F-5 FAB
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
F-5 FAB
NORTHROP TIGER II F-5EM/F-5FM
Ativo Tipo Matricula Total Rec. Período Origem w/o Ret. vnd
492010 F-5EM 4820-4887 68 (2 fonte peças) 03/10/75 > Varios 15 0 0
062010 F-5FM 4806-4812 07 1989> Varios 01 0 0
552010 total 75 16 0 0
Função: Caça-bombardeiro tático -
Tipo: Monoplano de asa baixa, bi-turbojato Tripulação 1 (F-5E) 2 (F-5F) Assento ejetavel Martin-Baker Mk-10LF
Dados Fabricante; Northrop Corp.USA Projeto de Edgar Schmued 1º Vôo: 20/07/1959(F-5A) 11/08/1972 (F-5E) Introdução: 1972 (F-5E)
21/9/2005 F-5EM Produção 1972-1987 – Números Construídos: + 1400 Desenvolvimento do F-5A Desenvolvimento após F-20
Tigershark ,RF-5E Tigereye.Custo: US$2.1 milhões ^ Knaack, Marcelle Size. Encyclopedia of US Air Force Aircraft and Missile Systems: Volume 1,
Post-World War II Fighters, 1945-1973. Washington, DC: Office of Air Force History, 1978. ISBN 0-912799-59-5, Custo atualização F-5EM US$ 5 milhoes
Cada Foram adquiridas em 2007 mais 11 unidades da Jordânia com o custo de US$ 21 milhões a US$ 1,9 milhão cada, sendo
8 F-5E e 3 F-5F.
VelocidadeMax 1,700 km/h, mach 1.6 cruzeiro: 1,405 km
Alcance Max 3,720 km teto: (15,800 m)
Dimensões Comprimento: (14.45 m) Envergadura: (8.13 m) Largura: Altura: (4.08 m) Superficie alar: (17.28 m²)
Peso: Vazio: (4,349 kg) maximo de decolagem: (11,187 kg)
Motore(s) 2× General Electric J85-GE-21B turbojet Dry thrust: 3,500 lbf (15.5 kN) cada
Combustivel -Interno: 677 US gal (2,563 L) Externo:: 275 US gal (1,040 L) Cada até 3 Tanques
Armamento Carga de Armamento (3,200 kg)
2× canhões de 20 mm Pontiac M39A2, 280 tiros por/min ,no F-5F 1 canhão
Missel Ar-Ar Derby(BVR) (38 recebidos)
Missel Ar-Ar Python II/IV curto alcance (120 recebidos)
Missel Ar-Ar Mectron MAA-1 Piranha curto alcance
Missel Ar-Superficie Hughes AGM-65 Maverick
Missel Anti-Radar Mectron MAR-1
Bombas: Guiada a laser Elbit Lizard
Guiada SMKB-82/83 GPS AKAUAN 227/447 kg
Guiada SMKB-82 GPS AKAUAN
Incendiaria BINC-300
Lança granada BLG-252
Foguetes: Avibras Skyfire 70 ar-ar/ar-superficie
SBAT-70/127 ar-ar/ar-superficie
Casulo Guerra Eletrônica Rafael Skyshield
Casulo de Designação de Alvo Litening
Chaff/Flare
Avionicos:
F-5EM Radar FIAR Grifo F pulso-dopler alcance 74 km
RWR SPS1002 Elisra
HOTAS
HUD
AN/ARC-150 Sistema radio commando UHF
AN/ARA-50 Descobridor automatico de Direção UHF
Visor DASH
AN/AIC-18 Sistema intercomunicação
AN/APX-72 Sistema IFF/SIF
AN/ARN-65 Sistema Tacan
SST-181 Radar trasnponder Faixa X (Skyspot)
Radio M-3AR Rohde und Schwarz
Contratos
36 F-5E 4820-4855 novos recebidos em 03/10/75 a 28/2/76 contrato de 1973 115 US$ milhões
22 F-5E 4856-4877 ex-USAF recebidos em 01/10/1988 a 1989
2 F-5E 4878-4879 ex-USAF recebidos para fontes peças
8 F-5E 4880-4887 ex-Jordania 19/8/2008 a 03/9/2008
4 F-5F 4806-4809 ex-USAF recebidos em 01/10/1988 a 1989
3 F-5E 4810-4812 ex-Jordania 19/8/2008 a 03/9/2008
Notas: Na operação Cruzex 2006 nos jogos de guerra , um F5EM "destruiu" 3 Mirage 2000 frances usando missel Derby BVR .
Os Mirages franceses não detectaram os F-5 e nem os lançamentos dos misseis Os F-5Em estavam com suporte dos AEW&C E-99
com radar Erieye AESA .[3]3^ FAB buys Derby. DefesaNet. Retrieved September 11, 2007
Canhão Pontiac M39A2 20 mm Rafael Derby missel ar-ar
Mectrom MAA-1 Piranha missel ar-ar Rafael Sky Shield
NORTHROP F-5E TIGER II
Ativo Tipo Matricula Total Rec. Período Origem w/o Ret. vnd
492010 F-5EM 4820-4887 68 (2 fonte peças) 03/10/75 > Varios 15 0 0
1º/1º GAvCa - Santa Cruz RJ
Esquadrão Senta Pua
2º/1º GAvCa- Santa Cruz RJ
Esquadrão Rompe Mato
1º/14º GAv Canoas RS
Esquadrão Pampa
1º/4º GAv Manaus AM
Esquadrão Pacau
Número Base Designador Número de Unidade Status Data de Entrega Último Avistamento
de Série Série do Fabricante
28101995 F-5E 4840
16111996 F-5
4820* BASC F-5EM Y.1001 74-1582 1°GAvCa act 03/10/1975 may12
4821 F-5E Y.1002 74-1583 w/o w/o 28mar77 Anapolis GO +1
4822 F-5E Y.1003 74-1584 w/o w/o 24 ou 25jun75 Sta Cruz RJ +1
4823 BASC F-5EM Y.1004 74-1585 1°GAvCa act apr78 jan10
4824* BASC F-5EM Y.1023 74-1586 1°GAvCa act aug11 ex-USA 74-1604
4825* BASC F-5E Y.1024 74-1587 1°GAvCa act apr10
4826* BASC F-5EM Y.1025 74-1588 1°GAvCa act apr78 nov10 ex-USA 74-1606
4827 BASC F-5EM Y.1026 74-1589 1°GAvCa act sep12
4828* BAMN F-5EM Y.1027 74-1590 1°/4° GAv/clubs act nov11
4829* BACO F-5E Y.1028 74-1591 1°/14°GAv act oct11
4830* BACO F-5EM Y.1029 74-1592 1°/14°GAv act oct09 ex-USA 74-1610 c/pod fotografico nariz
4831 BACO F-5E Y.1030 74-1593 1°/14°GAv desap Rota SBR 506 w/o28 jul82 +1 Lagoa do Patos
4832* BASC F-5E Y.1005 74-1594 1°GAvCa act abr-78
4833* BASC F-5E Y.1006 74-1595 w/o w/o 08jun81
4834 BACO F-5EM Y.1007 74-1596 1°/14°GAv act sep12
4835 BASC F-5E Y.1008 74-1597 1°GAvCa act abr-78
4836* BASC F-5EM Y.1009 74-1598 PAMA-SP 1°GAvCa act oct11
4837* BAMN F-5EM Y.1010 74-1599 1°/4° GAv act out-05
4838 BASC F-5E Y.1011 74-1600 w/o w/o 10ago84
4839 BASC F-5E Y.1012 74-1601 1°GAvCa act mai-02
4840 BASC F-5EM Y.1013 74-1602 1°GAvCa act out-06
4841 BAMN F-5EM Y.1014 74-1603 1°/4° GAv act sep12
4842 BASC F-5E Y.1015 74-1604 1°GAvCa w/o w/o 09jun02 Rolante RS
4843 BASC F-5E Y.1016 74-1605 1°GAvCa w/o w/o 10set79 Pirassununga +1
4844* BAMN F-5EM Y.1017 74-1606 1°/4° GAv act sep12
4845 BAMN F-5EM Y.1018 74-1607 1°/4° GAv act sep12
4846* BASC F-5EM Y.1019 74-1608 1°GAvCa act jun12 Cores comemorativas 30 anos de F-5 4847* BACO F-5EM Y.1020 74-1609 1°/14°GAv act sep12
4848 BACO F-5EM Y.1021 74-1610 1°/14°GAv act sep12
4849* BACO F-5EM Y.1022 74-1611 1°/14°GAv act oct11
4850* BASC F-5EM Y.1031 74-1612 1°GAvCa act nov10
4851* BAMN F-5EM Y.1032 74-1613 1°/4° GAv act oct12
4852* BASC F-5E Y.1033 74-1614 1°GAvCa act out-05
4853* BACO F-5E Y.1034 74-1615 1°/14°GAv w/o w/o 29mai85 +1 BACO
4854* BASC F-5E Y.1035 74-1616 1°GAvCa act abr-78
4855 F-5E Y.1036 74-1617 w/o w/o 20set84
4856* BACO F-5EM R.1001 71-1417 PAMA-SP 1°/14°GAv act sep12 1° F-5EM de produção
4857* BACO F-5EM R.1002 71-1418 1°/14°GAv act 21abr89 apr12
4858* BACO F-5EM R.1004 71-1420 1°/14°GAv act 21abr89 apr12 Cores comem. 58 anos do 1°/14°GAv
4859 BACO F-5EM R.1006 73-1386 1°/14°GAv act 21abr89 oct12
4860* BASC F-5EM R.1010 73-1391 1°GAvCa act 21abr89 sep12
4861* BACO F-5EM R.1011 73-1392 1°/14°GAv act 21abr89 apr12
4862* BACO F-5EM R.1012 73-1398 PAMA-SP 1°/14°GAv act 08fev89 sep12
4863* BACO F-5EM R.1013 73-1400 1°/14°GAv act 21abr89 jul10
4864* BASC F-5EM R.1018 73-1401 1°GAvCa act nov10
4865* BACO F-5EM R.1020 73-1402 1°/14°GAv act sep12 ex Tiger/53 anos markings USA 72-1400
4866* BACO F-5EM R.1021 73-1403 1°/14°GAv w/o 11ago89 w/o 13/09/02 4866 act dec10
4867* BACO F-5EM R.1022 1°/14°GAv w/o 21abr89 mai-05 w/o 21/10/2002 Campina de Fora SP act nov12
4868* BACO F-5E R.1023 1°/14°GAv w/o 01fev89 w/o 20nov95 +1 BANT
4869* BAMN F-5EM R.1024 PAMA-SP 1°/4°GAv act sep12 USA 72-1404
4870* BAMN F-5EM R.1026 1°/4°GAv act 01out89 sep12 USA 72-1406
4871 BACO F-5EM R.1171 1°/14°GAv act 21abr89 sep12 USA 74-1513
4872 BACO F-5E R.1172 1°/14°GAv w/o 08fev89 w/o 17mar95 USA 74-1514
4873* BAMN F-5EM R.1173 1°/4°GAv diamo act 21abr89 nov11 USA 74-1515
4874* BASC F-5EM R.1196 1°GAvCa act nov12 first F-5EM conversion USA 74-1538
4875* BACO F-5EM R.1217 1°/14°GAv act act jul10 USA 74-1557
4876 BASC F-5EM R.1260 1°GAvCa 01oct88 act sep12 USA 74-1567
4877* BASC F-5EM R.1271 1°GAvCa 01oct88 act nov12 USA 74-1573
4878 F-5E R1305 PAMA-SP Stored 19aug08 sep12 primer JOR 934
4879 F-5E R1382 PAMA-SP Stored 19aug08 sep12 paint-stripped JOR 654
4880 F-5E R1161 PAMA-SP Stored 17dec08 sep12 primer JOR 922
4878 F-5E R1305 PAMA-SP Stored 19aug08 sep12 primer JOR 934
4879 F-5E R1382 PAMA-SP Stored 19aug08 sep12 paint-stripped JOR 654
4880 F-5E R1161 PAMA-SP Stored 17dec08 sep12 primer JOR 922
4881 F-5E R1392 PAMA-SP Stored 17dec08 oct11 camo c/s JOR 663/91699
4882 F-5E R1394 PAMA-SP Stored 17dec08 oct11 camo c/s JOR 665
NORTHROP F-5F TIGER II
Ativo Tipo Matricula Total Rec. Período Origem w/o Ret. vnd
062010 F-5FM 4806-4812 07 1989> Varios 01 0 0
1º/14º GAv Canoas RS
Esquadrão Pampa
1º/4º GAv Manaus AM
Esquadrão Pacau
Número Base Designador Número de Unidade Status Data de Entrega Último Avistamento
de Série Série do Fabricante
4806* BACO F-5FM IS.1005 PAMA-SP 1°/14°GAv act oct89 sep12 83-0073
4807 BACO F-5FM IS.1006 1°/14°GAv act 07apr89 oct12 83-0074
4808 BACO F-5FM IS.1003 1°/14°GAv act oct90 sep12 first F-5FM conversion, gn/gy c/s
4809* BACO F-5F IH.1009 1°/14°GAv w/o w/o 01nov96 84-0457
4810 F-5F W1011 PAMA-SP Stored 19aug08 sep12 primer JOR 951 Ex-Jordania
4811 F-5F IH1006 PAMA-SP Stored 17dec08 sep12 primer JOR 1756 Ex-Jordania
4812 F-5F W1035 PAMA-SP Stored 13may09 sep12 primer JOR 642 Ex-Jordania
Ativo Tipo Matricula Total Rec. Período Origem w/o Ret. vnd
492010 F-5EM 4820-4887 68 (2 fonte peças) 03/10/75 > Varios 15 0 0
062010 F-5FM 4806-4812 07 1989> Varios 01 0 0
552010 total 75 16 0 0
Função: Caça-bombardeiro tático -
Tipo: Monoplano de asa baixa, bi-turbojato Tripulação 1 (F-5E) 2 (F-5F) Assento ejetavel Martin-Baker Mk-10LF
Dados Fabricante; Northrop Corp.USA Projeto de Edgar Schmued 1º Vôo: 20/07/1959(F-5A) 11/08/1972 (F-5E) Introdução: 1972 (F-5E)
21/9/2005 F-5EM Produção 1972-1987 – Números Construídos: + 1400 Desenvolvimento do F-5A Desenvolvimento após F-20
Tigershark ,RF-5E Tigereye.Custo: US$2.1 milhões ^ Knaack, Marcelle Size. Encyclopedia of US Air Force Aircraft and Missile Systems: Volume 1,
Post-World War II Fighters, 1945-1973. Washington, DC: Office of Air Force History, 1978. ISBN 0-912799-59-5, Custo atualização F-5EM US$ 5 milhoes
Cada Foram adquiridas em 2007 mais 11 unidades da Jordânia com o custo de US$ 21 milhões a US$ 1,9 milhão cada, sendo
8 F-5E e 3 F-5F.
VelocidadeMax 1,700 km/h, mach 1.6 cruzeiro: 1,405 km
Alcance Max 3,720 km teto: (15,800 m)
Dimensões Comprimento: (14.45 m) Envergadura: (8.13 m) Largura: Altura: (4.08 m) Superficie alar: (17.28 m²)
Peso: Vazio: (4,349 kg) maximo de decolagem: (11,187 kg)
Motore(s) 2× General Electric J85-GE-21B turbojet Dry thrust: 3,500 lbf (15.5 kN) cada
Combustivel -Interno: 677 US gal (2,563 L) Externo:: 275 US gal (1,040 L) Cada até 3 Tanques
Armamento Carga de Armamento (3,200 kg)
2× canhões de 20 mm Pontiac M39A2, 280 tiros por/min ,no F-5F 1 canhão
Missel Ar-Ar Derby(BVR) (38 recebidos)
Missel Ar-Ar Python II/IV curto alcance (120 recebidos)
Missel Ar-Ar Mectron MAA-1 Piranha curto alcance
Missel Ar-Superficie Hughes AGM-65 Maverick
Missel Anti-Radar Mectron MAR-1
Bombas: Guiada a laser Elbit Lizard
Guiada SMKB-82/83 GPS AKAUAN 227/447 kg
Guiada SMKB-82 GPS AKAUAN
Incendiaria BINC-300
Lança granada BLG-252
Foguetes: Avibras Skyfire 70 ar-ar/ar-superficie
SBAT-70/127 ar-ar/ar-superficie
Casulo Guerra Eletrônica Rafael Skyshield
Casulo de Designação de Alvo Litening
Chaff/Flare
Avionicos:
F-5EM Radar FIAR Grifo F pulso-dopler alcance 74 km
RWR SPS1002 Elisra
HOTAS
HUD
AN/ARC-150 Sistema radio commando UHF
AN/ARA-50 Descobridor automatico de Direção UHF
Visor DASH
AN/AIC-18 Sistema intercomunicação
AN/APX-72 Sistema IFF/SIF
AN/ARN-65 Sistema Tacan
SST-181 Radar trasnponder Faixa X (Skyspot)
Radio M-3AR Rohde und Schwarz
Contratos
36 F-5E 4820-4855 novos recebidos em 03/10/75 a 28/2/76 contrato de 1973 115 US$ milhões
22 F-5E 4856-4877 ex-USAF recebidos em 01/10/1988 a 1989
2 F-5E 4878-4879 ex-USAF recebidos para fontes peças
8 F-5E 4880-4887 ex-Jordania 19/8/2008 a 03/9/2008
4 F-5F 4806-4809 ex-USAF recebidos em 01/10/1988 a 1989
3 F-5E 4810-4812 ex-Jordania 19/8/2008 a 03/9/2008
Notas: Na operação Cruzex 2006 nos jogos de guerra , um F5EM "destruiu" 3 Mirage 2000 frances usando missel Derby BVR .
Os Mirages franceses não detectaram os F-5 e nem os lançamentos dos misseis Os F-5Em estavam com suporte dos AEW&C E-99
com radar Erieye AESA .[3]3^ FAB buys Derby. DefesaNet. Retrieved September 11, 2007
Canhão Pontiac M39A2 20 mm Rafael Derby missel ar-ar
Mectrom MAA-1 Piranha missel ar-ar Rafael Sky Shield
NORTHROP F-5E TIGER II
Ativo Tipo Matricula Total Rec. Período Origem w/o Ret. vnd
492010 F-5EM 4820-4887 68 (2 fonte peças) 03/10/75 > Varios 15 0 0
1º/1º GAvCa - Santa Cruz RJ
Esquadrão Senta Pua
2º/1º GAvCa- Santa Cruz RJ
Esquadrão Rompe Mato
1º/14º GAv Canoas RS
Esquadrão Pampa
1º/4º GAv Manaus AM
Esquadrão Pacau
Número Base Designador Número de Unidade Status Data de Entrega Último Avistamento
de Série Série do Fabricante
28101995 F-5E 4840
16111996 F-5
4820* BASC F-5EM Y.1001 74-1582 1°GAvCa act 03/10/1975 may12
4821 F-5E Y.1002 74-1583 w/o w/o 28mar77 Anapolis GO +1
4822 F-5E Y.1003 74-1584 w/o w/o 24 ou 25jun75 Sta Cruz RJ +1
4823 BASC F-5EM Y.1004 74-1585 1°GAvCa act apr78 jan10
4824* BASC F-5EM Y.1023 74-1586 1°GAvCa act aug11 ex-USA 74-1604
4825* BASC F-5E Y.1024 74-1587 1°GAvCa act apr10
4826* BASC F-5EM Y.1025 74-1588 1°GAvCa act apr78 nov10 ex-USA 74-1606
4827 BASC F-5EM Y.1026 74-1589 1°GAvCa act sep12
4828* BAMN F-5EM Y.1027 74-1590 1°/4° GAv/clubs act nov11
4829* BACO F-5E Y.1028 74-1591 1°/14°GAv act oct11
4830* BACO F-5EM Y.1029 74-1592 1°/14°GAv act oct09 ex-USA 74-1610 c/pod fotografico nariz
4831 BACO F-5E Y.1030 74-1593 1°/14°GAv desap Rota SBR 506 w/o28 jul82 +1 Lagoa do Patos
4832* BASC F-5E Y.1005 74-1594 1°GAvCa act abr-78
4833* BASC F-5E Y.1006 74-1595 w/o w/o 08jun81
4834 BACO F-5EM Y.1007 74-1596 1°/14°GAv act sep12
4835 BASC F-5E Y.1008 74-1597 1°GAvCa act abr-78
4836* BASC F-5EM Y.1009 74-1598 PAMA-SP 1°GAvCa act oct11
4837* BAMN F-5EM Y.1010 74-1599 1°/4° GAv act out-05
4838 BASC F-5E Y.1011 74-1600 w/o w/o 10ago84
4839 BASC F-5E Y.1012 74-1601 1°GAvCa act mai-02
4840 BASC F-5EM Y.1013 74-1602 1°GAvCa act out-06
4841 BAMN F-5EM Y.1014 74-1603 1°/4° GAv act sep12
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4843 BASC F-5E Y.1016 74-1605 1°GAvCa w/o w/o 10set79 Pirassununga +1
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4845 BAMN F-5EM Y.1018 74-1607 1°/4° GAv act sep12
4846* BASC F-5EM Y.1019 74-1608 1°GAvCa act jun12 Cores comemorativas 30 anos de F-5 4847* BACO F-5EM Y.1020 74-1609 1°/14°GAv act sep12
4848 BACO F-5EM Y.1021 74-1610 1°/14°GAv act sep12
4849* BACO F-5EM Y.1022 74-1611 1°/14°GAv act oct11
4850* BASC F-5EM Y.1031 74-1612 1°GAvCa act nov10
4851* BAMN F-5EM Y.1032 74-1613 1°/4° GAv act oct12
4852* BASC F-5E Y.1033 74-1614 1°GAvCa act out-05
4853* BACO F-5E Y.1034 74-1615 1°/14°GAv w/o w/o 29mai85 +1 BACO
4854* BASC F-5E Y.1035 74-1616 1°GAvCa act abr-78
4855 F-5E Y.1036 74-1617 w/o w/o 20set84
4856* BACO F-5EM R.1001 71-1417 PAMA-SP 1°/14°GAv act sep12 1° F-5EM de produção
4857* BACO F-5EM R.1002 71-1418 1°/14°GAv act 21abr89 apr12
4858* BACO F-5EM R.1004 71-1420 1°/14°GAv act 21abr89 apr12 Cores comem. 58 anos do 1°/14°GAv
4859 BACO F-5EM R.1006 73-1386 1°/14°GAv act 21abr89 oct12
4860* BASC F-5EM R.1010 73-1391 1°GAvCa act 21abr89 sep12
4861* BACO F-5EM R.1011 73-1392 1°/14°GAv act 21abr89 apr12
4862* BACO F-5EM R.1012 73-1398 PAMA-SP 1°/14°GAv act 08fev89 sep12
4863* BACO F-5EM R.1013 73-1400 1°/14°GAv act 21abr89 jul10
4864* BASC F-5EM R.1018 73-1401 1°GAvCa act nov10
4865* BACO F-5EM R.1020 73-1402 1°/14°GAv act sep12 ex Tiger/53 anos markings USA 72-1400
4866* BACO F-5EM R.1021 73-1403 1°/14°GAv w/o 11ago89 w/o 13/09/02 4866 act dec10
4867* BACO F-5EM R.1022 1°/14°GAv w/o 21abr89 mai-05 w/o 21/10/2002 Campina de Fora SP act nov12
4868* BACO F-5E R.1023 1°/14°GAv w/o 01fev89 w/o 20nov95 +1 BANT
4869* BAMN F-5EM R.1024 PAMA-SP 1°/4°GAv act sep12 USA 72-1404
4870* BAMN F-5EM R.1026 1°/4°GAv act 01out89 sep12 USA 72-1406
4871 BACO F-5EM R.1171 1°/14°GAv act 21abr89 sep12 USA 74-1513
4872 BACO F-5E R.1172 1°/14°GAv w/o 08fev89 w/o 17mar95 USA 74-1514
4873* BAMN F-5EM R.1173 1°/4°GAv diamo act 21abr89 nov11 USA 74-1515
4874* BASC F-5EM R.1196 1°GAvCa act nov12 first F-5EM conversion USA 74-1538
4875* BACO F-5EM R.1217 1°/14°GAv act act jul10 USA 74-1557
4876 BASC F-5EM R.1260 1°GAvCa 01oct88 act sep12 USA 74-1567
4877* BASC F-5EM R.1271 1°GAvCa 01oct88 act nov12 USA 74-1573
4878 F-5E R1305 PAMA-SP Stored 19aug08 sep12 primer JOR 934
4879 F-5E R1382 PAMA-SP Stored 19aug08 sep12 paint-stripped JOR 654
4880 F-5E R1161 PAMA-SP Stored 17dec08 sep12 primer JOR 922
4878 F-5E R1305 PAMA-SP Stored 19aug08 sep12 primer JOR 934
4879 F-5E R1382 PAMA-SP Stored 19aug08 sep12 paint-stripped JOR 654
4880 F-5E R1161 PAMA-SP Stored 17dec08 sep12 primer JOR 922
4881 F-5E R1392 PAMA-SP Stored 17dec08 oct11 camo c/s JOR 663/91699
4882 F-5E R1394 PAMA-SP Stored 17dec08 oct11 camo c/s JOR 665
NORTHROP F-5F TIGER II
Ativo Tipo Matricula Total Rec. Período Origem w/o Ret. vnd
062010 F-5FM 4806-4812 07 1989> Varios 01 0 0
1º/14º GAv Canoas RS
Esquadrão Pampa
1º/4º GAv Manaus AM
Esquadrão Pacau
Número Base Designador Número de Unidade Status Data de Entrega Último Avistamento
de Série Série do Fabricante
4806* BACO F-5FM IS.1005 PAMA-SP 1°/14°GAv act oct89 sep12 83-0073
4807 BACO F-5FM IS.1006 1°/14°GAv act 07apr89 oct12 83-0074
4808 BACO F-5FM IS.1003 1°/14°GAv act oct90 sep12 first F-5FM conversion, gn/gy c/s
4809* BACO F-5F IH.1009 1°/14°GAv w/o w/o 01nov96 84-0457
4810 F-5F W1011 PAMA-SP Stored 19aug08 sep12 primer JOR 951 Ex-Jordania
4811 F-5F IH1006 PAMA-SP Stored 17dec08 sep12 primer JOR 1756 Ex-Jordania
4812 F-5F W1035 PAMA-SP Stored 13may09 sep12 primer JOR 642 Ex-Jordania
- joao fernando
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Re: F-5 FAB
Vamos lá (não sei se aqui cabe isso)
Mas como vieram os F5 da década de 80? Li que vieram todos sem cabeamentos, empenados e outros. Na real, o que aconteceu de fato?
Mas como vieram os F5 da década de 80? Li que vieram todos sem cabeamentos, empenados e outros. Na real, o que aconteceu de fato?
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- jambockrs
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Re: F-5 FAB
Prezado evel:
Parabéns pelo tópico. Excelente trabalho!
Uma curiosidade: com a instalação do radar Griffo, não foi necessária a retirada de um dos canhões?
Parabéns pelo tópico. Excelente trabalho!
Uma curiosidade: com a instalação do radar Griffo, não foi necessária a retirada de um dos canhões?
- malmeida
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Re: F-5 FAB
Não sei de fato, mas entendendo que os F-5 comprados em '88 eram Agressors, não tinham a necessidade de serem armados, daí a ausência do cabeamento, e por serem sempre usados para treinamento de dogfight, puxando muito G em quase todos os voos que faziam, imagino que sim, eram tortos... mas é só uma opinião.joao fernando escreveu:Vamos lá (não sei se aqui cabe isso)
Mas como vieram os F5 da década de 80? Li que vieram todos sem cabeamentos, empenados e outros. Na real, o que aconteceu de fato?
Será que foi tão difícil assim "puxar uns fios" visto que os F-5 originais poderiam ser usados como gabarito?
Quanto a serem empenados, acredito que não deve ter sido tão ruim assim tampouco, se eles estão voando até hoje...
MAlmeida
MAlmeida
- malmeida
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Re: F-5 FAB
Soube desse detalhe do canhão direito, que foi retirado para dar espaço ao radar. Em seu lugar ficou um tubo de entrada de ar que lembra muito um pitot.jambockrs escreveu:Prezado evel:
Parabéns pelo tópico. Excelente trabalho!
Uma curiosidade: com a instalação do radar Griffo, não foi necessária a retirada de um dos canhões?
Não sei se fez muita diferença pois a perda do canhão foi compensada com a maior precisão de tiro, devido aos aviônicos instalados.
MAlmeida
Re: F-5 FAB
Meus amigos tenho em algum lugar a quantidade de cada exmplar por unidade, questão de achar
Bem no meu pouco conhecimento, acho que o Brasil só compra tranqueiras americanas, alemães e belgas (tanques blindados, Gepard, M-109) P-3 que pra ficar sempre dependente de peças
imagino eu a compra do lote dos agressor do EUA como não estavam baleados pelos g"s que fizeram em combate
simulado, acredito que foram testados na extremidade, num mínimo foram dados a preço simbólico para ter alguém
para comprar sobressalentes, como sempre.
Veja o caso dos P-3 foram fabricados em 1965 usados pela USN até 20.. adquiridos pela FAb em 2005
e recebidos recentemente para serviço ou devo ser muito burro pra entender.
Os americanos oferecem de graça os S-3 a jato porque o custo operacional é exorbitante, so falta pegar esses
acho até para Colombia ofereceram.
Bem no meu pouco conhecimento, acho que o Brasil só compra tranqueiras americanas, alemães e belgas (tanques blindados, Gepard, M-109) P-3 que pra ficar sempre dependente de peças
imagino eu a compra do lote dos agressor do EUA como não estavam baleados pelos g"s que fizeram em combate
simulado, acredito que foram testados na extremidade, num mínimo foram dados a preço simbólico para ter alguém
para comprar sobressalentes, como sempre.
Veja o caso dos P-3 foram fabricados em 1965 usados pela USN até 20.. adquiridos pela FAb em 2005
e recebidos recentemente para serviço ou devo ser muito burro pra entender.
Os americanos oferecem de graça os S-3 a jato porque o custo operacional é exorbitante, so falta pegar esses
acho até para Colombia ofereceram.
Re: F-5 FAB
Falando em P-3 la vai o P-3BR
não esta atualizado os ativos
LOCKHEED ORION P-3AM/TP-3AM
Ativo Tipo Matricula Total Rec. Período Origem w/o Ret. vnd
002010 P-3AM 7200-7207 08 31/07/2011 recebido 1 USN 00 0 0
002010 TP-3AM 7208 01 USN 00 0 0
002010 P-3A 7200-7207 03 fonte peças
PAMA-GL 11/2006 a 03/2008 USN 00 0 0
002010 TP-3AM 7208 01 USN 00 0 0
Função: Patrulha Marítima de longo alcance , SAR até 16 horas de patrulha
Tipo: Monoplano de asa alta, quadri-turboelice Tripulação 9 2 pilotos, 1 mecanico de vôo, 1 operador acústico, 1 operador ESM/MAD,
1 operador Radar/EO, 1 coordnador tático, 1 navegador, 1 operador de armamento.
Dados Fabricante: Lockheed USA- 1º Vôo: 25/08/1959 Introdução: 1962 - Produção 1959-pres – Lockheed - 650,Kawasaki - 107,
Total – 757 Desenvolvido do Lockheed L-188 Electra Custo US$ $36 million (FY1987)
VelocidadeMax (750 km/h) km/h Cruzeiro : 610 km/h
Alcance Max (9,000 km) teto: (10,400 m)
Dimensões Comprimento: ((35.6 m) Envergadura: ((30.4 m) Largura: Altura: (10.3 m) Superficie Alar (120.8 m²)
Peso: Vazio: (35,000 kg) maximo de decolagem: (61,400 kg)
Motore(s) 4× Allison T56-A-14(T56-A-10 in P-3A) turboprop, 4,600 shp (3,700 kW) cada Helices: 4 Hamilton Standard
diametro: (4.11 m)
Carga
Armamento Bombas: (9,000 kg)
Missel anti-navio AGM-84 Harpoon
Sonoboias: 48 Pre-carregada 50+ estoque
Outras : Torpedo MK-46 , minas, carga de profundidade
Modernização EADS-CASA Espanha USD423 milhões programa de modernização.A modernização dos P-3 da FAB para o padrão P-3BR custou
cerca de US$46 milhões por aeronave
Avionicos: Radar Elta 2022 abertura sintetica e abertura sintetica invertida
FITS
TACCO
Sistema acústico (sonoboias)
FLIR/Eletrooptico Starsafire II
MAD
SATCOM
Sistema de navegação INS?GPS?DME?TACAN?VOR
Radar altímetro
Radar meteorolorgico
Alaerme de Missel
RWR
Painel Thales avionics
1°/ 7°GAv Salvador BA
Esquadrão Orungan
7200*c/n 1855150 (P-3A-60-L0) 07/11/1965 BASV 1°/7°GAv dec05 may12 USN152180 vôo 20.12.2005 entr24/03/2008 EUA
7201*c/n 1855144 (P-3A-60-L0) 17/08/1965 BASV 1°/7°GAv may06 aug12 USN 152174
7202 c/n 1855156 (P-3A-60-L0) 23/11/1965 BASV 1°/7°GAv oct06 nov12 USN152186
7203* c/n1855110 (P-3A-50-L0) 25/05/1965BASV 1°/7°GAv 16oct 07 apr12 vôo 22.05.2006 USN 152140
7204 c/n1855157 P-3AM(P-3A-60-L0) 08/12/1965 EADS-CASA (1?/ On order sep12 jan13 USN 152187
7205 c/n1855132 P-3AM( P-3A-55-L0) 28/05/1965 Chico, CA On order sep09 sep09 USN 152162
7206 c/n1855143 P-3AM (P-3A-60-L0) 11/08/1965 Aero Union, Ch On order oct08 oct11 USN 152173
7207 c/n1855169 P-3AM P-3A-60-L0) USN 152356
7208 c/n1855137 P-3AM( P-3A-55-L0)22/01/1965 scrapyard Tucs On order feb10 feb10 USN 152167
7209 c/n1855138 P-3AM( P-3A-55-L0)30/06/1965 Aero Union, Ch On order oct06 oct10 USN 152168
7210 c/n1855145 P-3AM (P-3A-35-L0) 20/02/1964 Galeão,Stored nov07 24mar08 for spares, wh/gy c/s USN 151356
7211 c/n1855116 P-3AM (P-3A-50-L0) 22/01/1965 Galeão, RJ Stored 03sep 06 nov07 for spares, gy c/s USN 152146
não esta atualizado os ativos
LOCKHEED ORION P-3AM/TP-3AM
Ativo Tipo Matricula Total Rec. Período Origem w/o Ret. vnd
002010 P-3AM 7200-7207 08 31/07/2011 recebido 1 USN 00 0 0
002010 TP-3AM 7208 01 USN 00 0 0
002010 P-3A 7200-7207 03 fonte peças
PAMA-GL 11/2006 a 03/2008 USN 00 0 0
002010 TP-3AM 7208 01 USN 00 0 0
Função: Patrulha Marítima de longo alcance , SAR até 16 horas de patrulha
Tipo: Monoplano de asa alta, quadri-turboelice Tripulação 9 2 pilotos, 1 mecanico de vôo, 1 operador acústico, 1 operador ESM/MAD,
1 operador Radar/EO, 1 coordnador tático, 1 navegador, 1 operador de armamento.
Dados Fabricante: Lockheed USA- 1º Vôo: 25/08/1959 Introdução: 1962 - Produção 1959-pres – Lockheed - 650,Kawasaki - 107,
Total – 757 Desenvolvido do Lockheed L-188 Electra Custo US$ $36 million (FY1987)
VelocidadeMax (750 km/h) km/h Cruzeiro : 610 km/h
Alcance Max (9,000 km) teto: (10,400 m)
Dimensões Comprimento: ((35.6 m) Envergadura: ((30.4 m) Largura: Altura: (10.3 m) Superficie Alar (120.8 m²)
Peso: Vazio: (35,000 kg) maximo de decolagem: (61,400 kg)
Motore(s) 4× Allison T56-A-14(T56-A-10 in P-3A) turboprop, 4,600 shp (3,700 kW) cada Helices: 4 Hamilton Standard
diametro: (4.11 m)
Carga
Armamento Bombas: (9,000 kg)
Missel anti-navio AGM-84 Harpoon
Sonoboias: 48 Pre-carregada 50+ estoque
Outras : Torpedo MK-46 , minas, carga de profundidade
Modernização EADS-CASA Espanha USD423 milhões programa de modernização.A modernização dos P-3 da FAB para o padrão P-3BR custou
cerca de US$46 milhões por aeronave
Avionicos: Radar Elta 2022 abertura sintetica e abertura sintetica invertida
FITS
TACCO
Sistema acústico (sonoboias)
FLIR/Eletrooptico Starsafire II
MAD
SATCOM
Sistema de navegação INS?GPS?DME?TACAN?VOR
Radar altímetro
Radar meteorolorgico
Alaerme de Missel
RWR
Painel Thales avionics
1°/ 7°GAv Salvador BA
Esquadrão Orungan
7200*c/n 1855150 (P-3A-60-L0) 07/11/1965 BASV 1°/7°GAv dec05 may12 USN152180 vôo 20.12.2005 entr24/03/2008 EUA
7201*c/n 1855144 (P-3A-60-L0) 17/08/1965 BASV 1°/7°GAv may06 aug12 USN 152174
7202 c/n 1855156 (P-3A-60-L0) 23/11/1965 BASV 1°/7°GAv oct06 nov12 USN152186
7203* c/n1855110 (P-3A-50-L0) 25/05/1965BASV 1°/7°GAv 16oct 07 apr12 vôo 22.05.2006 USN 152140
7204 c/n1855157 P-3AM(P-3A-60-L0) 08/12/1965 EADS-CASA (1?/ On order sep12 jan13 USN 152187
7205 c/n1855132 P-3AM( P-3A-55-L0) 28/05/1965 Chico, CA On order sep09 sep09 USN 152162
7206 c/n1855143 P-3AM (P-3A-60-L0) 11/08/1965 Aero Union, Ch On order oct08 oct11 USN 152173
7207 c/n1855169 P-3AM P-3A-60-L0) USN 152356
7208 c/n1855137 P-3AM( P-3A-55-L0)22/01/1965 scrapyard Tucs On order feb10 feb10 USN 152167
7209 c/n1855138 P-3AM( P-3A-55-L0)30/06/1965 Aero Union, Ch On order oct06 oct10 USN 152168
7210 c/n1855145 P-3AM (P-3A-35-L0) 20/02/1964 Galeão,Stored nov07 24mar08 for spares, wh/gy c/s USN 151356
7211 c/n1855116 P-3AM (P-3A-50-L0) 22/01/1965 Galeão, RJ Stored 03sep 06 nov07 for spares, gy c/s USN 152146
Re: F-5 FAB
Agora vou voltar ao passado os Tmeia
NORTH AMERICAN NA-46[NA-16-4] YALE BT-9C N.A. Perna Dura
12 exemplares - Período: 1939 a 1941 -Fab: North American Av.Inc. USA Emprego: Treinamento e Adestramento Caract: Monoplano, asa baixa, monomotor, biplace em tandem Armas: 2 metr. fixas Browing .30, uma na asa direita, uma sincronizada no capô e 1 móvel traseira, podia levar até 4 bombas de 50 Kg - Nota: Todos passaram para a FAB em 1941. Chegaram primeiro na configuração com trem de pouso fixo
1037 c/n 46- 972 ex-D-1N-192 R:1941 Des:1951 ex AvN
1038 c/n 46- 973 ex-D-1N-193 R:1941 Des:1951 ex AvN
1039 c/n 46- 974 ex-D-1N-194 R:1941 Des:1951 ex AvN
1040 c/n 46- 975 ex-D-1N-195 R:1941 Des:1951 ex AvN
1041 c/n 46- 976 ex-D-1N-196 R:1941 Des:1951 ex AvN
1042 c/n 46- 977 ex-D-1N-197 R:1941 Des:1951 ex AvN
1043 c/n 46-1991 ex-D-1N-198 R:1941 Des:1951 ex AvN
1044 c/n 46-1992 ex-D-1N-199 R:1941 Des:1951 ex AvN
1045 c/n 46-1993 ex-D-1N-200 R:1941 Des:1951 ex AvN
1046 c/n 46-1994 ex-D-1N-201 R:1941 Des:1951 ex AvN
1047 c/n 46-1995 ex-D-1N-202 R:1941 Des:1951 ex-AvN
NORTH AMERICAN NA-72 (NA-44) AT-NA-72 ZT-6 NA Exército
30 Exemplares Período : 1941 a 1976- Fab: North American Aviation Inc. USA Emprego: Trei-namento avançado Caract: Monoplano, asa baixa, monomo-tor, biplace em tandem Armas : 2 metr. Browing .30 nas asas e 1 móvel em anel na nacele traseira.ate 160 Kg de bombas sob as asas , com trem de pouso retrátil
1193 ex-FAB 01 c/n 72-3077- 41-9986 N-19986
1194 ex-FAB 02 c/n 72-3078
1195 ex-FAB 03 c/n 72-3079
1196 ex-FAB 04 c/n 72-3080
1197 ex-FAB 05 c/n 72-3081
1198 ex-FAB 06 c/n 72-3082
1199 ex-FAB 07 c/n 72-3083 BASV 1943
1200 ex-FAB 08 c/n 72-3084 BASV 1943
1201 ex-FAB 09 c/n 72-3085
1202 ex-FAB 10 c/n 72-3086
1203 ex-FAB 11 c/n 72-3087
1204 ex-FAB 12 c/n 72-3088
1205 ex-FAB 13 c/n 72-3089
1206 ex-FAB 14 c/n 72-3090
1207 ex-FAB 15 c/n 72-3091
1208 ex-FAB 16 c/n 72-3092
1209 ex-FAB 17 c/n 72-3093
1210 ex-FAB 18 c/n 72-3094
1211 ex-FAB 19 c/n 72-3095
1212 ex-FAB 20 c/n 72-3096
1213 ex-FAB 21 c/n 72-4757
1214 ex-FAB 22 c/n 72-4758
1215 ex-FAB 23 c/n 72-4759
1216 ex-FAB 24 c/n 72-4760
1217 ex-FAB 25 c/n 72-4761
1218 ex-FAB 26 c/n 72-4762
1219 ex-FAB 27 c/n 72-4763
1220 ex-FAB 28 c/n 72-4764
1221 ex-FAB 29 c/n 72-4765
1222 ex-FAB 30 c/n 72-4766
NORTH AMERICAN NA-46[NA-16-4] YALE BT-9C N.A. Perna Dura
12 exemplares - Período: 1939 a 1941 -Fab: North American Av.Inc. USA Emprego: Treinamento e Adestramento Caract: Monoplano, asa baixa, monomotor, biplace em tandem Armas: 2 metr. fixas Browing .30, uma na asa direita, uma sincronizada no capô e 1 móvel traseira, podia levar até 4 bombas de 50 Kg - Nota: Todos passaram para a FAB em 1941. Chegaram primeiro na configuração com trem de pouso fixo
1037 c/n 46- 972 ex-D-1N-192 R:1941 Des:1951 ex AvN
1038 c/n 46- 973 ex-D-1N-193 R:1941 Des:1951 ex AvN
1039 c/n 46- 974 ex-D-1N-194 R:1941 Des:1951 ex AvN
1040 c/n 46- 975 ex-D-1N-195 R:1941 Des:1951 ex AvN
1041 c/n 46- 976 ex-D-1N-196 R:1941 Des:1951 ex AvN
1042 c/n 46- 977 ex-D-1N-197 R:1941 Des:1951 ex AvN
1043 c/n 46-1991 ex-D-1N-198 R:1941 Des:1951 ex AvN
1044 c/n 46-1992 ex-D-1N-199 R:1941 Des:1951 ex AvN
1045 c/n 46-1993 ex-D-1N-200 R:1941 Des:1951 ex AvN
1046 c/n 46-1994 ex-D-1N-201 R:1941 Des:1951 ex AvN
1047 c/n 46-1995 ex-D-1N-202 R:1941 Des:1951 ex-AvN
NORTH AMERICAN NA-72 (NA-44) AT-NA-72 ZT-6 NA Exército
30 Exemplares Período : 1941 a 1976- Fab: North American Aviation Inc. USA Emprego: Trei-namento avançado Caract: Monoplano, asa baixa, monomo-tor, biplace em tandem Armas : 2 metr. Browing .30 nas asas e 1 móvel em anel na nacele traseira.ate 160 Kg de bombas sob as asas , com trem de pouso retrátil
1193 ex-FAB 01 c/n 72-3077- 41-9986 N-19986
1194 ex-FAB 02 c/n 72-3078
1195 ex-FAB 03 c/n 72-3079
1196 ex-FAB 04 c/n 72-3080
1197 ex-FAB 05 c/n 72-3081
1198 ex-FAB 06 c/n 72-3082
1199 ex-FAB 07 c/n 72-3083 BASV 1943
1200 ex-FAB 08 c/n 72-3084 BASV 1943
1201 ex-FAB 09 c/n 72-3085
1202 ex-FAB 10 c/n 72-3086
1203 ex-FAB 11 c/n 72-3087
1204 ex-FAB 12 c/n 72-3088
1205 ex-FAB 13 c/n 72-3089
1206 ex-FAB 14 c/n 72-3090
1207 ex-FAB 15 c/n 72-3091
1208 ex-FAB 16 c/n 72-3092
1209 ex-FAB 17 c/n 72-3093
1210 ex-FAB 18 c/n 72-3094
1211 ex-FAB 19 c/n 72-3095
1212 ex-FAB 20 c/n 72-3096
1213 ex-FAB 21 c/n 72-4757
1214 ex-FAB 22 c/n 72-4758
1215 ex-FAB 23 c/n 72-4759
1216 ex-FAB 24 c/n 72-4760
1217 ex-FAB 25 c/n 72-4761
1218 ex-FAB 26 c/n 72-4762
1219 ex-FAB 27 c/n 72-4763
1220 ex-FAB 28 c/n 72-4764
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Re: F-5 FAB
evel escreveu:Falando em P-3 la vai o P-3BR
1°/ 7°GAv Salvador BA
Esquadrão Orungan
7208 c/n1855137 P-3AM( P-3A-55-L0)22/01/1965 scrapyard Tucs On order feb10 feb10 USN 152167
att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Re: F-5 FAB
Obrigado Binfa é dificil informação nesse Pais que amo
esssa infomação scrapyard peguei no site mais atualizado do mundo talvez vc conheça o scramble
esssa infomação scrapyard peguei no site mais atualizado do mundo talvez vc conheça o scramble
Re: F-5 FAB
Binfa tem um site interessante tvz vc conheça?
um radar com o voo dos aviões civis do Brasil
e legal vc acompanha o voo
veja navegaspotter.blogspot.com.br
item radarflighter
um radar com o voo dos aviões civis do Brasil
e legal vc acompanha o voo
veja navegaspotter.blogspot.com.br
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