#1279
Mensagem
por Brasileiro » Seg Mai 13, 2013 10:35 pm
A questão é sob que ponto de vista estamos olhando isto;
Se é do ponto de vista da ditadura, então todas as mortes e torturas podem ser justificadas e ficamos por isso mesmo.
Mas se é do ponto de vista de uma democracia, os torturadores e assassinos devem ser punidos, e detalhe, numa democracia não existe distinção entre quem é morto ou torturado: É crime fazer isto contra qualquer pessoa, e mais ainda por motivos políticos.
No mundo democrático se reconhece que é direito, em se tratando de regimes comprovadamente autoritários e ditatoriais, que se formem guerrilhas e lutarem no sentido de restituírem seus direitos que lhes forem feridos. Toda a 'birra' é porque, no nosso caso, a parte da população que efetivamente se levantou (o resto em geral estava alienado demais para fazer qualquer coisa que fosse ou mesmo que notasse que perdeu um direito fundamental) foram justamente os de ideias socialistas/comunistas. Grupos como os comandados por Leonel Brizola tinham (pelos olhos da democracia) todo direito de existir e teriam razão em qualquer parte do mundo onde tenha havido um golpe. Aos que pertenciam aos outros, contudo, tortura e assassinato é crime contra quem quer que seja. Então os torturadores, assassinos e desaparecedores em questão, estavam em atitude criminosa sejam suas vítimas democratas, sociais-democratas, stalinistas, maoístas, EMOs ou corintianos. NÃO IMPORTA, se era a Dilma ou o Silvio Santos no pau-de-arara.
E eis aqui um dado muito peculiar, eu diria esquizofrênico, do caso brasileiro: Em qualquer lugar do mundo, onde regimes autoritários caem, suas regras, obviamente aquelas que lhes conferia caráter autoritário, deixam de valer, ninguém pode ser julgado por "subversão" num regime democrático.
Se no Brasil, e eu disse que é um exemplo bem esquizofrênico, perturbado, vier a punir alguém por ter combatido um regime anti-democrático, será um caso único do mundo, cheio de guerras e revoluções e golpes muito mais duros do que os nossos, ainda seremos os únicos a punirem por combate a uma ditadura.
Se tivermos uma ditadura flamenguista, como vamos proibir que, num combate a esta ditadura, lutemos junto aos vascaínos? Algum presidente americano denunciou a URSS (seus maiores rivais!) na ONU por abusos de guerra contra a Alemanha? Sim, eu tenho certeza de que ela cometeu vários!
Mas, BOYS, COME ON. Isto não ecziste! Que se FODA quem estava ao lado daquela porcaria fascista/racista. Tchau e bênça.
abraços]
----------------
amor fati