Operações Policiais e Militares
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Ziba
- Avançado
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 18 vezes
Re: Operações Policiais e Militares
Volto a dizer, PARABÉNS ao SAER! De todos os males, ocorreu o menor. Problema de Segurança Pública é que muitos acham que podem meter o bedelho quando não tem sequer noção do que se passa nas ruas e favelas.
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 236 vezes
- Agradeceram: 540 vezes
Criminalidade não é guerra, altas taxas de homicídios não é guerra.Marechal-do-ar escreveu: O indice de homicídios é maior do que muitos países em guerra, em São Paulo, com a temporada de caça a policiais em aberto o governador diz na TV que o PCC não existe, se não estamos em guerra qual o nome disso? Mundo das maravilhas?
Chamar isto de guerra só tem como propósito dar justificativa a ações como essa que vimos, dentre tantas outras que acontecem rotineiramente. Chamar isso de guerra legitima esse tipo de ação como política pública oficial, que é o que vem sendo feito há bastante tempo. Sentar o dedo a esmo no meio de uma cidade não é condenável dentro de uma guerra, assim como vários outros tipos de abuso, tentando 'justificar os meios'.
E, claro, é mais barato pro governo, que também pode se beneficiar, aglomerando consigo parte da opinião pública junto a um "inimigo comum" e jogando a polícia num trabalho de Sísifo, acreditando que se está indo a algum lugar. Mais fácil assim.
abraços
----------------
amor fati
amor fati
- Brasileiro
- Sênior
"Só estando na rua com uma arma na mão pra saber o que é". E então podem fazer a merda que for e ninguém mais tem autoridade pra meter o bedelho mesmo e dizer que está errado. Canso dessa argumentação, e considero bem fascista pra ser sincero.Ziba escreveu:Volto a dizer, PARABÉNS ao SAER! De todos os males, ocorreu o menor. Problema de Segurança Pública é que muitos acham que podem meter o bedelho quando não tem sequer noção do que se passa nas ruas e favelas.
Daqui a pouco é deputado se justificando dizendo que só estando na câmara pra saber e ninguém mete o bedelho, médico fazendo barbaridades em UTIs por aí e coisa pior. Na verdade, essa é a porta de saída mais óbvia para quem não quer ser criticado, quer comprar cheque em branco e fazer o que bem entende.
POLÍCIA NÃO É ESPORTE RADICAL.
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6319 vezes
- Agradeceram: 6668 vezes
- Contato:
Brasileiro escreveu:"Só estando na rua com uma arma na mão pra saber o que é". E então podem fazer a merda que for e ninguém mais tem autoridade pra meter o bedelho mesmo e dizer que está errado. Canso dessa argumentação, e considero bem fascista pra ser sincero.Ziba escreveu:Volto a dizer, PARABÉNS ao SAER! De todos os males, ocorreu o menor. Problema de Segurança Pública é que muitos acham que podem meter o bedelho quando não tem sequer noção do que se passa nas ruas e favelas.
Daqui a pouco é deputado se justificando dizendo que só estando na câmara pra saber e ninguém mete o bedelho, médico fazendo barbaridades em UTIs por aí e coisa pior. Na verdade, essa é a porta de saída mais óbvia para quem não quer ser criticado, quer comprar cheque em branco e fazer o que bem entende.
abraços]
Verdade. Tem um montão que pensava igual a ti, tipo "só atirar no último dos casos" hoje servindo de adubo...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Ziba
- Avançado
Companheiro, na verdade o que eu quis dizer é que tem que conhecer para criticar. Por exemplo, a emoção demonstrada pelos colegas do SAER veio justamente de outras duas tentativas frustradas de prender o Batgol, apenas isso! Para quem não conhece, era um traficante muito malandro, esperto e inteligente! Inclusive ganhou esse apelido pois fazia toda contabilidade do traficante Robinho Pinga, que foi um dos fundadores do Terceiro Comando Puro.Brasileiro escreveu:"Só estando na rua com uma arma na mão pra saber o que é". E então podem fazer a merda que for e ninguém mais tem autoridade pra meter o bedelho mesmo e dizer que está errado. Canso dessa argumentação, e considero bem fascista pra ser sincero.Ziba escreveu:Volto a dizer, PARABÉNS ao SAER! De todos os males, ocorreu o menor. Problema de Segurança Pública é que muitos acham que podem meter o bedelho quando não tem sequer noção do que se passa nas ruas e favelas.
abraços]
Quanto a operação em si também não vejo nenhum problema, pois pela hora que se foi dada 99,99% das pessoas nas ruas eram traficantes ou "simpatizantes", pode até ter havido um excesso na questão dos tiros, mas um traficante procurado foi morto, nenhum inocente ferido e o que tem que se fazer agora é procurar os erros e acertos da operação, para que os acertos se mantenham e os erros sejam corrigidos!
O que não podemos é DEMONIZAR os Policiais, que saem todos os dias de casa para defender a população da marginalidade. Essa operação guarda muita semelhança com o fato ocorrido em Boston e lá em vez de criticarem as forças de segurança, publicamente, eles só receberam apoio e elogios, mas tenho certeza de que por trás dos panos também receberam críticas.
A diferença CRUCIAL é essa e é por isso que a onda de criminalidade aumenta no nosso país! O dia que começarem a tratar viciado e bandido da forma como devem ser tratados as coisas melhoram, o engraçado é que caras como Freixo, Pimentel e etc, não se mostram tão solícitos quando algum companheiro tomba no cumprimento do dever.
- Viktor Reznov
- Sênior
- Agradeceu: 1961 vezes
- Agradeceram: 797 vezes
Eu discordo, uma operação cagada e amadora como essa só não resultou em pelo menos uns 15 inocentes mortos por pura sorte. Loteria universal que somente esse traficante tenha morrido nessa suruba insana. A PCERJ tem de ser obrigada a manter esse helicóptero no chão até que seus agentes aprendam a ter disciplina no gatilho, esse tipo de amadorismo demonstrado é algo de se esperar de afegãos viciados em haxixe e não de policiais do Estado do RJ.Ziba escreveu:Volto a dizer, PARABÉNS ao SAER! De todos os males, ocorreu o menor. Problema de Segurança Pública é que muitos acham que podem meter o bedelho quando não tem sequer noção do que se passa nas ruas e favelas.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- Ziba
- Avançado
Se houvessem 15 inocentes nas ruas, os colegas não teriam feito isso.Cross escreveu:Eu discordo, uma operação cagada e amadora como essa só não resultou em pelo menos uns 15 inocentes mortos por pura sorte. Loteria universal que somente esse traficante tenha morrido nessa suruba insana.Ziba escreveu:Volto a dizer, PARABÉNS ao SAER! De todos os males, ocorreu o menor. Problema de Segurança Pública é que muitos acham que podem meter o bedelho quando não tem sequer noção do que se passa nas ruas e favelas.
- Viktor Reznov
- Sênior
- Agradeceu: 1961 vezes
- Agradeceram: 797 vezes
Mas haviam inocentes nas casas ao redor da rua, no qual pelo menos uma das casas foi atingida durante o video. Isso me lembra de uma operação numa favela carioca no qual se poder ver um PMERJ esvaziando todo o carregador de uma Masden morro acima sem preocupação com a pontaria, o cara simplesmente jogando fogo de cobertura no meio de uma favela densamente povoada.Ziba escreveu:Se houvessem 15 inocentes nas ruas, os colegas não teriam feito isso.Cross escreveu: Eu discordo, uma operação cagada e amadora como essa só não resultou em pelo menos uns 15 inocentes mortos por pura sorte. Loteria universal que somente esse traficante tenha morrido nessa suruba insana.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- Brasileiro
- Sênior
Se eu procurar no Youtube "abuso policial" e tentar postar tudo aqui, o General Error bloqueia o DB por uns 14 meses. Sem precisar forçar a barra.Túlio escreveu:Verdade. Tem um montão que pensava igual a ti, tipo "só atirar no último dos casos" hoje servindo de adubo...Brasileiro escreveu:
abraços]
Claro que eu estou falando sobre as situações em que o políça não dependia de tiro no joelho, na nuca, pra não dizer coisa pior, dar tiro a esmo pra sobreviver nem pra deter e o diabo a quatro. Provavelmente o helicóptero sequer teria sido alvejado, e sua tripulação colocada em risco, se em algum momento, em algum escalão superior de decisão, tivessem usado mais cérebro.
Aliás, essa coisa toda que aconteceu em SC só começou depois que alguns fizeram exatamente isso, de se meterem a praticar tiro ao alvo contra uns presos sentados. Eu, se fosse PM, pelo meu próprio bem e do meu trabalho, preferiria que isso não tivesse acontecido, e com certeza estaria muito puto, não só com os bandidos que fizeram esses ataques, mas bem mais com os bandidos do Estado, que sabiam o que estavam fazendo naquela ocasião e não pensaram na hora de brincar em serviço.
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
- Ziba
- Avançado
Quando faço uma incursão numa favela, também há casas e inocentes dentro delas, isso significa que não posso efetuar disparos no interior da favela? Vamos fazer melhor e desarmas os policiais, então, porque atuamos na maior parte do tempo em áreas densamente povoadas. É preciso entender que essa operação foi de OPORTUNIDADE. Os policiais avaliaram os ricos e decidiram que os ganhos valeriam qualquer possível ônus.Cross escreveu:Mas haviam inocentes nas casas ao redor da rua, no qual pelo menos uma das casas foi atingida durante o video. Isso me lembra de uma operação numa favela carioca no qual se poder ver um PMERJ esvaziando todo o carregador de uma Masden morro acima sem preocupação com a pontaria, o cara simplesmente jogando fogo de cobertura no meio de uma favela densamente povoada.Ziba escreveu: Se houvessem 15 inocentes nas ruas, os colegas não teriam feito isso.
Volto a dizer que o mérito do CERTO ou do ERRADO é complicado de se estabelecer. Se eu tivesse comandando, baseado nos dados que dispunham no momento, de quem se trava, pela localidade e hora, não pensaria duas vezes em dar o "go!".
- Brasileiro
- Sênior
E se abrirmos a caixinha de que as duas únicas opções ali eram abrir ou não abrir fogo?Ziba escreveu:
Quando faço uma incursão numa favela, também há casas e inocentes dentro delas, isso significa que não posso efetuar disparos no interior da favela? Vamos fazer melhor e desarmas os policiais, então, porque atuamos na maior parte do tempo em áreas densamente povoadas. É preciso entender que essa operação foi de OPORTUNIDADE. Os policiais avaliaram os ricos e decidiram que os ganhos valeriam qualquer possível ônus.
Volto a dizer que o mérito do CERTO ou do ERRADO é complicado de se estabelecer. Se eu tivesse comandando, baseado nos dados que dispunham no momento, de quem se trava, pela localidade e hora, não pensaria duas vezes em dar o "go!".
Será que só existia aqueles lá dentro do helicóptero de policiais no RJ todo? Não é o que dizem as imagens, considerando que outros por terra, ainda enfrentaram fogo pesado até acessarem o carro atingido.
Considerando também que o carro estava sem escolta, com localização (origem e destino) conhecida, que haviam policiais disponíveis na região preparados para fogo intenso, será que essa era mesmo a única alternativa?
Será que ter a 'tripulação' inteira do carro presa não poderia adiantar outras frentes de investigação e facilitar outros serviços mais adiante?
Enfim.
OBS: Aliás, acho que essa foi a primeira vez que eu vi uma ação da polícia em que o helicóptero foi quem levou a ação às vias de fato. Geralmente, até onde eu sei, o papel sempre foi o de apoio aos que estão em terra, seja na localização dos bandidos, atirando em locais específicos ou quando solicitado, ou então em defesa própria.
Um deles disse na reportagem que foram dados antes "tiros de advertência". E os bandidos fizeram apenas aquilo que se esperaria que fizessem: Atirar de volta (como iam saber que era de advertência???) e fugir em alta velocidade, e atirando.
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
- Ziba
- Avançado
Brasileiro, ai entra o tal "conhecimento" de que falei. Equipe de terra sem blindado no c* da madrugada na Coréia? SONHA que você vai entrar! impossível! Camará tem um poder de fogo comparável apenas ao Complexo do Alemão e Complexo da Maré.
As equipes de Terra chegaram a localidade apenas ao amanhecer, a noite seria impossível. E ai, certamente, pesou na cabeça da tripulação todas as vezes que o Batgol tinha escapado, da última vez tínhamos informações que ele foi baleado no pé mas conseguiu fugir.
Quanto a possíveis investigações, nada que fosse muito adiante. Batgol apesar de inteligente era só mais uma cabeça, cortou e logo apareceu outra e poucos meses após ter sido morto, seu sucessor conhecido como "Barriga" foi morto num "acerto de conta" entre os traficantes da Coréia e da Vila Aliança.
Enfim, acredite que dada as circunstâncias a operação foi válida. Hoje é muito difícil operações sem o uso de Blindados e Helicópteros e quantas vezes vimos ações deste tipo? Me recordo apenas de uma, na mesma Favela da Coréia, onde o Helicóptero perseguia alguns bandidos correndo pela mata, ou seja, essa operação foi uma questão de pura e simples OPORTUNIDADE! não é algo normal e corriqueiro.
As equipes de Terra chegaram a localidade apenas ao amanhecer, a noite seria impossível. E ai, certamente, pesou na cabeça da tripulação todas as vezes que o Batgol tinha escapado, da última vez tínhamos informações que ele foi baleado no pé mas conseguiu fugir.
Quanto a possíveis investigações, nada que fosse muito adiante. Batgol apesar de inteligente era só mais uma cabeça, cortou e logo apareceu outra e poucos meses após ter sido morto, seu sucessor conhecido como "Barriga" foi morto num "acerto de conta" entre os traficantes da Coréia e da Vila Aliança.
Enfim, acredite que dada as circunstâncias a operação foi válida. Hoje é muito difícil operações sem o uso de Blindados e Helicópteros e quantas vezes vimos ações deste tipo? Me recordo apenas de uma, na mesma Favela da Coréia, onde o Helicóptero perseguia alguns bandidos correndo pela mata, ou seja, essa operação foi uma questão de pura e simples OPORTUNIDADE! não é algo normal e corriqueiro.
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Bons tempos quando os snipers do BOPE realizavam decapitações precisas, sem polêmicas, helicópteros, FLIR, metralhadoras e rede globo. Agora, nesse modelo Blackhawk Down, é rezar para não vazarem mais nada, pra c@g@r de vez a imagem do Rio de Janeiro como cidade do encerramento da copa do mundo e olimpíadas!
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
- eagle
- Júnior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Um abraço pra você também, sou fã dos seus "posts", venho aprendendo muito com eles em vários tópicos.Obrigado.Skyway escreveu:Eu que peço desculpas. Pode desconsiderar meu último post.eagle escreveu:Desculpas ao Skyway e aos colegas pelo meu último "post", me expressei mal. Sou um defensor dos policiais e do uso de poder de fogo contra àqueles que atuam para que nossa sociedade caminhe para a barbárie, desde de que não se coloque a vida de inocentes em risco.
Um abraço
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Pegando carona na comparação que o Skyway fez da operação de Boston com a do helicóptero, que estamos discutindo no momento, é impossível não ver uma diferença gritante de tratamento por parte do poder público e parte da sociedade dada as respectivas atuações policiais.
Logo após a operação de Boston termina, assisti uma reportagem sobre o tema na TV (não lembro se foi na Globo News), onde mostrou parte do trabalho realizado pelo poder público para caçar os suspeitos dos atentados. Na "Força Tarefa" se encontrava unidades da polícia local, do FBI, da CIA e até da Guarda Nacional, para literalmente CAÇAR dois jovens que usaram panelas de pressão para fazer pequenas bombas, que tirou a vida de algumas pessoas e feriu outras tantas. Apensar do ato de terrorismo, que tipo de resistência dois jovens imigrantes, armados de armas leves (pistolas) e sem qualquer tipo de proteção ou escolta poderia ter para justificar uma Força Tarefa (FT) deste porte?
Na referida reportagem, mostrava que a cada informe que chegava no comando da FT, uma operação era organizada e todo local onde se havia a suspeita dos elementos estarem eram MINUCIOSAMENTE revistada, CASA POR CASA. Conseguem imaginar uma situação dessas aqui no Brasil (o país dos Direitos Humanos), onde forças policiais e militares pesadamente armados, com apoio de blindados e helicópteros, literalmente adentrando nas residencias onde moram pessoas que aqui no Brasil seria considerada de classe média alta, conhecedores de seus direitos, a maioria com bom nível de escolaridade?! Qual seria a repercussão disso aqui no nosso país? O que diria os membros dos Direitos Humanos?
Por lá até o Presidente da República foi a rede nacional elogiar a ação dos seus bravos policiais que literalmente fuzilaram dois jovens com fuzis, granadas, etc... que estava armado de pistola e escondido dentro de uma lancha (o que sobreviveu).
Aqui no Brasil, uma operação é criada para deter o maior e mais perigoso traficante em atuação no estado do RJ, que contabilizava mais de 20 homicídios REGISTRADOS (inclusive policiais), e impunha o terror numa comunidade inteira. Na referida operação, que foi muito bem planejada, diga-se de passagem, com informações (não informes) precisas das agencias de inteligencia, tinha tudo para ser perfeita, se não fossem as peculiaridades do trabalho policial, onde na maioria dos casos nem tudo sai conforme o planejado, e o improviso no momento da ação é muito comum, por mais que se planeje e se vislumbre planos alternativos. Analisando o vídeo, as falas dos policiais e as declarações feitas posteriormente, após a ação, não tenho dúvidas de que foi o que aconteceu!
O planejamento nada mais era que o helicóptero dotado de um sistema de imageamento térmico deveria fazer a função de acompanhar, a distância, o alvo da operação, no caso o traficante Matemático, enquanto que as unidades de assalto, no caso uma equipe do BOPE, deveria fazer a interceptação dos elementos. Se prestarem atenção no vídeo, fica claro que num primeiro momento era isso que estava acontecendo, a equipe do helicóptero estava a distancia, observando o alvo, a ponto de nem chamar a atenção do mesmo da presença da aeronave no local, e começa a acompanha-los até que tem uma parte onde a tripulação informa que a equipe de assalto teve problemas e não chegaria no local, neste momento foi que um "plano b" foi iniciado (impossível de dizer se foi previamente planejado ou se foi apenas mais um caso de improviso), e ocorre tudo que vimos nas imagens.
É importante observar que o carro não transitava isoladamente, como afirmou o Brasileiro. Fica claro nas imagens que ele estava o tempo todo sendo escoltado por motos, e que por toda aquela rua onde ele transitou, existia a presença de "seguranças" armados, que pode ser observado nos tiros realizados contra a aeronave e no momento em que o carro para, quando aparece várias pessoas para socorrer o alvo, muitos deles armados de fuzis! Neste momento os policiais podiam muito bem abrir fogo contra os mesmos, que estavam expostos e seriam alvos fáceis, mas pelo visto os policiais não estavam tão descontrolados como afirmaram os "especialistas", preferiram se conter por causa da possibilidade de existir pessoas inocentes na prestação de socorro, coisa que na prática todo mundo sabe que não é verdade, mas que mesmo assim seriam "vitimatizados" pelos hipócritas de plantão, e seria mais uma "chacina" provocado pela policia contra pobres favelados, que estavam na rua naquela hora pra bater um papo com os vizinhos.
Como disse no meu primeiro comentário sobre este assunto, não vou fazer entrar no mérito de afirmar se a atitude dos policiais foi correta ou não, isso a investigação vai dizer, mas é inocente quem acha que qualquer que seja uma operação policial, por mais simples que seja, não envolve riscos, tanto aos policias quanto a terceiros, imagine uma operação complexa como esta! É uma operação policial mas com características de uma operação de guerra, que somos tao acostumados a ver no Iraque, Afeganistão, etc... As características são praticamente as mesmas!
Por fim, independente de ter havido erros na execução da operação, nenhum inocente saiu ferido e o objetivo foi alcançado e deveriam ser homenageados pelo governo, dando apoio moral. O que na prática acontece é justamente o contrário, todo mundo "tira o seu" da reta e deixa os policiais que arriscaram suas vidas a merce da hipocrisia de parte da sociedade!
Logo após a operação de Boston termina, assisti uma reportagem sobre o tema na TV (não lembro se foi na Globo News), onde mostrou parte do trabalho realizado pelo poder público para caçar os suspeitos dos atentados. Na "Força Tarefa" se encontrava unidades da polícia local, do FBI, da CIA e até da Guarda Nacional, para literalmente CAÇAR dois jovens que usaram panelas de pressão para fazer pequenas bombas, que tirou a vida de algumas pessoas e feriu outras tantas. Apensar do ato de terrorismo, que tipo de resistência dois jovens imigrantes, armados de armas leves (pistolas) e sem qualquer tipo de proteção ou escolta poderia ter para justificar uma Força Tarefa (FT) deste porte?
Na referida reportagem, mostrava que a cada informe que chegava no comando da FT, uma operação era organizada e todo local onde se havia a suspeita dos elementos estarem eram MINUCIOSAMENTE revistada, CASA POR CASA. Conseguem imaginar uma situação dessas aqui no Brasil (o país dos Direitos Humanos), onde forças policiais e militares pesadamente armados, com apoio de blindados e helicópteros, literalmente adentrando nas residencias onde moram pessoas que aqui no Brasil seria considerada de classe média alta, conhecedores de seus direitos, a maioria com bom nível de escolaridade?! Qual seria a repercussão disso aqui no nosso país? O que diria os membros dos Direitos Humanos?
Por lá até o Presidente da República foi a rede nacional elogiar a ação dos seus bravos policiais que literalmente fuzilaram dois jovens com fuzis, granadas, etc... que estava armado de pistola e escondido dentro de uma lancha (o que sobreviveu).
Aqui no Brasil, uma operação é criada para deter o maior e mais perigoso traficante em atuação no estado do RJ, que contabilizava mais de 20 homicídios REGISTRADOS (inclusive policiais), e impunha o terror numa comunidade inteira. Na referida operação, que foi muito bem planejada, diga-se de passagem, com informações (não informes) precisas das agencias de inteligencia, tinha tudo para ser perfeita, se não fossem as peculiaridades do trabalho policial, onde na maioria dos casos nem tudo sai conforme o planejado, e o improviso no momento da ação é muito comum, por mais que se planeje e se vislumbre planos alternativos. Analisando o vídeo, as falas dos policiais e as declarações feitas posteriormente, após a ação, não tenho dúvidas de que foi o que aconteceu!
O planejamento nada mais era que o helicóptero dotado de um sistema de imageamento térmico deveria fazer a função de acompanhar, a distância, o alvo da operação, no caso o traficante Matemático, enquanto que as unidades de assalto, no caso uma equipe do BOPE, deveria fazer a interceptação dos elementos. Se prestarem atenção no vídeo, fica claro que num primeiro momento era isso que estava acontecendo, a equipe do helicóptero estava a distancia, observando o alvo, a ponto de nem chamar a atenção do mesmo da presença da aeronave no local, e começa a acompanha-los até que tem uma parte onde a tripulação informa que a equipe de assalto teve problemas e não chegaria no local, neste momento foi que um "plano b" foi iniciado (impossível de dizer se foi previamente planejado ou se foi apenas mais um caso de improviso), e ocorre tudo que vimos nas imagens.
É importante observar que o carro não transitava isoladamente, como afirmou o Brasileiro. Fica claro nas imagens que ele estava o tempo todo sendo escoltado por motos, e que por toda aquela rua onde ele transitou, existia a presença de "seguranças" armados, que pode ser observado nos tiros realizados contra a aeronave e no momento em que o carro para, quando aparece várias pessoas para socorrer o alvo, muitos deles armados de fuzis! Neste momento os policiais podiam muito bem abrir fogo contra os mesmos, que estavam expostos e seriam alvos fáceis, mas pelo visto os policiais não estavam tão descontrolados como afirmaram os "especialistas", preferiram se conter por causa da possibilidade de existir pessoas inocentes na prestação de socorro, coisa que na prática todo mundo sabe que não é verdade, mas que mesmo assim seriam "vitimatizados" pelos hipócritas de plantão, e seria mais uma "chacina" provocado pela policia contra pobres favelados, que estavam na rua naquela hora pra bater um papo com os vizinhos.
Como disse no meu primeiro comentário sobre este assunto, não vou fazer entrar no mérito de afirmar se a atitude dos policiais foi correta ou não, isso a investigação vai dizer, mas é inocente quem acha que qualquer que seja uma operação policial, por mais simples que seja, não envolve riscos, tanto aos policias quanto a terceiros, imagine uma operação complexa como esta! É uma operação policial mas com características de uma operação de guerra, que somos tao acostumados a ver no Iraque, Afeganistão, etc... As características são praticamente as mesmas!
Por fim, independente de ter havido erros na execução da operação, nenhum inocente saiu ferido e o objetivo foi alcançado e deveriam ser homenageados pelo governo, dando apoio moral. O que na prática acontece é justamente o contrário, todo mundo "tira o seu" da reta e deixa os policiais que arriscaram suas vidas a merce da hipocrisia de parte da sociedade!
.