PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Interessante, o que limita a cadência sustentada do PZH2000 é a temperatura do cano... Talvez de para vender a idéia de multiplos obuseiros por carro para os alemães
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Os russos tem um autopropulsado com 2 obuseiros (montagem vertical um em cima do outro na torre).Marechal-do-ar escreveu:Interessante, o que limita a cadência sustentada do PZH2000 é a temperatura do cano... Talvez de para vender a idéia de multiplos obuseiros por carro para os alemães
A Patria tem torre de morteiro 120 mm bitubo. Exatamente para permitir um excelente TOT.
Bacchi
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5957 vezes
- Agradeceram: 3353 vezes
Voltando ao assunto do tópico, já há alguma indicação de que esta versão do Guarani irá operar a torre LCTS90, como comentado aqui no fórum e na imprensa, ou se a indecisão ainda persiste?
A viabilidade de uma versão VBCI/VBTP para as bgdas de cavalaria parece ser uma tentação presumivelmente difícil de ser descartada de parte do EB?
abs.
A viabilidade de uma versão VBCI/VBTP para as bgdas de cavalaria parece ser uma tentação presumivelmente difícil de ser descartada de parte do EB?
abs.
Carpe Diem
- Lywis
- Sênior
- Agradeceu: 96 vezes
- Agradeceram: 112 vezes
Vi uma noticia a cerca de um mês falando que os russos abandonaram este projeto, vou procurar onde foi, se achar, posto aqui.Reginaldo Bacchi escreveu:Os russos tem um autopropulsado com 2 obuseiros (montagem vertical um em cima do outro na torre).Marechal-do-ar escreveu:Interessante, o que limita a cadência sustentada do PZH2000 é a temperatura do cano... Talvez de para vender a idéia de multiplos obuseiros por carro para os alemães
A Patria tem torre de morteiro 120 mm bitubo. Exatamente para permitir um excelente TOT.
Bacchi
-
- Avançado
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 3 vezes
Se eu não me engano eles estão com um projeto novo de tubo único já, lembro de ter visto maquetes de torre montada em caminhão e em chassi sobre lagartas.Lywis escreveu:Vi uma noticia a cerca de um mês falando que os russos abandonaram este projeto, vou procurar onde foi, se achar, posto aqui.Reginaldo Bacchi escreveu: Os russos tem um autopropulsado com 2 obuseiros (montagem vertical um em cima do outro na torre).
Bacchi
- FCarvalho
- Sênior
Um projeto e uma proposta de torre para a família Guarani, que me parece passou despercebida, mas que ainda assim é interessante para a mesma.
CV9040 anti-aircraft vehicle (AAV).
http://www.army-technology.com/projects/cv90/
Observar as diferentes torres que a Bae Systems produz para este veículo e que podem vir a ser objeto de futuro interesse do EB para equipar a família de bldos Guarani.
A torre acima é uma versão AA, equipada com canhão Bofors 40, e que muito bem poderia ser uma opção para uso no atual projeto de modernização da defesa AAe brasileira, equipando os Guarani, e que está opeacional, salvo engano no Exército Sueco.
abs.
CV9040 anti-aircraft vehicle (AAV).
http://www.army-technology.com/projects/cv90/
Observar as diferentes torres que a Bae Systems produz para este veículo e que podem vir a ser objeto de futuro interesse do EB para equipar a família de bldos Guarani.
A torre acima é uma versão AA, equipada com canhão Bofors 40, e que muito bem poderia ser uma opção para uso no atual projeto de modernização da defesa AAe brasileira, equipando os Guarani, e que está opeacional, salvo engano no Exército Sueco.
abs.
Carpe Diem
- Clermont
- Sênior
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Já que estamos por aqui, aí vão duas dúvidas:
A viatura Guarani 6x6 é chamada pelo Exército de "Mèdia de Rodas", VBTP-MR, ou VBR-MR.
Mas, e a a versão de 8x8, continua sendo "Média"? Ou deveria ser chamada "Pesada de Rodas"?
Segunda dúvida: um hipotético porta-morteiros 120 mm, seria produzido a partir de um Guarani 6x6, ou 8x8?
A viatura Guarani 6x6 é chamada pelo Exército de "Mèdia de Rodas", VBTP-MR, ou VBR-MR.
Mas, e a a versão de 8x8, continua sendo "Média"? Ou deveria ser chamada "Pesada de Rodas"?
Segunda dúvida: um hipotético porta-morteiros 120 mm, seria produzido a partir de um Guarani 6x6, ou 8x8?
- RobsonBCruz
- Sênior
- Agradeceu: 456 vezes
- Agradeceram: 247 vezes
Pelo que entendi, Guarani é o nome dado a nova família de blindados sobre rodas, onde, por ora, está em teste a VBTP 6X6, da qual deverão derivar a maioria das outras versões.
VBR-MR é a viatura blindada de reconhecimento que comporá essa família, e ainda não está claro se será também 6X6 com canhão 90mm, ou, como já foi haventado, 8x8, nesse caso com a possibilidade de ser dotada de canhão 105mm.
Quanto a versão porta-morteiros, acredito que será desenvolvida após a VBR-MR, e, assim, se a VBR-MR for 8X8, poderão escolher entre as duas opções.
VBR-MR é a viatura blindada de reconhecimento que comporá essa família, e ainda não está claro se será também 6X6 com canhão 90mm, ou, como já foi haventado, 8x8, nesse caso com a possibilidade de ser dotada de canhão 105mm.
Quanto a versão porta-morteiros, acredito que será desenvolvida após a VBR-MR, e, assim, se a VBR-MR for 8X8, poderão escolher entre as duas opções.
- RobsonBCruz
- Sênior
- Agradeceu: 456 vezes
- Agradeceram: 247 vezes
Pelo que entendi, Guarani é o nome dado a nova família de blindados sobre rodas, onde, por ora, está em teste a VBTP 6X6, da qual deverão derivar a maioria das outras versões.
- FCarvalho
- Sênior
No projeto da família Guarani existem versões porta-morteiro de 81mm e de 120mm sendo que nos desenhos e esquemas divulgados até aqui, aquele primeiro seria adaptado em viaturas 6x6, e mesmo numa 4x4, enquanto este último na versão 8x8, acho eu, até em função da relação peso/dimensão da peça.
abs.
abs.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Agora as coisas estão ficando realmente interessante.
CMI Defense presents its new 120/105mm cockerill XC-8 low-weight concept turret
http://www.armyrecognition.com/laad_201 ... 04133.html
abs.
CMI Defense presents its new 120/105mm cockerill XC-8 low-weight concept turret
http://www.armyrecognition.com/laad_201 ... 04133.html
abs.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Bom, até onde se sabe, aparentemente o EB definiu-se pelos 105mm, até prova em contrário. Mas vamos ter que esperar a versão 8x8 do Guarani sair do papel. E isso eu acho que ainda demora mais um tempo.
Eu tenho cá para mim, pensando aqui com os meus botões, que uma torre equipada com o 120mm ficaria bem em um bldo 8x8 equipando os RCB e/ou os RCM, de forma a complementar e qualificar o apoio de fogo dos bldos destas OM's, e mesmo, suplantar os Leo 1A5 dos RCC.
Vamos a ver até onde o tradicionalismo do EB garante que nenhuma novidade doutrinária "chegue antes do tempo previsto".
abs.
Eu tenho cá para mim, pensando aqui com os meus botões, que uma torre equipada com o 120mm ficaria bem em um bldo 8x8 equipando os RCB e/ou os RCM, de forma a complementar e qualificar o apoio de fogo dos bldos destas OM's, e mesmo, suplantar os Leo 1A5 dos RCC.
Vamos a ver até onde o tradicionalismo do EB garante que nenhuma novidade doutrinária "chegue antes do tempo previsto".
abs.
Carpe Diem
- lobo_guara
- Sênior
- Agradeceram: 19 vezes
Penso que o EB deveria desenvolver as duas versõs propostas do Guarani, tanto a de reconhecimento a partir da versão 6x6 com canhão 90 mm e outra 8x8 com canhão de 105 mm para dotação junto aos RCBs em substituição aos LEOs 1A1 Be, e de forma a complementar a força blindada do EB.
Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
- FCarvalho
- Sênior
Eu até concordo consigo, mas o EB tende a ater-se a um tipo só de calibre para tanto para a inf/cav mecanizada. Os RCB's vão continuar com os Leo 1A1 até virarem sucata, ou acontecer o milagre da multiplicação dos CC's no EB.
abs.
abs.
Carpe Diem