JIPES

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 451 vezes
Agradeceram: 235 vezes

Re: JIPES

#211 Mensagem por RobsonBCruz » Sex Jan 18, 2013 8:25 am

FCarvalho escreveu:
eligioep escreveu:Todo o mundo sonha com um 4x4 blindado para substituir o Jeep(ou similar).
Mas na atual operação da França no Mali, ele ainda continua presente, e sem blindagem.....
Ei-lo: http://www.defesanet.com.br/geopolitica ... ar-no-Mali
creio eu eligioep que este tipo de veículos, assim como os Marruá do EB/CFN, que estão sendo comprados continua e regularmente as centenas, ainda tem, e terão ainda por muito tempo, espaço e utilidade nas operações militares de hoje, e de amanhã também. Cada um no seu quadrado como diria o ditado.

Os Hummvee tem seu espaço garantido no US Army e USMC, assim como seus derivados em outros países, e ninguém tem dúvidas disso, em seu uso primário. Assim também os nossos Marruá.

Agora, ninguém tem dúvida também que eles estão ficando cada vez mais limitados a funções mais burocráticas e administrativas, e cada vez mais longe das linhas de frente, substituídos aos poucos que estão sendo, e serão, de certa maneira, por uma geração de veículos bldos leves que hoje parece estar representada pelo projeto dos JLVC americano, dentre outros modelos semelhantes no mercado internacional.

A ver se isso não é apenas só mais um daqueles modismos temporais tecnológicos, trazidos pelas incertezas e nuances da guerra, ou se os velhos "jeeps" ainda irão permanecer reinando por longos anos em seu território.

Até porque, ainda não inventaram um substituto à altura para os Jeeps. Na verdade, o melhor substituto de um jeep é o próprio jeep.

abs.
Para as funções burocráticas/administrativas não há necessidade de veículos militares.

Na recente série de TV "Zona de Guerra", que é um documentário sobre o dia-a-dia na maior base militar da OTAN, em Kandahar, Afeganistão, onde estão lotados mais de 20 mil militares de diversos países, pode se ver um grande fluxo interno de veículos predominantemente camionetes iguais as civis, que vemos no trânsito das grandes cidades.

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5735 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

#212 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 18, 2013 10:31 am

Robson, um jeep, e suas versões modernas, são tão militares quanto os LR e Marruá que o EB usa para suas atividades Adm. e burocráticas diárias em suas diversas om's, e que são vendidos todos os dias nas concessionárias de rua.

Ele é militar enquanto veículo adaptado para as operações e meios ambiente mais rústicos das operações militares, e não por que seja algo um tanto assim diferente de seus congeneres de rua. Ele pode fazer ambos os papeis, de estar na frente de combate, como hora vemos na matéria acima, e também servir aquelas missões citas por mim. Não há contradição, mas a inequívoca indicação de suas múltiplas qualidades.

Ademais, algumas "missões" Administrativas, menos afeitas aos perigos iminentes do combate, podem ser também levadas a efeito mesmo próximo as linhas de contato com o inimigo, como as tarefas de ligação, etc.

Enfim, para aquelas em que uma pickup civil ou semelhante possa dispor-se mais ideal para a tarefa, posto que seja em sua maior parte desenvolvidas no asfalto, nada demais, é até mais propício. D'outra forma, atividades outras que tenham que ser desenvolvidas em campo os jeeps já são mais indicados.

abs.

Carpe Diem
arcanjo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 381 vezes
Agradeceram: 830 vezes
Contato:

#213 Mensagem por arcanjo » Sex Abr 26, 2013 8:02 pm

Agrale Marruá AM11 do CFN exposto na LAAD 2013.

Ainda terei um deste na minha garagem! 8-]

Imagem

Não canso de ver esta foto... :roll:

Alguém saberia dizer quantas unidades deste modelo foram adquiridas pelo CFN?

Seria o fim da hegemonia dos Defender?

Sou muito mais Marruá... :twisted: :wink:

arcanjo

arcanjo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 381 vezes
Agradeceram: 830 vezes
Contato:

#214 Mensagem por arcanjo » Sex Abr 26, 2013 9:12 pm

Marruá AM100 na trilha.

Observem o trabalho da suspensão... :o Eita jipe danado de bom! :D :wink:

arcanjo

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#215 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Abr 26, 2013 9:47 pm

Quero ver um Ecosport na mesma trilha.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#216 Mensagem por Bourne » Sex Abr 26, 2013 9:57 pm

Não foi feito para isso. Serve para os caubóis da cidades e menos favorecidos fisicamente se exibirem nas ruas da cidade e irem ao shopping. [005]

eligioep
Sênior
Sênior
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

#217 Mensagem por eligioep » Sáb Abr 27, 2013 11:09 pm

arcanjo escreveu:Marruá AM100 na trilha.

arcanjo
Pena que só aproveitaram a parte da filmagem onde aparece o AM 100, caso contrário poderia-se ver o mesmo trabalho da suspensão do Engesa 4/EE 4 que vinha atrás. Já a do Troller...... :oops:
Podemos também observar que ele sofreu modificações, como o bloqueio do diferencial/tração positiva, cujos estalos podemos ouvir nitidamente aos 6:00 do filme, ou ainda a aparente reduzida na CTM que recebeu, pois a velocidade em que se desloca é muito baixa para o veículo, aparentemente.
Talvez o Mestre Bacchi possa acrescentar mais algo....

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#218 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Dom Abr 28, 2013 9:58 am

eligioep escreveu:
arcanjo escreveu:Marruá AM100 na trilha.
arcanjo
Pena que só aproveitaram a parte da filmagem onde aparece o AM 100, caso contrário poderia-se ver o mesmo trabalho da suspensão do Engesa 4/EE 4 que vinha atrás. Já a do Troller...... :oops:
Podemos também observar que ele sofreu modificações, como o bloqueio do diferencial/tração positiva, cujos estalos podemos ouvir nitidamente aos 6:00 do filme, ou ainda a aparente reduzida na CTM que recebeu, pois a velocidade em que se desloca é muito baixa para o veículo, aparentemente.
Talvez o Mestre Bacchi possa acrescentar mais algo....
eligioep, este filme para mim não diz nada.

Eu não vejo o que andar a passo de cagado revela em qualidade de um veículo!

Será que isto tem algum interesse militar?

Bacchi

eligioep
Sênior
Sênior
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

#219 Mensagem por eligioep » Dom Abr 28, 2013 11:59 am

Bacchi,
interesse militar creio que não.
Mas mercadológico para o Marruá e o proprietário da oficina que adesivou o AM 100, creio que sim!

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6321 vezes
Agradeceram: 6670 vezes
Contato:

#220 Mensagem por Túlio » Dom Abr 28, 2013 12:25 pm

Já a mim parece possível o uso militar: creio eu que um Leo1A5 ou M113 teria dificuldades - se conseguisse - em passar por aquele terreno, fosse qual fosse a velocidade. Mal ou bem seria, sempre a meu ver, uma opção para transpor trechos muito difíceis de terreno sem ter que ser a pé (suprir um Pel desdobrado nos quintos dos infernos, por exemplo)...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#221 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Dom Abr 28, 2013 12:36 pm

Túlio escreveu:Já a mim parece possível o uso militar: creio eu que um Leo1A5 ou M113 teria dificuldades - se conseguisse - em passar por aquele terreno, fosse qual fosse a velocidade. Mal ou bem seria, sempre a meu ver, uma opção para transpor trechos muito difíceis de terreno sem ter que ser a pé (suprir um Pel desdobrado nos quintos dos infernos, por exemplo)...
Recebi tua mensagem.

Bacchi

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#222 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Abr 28, 2013 12:42 pm

Túlio escreveu:Já a mim parece possível o uso militar: creio eu que um Leo1A5 ou M113 teria dificuldades - se conseguisse - em passar por aquele terreno, fosse qual fosse a velocidade.
Eu acho que veículos sobre lagartas não teriam dificuldade...

Alias, no caso de uma operação militar, por que passar pela trilha? Ao lado a plantações relativamente planas não é?

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#223 Mensagem por Túlio » Dom Abr 28, 2013 12:56 pm

Marechal, falo em terrenos onde não fosse possível a operação dos meios blindados que temos... :wink: 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#224 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Abr 28, 2013 1:02 pm

Mas que terrenos?

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#225 Mensagem por Túlio » Dom Abr 28, 2013 1:09 pm

Tipo assim, onde? Sei lá mas alguma razão deve haver para que a quase totalidade dos CCs Brasileiros esteja concentrada aqui no Sul, com amplas planícies...

De qualquer forma, se escrevi besteira, minhas desculpas. Apenas imaginei (e frisei isso) que seria interessante ter uma VTR com essas capacidades em operações militares. Se não é, fico na minha. Aliás, quanto mais véio fico, menos certezas e mais dúvidas tenho...

(((Minha VINGANÇA é que vais ficar véio também... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: )))

Responder