#9378
Mensagem
por FCarvalho » Qua Abr 03, 2013 4:15 pm
Qualquer tipo de padronização no Brasil em termo de helos militares, está cotada entre os EC-725 e Black Hawk. Todas as três forças, aparentemente, fecharam em relação a este último, e por uma imposição política, estão recebendo os EC.
Em termos de helos médios, creio que não há mais espaço para outros concorrentes nas ffaa's, sobrando então a opção do fornecimento de helos leves utilitários, que eventualmente venham a substituir os Esquilo, e servir ao mesmo tempo de treinador comum para todas elas.
Fico aqui pensando que também além destes dois modelos, um médio-pesado e outro leve utilitário/treinador, ainda poderia haver espaço/demanda para um helo pesado, como por exemplo um novo projeto de Tillrotor pesado, como hora se propõe pela Boeing, derivado dos V-22's, ou ainda mesmo o próprio V-22, nas ffaa's além de um helo de ataque genuíno para todas as três armas, além de um helo médio-leve que pudesse servir de intermediário entre os helos leves e os médios-pesado.
Quem sabe se o EB conseguir começar a pensar a suas AvEx com outros olhos, e outra mentalidade, e as demais forças se dispuserem a pensar em planejar conjuntamente com o EB a propositura da organização da produção nacional em matéria de helos militares no longo prazo, em função da própria reorganização da frota de helos militares no Brasil, talvez possamos vislumbrar com melhores chances de exito as funções e os limites, com vantagens e desvantagens, de uma padronização para elas.
A ver o que o futuro nos reserva. As necessidades nesta área são muitas e estão expostas, e estamos cientes, militarmente, das mesmas. Falta saber se a parte civil estará à altura do desafio.
abs
Carpe Diem