Justin Case escreveu:
Amigos, boa tarde.
Sem falar em qualquer avião ou caso específico, se colocarmos um motor mais potente em um avião com determinada entrada de ar, estaremos provavelmente empurrando o desempenho ótimo para uma velocidade indicada maior.
No caso do Gripen Demo, dependendo do nível e temperatura, poderia sair do tradicional Mach 0,87 para Mach 1,2, por exemplo.
Devemos lembrar que o fluxo de ar dentro do motor é sempre subsônico.
Não haveria incongruência portanto.
Abraços,
Justin
O tradicional Mach 0,87 é limitado pela velocidade do som, não pelas entradas de ar ou potência do motor, e essa velocidade é usada para cruzeiro porque é a mais econômica.
Super-cruzeiro é a capacidade de voar a velocidades super-sônicas sem pós combustor, mas não significa que a velocidade mais econômica é super-sônica, a velocidade mais economica ainda é o tradicional Mach 0,87.
E nessa velocidade o arrasto da aeronave é o mesmo seja o motor uma F404 ou F414 (ou seja la qual você preferir), nos dois casos o motor precisaria gerar o mesmo empuxo para se igualar ao arrasto, portanto precisaria da mesma quantidade de ar, não mais.
De qualquer jeito, o forte dos caças não é bem o vôo de cruzeiro e, inclusive, as diferenças de densidade do ar e velocidade em que voam são bem grandes, eles precisam tolerar uma grande variação no fluxo de ar.