Os RCB só usam lagartas , Guará.lobo_guara escreveu:Penso que o EB deveria desenvolver as duas versõs propostas do Guarani, tanto a de reconhecimento a partir da versão 6x6 com canhão 90 mm e outra 8x8 com canhão de 105 mm para dotação junto aos RCBs em substituição aos LEOs 1A1 Be, e de forma a complementar a força blindada do EB.
PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Certo, mas o que os impede de adotar um novo conceito doutrinário e passar a utilizar bldos 8x8 dotados de uma peça de 120mm? Tradição? Doutrina? Ou só mesmo aquela eterna má vontade do EB de não acatar mudanças em sua organização a não ser depois da desgraça advinda?
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Eu não sei te responder isto, mas, o Exército, pretende desenvolver ou adquirir carros de combate com canhão 120 mm.
O torre que o VBR Guarani utilizará, provavelmente, será a CT-CV da CMI Cockerill, tradicional fornecedora de torres e canhões para o EB, vide os Cascavéis. Essa torre é capaz de disparar a munição Falarick 105, que é um GLATGM. Isto pode incrementar e muito sua capacidade anti-carro.
Eu preferia a torre HITFACT, da Otto Melara, com um canhão 120 mm.
O torre que o VBR Guarani utilizará, provavelmente, será a CT-CV da CMI Cockerill, tradicional fornecedora de torres e canhões para o EB, vide os Cascavéis. Essa torre é capaz de disparar a munição Falarick 105, que é um GLATGM. Isto pode incrementar e muito sua capacidade anti-carro.
Eu preferia a torre HITFACT, da Otto Melara, com um canhão 120 mm.
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Gabriel, se um dia o EB vier a desenvolver um CC com uma arma de 120mm, e que esta, suponhamos, seja desenvolvida a partir do projeto da CMI, temos mais um motivo então para favorecer a adoção pelos RCB de torres com o mesmo calibre, ainda que não sejam o mesmo canhão, mas seriam assim mesmo, armas derivadas.
Para um exército acostumado a contar nos dedos os trocados que tem para investir em coisas novas, e ainda assim, com celeridade em excesso, não seria nada estranho buscar-se uma maior padronização dos recursos advindos de novos projetos. O mesmo se aplica à torre CT-CV, que hipoteticamente irão operar nos Guarani da Inf e Cav Mecanizadas do EB. A Cav blda, duvido, vá reclamar de dispor da mesma peça de fogo, e quiçá, talvez até da mesma torre, com ajustes/adaptações, para seus futros bldos.
É esperar(sentado ) pra ver o que acontece.
abs.
Para um exército acostumado a contar nos dedos os trocados que tem para investir em coisas novas, e ainda assim, com celeridade em excesso, não seria nada estranho buscar-se uma maior padronização dos recursos advindos de novos projetos. O mesmo se aplica à torre CT-CV, que hipoteticamente irão operar nos Guarani da Inf e Cav Mecanizadas do EB. A Cav blda, duvido, vá reclamar de dispor da mesma peça de fogo, e quiçá, talvez até da mesma torre, com ajustes/adaptações, para seus futros bldos.
É esperar(sentado ) pra ver o que acontece.
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Eu respeito a sua opnião,até porque eu não sei nada, mas eu acho os italianos vem com muita força.gabriel219 escreveu:Eu não sei te responder isto, mas, o Exército, pretende desenvolver ou adquirir carros de combate com canhão 120 mm.
O torre que o VBR Guarani utilizará, provavelmente, será a CT-CV da CMI Cockerill, tradicional fornecedora de torres e canhões para o EB, vide os Cascavéis. Essa torre é capaz de disparar a munição Falarick 105, que é um GLATGM. Isto pode incrementar e muito sua capacidade anti-carro.
Eu preferia a torre HITFACT, da Otto Melara, com um canhão 120 mm.
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Para ilustrar melhor essa conversa, a primeira foto é do stand da CMI na LAAD2013 com a torre e o canhão 105/120mm XC8. Não dá para saber se a peça mostrada é a de 105mm ou de 120mm. Abaixo, do site da CMI, apresenta-se o que seria a torre e a peça de 120mm XC8, inclusive sobre chassis bldos SL.
SITE CMI DEFENSE
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
continuando...FCarvalho escreveu:Para ilustrar melhor essa conversa, a primeira foto é do stand da CMI na LAAD2013 com a torre e o canhão 105/120mm XC8. Não dá para saber se a peça mostrada é a de 105mm ou de 120mm. Abaixo, do site da CMI, apresenta-se o que seria a torre e a peça de 120mm XC8, inclusive sobre chassis bldos SL.
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Bem lembrado.FCarvalho escreveu:Para ilustrar melhor essa conversa, a primeira foto é do stand da CMI na LAAD2013 com a torre e o canhão 105/120mm XC8. Não dá para saber se a peça mostrada é a de 105mm ou de 120mm. Abaixo, do site da CMI, apresenta-se o que seria a torre e a peça de 120mm XC8, inclusive sobre chassis bldos SL.
SITE CMI DEFENSE
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Eu iria citar esta torre, mas acabei esquecendo.
Os Guaranis não deveram ser empregados nos RCCs, e também não acho que serão empregados nos RCBs.
Um estudo foi feito para a aquisição de MRAV Boxers, armados com torres com canhões em 105 mm, para a substituição dos Leopards 1BE, no RCB, mas isto não foi aceito por causa da doutrina.
Só se mudar, o VBR Guarani irá operar no RCB.
Mas é quase certo (quase...) que iram operar no RCM. Eles trabalhariam como viaturas de reconhecimento armado.
Mas ainda sinto a necessidade de uma viatura anti-carro (para não falar caça-tanques), armada com canhão 120 mm a lá Centauro B1.
A Otto Melara é boa, mas para padronizar, seria melhor ir de CMI Cockerill.
Eu gostava de ideia de uma viatura 6x6 com canhão de média pressão, em calibre 90 mm, para fazer a missão de reconhecimento armado, enquanto o VBR Guarani 8X8, seria armado com torre com um canhão em calibre 105mm ou 120mm, para missão anti-carro e apoio de fogo direto.
Uma coisa é que o VBR-MR Guarani 6x6 iria ter a silhueta mais baixa que a do VBTP/VBCI Guarani comum. Será que faram o mesmo no VBR Guarani 8x8?
Talvez até possa vir uma versão de transporte de tropas 8x8, para os Fuzileiros Navais e para o Exército Brasileiro.
Há uma foto que a Iveco disponibilizou, e o que parece não terá a silhueta baixa (não é tão necessário ter silhueta baixa também não, apesar de que baixa seria melhor, mas está ótimo), e mostra a torre que será (talvez) utilizada, e ao que aparenta ser, é a torre CT-CV.
Eu irei procurar a Imagem, depois postarei aqui (a imagem).
Abs.
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
No video o Tenente Azevedo ( Diretoria de Fabricação ) fala de uma versão do guarani de reconhecimento 8x8, ou 90mm ou 105mm ( ainda em definição)
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SCBR - VBTP-MR Guarani na LAAD 2013
O VBTP-MR Guarani foi destaque na LAAD 2013.
Características: veículo blindado de transporte de pessoal, tração 6x6, 18 toneladas, motor diesel FPT Industrial de 383cv, transmissão automatizada, capacidade anfíbia.
Projeto: desenvolvimento conjunto entre o Exército Brasileiro e a Iveco,
Capacidade: transporte de 11 militares.
Versatilidade: pode receber diferentes equipamentos e sistemas de armas, conforme o seu emprego operacional.
Existe o projeto de uma versão 8x8, para emprego em missões de combate e reconhecimento, armado com canhão de 105mm.
Matéria realizada pelo Núcleo de TV do IME.
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SCBR - VBTP-MR Guarani na LAAD 2013
O VBTP-MR Guarani foi destaque na LAAD 2013.
Características: veículo blindado de transporte de pessoal, tração 6x6, 18 toneladas, motor diesel FPT Industrial de 383cv, transmissão automatizada, capacidade anfíbia.
Projeto: desenvolvimento conjunto entre o Exército Brasileiro e a Iveco,
Capacidade: transporte de 11 militares.
Versatilidade: pode receber diferentes equipamentos e sistemas de armas, conforme o seu emprego operacional.
Existe o projeto de uma versão 8x8, para emprego em missões de combate e reconhecimento, armado com canhão de 105mm.
Matéria realizada pelo Núcleo de TV do IME.
SCBR - DEFESA NACIONAL Reportagens, vídeos e notícias sobre as Forças Armadas do Brasil e sua Base Industria de Defesa.
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Canal no Youtube: https://www.youtube.com/c/SCBRDefesaNacional
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
gabriel219 escreveu:Bem lembrado.FCarvalho escreveu:Para ilustrar melhor essa conversa, a primeira foto é do stand da CMI na LAAD2013 com a torre e o canhão 105/120mm XC8. Não dá para saber se a peça mostrada é a de 105mm ou de 120mm. Abaixo, do site da CMI, apresenta-se o que seria a torre e a peça de 120mm XC8, inclusive sobre chassis bldos SL.
SITE CMI DEFENSE
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Eu iria citar esta torre, mas acabei esquecendo.
Os Guaranis não deveram ser empregados nos RCCs, e também não acho que serão empregados nos RCBs.
Um estudo foi feito para a aquisição de MRAV Boxers, armados com torres com canhões em 105 mm, para a substituição dos Leopards 1BE, no RCB, mas isto não foi aceito por causa da doutrina.
Só se mudar, o VBR Guarani irá operar no RCB.
Mas é quase certo (quase...) que iram operar no RCM. Eles trabalhariam como viaturas de reconhecimento armado.
Mas ainda sinto a necessidade de uma viatura anti-carro (para não falar caça-tanques), armada com canhão 120 mm a lá Centauro B1.
A Otto Melara é boa, mas para padronizar, seria melhor ir de CMI Cockerill.
Eu gostava de ideia de uma viatura 6x6 com canhão de média pressão, em calibre 90 mm, para fazer a missão de reconhecimento armado, enquanto o VBR Guarani 8X8, seria armado com torre com um canhão em calibre 105mm ou 120mm, para missão anti-carro e apoio de fogo direto.
Uma coisa é que o VBR-MR Guarani 6x6 iria ter a silhueta mais baixa que a do VBTP/VBCI Guarani comum. Será que faram o mesmo no VBR Guarani 8x8?
Talvez até possa vir uma versão de transporte de tropas 8x8, para os Fuzileiros Navais e para o Exército Brasileiro.
Há uma foto que a Iveco disponibilizou, e o que parece não terá a silhueta baixa (não é tão necessário ter silhueta baixa também não, apesar de que baixa seria melhor, mas está ótimo), e mostra a torre que será (talvez) utilizada, e ao que aparenta ser, é a torre CT-CV.
Eu irei procurar a Imagem, depois postarei aqui (a imagem).
Abs.
Mais ou menos como os franceses?
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Isso mesmo. Com os AMX-10RCR(versão modernizada) e o Panhard ERC 90 Sagaie.jumentodonordeste escreveu:gabriel219 escreveu: Bem lembrado.
Eu iria citar esta torre, mas acabei esquecendo.
Os Guaranis não deveram ser empregados nos RCCs, e também não acho que serão empregados nos RCBs.
Um estudo foi feito para a aquisição de MRAV Boxers, armados com torres com canhões em 105 mm, para a substituição dos Leopards 1BE, no RCB, mas isto não foi aceito por causa da doutrina.
Só se mudar, o VBR Guarani irá operar no RCB.
Mas é quase certo (quase...) que iram operar no RCM. Eles trabalhariam como viaturas de reconhecimento armado.
Mas ainda sinto a necessidade de uma viatura anti-carro (para não falar caça-tanques), armada com canhão 120 mm a lá Centauro B1.
A Otto Melara é boa, mas para padronizar, seria melhor ir de CMI Cockerill.
Eu gostava de ideia de uma viatura 6x6 com canhão de média pressão, em calibre 90 mm, para fazer a missão de reconhecimento armado, enquanto o VBR Guarani 8X8, seria armado com torre com um canhão em calibre 105mm ou 120mm, para missão anti-carro e apoio de fogo direto.
Uma coisa é que o VBR-MR Guarani 6x6 iria ter a silhueta mais baixa que a do VBTP/VBCI Guarani comum. Será que faram o mesmo no VBR Guarani 8x8?
Talvez até possa vir uma versão de transporte de tropas 8x8, para os Fuzileiros Navais e para o Exército Brasileiro.
Há uma foto que a Iveco disponibilizou, e o que parece não terá a silhueta baixa (não é tão necessário ter silhueta baixa também não, apesar de que baixa seria melhor, mas está ótimo), e mostra a torre que será (talvez) utilizada, e ao que aparenta ser, é a torre CT-CV.
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Mais ou menos como os franceses?
Uma para missões de combate, anti-carro de apoio de fogo pesado (neste caso, um Guarani 8x8 armado com uma torre com um canhão, seja ele em calibre 105mm ou 120mm), e outro, na versão 6x6 armado com uma torre(a minha favorita é a torre CMI LCTS-90), para missões de reconhecimento e apoio de fogo também.
Na questão dos Franceses, salvo o engano, utiliza os 2 VBRs (AMX-10 RCR e o Panhard ERC 90) para reconhecimento e apoio de fogo.
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Sobre o tema, lembro de ter visto por aí mas não encontrei de novo. Assim, algum dos colegas salvou o link para os requisitos do EB para a torre da VBR/MR? Confesso que não consigo recordar do calibre da peça principal (se havia) mas ME parecia orientado para o Bofors Mk. 8...
EXPLICO: publiquei aqui mesmo no DB (Fórum) uma matéria sobre as torres e já está BEM desatualizada, gostaria de atualizá-la com as novas opções que estão surgindo, além de uma idéia que tive e que nada tem a ver com o Programa Guarani. A matéria está aqui:
viewtopic.php?p=5269911#p5269911
Assim, os ROB da nova versão seriam fulcrais para que eu pudesse retomar o artigo e aperfeiçoá-lo. Se o Site permanecer fora do ar, tenho outras ofertas de espaço para publicação...
EXPLICO: publiquei aqui mesmo no DB (Fórum) uma matéria sobre as torres e já está BEM desatualizada, gostaria de atualizá-la com as novas opções que estão surgindo, além de uma idéia que tive e que nada tem a ver com o Programa Guarani. A matéria está aqui:
viewtopic.php?p=5269911#p5269911
Assim, os ROB da nova versão seriam fulcrais para que eu pudesse retomar o artigo e aperfeiçoá-lo. Se o Site permanecer fora do ar, tenho outras ofertas de espaço para publicação...
Editado pela última vez por Túlio em Sex Abr 19, 2013 4:17 pm, em um total de 1 vez.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
SantaCatarinaBR escreveu:No video o Tenente Azevedo ( Diretoria de Fabricação ) fala de uma versão do guarani de reconhecimento 8x8, ou 90mm ou 105mm ( ainda em definição)
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Projeto: desenvolvimento conjunto entre o Exército Brasileiro e a Iveco,
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Não consigo assitir o vídeo... diz que é privado...
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Idem aqui...
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Cliquem no nome do vídeo para assistir diretamente no youtube.