knigh7 escreveu:Carlos Lima escreveu:
Pois é cara,
E desde quando os Americanos prometem uma coisa e quando dão na telha deles mudam de idéia na hora H?
Resposta: Desde sempre!!!
Humm...a FAB trabalha com uma expressiva quantidade de aeronaves vinda deles desde a sua criação. Se é esse quadro, porque será que ela vive comprandoi??
Carlos Lima escreveu:
Na verdade o mesmo acontece com todos esses países (França, Suécia, Russia, Inglaterra, Alemanha, etc), na hora H eles mudam de idéia e não temos o que queríamos. É a realidade de quem não investe em pesquisa e educação e entrega o País de bandeja em Embaixada.
A história do AM-X é interessante considerando que não nos foi permitido o uso do mesmo Gatling dos italianos e tivemos que refazer o projeto do canhão da aeronave (mais $$$$$$$$).
E é claro que depois o problema é porque os franceses não queriam fornecer o DEFA X e acabamos com o DEFA Y. Claro, esses franceses pilantras...
Mas porque mesmo tivemos que optar pelo DEFA mesmo??
Vc está fazendo confusão: os italianos usam o canhão americano Vulcan de 20mm. Existe uma lenda que a FAB queria esse canhão também, mas foi embargado pelos americanos. Mas a FAB nunca quis equipar com um canhão desse calibre, e sim um mais potente, de 30mm.
Carlos Lima escreveu:
Novamente, estamos sujeitos as vontades desses países todos enquanto não fizermos o nosso.
concordo
Carlos Lima escreveu:
A coisa só piora quando os nossos oficiais vão à Embaixada de um dos concorrentes jurar fidelidade e tentar passar por cima do processo.
Fica feio para quem gastou milhares de horas para realmente avaliar as aeronaves e as suas qualidades e defeitos ao invés de ir tomar café na Embaixada. Fica feio para a honra da instituição, e fica feio para o Brasil, porque o pessoal da Embaixada vira as costas e vê que realmente não dá para levar esse país a sério.
Por esse tipo de coisa que por mim acabavamos com esse processo da maneira que está.
Se foi na fase semifinal, onde a maioria das avaliações já estavam concluídas, data da a expressiva maioria das comunicações, não vejo problema. Antes disso foi sobre questões financeiras. (Houve também em 2008 o caso deles acelerarem o processo com receios do Governo colocar imputs na END para favorecer o caça preferido). São oficiais de alta patente da Força ligados ao processo, que já conhecendo o resultado da maioria das avaliações,agem em benefício dela, para contrabalançar a preferência escancarada da parte política antes mesmo do inicio do processo.
Olha,
Os motivos pelos quais a FAB faz o que faz em termos de compra de equipamento vão desde históricos a orientação política até masoquismo ao longo dos anos.
Mas por outro lado Você está dizendo que os Americanos não mudam de idéia quando vendem armas? E nunca mudaram de idéia com relação ao Brasil?
Puxa vida... quer dizer que fomos de F-5, quando deveríamos ir de F-4, o F-5 do Segundo lote não veio em estado lamentável e sabotado? Quando o Brasil desenvolveu o Piranha a Northrop entregou os dados para compatibilidade desse míssil na pona das asas do F-5?, quer dizer que quando fizemos o update do P-3 compramos X e recebemos diversos equipamentos downgraded (o mesmo para o S Tucano)? E por aí vai...
Esses são pequenos exemplos que vão desde 'eles vendem o que eles acham bom para nós', até 'compramos x e ganhamos x/3' e existem muitos outros mais.
O que eu acho importante disso tudo para ser honesto é não se iludir que o que eles dizem hoje será o que irá acontecer amanhã.
Que bom que concordamos que estamos nas mãos de todos esses países, interesses e fabricantes.
Honestamente, esse é um processo "confidencial" e em qualquer lugar do mundo esse tipo de comunicação não deveria existir entre Embaixadas e Oficiais Superiores 'tranquilizando' um determinado concorrente.
Além disso tais comunicações aconteceram até após o 7/9/2009.
Mas pelo visto a raiz da questão é que temos percepções diferentes do que acreditamos ser problema nesse tipo de processo confidencial. Pelo menos todas as vezes que leio sobre oficiais indo a Embaixadas e fazendo esse tipo de coisa, nunca é elogiando a atitude. Sei lá, eu acho muito lamentável isso... ir lá, tomar um cafezinho e garantir a um dos concorrentes para eles 'se tranquilizarem'.
Vai entender.
[]s
CB_Lima