Operações Policiais e Militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#12346 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Mai 06, 2013 9:13 pm

Brasileiro escreveu:Criminalidade não é guerra, altas taxas de homicídios não é guerra.
Pela definição do dicionário quando uma organização com milhares de membros comanda grandes regiões de terra e planeja o assassinato de membros de uma outro organização é algo muito próxima a guerra, não acho absurdo chamar assim.
Brasileiro escreveu:E, claro, é mais barato pro governo, que também pode se beneficiar, aglomerando consigo parte da opinião pública junto a um "inimigo comum" e jogando a polícia num trabalho de Sísifo, acreditando que se está indo a algum lugar. Mais fácil assim.
Os governadores já provaram que não dão a mínima, se apoiar carnificina da votos, eles apoiam a carnificina, se defender bandido da voto eles defendem bandidos, se ordenar massacre e depois defender os bandidos mortos da votos eles fazem isso, da forma mais hipócrita possível.

Se os governadores realmente se importassem a polícia estaria melhor equipada e preparada e não estaríamos discutindo isso aqui, o ponto é que os governadores não se importam, o que os policiais fizeram é resultado da situação, não entendo porque a insistência em condenar os policiais enquanto ignora os problemas que levam a essas situações.
Brasileiro escreveu:Se eu procurar no Youtube "abuso policial" e tentar postar tudo aqui, o General Error bloqueia o DB por uns 14 meses. Sem precisar forçar a barra.
Existem policiais desonestos, advogados desonestos, engenheiros desonestos, jornalistas desonestos, políticos desonestos (alias, existe político honesto?), existem até médicos desonestos que matam, torturam e mutilam pacientes de forma que poucos policiais possam imaginar e da inveja aé ao Hittler.

O fato de que existem policiais desonestos não significa que todos são, ou mesmo que os que participaram da ação em questão seja, ou mesmo que, por mais errada que a ação tenha sido, que esses policiais são a causa desses erros da forma que a Globo pinta.
Brasileiro escreveu:Aliás, essa coisa toda que aconteceu em SC só começou depois que alguns fizeram exatamente isso, de se meterem a praticar tiro ao alvo contra uns presos sentados. Eu, se fosse PM, pelo meu próprio bem e do meu trabalho, preferiria que isso não tivesse acontecido, e com certeza estaria muito puto, não só com os bandidos que fizeram esses ataques, mas bem mais com os bandidos do Estado, que sabiam o que estavam fazendo naquela ocasião e não pensaram na hora de brincar em serviço.
Então protesto violento do sindicato dos bandidos agora é uma forma válida de democracia?

Se existem policiais desonestos que executam alguém esses policiais devem ser investigados e punidos, pelo ESTADO, de todas as organizações que tem o direito de protestar organizações criminosas não estão entre elas, p@rr@, organizações criminosas não deveriam nem existir, quanto mais protestar!

O idal seria evitar que policiais executassem prisionairos, não deu? Uma pena, investigue os policiais como fazem com qualquer crime, espera uma reação violenta da gangue daqueles prisioneiros? IMPESSA a reação, nem que para isso tenha que eliminar a gangue inteira.

É uma democracia, organizações de defesa do indio tem direito a falar, de defesa de mendigos, de defesa de animais, mas ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS NÃO TEM ESSE DIREITO, é até algo lógico, organizações que não deveriam existir também não devem falar... Se estamos discutindo isso é porque a situação já passou da "criminalidade" há muito tempo, se o Estado não consegue nem garantir isso fica até dificil cobrar alguma coisa dos policiais.
Brasileiro escreveu: E se abrirmos a caixinha de que as duas únicas opções ali eram abrir ou não abrir fogo?

Será que só existia aqueles lá dentro do helicóptero de policiais no RJ todo? Não é o que dizem as imagens, considerando que outros por terra, ainda enfrentaram fogo pesado até acessarem o carro atingido.

Considerando também que o carro estava sem escolta, com localização (origem e destino) conhecida, que haviam policiais disponíveis na região preparados para fogo intenso, será que essa era mesmo a única alternativa?
Pra mim ficou claro que o objetivo era impedir que o carro entrasse na favela, onde ele teria conseguido escapar mais uma vez, nenhuma viatura chegaria a tempo.
Brasileiro escreveu:Será que ter a 'tripulação' inteira do carro presa não poderia adiantar outras frentes de investigação e facilitar outros serviços mais adiante?
Com certeza, se eles conseguissem parar o carro sem ninguém se ferir, sem arriscar tantos tiros e prender os ocupantes seria muito melhor, no fim o carro parou porque bateu, e o traficante reagiu a equipe em solo e por isso acabou morrendo ao invés de ser preso.

Nem sempre temos tudo o que queremos, ou mesmo precisamos.
Brasileiro escreveu:OBS: Aliás, acho que essa foi a primeira vez que eu vi uma ação da polícia em que o helicóptero foi quem levou a ação às vias de fato. Geralmente, até onde eu sei, o papel sempre foi o de apoio aos que estão em terra, seja na localização dos bandidos, atirando em locais específicos ou quando solicitado, ou então em defesa própria.
Não no Brasil, aqui em São Paulo de tempos em tempos policiais também atiram dos helicópteros, na verdade são operações militares disfarçadas de operações policiais e, infelizmente, executadas por políciais sem muito treinamento militar.

E é assim porque a situação é essa, é assim que se retoma áreas dominadas pelo tráfico, sendo esse tipo de operação necessária e se queremos não colocar inocentes em risco então deveríamos dar os meios necessários para realizar essas operações de forma segura, não simplesmente negar a necessidade dessas operações, essa última opção resulta no que vimos no vídeo, não exatamente, existem outros casos mais óbvios.
Brasileiro escreveu:Um deles disse na reportagem que foram dados antes "tiros de advertência". E os bandidos fizeram apenas aquilo que se esperaria que fizessem: Atirar de volta (como iam saber que era de advertência???) e fugir em alta velocidade, e atirando.
Qual opção? Pairar na frente do carro com um mega fone e pedir para eles se renderem? Ai eles se entregariam sem reagir?


Ou atirariam no helicóptero que estaria praticamente indefeso?...


Além do mais, são bandidos experientes, já deviam saber o que era tiro de advertência.
rodrigo escreveu:Bons tempos quando os snipers do BOPE realizavam decapitações precisas, sem polêmicas, helicópteros, FLIR, metralhadoras e rede globo.
O que aconteceu com os snipers?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Ziba
Avançado
Avançado
Mensagens: 444
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 5:34 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 18 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#12347 Mensagem por Ziba » Seg Mai 06, 2013 9:40 pm

henriquejr escreveu:Pegando carona na comparação que o Skyway fez da operação de Boston com a do helicóptero, que estamos discutindo no momento, é impossível não ver uma diferença gritante de tratamento por parte do poder público e parte da sociedade dada as respectivas atuações policiais.

Logo após a operação de Boston termina, assisti uma reportagem sobre o tema na TV (não lembro se foi na Globo News), onde mostrou parte do trabalho realizado pelo poder público para caçar os suspeitos dos atentados. Na "Força Tarefa" se encontrava unidades da polícia local, do FBI, da CIA e até da Guarda Nacional, para literalmente CAÇAR dois jovens que usaram panelas de pressão para fazer pequenas bombas, que tirou a vida de algumas pessoas e feriu outras tantas. Apensar do ato de terrorismo, que tipo de resistência dois jovens imigrantes, armados de armas leves (pistolas) e sem qualquer tipo de proteção ou escolta poderia ter para justificar uma Força Tarefa (FT) deste porte?

Na referida reportagem, mostrava que a cada informe que chegava no comando da FT, uma operação era organizada e todo local onde se havia a suspeita dos elementos estarem eram MINUCIOSAMENTE revistada, CASA POR CASA. Conseguem imaginar uma situação dessas aqui no Brasil (o país dos Direitos Humanos), onde forças policiais e militares pesadamente armados, com apoio de blindados e helicópteros, literalmente adentrando nas residencias onde moram pessoas que aqui no Brasil seria considerada de classe média alta, conhecedores de seus direitos, a maioria com bom nível de escolaridade?! Qual seria a repercussão disso aqui no nosso país? O que diria os membros dos Direitos Humanos?

Por lá até o Presidente da República foi a rede nacional elogiar a ação dos seus bravos policiais que literalmente fuzilaram dois jovens com fuzis, granadas, etc... que estava armado de pistola e escondido dentro de uma lancha (o que sobreviveu).

Aqui no Brasil, uma operação é criada para deter o maior e mais perigoso traficante em atuação no estado do RJ, que contabilizava mais de 20 homicídios REGISTRADOS (inclusive policiais), e impunha o terror numa comunidade inteira. Na referida operação, que foi muito bem planejada, diga-se de passagem, com informações (não informes) precisas das agencias de inteligencia, tinha tudo para ser perfeita, se não fossem as peculiaridades do trabalho policial, onde na maioria dos casos nem tudo sai conforme o planejado, e o improviso no momento da ação é muito comum, por mais que se planeje e se vislumbre planos alternativos. Analisando o vídeo, as falas dos policiais e as declarações feitas posteriormente, após a ação, não tenho dúvidas de que foi o que aconteceu!

O planejamento nada mais era que o helicóptero dotado de um sistema de imageamento térmico deveria fazer a função de acompanhar, a distância, o alvo da operação, no caso o traficante Matemático, enquanto que as unidades de assalto, no caso uma equipe do BOPE, deveria fazer a interceptação dos elementos. Se prestarem atenção no vídeo, fica claro que num primeiro momento era isso que estava acontecendo, a equipe do helicóptero estava a distancia, observando o alvo, a ponto de nem chamar a atenção do mesmo da presença da aeronave no local, e começa a acompanha-los até que tem uma parte onde a tripulação informa que a equipe de assalto teve problemas e não chegaria no local, neste momento foi que um "plano b" foi iniciado (impossível de dizer se foi previamente planejado ou se foi apenas mais um caso de improviso), e ocorre tudo que vimos nas imagens.

É importante observar que o carro não transitava isoladamente, como afirmou o Brasileiro. Fica claro nas imagens que ele estava o tempo todo sendo escoltado por motos, e que por toda aquela rua onde ele transitou, existia a presença de "seguranças" armados, que pode ser observado nos tiros realizados contra a aeronave e no momento em que o carro para, quando aparece várias pessoas para socorrer o alvo, muitos deles armados de fuzis! Neste momento os policiais podiam muito bem abrir fogo contra os mesmos, que estavam expostos e seriam alvos fáceis, mas pelo visto os policiais não estavam tão descontrolados como afirmaram os "especialistas", preferiram se conter por causa da possibilidade de existir pessoas inocentes na prestação de socorro, coisa que na prática todo mundo sabe que não é verdade, mas que mesmo assim seriam "vitimatizados" pelos hipócritas de plantão, e seria mais uma "chacina" provocado pela policia contra pobres favelados, que estavam na rua naquela hora pra bater um papo com os vizinhos.

Como disse no meu primeiro comentário sobre este assunto, não vou fazer entrar no mérito de afirmar se a atitude dos policiais foi correta ou não, isso a investigação vai dizer, mas é inocente quem acha que qualquer que seja uma operação policial, por mais simples que seja, não envolve riscos, tanto aos policias quanto a terceiros, imagine uma operação complexa como esta! É uma operação policial mas com características de uma operação de guerra, que somos tao acostumados a ver no Iraque, Afeganistão, etc... As características são praticamente as mesmas!

Por fim, independente de ter havido erros na execução da operação, nenhum inocente saiu ferido e o objetivo foi alcançado e deveriam ser homenageados pelo governo, dando apoio moral. O que na prática acontece é justamente o contrário, todo mundo "tira o seu" da reta e deixa os policiais que arriscaram suas vidas a merce da hipocrisia de parte da sociedade!
Perfeito!




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9406
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceu: 236 vezes
Agradeceram: 540 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#12348 Mensagem por Brasileiro » Seg Mai 06, 2013 9:46 pm

Marechal-do-ar escreveu: Então protesto violento do sindicato dos bandidos agora é uma forma válida de democracia?

Se existem policiais desonestos que executam alguém esses policiais devem ser investigados e punidos, pelo ESTADO, de todas as organizações que tem o direito de protestar organizações criminosas não estão entre elas, p@rr@, organizações criminosas não deveriam nem existir, quanto mais protestar!

O idal seria evitar que policiais executassem prisionairos, não deu? Uma pena, investigue os policiais como fazem com qualquer crime, espera uma reação violenta da gangue daqueles prisioneiros? IMPESSA a reação, nem que para isso tenha que eliminar a gangue inteira.

É uma democracia, organizações de defesa do indio tem direito a falar, de defesa de mendigos, de defesa de animais, mas ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS NÃO TEM ESSE DIREITO, é até algo lógico, organizações que não deveriam existir também não devem falar... Se estamos discutindo isso é porque a situação já passou da "criminalidade" há muito tempo, se o Estado não consegue nem garantir isso fica até dificil cobrar alguma coisa dos policiais.
Nada disso Marechal, você foi tendencioso na interpretação.

O que eu disse é que toda aquela reação dos bandidos, por mais que tenha vindo de bandidos, era algo que poderia ter sido evitado. Você sabe que não se pode mexer com marimbondos mas vai lá e mexe. Posso até ajudar você a meter inseticida e matar tudo, mas não deixa de ser culpa sua, não deixa de ser algo que poderia ser evitado, e sobretudo algo que que foi PROVOCADO por uma atitude impensada. E isso nem é mais sobre ter ou não amor pelos 'coitadinhos' ali presos, mas RESPONSABILIDADE em relação aos que estão do lado de fora e não tem nada a ver com isso, e que é quem realmente vai pagar o pato na mão desses delinquentes.



Brasileiro escreveu:Pra mim ficou claro que o objetivo era impedir que o carro entrasse na favela, onde ele teria conseguido escapar mais uma vez, nenhuma viatura chegaria a tempo.
Pelo o que eu vi, a perseguição se deu já dentro da comunidade, e posteriormente a polícia ainda teve de se dar ao trabalho de enfrentar fogo pesado de traficantes já alarmados.

Brasileiro escreveu:Qual opção? Pairar na frente do carro com um mega fone e pedir para eles se renderem? Ai eles se entregariam sem reagir?

Ou atirariam no helicóptero que estaria praticamente indefeso?...

Além do mais, são bandidos experientes, já deviam saber o que era tiro de advertência.
Espero que fique mais clara a minha dúvida:

Mesmo após a perseguição, já com o carro atingido, os policiais em terra, chamados pelo helicóptero (inclusive o tripulante diz "vai ter de varrer a rua inteira"), tiveram de enfrentar fogo por parte de traficantes já alarmados para que se chegasse ao veículo. Fariam isso de qualquer forma para completar a missão. E fizeram sem o bendito blindado.
Mas, ora, se fariam isso de uma forma ou de outra, então poderiam ter chegado até lá, com a localização dada pelo helicóptero, surpreendendo os bandidos e os deixando cercados. Por mais que tentassem fugir, o helicóptero estava de olhos grudados. A chance de matar o bandido seria menor, mas como eu me importo com aqueles que estavam em suas casas, prefiro uma solução onde a vida deles corra menor risco. O meu parâmetro é este. Perca o bandido, mas não perca um cidadão de bem. Mas foi bem sucedida? Foi. Realmente. Isso é o que importa, mas não é a única coisa que importa. Será que conseguiriam repetir o feito sem matar alguém ao lado, dando tiros sobre casas que sabe-se lá quem está lá dentro? Acho difícil.

Mas ok. Foi o que deu na hora e deu certo, graças a Deus ninguém se feriu ou morreu. Não estou questionando o mérito do resultado da ação como um todo. Mas que foi arriscado foi, se haviam outras opções mais seguras, eu acho que sim. Se não acertaram ninguém por perto, foi mais por sorte do que por competência, já que ter ou não alguém de bem atrás daquelas paredes metralhadas sim é questão de sorte, sinto muito, mas eles tinham visão noturna, não raio-x pra dizer "pode meter bala em cima daquela casa, pois não tem ninguém na sala" . Isso é o que critico, nada mais.



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Ziba
Avançado
Avançado
Mensagens: 444
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 5:34 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 18 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#12349 Mensagem por Ziba » Seg Mai 06, 2013 10:06 pm

Não adianta querer colocar a verdade e a realidade na cabeça de quem não quer. Só existiam duas opções:

A. O que foi feito.
B. Deixar o bandido escapar mais uma vez.

Não foi possível para as esquipes em terra entrarem na comunidade sem blindado a noite devido ao poder de fogo dos bandidos. Mais uma vez eu vou dizer que no dia as equipes da PM só chegaram ao lugar onde o corpo do bandido estava pela manhã e não logo após o ocorrido na filmagem.

Acredito que na hora, para tripulação do helicóptero, pesou a sensação do bandido escapar mais uma vez e ai teríamos necessariamente outro ciclo de investigação para ter a oportunidade de capturá-lo novamente.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61499
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6319 vezes
Agradeceram: 6668 vezes
Contato:

Re: Operações Policiais e Militares

#12350 Mensagem por Túlio » Seg Mai 06, 2013 10:09 pm

Eu é que não vou pagar CARTEIRAÇO para véios amigos: TÁ FEITO! Just that simple! :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Ziba
Avançado
Avançado
Mensagens: 444
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 5:34 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 18 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#12351 Mensagem por Ziba » Seg Mai 06, 2013 10:10 pm

Um detalhe que vale a pena contar e que poucos sabem sobre a vida do Batgol é que ele era TARADO, viciado em sexo e normalmente a rotina dele era essa. Dormir na casa de alguma amante na Coréia, Taquaral ou Vila Aliança.

De posse dessas informações, vários cercos foram tentados, todavia em nenhum deles foi feito o uso do helicóptero, justamente porque deveria ser uma operação furtiva. Na ultima tentativa o bandido foi baleado no pé mas conseguiu escapar.




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9406
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceu: 236 vezes
Agradeceram: 540 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#12352 Mensagem por Brasileiro » Seg Mai 06, 2013 10:24 pm

Ziba escreveu:Não adianta querer colocar a verdade e a realidade na cabeça de quem não quer. Só existiam duas opções:

A. O que foi feito.
B. Deixar o bandido escapar mais uma vez.
Levanta a mão quem confia na precisão daqueles tiros e toparia morar embaixo daquelas telhas de Eternit.

Imagem

http://25.media.tumblr.com/tumblr_lx11an9qxC1qi25sco1_500.jpg

Não fiquem bravos, colegas, é só uma brincadeira 8-]
Mas na moral, eu preferiria estar muito, mas muito longe dali. Não é fácil a vida de quem está ali, se não vira escravo na mão de traficante, vira moeda de troca quando decidem quem vale mais a pena morrer, com sorte, apenas precisa trocar umas telhas. Ou senão, levar um tiro, morrer, ficar com sequela, também pode 'valer a pena' se você tiver o azar de estar por perto, como se tivesse feito um favor à sociedade em lotear um pouco da sorte, se o objetivo valer os meios.



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Ziba
Avançado
Avançado
Mensagens: 444
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 5:34 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 18 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#12353 Mensagem por Ziba » Seg Mai 06, 2013 11:59 pm

Quem gostaria de morar num lugar abandonado pelo Estado, onde reina o banditismo e que a única secretaria do governo que aparece por lá de vez em quando é a de segurança?

Ninguém gostaria de morar lá por muitos fatores e os tiros dos helicóptero é o menor deles, já que em tese, morador de favela está a "acostumado" a tiroteios e operações policiais.




Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#12354 Mensagem por Rodrigoiano » Ter Mai 07, 2013 1:18 am

Dizer que na favela dominada pelo tráfico falta Estado e quando o Estado vem, atua de forma errada é sodas...

O traficante tinha que ser monitorado e detido. Ponto. Se reagisse, pagaria o preço...

Dizer que os policiais estavam excitados ou algo assim é desconhecimento (para dizer no mínimo...). Situação de pressão não dá para ter calma...Em uma favela dominada pelo tráfico e com armamento pesado será que queriam uma blitz para o tal matemático, quem sabe o policial dizendo: "senhor matemático tenho ordem para te prender abaixa o fuzil e se entrega tudo bem?!" :twisted: A realidade é diferente...

Usar a desculpa que se fosse em bairros nobres seria diferente também é sodas...

Porém...atirar de automática a esmo em cima de habitações foi desarrazoado. Realmente foi sorte nas casas, naquele prédio e naquela esquina com pessoas ninguém ter sido atingido.

Mas neste ponto tem um fator positivo. Pode-se criticar a falta de planejamento/cautela sem ter a desculpa de ter tido mortes de cidadãos inocentes.

Combate a criminalidade, ao tráfico, sim! Uso aéreo. Sim, fundamental! Agora daquele jeito não tem como concordar. Não se pode dizer que os fins justificam os meios. A PC carioca já teve grandes sucessos, grandes prisões (até de traficantes maiores que este tal matemático), houve mortos sim em confrontos, mas não acho que a execução pura e simples, fora do estrito cumprimento legal ou da legítima defesa, justifiquem qualquer tipo de ação.

É minha opinião, mas entendo e respeito os que pensam diferentemente.




Sd Young Guns 2
Avançado
Avançado
Mensagens: 468
Registrado em: Dom Mar 09, 2008 7:17 pm
Agradeceu: 45 vezes
Agradeceram: 6 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#12355 Mensagem por Sd Young Guns 2 » Ter Mai 07, 2013 2:03 am

Marechal-do-ar escreveu:
Brasileiro escreveu:Criminalidade não é guerra, altas taxas de homicídios não é guerra.
Pela definição do dicionário quando uma organização com milhares de membros comanda grandes regiões de terra e planeja o assassinato de membros de uma outro organização é algo muito próxima a guerra, não acho absurdo chamar assim.
Brasileiro escreveu:E, claro, é mais barato pro governo, que também pode se beneficiar, aglomerando consigo parte da opinião pública junto a um "inimigo comum" e jogando a polícia num trabalho de Sísifo, acreditando que se está indo a algum lugar. Mais fácil assim.
Os governadores já provaram que não dão a mínima, se apoiar carnificina da votos, eles apoiam a carnificina, se defender bandido da voto eles defendem bandidos, se ordenar massacre e depois defender os bandidos mortos da votos eles fazem isso, da forma mais hipócrita possível.

Se os governadores realmente se importassem a polícia estaria melhor equipada e preparada e não estaríamos discutindo isso aqui, o ponto é que os governadores não se importam, o que os policiais fizeram é resultado da situação, não entendo porque a insistência em condenar os policiais enquanto ignora os problemas que levam a essas situações.
Brasileiro escreveu:Se eu procurar no Youtube "abuso policial" e tentar postar tudo aqui, o General Error bloqueia o DB por uns 14 meses. Sem precisar forçar a barra.
Existem policiais desonestos, advogados desonestos, engenheiros desonestos, jornalistas desonestos, políticos desonestos (alias, existe político honesto?), existem até médicos desonestos que matam, torturam e mutilam pacientes de forma que poucos policiais possam imaginar e da inveja aé ao Hittler.

O fato de que existem policiais desonestos não significa que todos são, ou mesmo que os que participaram da ação em questão seja, ou mesmo que, por mais errada que a ação tenha sido, que esses policiais são a causa desses erros da forma que a Globo pinta.
Brasileiro escreveu:Aliás, essa coisa toda que aconteceu em SC só começou depois que alguns fizeram exatamente isso, de se meterem a praticar tiro ao alvo contra uns presos sentados. Eu, se fosse PM, pelo meu próprio bem e do meu trabalho, preferiria que isso não tivesse acontecido, e com certeza estaria muito puto, não só com os bandidos que fizeram esses ataques, mas bem mais com os bandidos do Estado, que sabiam o que estavam fazendo naquela ocasião e não pensaram na hora de brincar em serviço.
Então protesto violento do sindicato dos bandidos agora é uma forma válida de democracia?

Se existem policiais desonestos que executam alguém esses policiais devem ser investigados e punidos, pelo ESTADO, de todas as organizações que tem o direito de protestar organizações criminosas não estão entre elas, p@rr@, organizações criminosas não deveriam nem existir, quanto mais protestar!

O idal seria evitar que policiais executassem prisionairos, não deu? Uma pena, investigue os policiais como fazem com qualquer crime, espera uma reação violenta da gangue daqueles prisioneiros? IMPESSA a reação, nem que para isso tenha que eliminar a gangue inteira.

É uma democracia, organizações de defesa do indio tem direito a falar, de defesa de mendigos, de defesa de animais, mas ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS NÃO TEM ESSE DIREITO, é até algo lógico, organizações que não deveriam existir também não devem falar... Se estamos discutindo isso é porque a situação já passou da "criminalidade" há muito tempo, se o Estado não consegue nem garantir isso fica até dificil cobrar alguma coisa dos policiais.
Brasileiro escreveu: E se abrirmos a caixinha de que as duas únicas opções ali eram abrir ou não abrir fogo?

Será que só existia aqueles lá dentro do helicóptero de policiais no RJ todo? Não é o que dizem as imagens, considerando que outros por terra, ainda enfrentaram fogo pesado até acessarem o carro atingido.

Considerando também que o carro estava sem escolta, com localização (origem e destino) conhecida, que haviam policiais disponíveis na região preparados para fogo intenso, será que essa era mesmo a única alternativa?
Pra mim ficou claro que o objetivo era impedir que o carro entrasse na favela, onde ele teria conseguido escapar mais uma vez, nenhuma viatura chegaria a tempo.
Brasileiro escreveu:Será que ter a 'tripulação' inteira do carro presa não poderia adiantar outras frentes de investigação e facilitar outros serviços mais adiante?
Com certeza, se eles conseguissem parar o carro sem ninguém se ferir, sem arriscar tantos tiros e prender os ocupantes seria muito melhor, no fim o carro parou porque bateu, e o traficante reagiu a equipe em solo e por isso acabou morrendo ao invés de ser preso.

Nem sempre temos tudo o que queremos, ou mesmo precisamos.
Brasileiro escreveu:OBS: Aliás, acho que essa foi a primeira vez que eu vi uma ação da polícia em que o helicóptero foi quem levou a ação às vias de fato. Geralmente, até onde eu sei, o papel sempre foi o de apoio aos que estão em terra, seja na localização dos bandidos, atirando em locais específicos ou quando solicitado, ou então em defesa própria.
Não no Brasil, aqui em São Paulo de tempos em tempos policiais também atiram dos helicópteros, na verdade são operações militares disfarçadas de operações policiais e, infelizmente, executadas por políciais sem muito treinamento militar.

E é assim porque a situação é essa, é assim que se retoma áreas dominadas pelo tráfico, sendo esse tipo de operação necessária e se queremos não colocar inocentes em risco então deveríamos dar os meios necessários para realizar essas operações de forma segura, não simplesmente negar a necessidade dessas operações, essa última opção resulta no que vimos no vídeo, não exatamente, existem outros casos mais óbvios.
Brasileiro escreveu:Um deles disse na reportagem que foram dados antes "tiros de advertência". E os bandidos fizeram apenas aquilo que se esperaria que fizessem: Atirar de volta (como iam saber que era de advertência???) e fugir em alta velocidade, e atirando.
Qual opção? Pairar na frente do carro com um mega fone e pedir para eles se renderem? Ai eles se entregariam sem reagir?


Ou atirariam no helicóptero que estaria praticamente indefeso?...


Além do mais, são bandidos experientes, já deviam saber o que era tiro de advertência.
rodrigo escreveu:Bons tempos quando os snipers do BOPE realizavam decapitações precisas, sem polêmicas, helicópteros, FLIR, metralhadoras e rede globo.
O que aconteceu com os snipers?
Ziba sobre os caçadores, o MP entrou contra as ações desse tipo, falando que a ação não dava direito de defesa e bla bla bla...

Foi oque me foi passado na época, acho que tinha algo mais mas não lembro direito




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#12356 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Mai 07, 2013 2:47 am

Sd Young Guns 2 escreveu:Ziba sobre os caçadores, o MP entrou contra as ações desse tipo, falando que a ação não dava direito de defesa e bla bla bla...
A resposta era para mim?

Bem... Realmente caçadores fazem execuções, acho que a lei não permite isso* :lol: :lol: :lol:


Ainda assim, me parece bem mais razoável do que a certeza de um tiroteio.

*Não conheço bem a lei, mas reconhecendo a existência de organizações como o PCC, CV, TC e ADA e declarando guerra a essas organizações não daria mais liberdade legal de lidar com os lideres dessas organizações?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
italo clay
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 304
Registrado em: Qua Set 07, 2005 8:41 pm
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 18 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#12357 Mensagem por italo clay » Ter Mai 07, 2013 6:16 am

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noti ... atico.html

a globo em mais um de seus trabalhos desinformativos.




CHRISTUS VINCIT, CHRISTUS REGNAT, CHRISTUS IMPERAT.
Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceu: 128 vezes
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: Operações Policiais e Militares

#12358 Mensagem por Sávio Ricardo » Ter Mai 07, 2013 7:36 am

Acho estranho ter sido uma operação tão desastrosa como alguns pintam e não ter tido nenhuma reclamação, nenhuma denuncia, durante 12 meses.

Do jeito que a Globo mostrou, era pra ter no minimo dezenas de telhas e vidros quebrados, também haviam vários carros na rua e nenhum foi atingido???

Ou será que todas as casas e carros atingidos não eram de traficantes ou vagabundos que preferiram manter a boca fechada pra coisa não feder pro lados deles também???

Será que aquele homem que sai mancando nas filmagens era um civil inocente, de madrugada na rua e ficaria em silêncio??

Pra mim é mais uma vez a Globo querendo audiência a qualquer custo.




Imagem
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9406
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceu: 236 vezes
Agradeceram: 540 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#12359 Mensagem por Brasileiro » Ter Mai 07, 2013 9:32 am

Sávio, dificilmente alguém ali, vivendo sob a mira de fuzis, teria coragem de ir até a delegacia denunciar isto e ainda correr risco de ser esculachado. Ou será que a polícia enfrentaria bandidos após a denúncia pra entrar numa favela só pra subir no telhado, pra fazer perícia em tiros que não acertaram ninguém? Claro que não! Quando vemos denúncias de abusos em comunidades assim, geralmente é quando a polícia já ocupou tudo e a GLOBO consegue entrar e filmar casa revirada, roupas jogadas na privada, móveis quebrados etc. Senão, fica por isso mesmo.

Nesses lugares, a noite, quem trabalha e tem família fica dentro de casa. Na rua, a essa hora, quem circulava era gente armada, traficantes armando rolo, usuário de crack e coisa do gênero. Então, se tiros atingiram casas, foi justamente onde pessoas comuns estariam, e por sorte, não foram atingidas.

Além do mais, me parece horroroso imaginar que pode ser aceitável atirar a esmo sobre casas, sem ter ideia de quem está lá dentro, já partindo do pressuposto de que são bandidos porque é uma favela, e todo mundo sabe que não é por aí. É praticamente uma roleta russa na cabeça alheia!



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Ziba
Avançado
Avançado
Mensagens: 444
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 5:34 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 18 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#12360 Mensagem por Ziba » Ter Mai 07, 2013 11:08 am

Sd Young Guns 2 escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Pela definição do dicionário quando uma organização com milhares de membros comanda grandes regiões de terra e planeja o assassinato de membros de uma outro organização é algo muito próxima a guerra, não acho absurdo chamar assim.
Os governadores já provaram que não dão a mínima, se apoiar carnificina da votos, eles apoiam a carnificina, se defender bandido da voto eles defendem bandidos, se ordenar massacre e depois defender os bandidos mortos da votos eles fazem isso, da forma mais hipócrita possível.

Se os governadores realmente se importassem a polícia estaria melhor equipada e preparada e não estaríamos discutindo isso aqui, o ponto é que os governadores não se importam, o que os policiais fizeram é resultado da situação, não entendo porque a insistência em condenar os policiais enquanto ignora os problemas que levam a essas situações.
Existem policiais desonestos, advogados desonestos, engenheiros desonestos, jornalistas desonestos, políticos desonestos (alias, existe político honesto?), existem até médicos desonestos que matam, torturam e mutilam pacientes de forma que poucos policiais possam imaginar e da inveja aé ao Hittler.

O fato de que existem policiais desonestos não significa que todos são, ou mesmo que os que participaram da ação em questão seja, ou mesmo que, por mais errada que a ação tenha sido, que esses policiais são a causa desses erros da forma que a Globo pinta.
Então protesto violento do sindicato dos bandidos agora é uma forma válida de democracia?

Se existem policiais desonestos que executam alguém esses policiais devem ser investigados e punidos, pelo ESTADO, de todas as organizações que tem o direito de protestar organizações criminosas não estão entre elas, p@rr@, organizações criminosas não deveriam nem existir, quanto mais protestar!

O idal seria evitar que policiais executassem prisionairos, não deu? Uma pena, investigue os policiais como fazem com qualquer crime, espera uma reação violenta da gangue daqueles prisioneiros? IMPESSA a reação, nem que para isso tenha que eliminar a gangue inteira.

É uma democracia, organizações de defesa do indio tem direito a falar, de defesa de mendigos, de defesa de animais, mas ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS NÃO TEM ESSE DIREITO, é até algo lógico, organizações que não deveriam existir também não devem falar... Se estamos discutindo isso é porque a situação já passou da "criminalidade" há muito tempo, se o Estado não consegue nem garantir isso fica até dificil cobrar alguma coisa dos policiais.
Pra mim ficou claro que o objetivo era impedir que o carro entrasse na favela, onde ele teria conseguido escapar mais uma vez, nenhuma viatura chegaria a tempo.
Com certeza, se eles conseguissem parar o carro sem ninguém se ferir, sem arriscar tantos tiros e prender os ocupantes seria muito melhor, no fim o carro parou porque bateu, e o traficante reagiu a equipe em solo e por isso acabou morrendo ao invés de ser preso.

Nem sempre temos tudo o que queremos, ou mesmo precisamos.
Não no Brasil, aqui em São Paulo de tempos em tempos policiais também atiram dos helicópteros, na verdade são operações militares disfarçadas de operações policiais e, infelizmente, executadas por políciais sem muito treinamento militar.

E é assim porque a situação é essa, é assim que se retoma áreas dominadas pelo tráfico, sendo esse tipo de operação necessária e se queremos não colocar inocentes em risco então deveríamos dar os meios necessários para realizar essas operações de forma segura, não simplesmente negar a necessidade dessas operações, essa última opção resulta no que vimos no vídeo, não exatamente, existem outros casos mais óbvios.
Qual opção? Pairar na frente do carro com um mega fone e pedir para eles se renderem? Ai eles se entregariam sem reagir?


Ou atirariam no helicóptero que estaria praticamente indefeso?...


Além do mais, são bandidos experientes, já deviam saber o que era tiro de advertência.
O que aconteceu com os snipers?
Ziba sobre os caçadores, o MP entrou contra as ações desse tipo, falando que a ação não dava direito de defesa e bla bla bla...

Foi oque me foi passado na época, acho que tinha algo mais mas não lembro direito
Não havia como utilizar um Sniper na Op. A Coréia é uma favela praticamente plana, diferente do Complexo do Alemão e a ação se deu bem no coração da favela. De madrugada é impossível chegar ali sem blindados, tanto é que os policiais de terra só chegaram ao corpo pela manhã.

A situação dos snipers foi essa mesmo e agora passará a ser a situação dos helis tanto do SAER quanto do GAM da PMERJ! Vagabundo na favela vai ver o heli e não precisa nem mais correr porque sabe que não vão poder atirar, a não ser que eles atirem no helicóptero primeiro. Parece até piada.




Responder