Super Tucano News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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sapao
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Re: Super Tucano News

#3181 Mensagem por sapao » Sáb Abr 06, 2013 9:27 am

dafranca escreveu: Na brochura da Embraer informa que o radar é de banda-P, Logo, é uma radar para penetração de terreno(folhagem) Operando na frenquencia 225 até 390 MHz, e com o comprimento de onda de 1,33m à 0,77m.

A foto publicada pela embraer é uma montagem.
ImagemImagem
Não sei, do jeito que está desenhado eu continuo tendo duvidas sobre o custo beneficio de tal operação: a aeronave vai ficar com limitação de peso de decolagem e pouso, não vai poder carregar armamento e provavelmente vai ter sua performance degradada. Será que vale a pena tirar um A-29 da frota para fazer isso ao inves de uma outra aeronave ISR, como a Colombia já tem?




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Re: Super Tucano News

#3182 Mensagem por Alcantara » Sáb Abr 06, 2013 9:54 am

Uma aeronave "de ataque" possui maior maneabilidade do que uma plataforma ISR, que provavelmente será uma aeronave grande.

Em teatros em que pode haver fogo anti-aéreo leve (armas automáticas portáteis, canhões de pequeno calibre e MAMPADS), faz sentido o conceito do A-29 ISR provendo apoio para ataques precisos em suporte às tropas em terra, ou mesmo no ar.




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Re: Super Tucano News

#3183 Mensagem por sapao » Sáb Abr 06, 2013 10:08 am

Você tem razão Alcantara, mas de maneira geral.
Agora você olha a foto, do A-29 com 2 subalares e mais um RADAR na estação ventral ( que provavelmente está ali pelo peso, já que é a estação com maior capacidade) e acha que ele ainda vai ter manobrabilidade?
Ele não tem potencia para suportar essa alteração toda e não ter degradada suas capacidades, pelo menos na minha opinião.
E para ser ISR não precisa ser muito maior, a propria Colombia já utiliza turbohelices ( se não me engano da Beech) e até motoplanadores (Schweizer) para isso; o Iraque utiliza o Caravan.
Como eu disse, para mim faz mais sentido colocar um equipamento com mais potencia em uma plataforma um pouco maior e operar mais de longe ou mais alto ( acima de 20.000ft a aeronave já livra todos esses armamentos que você citou) do que um A-29 lento, desconfortavel e restrito para a mesma missão.




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Re: Super Tucano News

#3184 Mensagem por Brasileiro » Sáb Abr 06, 2013 3:59 pm

Me perdoem se eu já fiz esta pergunta antes e fui respondido, mas é que eu não me lembro direito...

É que eu tinha lido há muito tempo atrás que o 2º/6º GAv "Guardião" tem, além dos 8 R-99A/B, também um Caravan equipado com sensores. É verdade isto?

Bom, mas no caso da utilização de aeronaves turboélices leves (tipo King Air) para missões de reconhecimento, seria mais interessante que este ficasse mais ao alcance dos esquadrões de Super Tucano, em alguma base na Amazônia.



abraços]




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Re: Super Tucano News

#3185 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Abr 06, 2013 5:49 pm

Brasileiro escreveu:Me perdoem se eu já fiz esta pergunta antes e fui respondido, mas é que eu não me lembro direito...

É que eu tinha lido há muito tempo atrás que o 2º/6º GAv "Guardião" tem, além dos 8 R-99A/B, também um Caravan equipado com sensores. É verdade isto?

Bom, mas no caso da utilização de aeronaves turboélices leves (tipo King Air) para missões de reconhecimento, seria mais interessante que este ficasse mais ao alcance dos esquadrões de Super Tucano, em alguma base na Amazônia.

abraços]
Uffa... demorou, mas achei! :D

Sim, o Guardião possuiu por uma época um C-98 equipado com um sensor hiper spectral (acho que é essa a tradução :oops: ).

Sobre o que o sensor faz...

http://en.wikipedia.org/wiki/Hyperspectral_imaging

Se eu não me engano eles não tem mais essa aeronave.

:)

[]s
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Re: Super Tucano News

#3186 Mensagem por Skyway » Dom Abr 07, 2013 1:26 am

Já que tem um povo com mania de navalizar tudo, vamos lá:

http://i.imgur.com/i2cQ9LF.jpg

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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Re: Super Tucano News

#3187 Mensagem por sapao » Dom Abr 07, 2013 1:51 am

Carlos Lima escreveu:
Brasileiro escreveu:Me perdoem se eu já fiz esta pergunta antes e fui respondido, mas é que eu não me lembro direito...

É que eu tinha lido há muito tempo atrás que o 2º/6º GAv "Guardião" tem, além dos 8 R-99A/B, também um Caravan equipado com sensores. É verdade isto?

Bom, mas no caso da utilização de aeronaves turboélices leves (tipo King Air) para missões de reconhecimento, seria mais interessante que este ficasse mais ao alcance dos esquadrões de Super Tucano, em alguma base na Amazônia.

abraços]
Uffa... demorou, mas achei! :D

Sim, o Guardião possuiu por uma época um C-98 equipado com um sensor hiper spectral (acho que é essa a tradução :oops: ).

Sobre o que o sensor faz...

http://en.wikipedia.org/wiki/Hyperspectral_imaging

Se eu não me engano eles não tem mais essa aeronave.

:)

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Era isso mesmo CB, tambem chamado de multispectral ou MSS




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Re: Super Tucano News

#3188 Mensagem por Carlos Lima » Dom Abr 07, 2013 2:53 am

Skyway escreveu:Já que tem um povo com mania de navalizar tudo, vamos lá:

http://i.imgur.com/i2cQ9LF.jpg

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
:lol:

Só não vai ganhar um "joinha" porque você não dá joinha para ninguém... :mrgreen:

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Re: Super Tucano News

#3189 Mensagem por Skyway » Dom Abr 07, 2013 9:19 am

Pronto, "joinhei" teu post. :mrgreen:




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Re: Super Tucano News

#3190 Mensagem por denilson » Seg Abr 08, 2013 3:31 pm

dafranca escreveu: Na brochura da Embraer informa que o radar é de banda-P, Logo, é uma radar para penetração de terreno(folhagem) Operando na frenquencia 225 até 390 MHz, e com o comprimento de onda de 1,33m à 0,77m.
De onde tu retirou esses dados de frequência e comprimento de onda? É de dados específico do RADAR ou tu esta apresentando dados da Banda - P?
Pergunto por vários motivos, dentre eles o seguinte, o conceito de "Banda" não é cientifico, é militar, esta mais para um código que informa comprimento de onda e frequência pré estabelecidos, para esconder essa informação do inimigo, e por isso, varia de acordo com a instituição. Num documento (panfleto) da Orbisat que postei anteriormente a banda "P" utilizada era de 2 m, tenho literatura informando a Banda "P" que varia de 0,3 m a 1 m e tu apresentou 0,77m à 1,33m.
Mas realmente a tendência da Banda - "P" é de não apresentar resposta de folhas e galhos de árvores e sim de solo.
Abraço
Denilson




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Re: Super Tucano News

#3191 Mensagem por dafranca » Seg Abr 08, 2013 4:00 pm

denilson escreveu:
dafranca escreveu: Na brochura da Embraer informa que o radar é de banda-P, Logo, é uma radar para penetração de terreno(folhagem) Operando na frenquencia 225 até 390 MHz, e com o comprimento de onda de 1,33m à 0,77m.
De onde tu retirou esses dados de frequência e comprimento de onda? É de dados específico do RADAR ou tu esta apresentando dados da Banda - P?
Pergunto por vários motivos, dentre eles o seguinte, o conceito de "Banda" não é cientifico, é militar, esta mais para um código que informa comprimento de onda e frequência pré estabelecidos, para esconder essa informação do inimigo, e por isso, varia de acordo com a instituição. Num documento (panfleto) da Orbisat que postei anteriormente a banda "P" utilizada era de 2 m, tenho literatura informando a Banda "P" que varia de 0,3 m a 1 m e tu apresentou 0,77m à 1,33m.
Mas realmente a tendência da Banda - "P" é de não apresentar resposta de folhas e galhos de árvores e sim de solo.
Abraço
Denilson
The Remote Sensing Data Book
http://books.google.com.br/books?id=jpE ... 6&lpg=PA56




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Re: Super Tucano News

#3192 Mensagem por joao fernando » Seg Abr 08, 2013 4:06 pm

O Brasilia opera do NA-12? 8-]

E o bandeco?




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Super Tucano News

#3193 Mensagem por denilson » Seg Abr 08, 2013 5:11 pm

dafranca escreveu:
denilson escreveu: De onde tu retirou esses dados de frequência e comprimento de onda? É de dados específico do RADAR ou tu esta apresentando dados da Banda - P?
Pergunto por vários motivos, dentre eles o seguinte, o conceito de "Banda" não é cientifico, é militar, esta mais para um código que informa comprimento de onda e frequência pré estabelecidos, para esconder essa informação do inimigo, e por isso, varia de acordo com a instituição. Num documento (panfleto) da Orbisat que postei anteriormente a banda "P" utilizada era de 2 m, tenho literatura informando a Banda "P" que varia de 0,3 m a 1 m e tu apresentou 0,77m à 1,33m.
Mas realmente a tendência da Banda - "P" é de não apresentar resposta de folhas e galhos de árvores e sim de solo.
Abraço
Denilson
The Remote Sensing Data Book
http://books.google.com.br/books?id=jpE ... 6&lpg=PA56
Temos que esperar uma publicação que indique os dados do Radar para sabermos, pois os os dados da "Banda" variam muito dependendo da fonte, no link a baixo, tem um artigo aqui do INPE em que foi utilizada a Banda "P" com comprimento de onda de 0,72 m e frequência de 415 Mhz...
http://marte.dpi.inpe.br/col/ltid.inpe. ... 16_446.pdf
Seguem os dados do MiniSAR - RADAR DE ABERTURA SINTÉTICA da Orbisat
Resolução de 2 m (Banda P) (aqui cabe uma retratação minha, eu havia confundido resolução com comprimento de onda :oops:)
Faixa de Mapeamento de 2 km de cada lado
Peso 30 kg (nesse caso a discussão anterior sobre um peso muito grande, cai por terra)
Volume 0,75 x 0,52 x 0,34 m ^3 (aqui temos os dados de volume para esse equipamento, caso ele seja realmente utilizado no A-29)
INS/DGPS Integrado

http://www.orbisat.com.br/novo/sensoriamento.php?p=uav




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Re: Super Tucano News

#3194 Mensagem por jambockrs » Seg Abr 08, 2013 10:37 pm

Brasileiro escreveu: (...)
É que eu tinha lido há muito tempo atrás que o 2º/6º GAv "Guardião" tem, além dos 8 R-99A/B, também um Caravan equipado com sensores. É verdade isto?
(...)
abraços]
Prezado Brasileiro:
A FAB mudou a denominação das aeronaves do "Guardião". Assim, o R-99A passou a ser E-99 e o R-99B, R-99.
Parabenizo-te e te dou um thanks pela informação referente ao Caravan equipado com sensores.




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
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Re: Super Tucano News

#3195 Mensagem por Carlos Lima » Seg Abr 08, 2013 10:59 pm

No caso de futuras versões do E-190 eu apostaria em algo 'nacional' em termos de radar e um aproveitamento do que os indianos estão fazendo com o seu E-99.

Fiquemos de olho ;)

[]s
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