Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9376 Mensagem por Luiz Bastos » Qua Abr 03, 2013 1:22 pm

irlan escreveu:O Tio Sam não faria isso conosco! ^^

Faria? :shock:

Tolinho. :D

Quando que titio embargou a gente? Aquele filme do Brigadeiro Venâncio, alem de tendencioso, parece ser montagem inverídica. Aquele papo do Foguete russo de Alcântara que saiu na Wikiliaks também é mentira deslavada, pura invenção dos esquerdistas do Itamaraty, do Lula e da Búlgara Escarlate. Os americanos só querem o nosso bem ($). Fui :mrgreen:




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9377 Mensagem por Túlio » Qua Abr 03, 2013 1:52 pm

Não é só o :twisted: tio de vocês :twisted: , IRLAN e LUIZ BASTOS, o Irã está até hoje esperando os S-300 JÁ PAGOS à Rússia, os argies esperaram um tempão pelos Exocets e Super Éténdards da bondosa França em 82 e por aí vai...

Não tem santo nessa missa... :wink: 8-]




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9378 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 03, 2013 4:15 pm

Qualquer tipo de padronização no Brasil em termo de helos militares, está cotada entre os EC-725 e Black Hawk. Todas as três forças, aparentemente, fecharam em relação a este último, e por uma imposição política, estão recebendo os EC.

Em termos de helos médios, creio que não há mais espaço para outros concorrentes nas ffaa's, sobrando então a opção do fornecimento de helos leves utilitários, que eventualmente venham a substituir os Esquilo, e servir ao mesmo tempo de treinador comum para todas elas.

Fico aqui pensando que também além destes dois modelos, um médio-pesado e outro leve utilitário/treinador, ainda poderia haver espaço/demanda para um helo pesado, como por exemplo um novo projeto de Tillrotor pesado, como hora se propõe pela Boeing, derivado dos V-22's, ou ainda mesmo o próprio V-22, nas ffaa's além de um helo de ataque genuíno para todas as três armas, além de um helo médio-leve que pudesse servir de intermediário entre os helos leves e os médios-pesado.

Quem sabe se o EB conseguir começar a pensar a suas AvEx com outros olhos, e outra mentalidade, e as demais forças se dispuserem a pensar em planejar conjuntamente com o EB a propositura da organização da produção nacional em matéria de helos militares no longo prazo, em função da própria reorganização da frota de helos militares no Brasil, talvez possamos vislumbrar com melhores chances de exito as funções e os limites, com vantagens e desvantagens, de uma padronização para elas.

A ver o que o futuro nos reserva. As necessidades nesta área são muitas e estão expostas, e estamos cientes, militarmente, das mesmas. Falta saber se a parte civil estará à altura do desafio.

abs




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9379 Mensagem por Andre Correa » Qua Abr 03, 2013 8:05 pm

Para o EB, falta um heli de ataque puro e um heli de transporte pesado, como o Chinook ou Mi-26, além de BH, enquanto não vem os EC-725, pois o EB não sofre com o problema das restrições. Já no caso da FAB, BH e EC-725 cobrem as necessidades, pois para o resto, tem as aeronaves de asas fixas. E a MB, é um caso a parte, pois realmente precisa dos SeaHawk, e foi forçada a engolir os EC-725.

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9380 Mensagem por Carlos Lima » Qua Abr 03, 2013 8:08 pm

É bom lembrar que no caso da MB apesar de ter que 'engolir' os EC-725 eles serão muito úteis para expandir a proteção a area de SAR dos distritos navais e com a vinda da 2 Esquadra e a instalação de mais unidades navais no Nordeste essas aeronaves serão mais do que bem-vindas deixando os S Hawk para funções mais especializadas.

Na verdade eles são uma coisa boa para a MB.

[]s
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9381 Mensagem por Andre Correa » Qua Abr 03, 2013 8:16 pm

Carlos Lima escreveu:É bom lembrar que no caso da MB apesar de ter que 'engolir' os EC-725 eles serão muito úteis para expandir a proteção a area de SAR dos distritos navais e com a vinda da 2 Esquadra e a instalação de mais unidades navais no Nordeste essas aeronaves serão mais do que bem-vindas deixando os S Hawk para funções mais especializadas.

Na verdade eles são uma coisa boa para a MB.

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Quando puderem operar totalmente né? Até lá, não ajudam em nada, a não ser em campanha política lá em MG. :(




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9382 Mensagem por Bourne » Qua Abr 03, 2013 8:25 pm

Túlio escreveu:Não é só o :twisted: tio de vocês :twisted: , IRLAN e LUIZ BASTOS, o Irã está até hoje esperando os S-300 JÁ PAGOS à Rússia, os argies esperaram um tempão pelos Exocets e Super Éténdards da bondosa França em 82 e por aí vai...

Não tem santo nessa missa... :wink: 8-]
Entretanto, no caso da Líbia, os franceses cumpriram tão rápido o acordo que entregaram as bombas antes dos Rafales. Ainda fizeram uma demostração da capacidade operacional ao vivo para os líbio.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9383 Mensagem por Carlos Lima » Qua Abr 03, 2013 8:34 pm

Andre Correa escreveu:
Carlos Lima escreveu:É bom lembrar que no caso da MB apesar de ter que 'engolir' os EC-725 eles serão muito úteis para expandir a proteção a area de SAR dos distritos navais e com a vinda da 2 Esquadra e a instalação de mais unidades navais no Nordeste essas aeronaves serão mais do que bem-vindas deixando os S Hawk para funções mais especializadas.

Na verdade eles são uma coisa boa para a MB.

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Quando puderem operar totalmente né? Até lá, não ajudam em nada, a não ser em campanha política lá em MG. :(
Mas aí o problema é outro e não tem absolutamente nada a ver com a aeronave (poderia ser BH, SHawk, Mi-17, etc).

Até porque eles ainda estão sendo entregues e vai levar um tempo ainda...

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9384 Mensagem por Penguin » Qua Abr 03, 2013 8:56 pm

Carlos Lima escreveu:É bom lembrar que no caso da MB apesar de ter que 'engolir' os EC-725 eles serão muito úteis para expandir a proteção a area de SAR dos distritos navais e com a vinda da 2 Esquadra e a instalação de mais unidades navais no Nordeste essas aeronaves serão mais do que bem-vindas deixando os S Hawk para funções mais especializadas.

Na verdade eles são uma coisa boa para a MB.

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É algo similar a comprar um caríssimo som automotivo antes de ter dinheiro para comprar o carro. Será muito útil um dia. :|
Sei lá, me parece que a criação de uma 2a esquadra irá exigir pesados investimentos e o EC725 é apenas uma forma de torrar recursos que poderiam ter sido canalizados para a criação da nova eesquadra. Ou para acelerar outro programa prioritário (VLS, Subnuc, etc).

[]




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9385 Mensagem por Andre Correa » Qua Abr 03, 2013 8:58 pm

O problema, pelo que sei, é unicamente com a aeronave, que não pode voar sobre o mar, e não tem nada a ver com as outras, que não possuem restrições semelhantes :shock:

Sempre disse, e a historia até agora não me deixa mentir, EC-725 foi uma péssima escolha para as FFAA Brasileiras, que queriam um heli pesado, e buscavam/buscam padronizar-se nos BH/SH. Sem dúvidas, a um preço menor, o Merlin teria sido uma opção muito mais inteligente, pois além de ser uma aeronave mais confiável, consolidada, que está em operação em diversos países (inclusive volta e meia vejo algum a voar por cima cá de casa), e não traria os problemas que o Caracal traz. E a conversinha de apertar parafuso lá em MG é pior ainda, pois é mais dinheiro gasto no esforço errado, e na hora errada. E ainda se, fosse para falar de algo mais barato, teríamos o Mi-17.

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9386 Mensagem por Penguin » Qua Abr 03, 2013 9:08 pm

Lembro que a ideia original era equipar a FAB com alguns helicópteros pesados para apoiar o SIVAM (2003):
Boeing e Avibras disputam contrato para helicóptero da FAB

O Comando da Aeronáutica selecionou as empresas Boeing/Haegler e o consórcio russo Rosoboronexport/Avibras para a concorrência que prevê a compra de quatro helicópteros de transporte para a Força Aérea Brasileira. O consórcio russo, com o helicóptero Mi-26 e a Boeing com o CH-47 Chinook, disputam um contrato estimado em cerca de US$ 100 milhões para o fornecimento dos aparelhos que integram o pacote de compras (CH-X) do programa de reaparelhamento da FAB, para o qual o governo reservou US$ 3,3 bilhões. O Comando da Aeronáutica pretende utilizar os helicópteros para apoiar as missões do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM), principalmente na área de montagem dos postos radares. São aparelhos pesados, com capacidade para deslocar até 20 toneladas de carga ou transportar 88 soldados totalmente equipados e a decisão sobre o modelo vencedor será anunciada nos próximos meses.
http://www.revistaflap.com.br/web/notic ... ero-da-fab
Aquisição de Helicópteros de Porte Pesado (CH-X) – O objetivo deste projeto é dotar a FAB de uma frota inicial de
4 helicópteros de grande porte para o transporte dos radares móveis do SIVAM/SIPAM (Sistema de Vigilância da
Amazônia/Sistema de Proteção da Amazônia), apoio à Defesa Civil, nos casos de calamidades públicas, combate a
incêndios, transporte aéreo logístico, busca e salvamento de longa distância e operações aéreas especiais, a serem
conduzidas, prioritariamente, na região amazônica. Foi concluída a etapa referente às negociações (face-to-face)
com as empresas. As demais atividades do Processo de Seleção foram postergadas, temporariamente, em função de
restrições orçamentárias
;
http://www.cgu.gov.br/Publicacoes/BGU/2 ... -%20MD.pdf




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9387 Mensagem por general-lee » Qua Abr 03, 2013 9:20 pm

Andre Correa escreveu:O problema, pelo que sei, é unicamente com a aeronave, que não pode voar sobre o mar, e não tem nada a ver com as outras, que não possuem restrições semelhantes :shock:

Sempre disse, e a historia até agora não me deixa mentir, EC-725 foi uma péssima escolha para as FFAA Brasileiras, que queriam um heli pesado, e buscavam/buscam padronizar-se nos BH/SH. Sem dúvidas, a um preço menor, o Merlin teria sido uma opção muito mais inteligente, pois além de ser uma aeronave mais confiável, consolidada, que está em operação em diversos países (inclusive volta e meia vejo algum a voar por cima cá de casa), e não traria os problemas que o Caracal traz. E a conversinha de apertar parafuso lá em MG é pior ainda, pois é mais dinheiro gasto no esforço errado, e na hora errada. E ainda se, fosse para falar de algo mais barato, teríamos o Mi-17.

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9388 Mensagem por Carlos Lima » Qua Abr 10, 2013 3:15 pm

Olá Srs,

Eu não sei se esse tópico é o mais apropriado, mas essa revista sobre Heli militares é muito boa!!

http://mags.shephard.co.uk/rotorhub/201 ... index.html

Vale a pena.

Nesse mês o caderno de heli navais está muito bom, assim como as infos sobre a Turquia, o que está acontecendo com o CH-148 do Canada e um resuminho sobre helis na Am. Latina.

Mas tem muitas outras coisas boas por lá ;)

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9389 Mensagem por Penguin » Sex Mai 31, 2013 9:48 am

France Orders 34 More NH90 Helicopters


(Source: defense-aerospace.com; published May 30, 2013)




The French Ministry of Defense has confirmed the award of a contract for the supply of 34 TTH90 helicopters for the French Army (HNI photo) PARIS --- The French defense ministry has ordered a follow-on batch of 34 NH90 helicopters, a contract estimated to be worth just under 1 billion euros.

A French Ministry of Defense official, who requested anonymity, confirmed the award May 30, but declined further comment. Neither NH Industries, the prime contractor for the NH90 program, nor Eurocopter, its largest shareholder and manufacturer of the TTH90 battlefield variant, were available to comment. The award was originally reported May 29 by the French website LaTribune.

The order, initially due to be awarded in 2010, was announced as “imminent” in January 2012 by then defense minister Gérard Longuet when he took delivery of the first French army NH90 Tactical Transport Helicopter (TTH) in its final operational configuration from Eurocopter.

At the time, Longuet told defense-aerospace.com that the helicopters, in TTH tactical transport configuration for the French army, would each cost about 20 million euros, which with spares and support would increase the contract’s value to over 800 million euros.

France has already ordered 34 TTH90 army versions and 27 NFH90 navy versions, and according to its newly-published defense white paper plans a total of 113 medium helicopters.

-ends-




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9390 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 31, 2013 12:31 pm

Interessante, eles empurrando os EC-725 para nós, e comprando mais NH-90 pra eles. Interessante mesmo isso. :roll:

abs.




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