TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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kirk
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69631 Mensagem por kirk » Dom Abr 21, 2013 5:15 pm

off topic, mas nem tanto, por motivos óbvios ! 8-]
Corte Federal Americana nega pedido da Beechcraft que buscava reverter a decisão do LAS da USAF
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Carlos Lima
20 de Abril de 2013


A Corte Federal Americana negou o pedido da Beechcraft feito após a decisão da USAF, do dia 19 de Março, de autorizar a continuação dos trabalhos no projeto do LAS para o Afeganistão.

A Beechcraft havia entrado com uma ação na Corte Federal Americana no dia 21 de Março, após a USAF ter ordenado a Empresa Sierra Nevada Corp (SNC), e a sua parceira Embraer, a continuar os trabalhos no programa LAS, apesar dos protestos da Beechcraft na Auditoria Federal Americana, conhecida pela sigla GAO (Government Accountability Office).

Normalmente um protesto apresentado ao GAO leva a interrupção automática do contrato, contudo nesse caso, a USAF alegou que o programa LAS é ao mesmo tempo “crucial e muito importante”, sendo assim não tinha escolha a não ser continuar.

“Enquanto nós relutantemente aceitamos o parecer do tribunal, vamos continuar a contestar este prêmio através do GAO e com um programa de registro para a construção da capacidade de parceria com outras nações que desejam aeronaves LAS (Light Air Support),” diz a Beechcraft. ”Continuamos comprometidos em fornecer uma aeronave superior para essa missão, que também protege os interesses de segurança nacional, o dinheiro do contribuinte e preserva empregos no setor aeroespacial dos EUA.”

A USAF escolheu o SNC/Embraer A-29 Super Tucano ao invés do Beechcraft AT-6 em 27 de Fevereiro, para abastecer o Afeganistão com 20 aeronaves de ataque leve. O contato vale USD 427.000.000.

“A decisão de hoje garante que o trabalho vai continuar de forma ininterrupta no contrato LAS e de que seremos capazes de entregar essas aeronaves em meados de 2014,” disseram a SNC e a Embraer em conjunto. ”A entrega das aeronaves LAS cumprindo a programação, é essencial para os Estados Unidos construir a capacidade do Afeganistão, pois assim, permitirá que as nossas tropas para encerrem o envolvimento dos EUA lá.”

A USAF não poderia comentar imediatamente a decisão do tribunal.

FONTE: Flight Global

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=17903




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69632 Mensagem por Túlio » Dom Abr 21, 2013 5:17 pm

CHUPA QUE É DE UVA, BITCHCRAFT!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69633 Mensagem por gabriel219 » Dom Abr 21, 2013 5:23 pm

kirk escreveu:off topic, mas nem tanto, por motivos óbvios ! 8-]
Corte Federal Americana nega pedido da Beechcraft que buscava reverter a decisão do LAS da USAF
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Carlos Lima
20 de Abril de 2013


A Corte Federal Americana negou o pedido da Beechcraft feito após a decisão da USAF, do dia 19 de Março, de autorizar a continuação dos trabalhos no projeto do LAS para o Afeganistão.

A Beechcraft havia entrado com uma ação na Corte Federal Americana no dia 21 de Março, após a USAF ter ordenado a Empresa Sierra Nevada Corp (SNC), e a sua parceira Embraer, a continuar os trabalhos no programa LAS, apesar dos protestos da Beechcraft na Auditoria Federal Americana, conhecida pela sigla GAO (Government Accountability Office).

Normalmente um protesto apresentado ao GAO leva a interrupção automática do contrato, contudo nesse caso, a USAF alegou que o programa LAS é ao mesmo tempo “crucial e muito importante”, sendo assim não tinha escolha a não ser continuar.

“Enquanto nós relutantemente aceitamos o parecer do tribunal, vamos continuar a contestar este prêmio através do GAO e com um programa de registro para a construção da capacidade de parceria com outras nações que desejam aeronaves LAS (Light Air Support),” diz a Beechcraft. ”Continuamos comprometidos em fornecer uma aeronave superior para essa missão, que também protege os interesses de segurança nacional, o dinheiro do contribuinte e preserva empregos no setor aeroespacial dos EUA.”

A USAF escolheu o SNC/Embraer A-29 Super Tucano ao invés do Beechcraft AT-6 em 27 de Fevereiro, para abastecer o Afeganistão com 20 aeronaves de ataque leve. O contato vale USD 427.000.000.

“A decisão de hoje garante que o trabalho vai continuar de forma ininterrupta no contrato LAS e de que seremos capazes de entregar essas aeronaves em meados de 2014,” disseram a SNC e a Embraer em conjunto. ”A entrega das aeronaves LAS cumprindo a programação, é essencial para os Estados Unidos construir a capacidade do Afeganistão, pois assim, permitirá que as nossas tropas para encerrem o envolvimento dos EUA lá.”

A USAF não poderia comentar imediatamente a decisão do tribunal.

FONTE: Flight Global

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=17903
Ainda tem mimimi desses caras?
Já foi provado por DUAS vezes que o A-29A/B Super Tucano é superior, e eles ainda acham que vão ganhar?
Quando os pilotos da USAF pilotar o A-29, verão o tempo perdido de pilotar o T-6 Texan II.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69634 Mensagem por Carlos Lima » Dom Abr 21, 2013 5:39 pm

Mas é aquela história, eles tem obrigação de insistir até a última instância. Faz parte do jogo.

E os motivos são simples. Eles tem acionistas e acabaram de sair da "falência" administrativa, então para que os acionistas achem que a empresa ainda 'vale a pena' esse tipo de ação é necessária. Por mais absurda que achemos...

Entretanto todo mundo sabe que isso não vai mudar a decisão da USAF. ;)

Essas são as "entrelinhas". ;)

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69635 Mensagem por Luiz Bastos » Dom Abr 21, 2013 6:41 pm

sapao escreveu:
Luiz Bastos escreveu: É mesmo? Pensei que fosse o Exercito com os iglas-S, Pantsir e 12 Mi-35 transferidos da opção de compra da Fab, mas se você está dizendo...
Sério, esse e o seu argumento? Que o EB, com um equipamento que ainda VAI receber ja É o maior operador de equipamento russo? E alias, vai receber o Pantsir; assim como a FAB. O MI-35 não está decidido ainda, e advinha de quem eles pediram a opinião sobre a operação?

A FAB, além dos Igla como o EB, tem 02 simuladores do mesmo; 09 MI-35 operacionais e mais 03 para receber, um simulador do MI-35 para ser recebido, junto com TODOS seus armamentos (Canhão, foguetes e misseis ); e teve o projeto do VLS todo reformulado com base nas sugestões feitas pelos russos. Inclusive no CTA houve um professor dando aula de propulsão liquida, materia que ele ministrava há mais de 30 ANOS!

E isso tudo porque a FAB não gosta deles, imagina se gostasse!

É como eu disse no post acima. Se você que ta lá dentro afirma isso, quem sou eu pra desdizê-lo.
Luiz Bastos escreveu:Pare com isso.Esse papo não passa de semântica para confundir a galera. quem vai verificar isso é quem vai negociar com os russos e se no final não for esta maravilha toda, passa para o próximo melhor (Rafale) se não agradar, passa-se para o próximo melhor (F-18). O de papel nao existe. Acho que é assim em qualquer lugar, por que aqui tem que ser diferente? Ta igual ao crítico de cinema da Globo. "Não vi e não gostei", assim fica dificil de se levar a sério.
Quem vai verificar isso passa para o proximo?
Ué, achei que isso já tinha sido feito na short-list. Ninguem tem mais conhecimento em negociação com a Russia do que a FAB, e eles vendem sim tecnologia; só não ache que ela está embutida na compra de 36 aeronaves porque não está, se a gente quiser vai ter que pagar (muito) por fora.

Meu camarada. Você, como 99,9% que acompanham o FX sem paixões ou interesse comercial sabe que esta short list foi armada para o F-18. isso já foi mais do que debatido nos fóruns, As visitas do Saito e outros de menor patente à embaixada americana, segundo a wiki. A pressa em eliminar o caça russo com um mês de antecipação do prazo. A espera da carta da mulher do Clinton, A multa de 5% na tot, O aval de boa fé do congresso americano (logo de quem?), confirmado recentemente no discurso do Brigadeiro “Sem tot é bem melhor”. O Jobim é que mandou refazer os cálculos dentro dos critérios da END e aí o Rafale ganhou. Se o caça russo estivesse nesta lista, certamente o Rafale seria o segundo melhor, tenho plena convicção disso. Com relação a tecnologia, já foi dito aqui que ela vem embutida no preço, a não ser que o comprador queira algo fora da lista. Com o submarino está sendo assim. Não? Então meu amigo, depende de quem negocia. Já soubemos de casos de negociações da Fab na Suíça não muito recomendáveis para a compra de algumas velharias dos anos 70, mas tenho certeza de que estes casos não se repetem mais.
Luiz Bastos escreveu: Em seu primeiro parágrafo já vem com ilações. Ao que sei a Índia continua a produzir os Su-30 MKI e depois eu não falei isso da Embraer. Apenas acho que ela colabora muito pouco com a END no tocante a nacionalização de produtos, e na realidade nada fez até agora para mudar isso. Depois você endeusa a industria americana dizendo que os hindus estão comprando dos americanos. O que? Aviões de transporte? Helicópteros? Vão receber tot? Pois me parece que o vencedor do Mrca foi o Rafale, ou não foi? Já os chinas você defende que os russos vendam apenas 3 caças Su-35, sabendo que eles são terríveis na engenharia reversa. Acho que os russos não são tao burros assim.
Você disse que não falou da EMBRAER mas afirma que ela colabra pouco com a END. Isso é uma visão errada do processo, pois o dinheiro que ela coloca em P&D por ano, nos ultimos 20 anos, foi que garantiu em grande parte manter um boa fração da base dessa nova industria de Defesa. Ela não tem que colaborar em nada com o END, e sim o END, atraves do GF, que deve dar condições e segurança para que a EMBRAER, uma firma privada, possa participar do processo e não falir por falta de continuidade como varias outras do ramo.
E você, novamente com a visão maniqueista, acho que porque eu falo algo dos russos sou vendido para os EUA... Não endeuso equiapemnto americano nenhum, apenas apontei um fato obvio: todas as grandes concorrencias que houveram por lá onde o equipamento russo foi colocado ao lado do ocidental (americano ou frances), o russo perdeu.
Alias usei a palavra "ocidental", mas você so consegue achar que eu defendo americano, mesmo falando que é tudo farinha do mesmo saco para mim. E sim, PARECE que o Rafale foi o vencedor, mas como podemos ver a dificuldade de colocar o prometido no papel e grande por aquelas bandas tambem.
E sobre a China você está fingindo discordar dizendo exatamente o que falei: que a "transferencia" de tecnologia não foi obra de contratos, pelo menos não toda ela.

Interessantíssima sua defesa da Embraer. 20 anos investindo em P&D na industria nacional e no entanto nem os arrebites de suas aeronaves são nacionais. Agora com a Embraer defesa pode ser que a coisa mude um pouco, mas cuidado. Os italianos já deram linha na pipa com sua parceria no helicóptero. Essa do GF ter de investir mais $ na Embraer é piada sua ne? Cara. O GF já leva ela nas costas e só toma pernada. Quando seu backlog diminui a primeira providencia é demitir brasileiros. Amigo. Esta empresa é uma multinacional e não tem pátria, tem interesses. Como um predador ela vive aqui enquanto lhe for conveniente, quando não for mais rentável para seus acionistas ela se manda e deixa o material humano nas filas de desemprego. O GF deveria estar apoiando uma empresa nova de minas que está com um projeto inovador de avião executivo, esta sim 100 % nacional. Temos outras também nacionais que deveriam ser ajudadas mesmo e não com atitudes como achar boa a iniciativa da empresa e comprar dos judeus. Nada contra pois são de categorias diferentes, mas que comprassem também da empresa nacional em formação e desenvolvimento.(aprece que a Marinha está fazendo isso).
Com relação a endeusar ou não você deve ser um dos poucos pilotos que não querem se parece com o Tom Cruise em Topgun. É mais ou menos como enterro de anão. A gente sabe que existe mas nunca viu. Com relação aos contratos entre Rússia e China desconheço. A única coisa que sei, de ouvir falar, é que os chineses não respeitam patentes e copiam tudo na cara dura.

Luiz Bastos escreveu:
Cara. Pra todo mundo isto é historia antiga, menos para os historiadores. Não vamos comprar nada da Alemanha porque foi o berço do nazismo em 1936? Dos franceses idem por conta de Napoleão no século XVII. Quantas vezes fomos sacaneados pelos russos? E pelos americanos? Tu ta de brincadeira com esta retorica. A URSS acabou, a guerra fria também. Lembre-se disso.
Quem esquece a historia está fadado a cometer os mesmos erros no futuro. Nós eu não sei, mas até hoje Israel GANHA equipamento alemão por causa da WW II; por causa de Napoleão deveriamos e comprar tudo da França, pois se não fosse ele Dom João não teria fugido para o Brasil e seriamos, provavelmente, mais atrasados do que já somos.
E tenho amigos nas FFAA da Romenia, Rep Tcheca, Polonia, Ucrania, Montenegro e Servia; e para eles as coisas so mudaramde nome pois o interesse continua o mesmo, assim como dos EUA por aqui.
Já fomos sim sacaneados pelos russos, da mesma maneira que fomos pelos americanos, pelos Europeus e assim por diante. Tanto historicamente quanto comercialmente; Eu já disse que para mim tudo e farinha do mesmo saco; você que parece creer que daquela região vem um monte de almas caridosas e gentis que vieram nos livrar do julgo malvado do Grande Irmão do Norte...

Quem será o idiota brasileiro que vai negociar hoje a compra de 5 bi e entra na reunião com o rabinho entre as pernas? Isso não existe mais. A era Sarney até FHC já vai longe, alias nesta era nem se comprava nada novo. O traí...digo “Aquele que não se deve dizer o nome” poderia ter comprado o FX 1 mas ficou com medo. Também pudera, assessorado pelo Lampreia e o Lafer não poderia dar outra coisa. Um se ajoelhava e o outro tirava os sapatos quando chegavam nos EUA, mas isso não vem ao caso agora. Como eu já disse, depende de quem negocia. No mundo só tem espertos, mas cabe a nós sermos mais espertos que eles. Titia Dilma tem o “Olho que tudo vê” Se fizer M já viu.

Luiz Bastos escreveu: Poder ? Um país que pode acabar com o planeta 70 x com seu arsenal nuclear, que tem a maior reserva de GN, uma industria em expansão, uma das melhores industrias militares, faz parte dos 5 maiores do CSO e é um dos dois únicos países capazes de enfrentar o poderio americano quer mais poder para que? Não me parece.

Para que?
Porque mesmo com todo esse poder, ainda não é a unica superpotencia militar no mundo, e porque para se manter onde está precisa de mais poder.
Os EUA PERDEM dinheiro com o FMS, e DÃO em equipamentos para seua aliados mais do que o nosso orçamento anual.
Alias, hoje em dia são os maiores compradores de material de manutenção de MI-17 da Russia. Quantos MI-17 eles tem em seu inventario mesmo?
A Russia empresta a fundo perdido para a Venezuela, simplesmente para manter ainda maior suas reservas. E mesmo tendo suas reservas de GNV, eles ainda estão atrás da Bolivia. Duvidas? da uma olhada aqui:
http://www.gazprom.com/about/production ... venezuela/
E o poder é tão importante que eles não medem esforços para manter seus status e mostrar ao mundo isso, como fizeram com a Ossetia do Sul.


Deve ser so conicidencia estar na Georgia o UNICO oleoduto que serve de alternativa para ligar o Oriente Medio a Europa, que hoje vive sob a vontade de fornecimento da Russia no inverno.

Cara. Aí já é questão estratégica/geopolitica de cada país. Todos devem fazer o mesmo em menor escala em função dos seus recursos. Acho que não cabe na discussão.

Luiz Bastos escreveu:Bem. Temos todo tipo de fontes, confiáveis ou nem tanto. Jornais, revistas, blogs, wikileaks, TV, foristas, e acho que todos falam(Escrevem) algumas verdades. Quando inventam deixam de ser confiáveis como é o caso de Eliane Catanhede e de JIZUIS hoje, porque até o vazamento do relatório da copac, todos acreditavam nele. Você para mim é uma fonte confiável, até agora, e as informações do MI-35 foram anotadas. O PP, que a maioria aqui detesta, para mim é uma fonte confiável e para mim não importa sua ideologia. Os fatos vem provando que ele estava certo. Todos são confiáveis até que se prove a falsidade da informação passada.

Luiz, não e questão de ser confiavel ou não, e sim de representar uma verdade.
O que UMA pessoa fala NÃO pode ser considerada como universal, principalmente quando fala em nome de 70.000 pessoas. Ele pode até exprimir uma opinião, mas eu não acho que seja valido achar que o que ele diz é o que toda a corporação acha.

Amigo. Eu discordo. Uma pessoa publica quando discursa como o CA, ele exprime a opinião da força que comanda, ou não? O Saito faz um discurso no dia da aviação de caça (parabéns aos caçadores ) e a tropa reunida começa a falar uns para os outros : Eu não penso assim; esse coroa ta maluco; não vou fazer nada disso. Este comandante está senil. Se for assim me tira o tubo que eu não quero mais viver.
Luiz Bastos escreveu: Você entendeu perfeitamente o que eu quis dizer, não se faça de desentendido que não cola.

Deixa eu colocar, de cabeça, os exemplos que eu lembro: O 3/10 e o 1/10, quando foram para Santa Maria, tiveram que dividir o hangar com o 5/8; que era o mesmo hangar em uso pelo Pantera até hoje e que mal cabe 2 H-60 dentro, dividido por 3 unidades.
A ELO quando saiu de São Pedro ficou apertada dentro de varias salas abandonadas dentro do Zeppelin la em Santa Cruz, e quando finalmente foram para Campo Grande ficaram quase um ano funcionando no Cassino de oficiais, bem como o EAS que teve que dividir o predio com a banda de musica da base.
O P-3 estava exposto ao tempo em Salvador porque o hangar não ficou pronto.
O KC-135 ficou anos na chuva porque não havia hangar que o abrigasse.
O 1/12 teve que dividir a casa de pista porque não tinha sala, e depois foi enfiado na torre antiga de Santa Maria; enquanto o ARP era colocado em um "puxadinho" que fizeram nos hangaretes.
Isso tambem foi proposital?
Isso ocorreu porque, infelizmente, a decisão de deslocar a unidade segue seu cronograma previsto enquanto as obras não, por motivos varios. Lhe garanto que o caso do Poti foi só mais um na historia da FAB, e não vai ser o ultimo...

Eu concordo que o local de trabalho deles é na selva, mas poderiam ser montados em algum lugar que dispusesse infra-estrutura melhor e depois seguirem voando para sua sede. Soube que a Fab não tinha nem ferramentas em mm, que é o padrão brasileiro, tendo os caras que sair para comprar chaves de boca no comercio local que é rudimentar ainda. Aí é sacanagem da grossa.

Luiz Bastos escreveu: Puxa que legal. Você me pegou. Troquei o CA por MA. Mas respondendo a sua pergunta, desde que o departamento de comunicações da aeronáutica não funcione para informar a população interessada. Aí nego e branco apela pro que tem como ex aviadores, cabos barbeiros, sargentos de manutenção, pilotos em exposição, coronéis falastrões, wikiliaks, etc. Tudo é fonte da Fab. Já na Marinha e no Exercito não ocorre isso? Deu alguma zebrinha na imprensa ou nos blogs e vem logo uma nota explicando o ocorrido. Que diferença de postura.

Que população interessada? Você acha realmente que fora daqui do DB existe interesse em saber o que se passa no FX-?
O CECOMSAER, quando autorizado, informa sim sobre o que a população geral demonstra interesse. Você já experimentou perguntar a eles algo sobre o processo?
Existe sim uma diferença na postura, mas isso vai além do que a força pode fazer.

Olha. Pelo que leio nos fóruns, quando a pergunta é em relação ao FX jamais são respondidas. Eu nada posso falar a respeito, mas o Paisano fez uma boa contribuição a esse respeito alguns posts acima

Luiz Bastos escreveu:Muito bem. Continue assim com esta arrogância e infantilidade querendo desmoralizar seu debatedor por discordar das suas idéias. Tentar ridicularizá-lo quando ele escreve MA e não CA; soviético e não russo.
Ficou ofendido?
Desculpe, não era minha intenção. Falei em tom de ironia mas não queria ser pejorativo, o que parece aconteceu.

Desculpas aceitas.


Luiz Bastos escreveu: Este debatedor aqui discorda das suas idéias mas nunca lhe desrespeitou por isso. Só aviso a você que com todos os meus erros e acertos meu sangue é e sempre será verde e amarelo, e eu quero o melhor para o Brasil.
Acho que isso é reciproco.

Ok
Luiz Bastos escreveu:Defendo hoje o caça russo por este motivo.
E eu entendo isso, e gostaria tambem de te-lo, caso ele fosse a melhor opção para o Brasil, coisa que não posso afirmar.

Ok


Luiz Bastos escreveu:Não gostaria de ver meus filhos e netos serem imolados em cacarecos ultrapassados por teimosia ou conivência de alguns que escolhem um desenho de computador , um avião que no 11 de setembro chegou atrasado em todas as interceptações que foi despachado por falta de velocidade ou de um avião que é excelente mas caro demais para a FAB.
Desenho de computador mas que aparentemente seria desenvolvido aqui junto com a EMBRAER, no 11 de setembro as aeronaves foram F-16 da Guarda Nacional e chegaram atrasados porque o sistema deles de Controle é separado; e se o Rafale é caro ou não depende do GF, acredite que ele não é TÃO mais caro assim.

O que a Saab tem a ensinar à Embraer? Ao que me conste a Embraer não faz avião supersônico e nem tem intenção de fazê-lo, portanto, tirando a grana o resto é figuração. O resto a Embraer sabe fazer e alem disso a Saab não pode ajudar no kc pois não dispõe das tecnologia que a Boeing esta pa$$ando em aviões de grande porte.

Se, minha memória não falha, alguns F-18 saíram de uma base no extremo norte para interceptação e não alcançaram os alvos, mas se você garante que só foram F-16 eu acredito.


Luiz Bastos escreveu:Eu defendo o melhor pro meu país e não importa a nacionalidade. É russo como poderia ser italiano, coreano , turco, iraniano. O Melhor para meus jovens pilotos, e você como um ex-piloto Fab, deveria pensar assim também
Primeiro, nunca disse que sou e-piloto. Isso é mais uma suposição que virou verdade por aqui.
Segundo, eu concordo plenamente com você, eu só não entendo porque você acha que os russos vão ser tão gente boa assim com a gente e os outros vão ser tão malvados?
Já disse, a FAB é de longe a força com maior experiencia em transações comerciais com os russos, a opinião dela não vale nada mesmo?
Você prefere acreditar que existe um complo gigante para nos negar algo que seria melhor em prol de algo que nos lançaria a coleira eterna?
Porque se for isso que você pensa do Alto-Comando da Força, melhor desistir logo de uma vez porque já está tudo perdido!!!
Confesso que não entendi o “está tudo perdido” no CA




Editado pela última vez por Luiz Bastos em Dom Abr 21, 2013 7:10 pm, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69636 Mensagem por sapao » Dom Abr 21, 2013 6:52 pm

gabriel219 escreveu:Pessoal, sobre a transferência de tecnologia que os Russos falaram que repassariam...
Eu fiz uma pergunta se, na LAAD 2013, esse assunto se repetiu(dos Russos oferecerem novamente o Su-35 com transferência de tecnologia)
Um amigo aqui do Fórum (Mathias) me respondeu. Ele disse que conversou com um representante da Rosoboronexport, e o representante o respondeu de que a tecnologia seria transferida para o Brasil. Que seja dos Pantsir-S1 ou do Su-35 (caso venha ser comprado pelo Brasil, e inclusive com a fabricação do vetor no Brasil), e também que estariam dispostos a fornecer tecnologia de outros meios.
Bem, eu acredito nesta informação. Só confirma o que havia sido dito a min, durante a LAAD 2013.
Seria uma boa oportunidade para o Brasil.
Um abraço.
Entendo perfeitamente Gabriel, mas veja que a pessoa que forneceu a informação, como você disse, é um REPRESENTANTE; em resumo, um vendedor.
Ficaria surpreso se ele falasse ao contrário...
Agora, colocar isso no papel na maneira que nós queremos e assinar é coisa de Governante, ainda mais no caso russo onde as empresas são estatais.

Pode ter certeza que no estande da Boeing tambem falaram que estava tudo liberado pelo congresso, que no da França que a transferencia seria total e irrestrita e no da Saab que nenhuma oferta traria mais desenvolvimento ao país (Brasil) do que a deles.
Aparentemente todas são OTIMAS oportunidades para nós, mas qual escolher?




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69637 Mensagem por sapao » Dom Abr 21, 2013 8:10 pm

Luiz Bastos escreveu: Meu camarada. Você, como 99,9% que acompanham o FX sem paixões ou interesse comercial sabe que esta short list foi armada para o F-18. isso já foi mais do que debatido nos fóruns, As visitas do Saito e outros de menor patente à embaixada americana, segundo a wiki. A pressa em eliminar o caça russo com um mês de antecipação do prazo. A espera da carta da mulher do Clinton, A multa de 5% na tot, O aval de boa fé do congresso americano (logo de quem?), confirmado recentemente no discurso do Brigadeiro “Sem tot é bem melhor”. O Jobim é que mandou refazer os cálculos dentro dos critérios da END e aí o Rafale ganhou. Se o caça russo estivesse nesta lista, certamente o Rafale seria o segundo melhor, tenho plena convicção disso. Com relação a tecnologia, já foi dito aqui que ela vem embutida no preço, a não ser que o comprador queira algo fora da lista. Com o submarino está sendo assim. Não? Então meu amigo, depende de quem negocia. Já soubemos de casos de negociações da Fab na Suíça não muito recomendáveis para a compra de algumas velharias dos anos 70, mas tenho certeza de que estes casos não se repetem mais.
Engraçado essa teoria de fixação da FAB pelo F-18 e dos componentes made in USA. Mas Vamos aos fatos?
- O C-27 perdeu para o C-295;
- A Lockheed perdeu a concorrencia de modernização do P-3 para a EADS, sendo esse talvez um caso raro onde a empresa que FABRICOU a aeronave não tenha ganho seu processo de revitalização;
- O AH-1Z nem na short-list entrou para o projeto AH-X;
- Idem para o S-92 no H-X;
- A Boeing praticamente desistiu do KC-X, sendo que e empresa vencedora vai fornecer uma celula fabricada por ela! E a segunda vez que uma empresa que FABRICA o avião não leva a concorrencia, em um processo da FAB, e em ambos os casos as empresas eram... AMERICANAS!
Sabe qual foi a utima vez que a FAB comprou equipamento americano?
Os H-60L, em um processo que passou AO LARGO da COPAC.

Então amigo, após os fatos vamos aos argumentos:
- Onde está essa tal fixação Fabiana por comprar equipamentos americanos em detrimento ao de demais países?
Luiz Bastos escreveu:Interessantíssima sua defesa da Embraer. 20 anos investindo em P&D na industria nacional e no entanto nem os arrebites de suas aeronaves são nacionais. Agora com a Embraer defesa pode ser que a coisa mude um pouco, mas cuidado. Os italianos já deram linha na pipa com sua parceria no helicóptero. Essa do GF ter de investir mais $ na Embraer é piada sua ne? Cara. O GF já leva ela nas costas e só toma pernada. Quando seu backlog diminui a primeira providencia é demitir brasileiros. Amigo. Esta empresa é uma multinacional e não tem pátria, tem interesses. Como um predador ela vive aqui enquanto lhe for conveniente, quando não for mais rentável para seus acionistas ela se manda e deixa o material humano nas filas de desemprego. O GF deveria estar apoiando uma empresa nova de minas que está com um projeto inovador de avião executivo, esta sim 100 % nacional. Temos outras também nacionais que deveriam ser ajudadas mesmo e não com atitudes como achar boa a iniciativa da empresa e comprar dos judeus. Nada contra pois são de categorias diferentes, mas que comprassem também da empresa nacional em formação e desenvolvimento.(aprece que a Marinha está fazendo isso).
Com relação a endeusar ou não você deve ser um dos poucos pilotos que não querem se parece com o Tom Cruise em Topgun. É mais ou menos como enterro de anão. A gente sabe que existe mas nunca viu. Com relação aos contratos entre Rússia e China desconheço. A única coisa que sei, de ouvir falar, é que os chineses não respeitam patentes e copiam tudo na cara dura.
Existe alguem que fabrique arrebites aeronauticos certificados dentro do Brasil com preço competitivo?
Porque senão vamos voltar a era das estatais e deixar a EMBRAER dar prejuizo.
Ela relamente é uma multinacional, mas se não tem patria então manda o governo de SP e o GF devolverem todos os impostos arrecadados indevidamente. E essa historia de ser predadora, isso se chama livre mercado: ou dá lucro ou fecha, não tem opção.

Avião 100% nacional? Da bequilha a ponta do leme?
Essa realmente eu gostaria de ver já que nem os EUA, nem a Russia e nem a China; que conseguem colocar um ser vivo no espaço, fazem isso hoje em dia.

Luiz Bastos escreveu: Quem será o idiota brasileiro que vai negociar hoje a compra de 5 bi e entra na reunião com o rabinho entre as pernas? Isso não existe mais. A era Sarney até FHC já vai longe, alias nesta era nem se comprava nada novo. O traí...digo “Aquele que não se deve dizer o nome” poderia ter comprado o FX 1 mas ficou com medo. Também pudera, assessorado pelo Lampreia e o Lafer não poderia dar outra coisa. Um se ajoelhava e o outro tirava os sapatos quando chegavam nos EUA, mas isso não vem ao caso agora. Como eu já disse, depende de quem negocia. No mundo só tem espertos, mas cabe a nós sermos mais espertos que eles. Titia Dilma tem o “Olho que tudo vê” Se fizer M já viu.
E você acha que do lado de lá não tem nenhum tipo de moeda de troca? Que é só chegar com o dinheiro e sair com o que deseja?

Luiz Bastos escreveu:
Amigo. Eu discordo. Uma pessoa publica quando discursa como o CA, ele exprime a opinião da força que comanda, ou não? O Saito faz um discurso no dia da aviação de caça (parabéns aos caçadores ) e a tropa reunida começa a falar uns para os outros : Eu não penso assim; esse coroa ta maluco; não vou fazer nada disso. Este comandante está senil. Se for assim me tira o tubo que eu não quero mais viver.

E quem passou essa informação? Ou você estava lá e ouviu isso extamente da tropa?
Luiz Bastos escreveu:
Eu concordo que o local de trabalho deles é na selva, mas poderiam ser montados em algum lugar que dispusesse infra-estrutura melhor e depois seguirem voando para sua sede. Soube que a Fab não tinha nem ferramentas em mm, que é o padrão brasileiro, tendo os caras que sair para comprar chaves de boca no comercio local que é rudimentar ainda. Aí é sacanagem da grossa.

Ou poderiam ter chagdo lá com o hangar já pronto, se o cronograma fosse executado.
Sobre o ferramental, só precisamos saber uma coisa: o que estava previsto no contrato?

Luiz Bastos escreveu: Olha. Pelo que leio nos fóruns, quando a pergunta é em relação ao FX jamais são respondidas. Eu nada posso falar a respeito, mas o Paisano fez uma boa contribuição a esse respeito alguns posts acima

A unica coisa que eu vi publicamente a respeito, isso ainda nos idos do Nelson Jobim, era que o assunto era proibido. E ponto.

Luiz Bastos escreveu:
O que a Saab tem a ensinar à Embraer? Ao que me conste a Embraer não faz avião supersônico e nem tem intenção de fazê-lo, portanto, tirando a grana o resto é figuração. O resto a Embraer sabe fazer e alem disso a Saab não pode ajudar no kc pois não dispõe das tecnologia que a Boeing esta pa$$ando em aviões de grande porte.

Se, minha memória não falha, alguns F-18 saíram de uma base no extremo norte para interceptação e não alcançaram os alvos, mas se você garante que só foram F-16 eu acredito.
Bom, ai caberia a EMBRAER definir. Algumas coisas podem ser de duplo uso, como o caso de algumas tecnologias do A-1 que foram utilizadas no E-145.
Eu não saberia dizer em todo o país, mas sei que em NY foram F-16 da Guarda Nacional, e o problema lá foi a separação de controle; coisa dificil de acontecer por aqui.

Luiz Bastos escreveu:
Confesso que não entendi o “está tudo perdido” no CA
Porque se tudo que você coloca é verdade: que existe um complo para enfiar o F-18, que todos os processos são escusos com intuito de favorecer aos americanos, que quando algum equipamento e recebido que o alto comando não gosta eles fazem de tudo para sabotar, que a FAB quer mandar mais que o GF; se só METADE disso for verdade, pode fechar a FAB e ir embora, porque ela não serve de nada para a soberania do país.
Você não acha? Eu sim.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69638 Mensagem por gabriel219 » Dom Abr 21, 2013 8:14 pm

sapao escreveu:
gabriel219 escreveu:Pessoal, sobre a transferência de tecnologia que os Russos falaram que repassariam...
Eu fiz uma pergunta se, na LAAD 2013, esse assunto se repetiu(dos Russos oferecerem novamente o Su-35 com transferência de tecnologia)
Um amigo aqui do Fórum (Mathias) me respondeu. Ele disse que conversou com um representante da Rosoboronexport, e o representante o respondeu de que a tecnologia seria transferida para o Brasil. Que seja dos Pantsir-S1 ou do Su-35 (caso venha ser comprado pelo Brasil, e inclusive com a fabricação do vetor no Brasil), e também que estariam dispostos a fornecer tecnologia de outros meios.
Bem, eu acredito nesta informação. Só confirma o que havia sido dito a min, durante a LAAD 2013.
Seria uma boa oportunidade para o Brasil.
Um abraço.
Entendo perfeitamente Gabriel, mas veja que a pessoa que forneceu a informação, como você disse, é um REPRESENTANTE; em resumo, um vendedor.
Ficaria surpreso se ele falasse ao contrário...
Agora, colocar isso no papel na maneira que nós queremos e assinar é coisa de Governante, ainda mais no caso russo onde as empresas são estatais.

Pode ter certeza que no estande da Boeing tambem falaram que estava tudo liberado pelo congresso, que no da França que a transferencia seria total e irrestrita e no da Saab que nenhuma oferta traria mais desenvolvimento ao país (Brasil) do que a deles.
Aparentemente todas são OTIMAS oportunidades para nós, mas qual escolher?
Se eu alegasse isto, sendo que fosse um representante da Boeing, talvez seria mais confiável?
Está no contrato a transferência de tecnologia do Pantsir-S1(caso venha a ser celebrado).
Quando fizeram negócios com a China e a índia, prometendo a tranferencia de tecnologia, falaram que não transfeririam, e transferiram.
Eu prefiro ir no que seria melhor(equipamento).
Qual sistema Francês, Estadunidense ou Sueco que pode superar o Pantsir-S1(em sua categoria)?
Pelo que sei, na categoria, o EUA tem o M113 VADS.
O representante só teria confirmado tudo que foi dito bem antes.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69639 Mensagem por sapao » Dom Abr 21, 2013 8:29 pm

gabriel219 escreveu: Se eu alegasse isto, sendo que fosse um representante da Boeing, talvez seria mais confiável?
Está no contrato a transferência de tecnologia do Pantsir-S1(caso venha a ser celebrado).
Quando fizeram negócios com a China e a índia, prometendo a tranferencia de tecnologia, falaram que não transfeririam, e transferiram.
Eu prefiro ir no que seria melhor(equipamento).
Qual sistema Francês, Estadunidense ou Sueco que pode superar o Pantsir-S1(em sua categoria)?
Pelo que sei, na categoria, o EUA tem o M113 VADS.
O representante só teria confirmado tudo que foi dito bem antes.
Exatamente o que eu disse: NENHUM dos dois é confiavel, pois estão falando e não escrevendo para assinar depois.
Uma coisa de cada vez: voce esta falando de AAe ou de caças?
Porque tudo começou quando você afirmou que o SU-35 era a melhor escolha por uma seria de motivos, entre eles a transferencia de tecnologia.

Sobre o Pantsir, você viu o contrato ou a minuta dele para afirmar isso? Ou novamente foi dito que seria feito?
Com a China eles transferem mesmo, até sem querer...
Com a India coisa é mais complicada, tanto é que ela está mudando de prateleira. Sinal de que o namoro não e só de amores entre os dois, mais ou menos o que estamos fazendo aqui tambem já faz algum tempo em relação aos USA.

Sobre superar, acho um termo meio generico: estamos falando de alcance, precisão, custo, mobilidade, flexibilidade, logistica ?
Quais seriam os items mais importantes para classificarmos os concorrentes, em qual ordem de prioridade e porque?
Quais seriam obrigatorios e quais desejaveis?

Alias, qual é a categoria que iremos utiliza para classifica-los: por mobilidade, por alcance, por custo, por peso, por numero de baterias, por tempo de reação?
Quais seriam os items mais importantes para classificarmos os concorrentes, em qual ordem de prioridade e porque?

E com certeza o representante confirmou tudo o que foi dito desde a primeira vez que a Russia vendeu armamento, isso provavelmente na epoca do czarismo: é lógico que meu produto é melhor, é logico que ele oeferece tudo o que você precisa, é claro que ele á a melhor escolha!

A diferença dele para os outros estandes é somente a lingua.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69640 Mensagem por gabriel219 » Dom Abr 21, 2013 8:42 pm

sapao escreveu:
gabriel219 escreveu: Se eu alegasse isto, sendo que fosse um representante da Boeing, talvez seria mais confiável?
Está no contrato a transferência de tecnologia do Pantsir-S1(caso venha a ser celebrado).
Quando fizeram negócios com a China e a índia, prometendo a tranferencia de tecnologia, falaram que não transfeririam, e transferiram.
Eu prefiro ir no que seria melhor(equipamento).
Qual sistema Francês, Estadunidense ou Sueco que pode superar o Pantsir-S1(em sua categoria)?
Pelo que sei, na categoria, o EUA tem o M113 VADS.
O representante só teria confirmado tudo que foi dito bem antes.
Exatamente o que eu disse: NENHUM dos dois é confiavel, pois estão falando e não escrevendo para assinar depois.
Uma coisa de cada vez: voce esta falando de AAe ou de caças?
Porque tudo começou quando você afirmou que o SU-35 era a melhor escolha por uma seria de motivos, entre eles a transferencia de tecnologia.

Sobre o Pantsir, você viu o contrato ou a minuta dele para afirmar isso? Ou novamente foi dito que seria feito?
Com a China eles transferem mesmo, até sem querer...
Com a India coisa é mais complicada, tanto é que ela está mudando de prateleira. Sinal de que o namoro não e só de amores entre os dois, mais ou menos o que estamos fazendo aqui tambem já faz algum tempo em relação aos USA.

Sobre superar, acho um termo meio generico: estamos falando de alcance, precisão, custo, mobilidade, flexibilidade, logistica ?
Quais seriam os items mais importantes para classificarmos os concorrentes, em qual ordem de prioridade e porque?
Quais seriam obrigatorios e quais desejaveis?

Alias, qual é a categoria que iremos utiliza para classifica-los: por mobilidade, por alcance, por custo, por peso, por numero de baterias, por tempo de reação?
Quais seriam os items mais importantes para classificarmos os concorrentes, em qual ordem de prioridade e porque?

E com certeza o representante confirmou tudo o que foi dito desde a primeira vez que a Russia vendeu armamento, isso provavelmente na epoca do czarismo: é lógico que meu produto é melhor, é logico que ele oeferece tudo o que você precisa, é claro que ele á a melhor escolha!

A diferença dele para os outros estandes é somente a lingua.
Ninguém aqui também viu para falar que a Rússia não transferirá a tecnologia, mas se fosse o EUA...
Eu falei sobre a transferência de tecnologia no contrato do Pantsir-S1 e dos Iglas-S's. Sobre o Su-35BM, essa conversa está faz um bom tempo, deste o possível cancelamento do FX-2.
Se todos os 3 concorrentes prometem a transferência de tecnologia, e acreditamos, por que não acreditamos na da Rússia também? Já que seria o único jeito de voltarem a disputa(e isso foi até o motivo de não estarem no Shot List).
Nas comparações, não entendo por que um M113 VADS, AN/TWQ-1 Avenger ou um C-RAM poderíam ser superiores ao Pantsir-S1. Apenas ganhariam no baixo custo de aquisição.
O Su-35BM não ganharia só por causa da transferência de tecnologia, ganharia por que é o 2 melhor caça multi-missão, só atrás do F-22 Raptor, de que nem de sua categoria é.
O Su-35BM é mais caça do que os 3 finalistas do F-X2.
Só por causa deste simples fato, já deveria ter sido escolhido. A transferência de tecnologia viria depois.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69641 Mensagem por Olinda » Dom Abr 21, 2013 9:51 pm

NovaTO escreveu:Se mantendo o orçamento atual, qual das 3 propostas tem as melhores possibilidades de manter a operacionalidade (by Tite :)) ?

1) Gripen E/F
2) F-18E/F
3) Rafale

Se optarem pelo Rafale por exemplo, que garante o incremento proporcional no custo operacional em relação aos M-2000/F-5E?

É importante saber isso. Se não há garantias, e a FAB precisando renovar sua equipagem, não vejo alternativas, senão buscar o melhor custo-benfício (entre as propostas do FX-2).

[]'s

Acho que quem vai garantir é quem vai selecionar/comprar .




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69642 Mensagem por sapao » Dom Abr 21, 2013 9:58 pm

gabriel219 escreveu: Ninguém aqui também viu para falar que a Rússia não transferirá a tecnologia, mas se fosse o EUA...
Eu falei sobre a transferência de tecnologia no contrato do Pantsir-S1 e dos Iglas-S's. Sobre o Su-35BM, essa conversa está faz um bom tempo, deste o possível cancelamento do FX-2.
Se todos os 3 concorrentes prometem a transferência de tecnologia, e acreditamos, por que não acreditamos na da Rússia também? Já que seria o único jeito de voltarem a disputa(e isso foi até o motivo de não estarem no Shot List).
Nas comparações, não entendo por que um M113 VADS, AN/TWQ-1 Avenger ou um C-RAM poderíam ser superiores ao Pantsir-S1. Apenas ganhariam no baixo custo de aquisição.
O Su-35BM não ganharia só por causa da transferência de tecnologia, ganharia por que é o 2 melhor caça multi-missão, só atrás do F-22 Raptor, de que nem de sua categoria é.
O Su-35BM é mais caça do que os 3 finalistas do F-X2.
Só por causa deste simples fato, já deveria ter sido escolhido. A transferência de tecnologia viria depois.
Ai já estamos entrando no loop: porque eu devo acreditar mais na Russia do que nos EUA? E isso que digo desde o começo, enquanto você diz que a Russia DEU sua palavra, mas ao contrario dos EUA ela vai cumprir...
Quem garante? Simples, o contrato. Como eu já perguntei: colocaram isso no papel?

Sobre comparações, novamente: que requisitos estamos usando, em que ordem e porque?

E por fim você diz exatamente tudo ao contrário: deveriamos comprar o SU-35, e então aguardar pela transferencia de tecnologia? Porque esse privilegio aos russos que não damos aos americanos, nem aos suecos e nem aos franceses?
Porque o caça é melhor? Melhor para que: para desfilar no 7 de setembro, para combater ou para capacitar nossa industria? Qual é a nossa prioridade e porque?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69643 Mensagem por Luiz Bastos » Dom Abr 21, 2013 11:33 pm

Carlos Lima escreveu:
sapao escreveu: Só para acrescentar CB, tem heli que a hora de vôo esta maior de que a de alguns caças; assim como tem heli que custa mais ou menos o que algumas aeronaves oferecidas no F-X.
Tem projeto de aeronaves que NÃO são caças que custou quase 2/3 do previsto para o F-X, bem como algumas que vão custar quase 1 bilhão a unidade!
Tem dinheiro? Logico que tem, desde que quem divide decida que sim.

Por isso a compra extrapola, em muito, o MD.
Por isso estudo tem mais de 10.000 paginas.
Por isso o Ministerio do Planejamento tem tanto poder ( e tem que ter mesmo) na hora da decisão; porque caso contrario a fatura vai ser cobrada do propria força.
Pois é sapao,

Por isso que cada força tem que trabalhar lado a lado com o Governo, sempre!!!!!!!!!!!!!!

Porque todo e qualquer militar no planeta Terra, vai querer contar com os melhores meios possíveis para cumprir a sua missão.

Daí a melhor maneira de se fazer isso é mostrar a necessidade de tais meios de acordo com as diretivas que o Governo aponta como sendo importantes ou mostrar para o Governo que determinadas necessidades relacionadas ao desenvolvimento industrial nacional ou Defesa nacional ou comprometimento da visão que o Brasil passa para o resto do mundo não estão sendo tratadas da maneira devida.

É como as coisas funcionam, não estou entrando no mérito do quanto isso é certo ou errado, e sim como é em qualquer arma de países relativamente estáveis.

Daí é claro que a coisa vira briga de faca no escuro ;) para ver o quanto das 'visões' das FAs podem ser realizadas e em qual periodo de tempo.

Não é tarefa fácil e pode levar a comparações "Absolutas" aonde alguém pode achar que um projeto de Helicóptero pode custar mais do que um caça, ou que um avião sendo desenvolvido pode desenbolsar mais $$$$ do que ir nos EUA e aceitar xepa de Hércules, ou que talvez se não tivessemos investido no S Tucano, estaríamos comprando aviões da Pilatus (AT-6) produzidos no México e quem sabe seriam mais baratos, ou mesmo que seria melhor comprar mísseis ar-ar de Israel do que gastar milhões fazendo o nosso próprio com os sul africanos, ou mesmo seria melhor pedir "autorização" para os EUA para ter JDAM do que tentar fazer o nosso "nacional" pois sairia mais "barato".

Ou seja, como os meus exemplos acima mostram, em números "absolutos" Dólar por Dólar nós podemos reescrever tudo o que foi investido nas FAs e é tido como potencialmente "Caro" ou "mais caro que o F-X" e tornar isso baratinho, baratinho, mas a pergunta é, vale a pena? É isso que está em linha com os objetivos da nação? E a percepção do Brasil interna e externa (acredite ou não isso é importante pois atrai $$$).

Eu honestamente não acredito que esse tipo de comparação de números absolutos seja algo sensato. Da maneira como eu vejo o Brasil é um país aonde mesmo que de maneira meio torta as vezes que quer mesmo é aprender a caminhar com as próprias pernas.

Erros serão cometidos? É claro que sim, mas só erra quem tenta. Eu particularmente prefiro assim.

Mas esse sou eu.

[]s
CB_Lima

Cara. Que primor de texto. Foi no amago da questão "caro/barato" e arrebentou. parabéns. Fui :lol:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69644 Mensagem por Marino » Dom Abr 21, 2013 11:42 pm

kirk escreveu:
Marino escreveu:Qualquer um que seja incorporado, nao importa qual, vai demandar novos recursos.
PONTO.
Olá Marino !

PONTO ? ... + ou - né ? ... esqueceu de dizer que algumas escolhas demandam MUITO MAIS RECURSOS que outras, né não ?

Sds
kirk
Qualquer nova aeronave, nao importa qual, demandará mais recursos.
Nao estou advogando por nenhuma, só fazendo uma constatação.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69645 Mensagem por Marino » Dom Abr 21, 2013 11:49 pm

knigh7 escreveu:
Marino escreveu:Qualquer um que seja incorporado, nao importa qual, vai demandar novos recursos.
PONTO.
Não foi seu caso, mas tanto aqui, quanto no outro fórum, os entusiastas do Rafale colocam que a transição para um caça como o Rafale não teria problema financeiro porque a hora voo do F-5M (USD 12,890.00), do A1 (USD 11,800.00) já são caras.

E agora, como é que fica? Voltam atrás no que eles dizem? Vai ter de demandar mais recuros para todos?

É evidente que depende de qual candidato se fala...
Vai ter que perguntar para eles.
O que eu disse é lógico, pelo menos para mim.




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