamar de covarde e o cacete... Bastava o mercado melhorar um pouquinho e nego vazava.
Infelizmente, as contas do fim do mes pesam sim. Ate´um limite. Uns veem a tempo. Outros... E os donos querem mais é que caia e receber o seguro.
Na comercial tambem existe, mas o porte da cia. ameniza(mas o troco vem no JN ) Por ex., um conhecido narrador de futebol e formula 1 da Globo chamou a Policia para intimar o cmte de um A320 a decolar de Londrina, mesmo estando o aeroporto fechado, porque o bacana tinha compromisso... o policial foi constrangido falar com o cmte, desculpando-se de antemão. Mas foi!
A resposta do cmte: ou o sr me prende por violar a "ordem" da autoridade, ou me prende por violação de RBHA, CBA e tentativa de assassinato por imprudencia... Ficou nisso.
Eu, pessoalmente, fui ameaçado por uma advogada por alternar, do RJ para Guarulhos, depois da espera regulamentar, porque ela se sentia "impotente" dentro do aviao e tinha compromisso...
Coisas de pais do "voce sabe com quem está falando?" ... Bom, mas, afinal, é por isso que a gente ganha 20 mil dolares, para aguentar a pressão...
abração!