TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69406 Mensagem por Boss » Ter Abr 09, 2013 1:26 pm

Imagino se o governo não tivesse pressa ou "urgência" com o FX-2, como ele estaria.




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Demartino
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 171
Registrado em: Seg Out 02, 2006 9:23 am
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 1 vez

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69407 Mensagem por Demartino » Ter Abr 09, 2013 1:58 pm

Acho que o desfecho está próximo! Tenhamos fé rapaziada! Como disse antes, desse ano não passa e colocaria minhas fichas no Super Hornet




Demartino
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 171
Registrado em: Seg Out 02, 2006 9:23 am
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 1 vez

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69408 Mensagem por Demartino » Ter Abr 09, 2013 1:59 pm

Será que chegaremos até a pagina 5.000 ??




Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2930
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceu: 554 vezes
Agradeceram: 185 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69409 Mensagem por saullo » Ter Abr 09, 2013 2:23 pm

Incrível como nosso ministro da defesa continua falando e nunca resolve o assunto.
Pra quê acreditar no que ele fala ?

Abraços




Avatar do usuário
kekosam
Sênior
Sênior
Mensagens: 2500
Registrado em: Sex Out 03, 2008 10:17 am
Localização: Cuiabá-MT
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 34 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69410 Mensagem por kekosam » Ter Abr 09, 2013 2:28 pm

Com certeza... principalmente se escolher este ano... 7/9???




Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5256
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69411 Mensagem por delmar » Ter Abr 09, 2013 2:52 pm

Demartino escreveu:Acho que o desfecho está próximo! Tenhamos fé rapaziada! Como disse antes, desse ano não passa e colocaria minhas fichas no Super Hornet
acredito também que vamos comprar alguns F-18. Penso, no entanto, que haverá também um avião monomotor feito no Brasil, tipo Gripen ou F-16.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69412 Mensagem por joao fernando » Ter Abr 09, 2013 2:57 pm

delmar escreveu:
Demartino escreveu:Acho que o desfecho está próximo! Tenhamos fé rapaziada! Como disse antes, desse ano não passa e colocaria minhas fichas no Super Hornet
acredito também que vamos comprar alguns F-18. Penso, no entanto, que haverá também um avião monomotor feito no Brasil, tipo Gripen ou F-16.
Já temos 50 F32, que valem por 100 F16. E isso desde os anos 90... :mrgreen:




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 268 vezes
Agradeceram: 82 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69413 Mensagem por BrasilPotência » Ter Abr 09, 2013 2:57 pm

Só uma coisa, fazendo um esforço até posso acreditar que saia o FX-2 esse ano, mas acho que o governo vai esperar até as ultimas instâncias os processos que a BC abriu contra a USAF que podem ainda dar em alguma coisa, acredito em um anúncio em Setembro, pois em março o governo pediu que as propostas se entendessem por mais 6 meses. 8-]




Brava Gente, Brasileira!!!
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69414 Mensagem por Wolfgang » Ter Abr 09, 2013 5:05 pm

Amorim é diplomata. Em seu mundo, cada palavra pode pesar muito. Quando ele fala em "urgência" acho bom dar um peso danado para a fala dele. Urgência significa SH via FMS. Entrega de 1/2 dúzia de segunda mão antes da Copa.




Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69415 Mensagem por Boss » Ter Abr 09, 2013 5:07 pm

Mas ele fala isso sempre. Se cada "urgência" que ele falasse em um desses discursos fosse feita uma compra via FMS, teríamos uns mil F-18.




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Lirolfuti
Sênior
Sênior
Mensagens: 2427
Registrado em: Sex Mai 18, 2012 6:12 pm
Agradeceu: 40 vezes
Agradeceram: 205 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69416 Mensagem por Lirolfuti » Ter Abr 09, 2013 5:08 pm

A pressa á qual ele se refere e tanta mais tanta que se vc coloca uma tartaruga para fazer uma prova de iron man hoje, ela termina antes do fx-2.




Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 268 vezes
Agradeceram: 82 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69417 Mensagem por BrasilPotência » Ter Abr 09, 2013 5:09 pm

Tirando os pesares, acredito que venha mesmo o F-18 SH.

Boeing instalará centro de pesquisa em São José dos Campos (SP)

A Boeing anunciou, nesta terça-feira (9), que vai instalar seu centro de pesquisa em São José dos Campos, no interior de São Paulo. O anúncio foi feito pela presidente da Boeing no Brasil, Donna Hrinak.

Há um ano, a fabricante de aeronaves anunciou que criaria um centro de pesquisa e tecnologia aeroespacial em São Paulo. Representantes da Boeing afirmaram que o centro de pesquisas no Brasil vai servir para que sejam buscadas novas soluções de materiais para a indústria aeronáutica. É o primeiro centro deste tipo da Boeing na América Latina --existem outros cinco no mundo.

http://economia.uol.com.br/noticias/red ... pos-sp.htm




Brava Gente, Brasileira!!!
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69418 Mensagem por Wolfgang » Ter Abr 09, 2013 5:28 pm

delmar escreveu:
Demartino escreveu:Acho que o desfecho está próximo! Tenhamos fé rapaziada! Como disse antes, desse ano não passa e colocaria minhas fichas no Super Hornet
acredito também que vamos comprar alguns F-18. Penso, no entanto, que haverá também um avião monomotor feito no Brasil, tipo Gripen ou F-16.
Também acho. 36 SH, 72 Gripen NG (compartilham a mesma turbina) e um FX-Br para o futuro.




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69419 Mensagem por Bourne » Ter Abr 09, 2013 6:46 pm

BrasilPotência escreveu:Tirando os pesares, acredito que venha mesmo o F-18 SH.

Boeing instalará centro de pesquisa em São José dos Campos (SP)

A Boeing anunciou, nesta terça-feira (9), que vai instalar seu centro de pesquisa em São José dos Campos, no interior de São Paulo. O anúncio foi feito pela presidente da Boeing no Brasil, Donna Hrinak.

Há um ano, a fabricante de aeronaves anunciou que criaria um centro de pesquisa e tecnologia aeroespacial em São Paulo. Representantes da Boeing afirmaram que o centro de pesquisas no Brasil vai servir para que sejam buscadas novas soluções de materiais para a indústria aeronáutica. É o primeiro centro deste tipo da Boeing na América Latina --existem outros cinco no mundo.

http://economia.uol.com.br/noticias/red ... pos-sp.htm
Na verdade é bom negócio abrir centros de pesquisa no Brasil. Muitas empresas multinacional descobriram as vantagens e ajuda tributária ($$$$$$$) para trabalhar no país. Não quer dizer que necessariamente tenha a ver com FX.

Sobre a LAAD, a busca de uma decisão em 2013, a prioridade do FX e a transferência irrestrita de tecnologia. Além do 7 de setembro de 2009 que ainda não foi lembrado nas últimas páginas. Me trás está imagem a mente.

Imagem




Avatar do usuário
ELSONDUARTE
Avançado
Avançado
Mensagens: 474
Registrado em: Qua Ago 12, 2009 7:12 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 9 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69420 Mensagem por ELSONDUARTE » Ter Abr 09, 2013 9:53 pm

Acho que pode dar Gripen !!!

SAAB PROJETA EXPORTAÇÕES DO GRIPEN “MADE IN BRAZIL”
“O Brasil é a chave para a América Latina”, afirma de la Motte

Com uma “força-tarefa” composta por parceiros industriais brasileiros e internacionais, a SAAB, capitaneada por seu Vice-Presidente de Exportações, Eddy de la Motte, encontra-se desde a semana passada reunindo-se com os principais grupos de imprensa, associações da indústria e autoridades do governo, munidos de uma das mais importantes armas de seu caça Gripen NG, concorrente no F-X2: A fabricação conjunta com o Brasil de sua aeronave, para todo o mercado mundial.

Tempero Brasileiro

A mesa do brunch oferecido aos mais importantes grupos jornalísticos do país na Embaixada da Suécia, dia 06 de Março 2013, em Brasília, prenunciava o teor do evento introduzido por Bengt Janer, Diretor da SAAB Brasil. Taste internacional com elementos da culinária brasileira. Ou se preferir, um caça internacional com grande parte da produção e desenvolvimento no Brasil. Questões relacionadas com a compensação econômica e financeira (Offset), da transferência de tecnologia à participação nas exportações, foram a tônica das apresentações que se seguiram à de la Motte, talvez o mais apaixonado dos SAABianos quando o assunto é a defesa de seu Gripen.

Time Peso-Pesado

Juntando-se a Eddy, Cesar Silva, CEO da AKAER, Bob Manson, Vice-Presidente Sênior de Vendas e Marketing da SELEX ES e Alberto Frauenberg, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da GE Latin America, revezaram-se nos esclarecimentos aos jornalistas sobre o atual desenvolvimento do Gripen NG e a participação da indústria brasileira neste processo. Este mesmo time peso-pesado, em termos de convencimento e perspectiva de negócios de exportação conjunta, prossegue nas visitas agendadas para esta ofensiva comercial, antecedendo a LAAD, maior feira do setor de segurança e defesa da América Latina.

Suécia + Suíça = Redução do Risco

O Vice-Presidente de Exportações da SAAB festejou as recentes decisões, tanto no âmbito do Parlamento Sueco como no Suíço, que contemplam o desenvolvimento e a conversão de 60 dos atuais Gripen C em E (NG monoposto), no primeiro parlamento, e compra de 22 caças pelo segundo (aguardando aprovação orçamentária). De acordo com Eddy de la Motte, estes “primeiros negócios” auferem ao Gripen uma nova vantagem comercial: a redução do risco envolvido nas operações de produção e continuidade da evolução do caça, mantendo-o em constante estado-da-arte. Na sua visão, esta redução do risco refletir-se-á em novos contratos em diferentes partes do mundo, e com certeza “O Brasil é a chave para a América Latina”, completa. Como sempre, Eddy é bem enfático quanto à valia da real transferência de tecnologia envolvida na oferta da SAAB e a consequente geração de postos de trabalho mais especializados. Sua apresentação destacou a considerável participação brasileira prevista no desenvolvimento da nova geração do caça.

80% da Estrutura. 40% do Desenvolvimento

A apresentação de Cesar Silva, CEO da AKAER, destacou a concreta participação da indústria nacional no Gripen NG. Os caças negociados com Suécia e Suíça já terão partes construídas no Brasil. A AKAER evidenciou a adaptação necessária por parte de seu pessoal e o grau de evolução e aprimoramento já implantado em seu parque industrial para adequar-se à produção de estruturas de tecnologia tão avançada como a de aeronaves supersônicas. A proposta da SAAB eleva a participação brasileira à 80% da produção estrutural do Gripen NG Brasil e do Gripen para exportação. Ao ser questionado se, ainda que envolvendo compósitos de última geração e técnicas de agregação, perfuração, soldagem e rebitagem das mais modernas, a área estrutural não representaria os itens menos “estratégicos” da transferência de tecnologia, Silva juntamente com de la Motte respondeu que 40% do desenvolvimento do caça se dariam no Brasil.

Quick Talk

Em exclusiva para o DefesaNet, Eddy de la Motte revelou detalhes do contrato de modernização dos caças C/D suecos para a versão E (denominada NG no Brasil). Quando indagado sobre que partes do caça que hoje compõe a linha de frente da Força Aérea da Suécia – Flygvapnet, seriam aproveitadas, o Vice-Presidente de Exportações da SAAB disse que os itens não estão inteiramente definidos. Até o momento sabe-se que possivelmente os assentos ejetáveis, partes dos sistemas de combustível e hidráulicos, e quase que integralmente equipamentos de manutenção e auxílios de solo. Ou seja, a conversão partirá de UMA ESTRUTURA INTEIRAMENTE NOVA sem aproveitamento de nenhum elemento de airframe, e menos de 10% dos sistemas dos atuais C/D estarão no modernizado modelo E.



Novo Radar, IFF e Detecção Passiva em 6 Meses

Alguns dos itens técnicos mais esperados do encontro promovido pela SAAB, estavam relacionados com a sua parceira SELEX ES, responsável pelo Radar Raven ES-05 AESA, o Transponder Interrogador IFF Modo 5/S e o sensor de busca e acompanhamento infravermelho Skyward-G, com datas previstas de lançamento para julho, agosto e setembro, respectivamente. Bob Manson, Vice-Presidente Sênior de Vendas e Marketing, responsável pela apresentação dos fatos mais atualizados concernentes a tais sistemas, qualificou como extremamente satisfatória a performance do Raven ES-05 AESA obtida durante os testes do radar, instalado na aeronave demonstradora da versão NG.

Um Motor, Dois Times

A apresentação da nova motorização e da parceira GE Aviation, foi conduzida pelo Diretor de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina, Alberto Frauenberg, que destacou a participação da empresa no Brasil em diversos setores e discutiu aspectos técnicos de seu F414G, turbojato modular, com pós-combustão, apresentando uma baixa razão de diluição e eficiência no consumo de combustível. Com uma taxa de empuxo superior a 22 mil lb (98 kN), o F414G gera 20% mais empuxo que o atual Volvo Aero RM12 do Gripen. Quando indagado sobre o fato da GE motorizar dois dos atuais concorrentes diretos no F-X2, e qual o esforço de marketing envolvido nesta situação, ou ainda, em raso português, como se acende uma vela para dois santos, Alberto respondeu que a empresa tem internamente dois times, competindo entre si, e sem compartilharem as informações um do outro, um para cada desenvolvimento e focado em seu próprio competidor e respectivo esforço de venda.

Resumo da Ópera

Resultados, ainda que Mãe Dináhsticos, já começam a proliferar, como no prognóstico do Prefeito de São José dos Campos, Luís Marinho (PT) de que o caça da SAAB é o favorito da Presidente Dilma na concorrência pública para compra dos 36 aviões à Força Aérea Brasileira, o F-X2. O que é incontestável e realmente crível em termos do efeito da visita é o foco mais acertado em uma das principais vantagens da oferta do fabricante sueco: Participação Efetiva do Brasil na Exploração do Caça. Isto assegurado pela transferência de tecnologia, desenvolvimento conjunto, geração de empregos high-tech e atuação na exportação do Gripen NG. Muito acertado a alteração do discurso de “o melhor caça do mundo” para o de “um caça igualmente capaz com vantagens comerciais e tecnológicas para o país”.

Fonte: http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia ... l%E2%80%9D




Responder