Não sei, do jeito que está desenhado eu continuo tendo duvidas sobre o custo beneficio de tal operação: a aeronave vai ficar com limitação de peso de decolagem e pouso, não vai poder carregar armamento e provavelmente vai ter sua performance degradada. Será que vale a pena tirar um A-29 da frota para fazer isso ao inves de uma outra aeronave ISR, como a Colombia já tem?dafranca escreveu: Na brochura da Embraer informa que o radar é de banda-P, Logo, é uma radar para penetração de terreno(folhagem) Operando na frenquencia 225 até 390 MHz, e com o comprimento de onda de 1,33m à 0,77m.
A foto publicada pela embraer é uma montagem.
Super Tucano News
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Re: Super Tucano News
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Re: Super Tucano News
Uma aeronave "de ataque" possui maior maneabilidade do que uma plataforma ISR, que provavelmente será uma aeronave grande.
Em teatros em que pode haver fogo anti-aéreo leve (armas automáticas portáteis, canhões de pequeno calibre e MAMPADS), faz sentido o conceito do A-29 ISR provendo apoio para ataques precisos em suporte às tropas em terra, ou mesmo no ar.
Em teatros em que pode haver fogo anti-aéreo leve (armas automáticas portáteis, canhões de pequeno calibre e MAMPADS), faz sentido o conceito do A-29 ISR provendo apoio para ataques precisos em suporte às tropas em terra, ou mesmo no ar.
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Re: Super Tucano News
Você tem razão Alcantara, mas de maneira geral.
Agora você olha a foto, do A-29 com 2 subalares e mais um RADAR na estação ventral ( que provavelmente está ali pelo peso, já que é a estação com maior capacidade) e acha que ele ainda vai ter manobrabilidade?
Ele não tem potencia para suportar essa alteração toda e não ter degradada suas capacidades, pelo menos na minha opinião.
E para ser ISR não precisa ser muito maior, a propria Colombia já utiliza turbohelices ( se não me engano da Beech) e até motoplanadores (Schweizer) para isso; o Iraque utiliza o Caravan.
Como eu disse, para mim faz mais sentido colocar um equipamento com mais potencia em uma plataforma um pouco maior e operar mais de longe ou mais alto ( acima de 20.000ft a aeronave já livra todos esses armamentos que você citou) do que um A-29 lento, desconfortavel e restrito para a mesma missão.
Agora você olha a foto, do A-29 com 2 subalares e mais um RADAR na estação ventral ( que provavelmente está ali pelo peso, já que é a estação com maior capacidade) e acha que ele ainda vai ter manobrabilidade?
Ele não tem potencia para suportar essa alteração toda e não ter degradada suas capacidades, pelo menos na minha opinião.
E para ser ISR não precisa ser muito maior, a propria Colombia já utiliza turbohelices ( se não me engano da Beech) e até motoplanadores (Schweizer) para isso; o Iraque utiliza o Caravan.
Como eu disse, para mim faz mais sentido colocar um equipamento com mais potencia em uma plataforma um pouco maior e operar mais de longe ou mais alto ( acima de 20.000ft a aeronave já livra todos esses armamentos que você citou) do que um A-29 lento, desconfortavel e restrito para a mesma missão.
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Re: Super Tucano News
Me perdoem se eu já fiz esta pergunta antes e fui respondido, mas é que eu não me lembro direito...
É que eu tinha lido há muito tempo atrás que o 2º/6º GAv "Guardião" tem, além dos 8 R-99A/B, também um Caravan equipado com sensores. É verdade isto?
Bom, mas no caso da utilização de aeronaves turboélices leves (tipo King Air) para missões de reconhecimento, seria mais interessante que este ficasse mais ao alcance dos esquadrões de Super Tucano, em alguma base na Amazônia.
abraços]
É que eu tinha lido há muito tempo atrás que o 2º/6º GAv "Guardião" tem, além dos 8 R-99A/B, também um Caravan equipado com sensores. É verdade isto?
Bom, mas no caso da utilização de aeronaves turboélices leves (tipo King Air) para missões de reconhecimento, seria mais interessante que este ficasse mais ao alcance dos esquadrões de Super Tucano, em alguma base na Amazônia.
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Re: Super Tucano News
Uffa... demorou, mas achei!Brasileiro escreveu:Me perdoem se eu já fiz esta pergunta antes e fui respondido, mas é que eu não me lembro direito...
É que eu tinha lido há muito tempo atrás que o 2º/6º GAv "Guardião" tem, além dos 8 R-99A/B, também um Caravan equipado com sensores. É verdade isto?
Bom, mas no caso da utilização de aeronaves turboélices leves (tipo King Air) para missões de reconhecimento, seria mais interessante que este ficasse mais ao alcance dos esquadrões de Super Tucano, em alguma base na Amazônia.
abraços]
Sim, o Guardião possuiu por uma época um C-98 equipado com um sensor hiper spectral (acho que é essa a tradução ).
Sobre o que o sensor faz...
http://en.wikipedia.org/wiki/Hyperspectral_imaging
Se eu não me engano eles não tem mais essa aeronave.
[]s
CB_Lima
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Re: Super Tucano News
Era isso mesmo CB, tambem chamado de multispectral ou MSSCarlos Lima escreveu:Uffa... demorou, mas achei!Brasileiro escreveu:Me perdoem se eu já fiz esta pergunta antes e fui respondido, mas é que eu não me lembro direito...
É que eu tinha lido há muito tempo atrás que o 2º/6º GAv "Guardião" tem, além dos 8 R-99A/B, também um Caravan equipado com sensores. É verdade isto?
Bom, mas no caso da utilização de aeronaves turboélices leves (tipo King Air) para missões de reconhecimento, seria mais interessante que este ficasse mais ao alcance dos esquadrões de Super Tucano, em alguma base na Amazônia.
abraços]
Sim, o Guardião possuiu por uma época um C-98 equipado com um sensor hiper spectral (acho que é essa a tradução ).
Sobre o que o sensor faz...
http://en.wikipedia.org/wiki/Hyperspectral_imaging
Se eu não me engano eles não tem mais essa aeronave.
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Re: Super Tucano News
Só não vai ganhar um "joinha" porque você não dá joinha para ninguém...
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Re: Super Tucano News
De onde tu retirou esses dados de frequência e comprimento de onda? É de dados específico do RADAR ou tu esta apresentando dados da Banda - P?dafranca escreveu: Na brochura da Embraer informa que o radar é de banda-P, Logo, é uma radar para penetração de terreno(folhagem) Operando na frenquencia 225 até 390 MHz, e com o comprimento de onda de 1,33m à 0,77m.
Pergunto por vários motivos, dentre eles o seguinte, o conceito de "Banda" não é cientifico, é militar, esta mais para um código que informa comprimento de onda e frequência pré estabelecidos, para esconder essa informação do inimigo, e por isso, varia de acordo com a instituição. Num documento (panfleto) da Orbisat que postei anteriormente a banda "P" utilizada era de 2 m, tenho literatura informando a Banda "P" que varia de 0,3 m a 1 m e tu apresentou 0,77m à 1,33m.
Mas realmente a tendência da Banda - "P" é de não apresentar resposta de folhas e galhos de árvores e sim de solo.
Abraço
Denilson
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Re: Super Tucano News
The Remote Sensing Data Bookdenilson escreveu:De onde tu retirou esses dados de frequência e comprimento de onda? É de dados específico do RADAR ou tu esta apresentando dados da Banda - P?dafranca escreveu: Na brochura da Embraer informa que o radar é de banda-P, Logo, é uma radar para penetração de terreno(folhagem) Operando na frenquencia 225 até 390 MHz, e com o comprimento de onda de 1,33m à 0,77m.
Pergunto por vários motivos, dentre eles o seguinte, o conceito de "Banda" não é cientifico, é militar, esta mais para um código que informa comprimento de onda e frequência pré estabelecidos, para esconder essa informação do inimigo, e por isso, varia de acordo com a instituição. Num documento (panfleto) da Orbisat que postei anteriormente a banda "P" utilizada era de 2 m, tenho literatura informando a Banda "P" que varia de 0,3 m a 1 m e tu apresentou 0,77m à 1,33m.
Mas realmente a tendência da Banda - "P" é de não apresentar resposta de folhas e galhos de árvores e sim de solo.
Abraço
Denilson
http://books.google.com.br/books?id=jpE ... 6&lpg=PA56
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Re: Super Tucano News
O Brasilia opera do NA-12?
E o bandeco?
E o bandeco?
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Re: Super Tucano News
Temos que esperar uma publicação que indique os dados do Radar para sabermos, pois os os dados da "Banda" variam muito dependendo da fonte, no link a baixo, tem um artigo aqui do INPE em que foi utilizada a Banda "P" com comprimento de onda de 0,72 m e frequência de 415 Mhz...dafranca escreveu:The Remote Sensing Data Bookdenilson escreveu: De onde tu retirou esses dados de frequência e comprimento de onda? É de dados específico do RADAR ou tu esta apresentando dados da Banda - P?
Pergunto por vários motivos, dentre eles o seguinte, o conceito de "Banda" não é cientifico, é militar, esta mais para um código que informa comprimento de onda e frequência pré estabelecidos, para esconder essa informação do inimigo, e por isso, varia de acordo com a instituição. Num documento (panfleto) da Orbisat que postei anteriormente a banda "P" utilizada era de 2 m, tenho literatura informando a Banda "P" que varia de 0,3 m a 1 m e tu apresentou 0,77m à 1,33m.
Mas realmente a tendência da Banda - "P" é de não apresentar resposta de folhas e galhos de árvores e sim de solo.
Abraço
Denilson
http://books.google.com.br/books?id=jpE ... 6&lpg=PA56
http://marte.dpi.inpe.br/col/ltid.inpe. ... 16_446.pdf
Seguem os dados do MiniSAR - RADAR DE ABERTURA SINTÉTICA da Orbisat
Resolução de 2 m (Banda P) (aqui cabe uma retratação minha, eu havia confundido resolução com comprimento de onda )
Faixa de Mapeamento de 2 km de cada lado
Peso 30 kg (nesse caso a discussão anterior sobre um peso muito grande, cai por terra)
Volume 0,75 x 0,52 x 0,34 m ^3 (aqui temos os dados de volume para esse equipamento, caso ele seja realmente utilizado no A-29)
INS/DGPS Integrado
http://www.orbisat.com.br/novo/sensoriamento.php?p=uav
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Re: Super Tucano News
Prezado Brasileiro:Brasileiro escreveu: (...)
É que eu tinha lido há muito tempo atrás que o 2º/6º GAv "Guardião" tem, além dos 8 R-99A/B, também um Caravan equipado com sensores. É verdade isto?
(...)
abraços]
A FAB mudou a denominação das aeronaves do "Guardião". Assim, o R-99A passou a ser E-99 e o R-99B, R-99.
Parabenizo-te e te dou um thanks pela informação referente ao Caravan equipado com sensores.
- Carlos Lima
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Re: Super Tucano News
No caso de futuras versões do E-190 eu apostaria em algo 'nacional' em termos de radar e um aproveitamento do que os indianos estão fazendo com o seu E-99.
Fiquemos de olho
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