Projeto VANT

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Projeto VANT

#961 Mensagem por Alcantara » Ter Mar 26, 2013 7:44 pm

osolamaalua escreveu:O Vant Falcao será agregado ao Sistema de Armas Astros 2020. Não terá função armada. O projeto FOG foi abandonado. Lembrem-se que o lançamento de misseis filoguiados por plataformas aéreas só pode ocorrer com helicopteros. Não vamos viajar.
Meu amigo, você não leu o que eu escrevi. Em momento algum disse para usar o FOG-MPM. O que eu disse foi usá-lo como BASE para desenvolver um outro míssil, com sistema de orientação diferente (sugeri IR) DISPENSANDO a necessidade de cabo. Sugeri inclusive que, com as alterações propostas, era capaz do novo míssil ser mais compacto e leve.

Com base no que foi escrito, acho que a viagem foi sua. Ninguém propôs míssil filo-guiado.




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9416
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceu: 238 vezes
Agradeceram: 545 vezes

Re: Projeto VANT

#962 Mensagem por Brasileiro » Ter Mar 26, 2013 10:47 pm

Só pra não perder o destaque, afinal me parece que seja novidade aqui no DB.

Uma imagem da proposta versão armada do VANT Falcão, da Avibras
Imagem

abraços]




----------------
amor fati
ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Projeto VANT

#963 Mensagem por ciclope » Qui Mar 28, 2013 1:20 pm

Tal versão do FALCÃO, substituiria o SUPER-TUCANO.
A meu ver para as missões que se destina não ha muita diferença de armamento.
Ates que digam que eu estou errado porque ate os americanos estao comprando e eles usam vants um lembrete: Eles usam VANTs e estão muitissimos satisfeitos. O supertucano não e para eles e sim para fornecimento por eles para os iraquianos e afegãos. Ou alguem aqui acha que eles iriam botar uma arma sofisticada nas mãos desse povo.




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5449
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

Re: Projeto VANT

#964 Mensagem por henriquejr » Qui Mar 28, 2013 2:04 pm

Eu vejo o ST realizando algumas missões hoje realizadas pelos helos de ataque, com mais segurança.




.
Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceu: 316 vezes
Agradeceram: 137 vezes

Re: Projeto VANT

#965 Mensagem por denilson » Qui Mar 28, 2013 2:33 pm

ciclope escreveu:Tal versão do FALCÃO, substituiria o SUPER-TUCANO.
A meu ver para as missões que se destina não ha muita diferença de armamento.
Ates que digam que eu estou errado porque ate os americanos estao comprando e eles usam vants um lembrete: Eles usam VANTs e estão muitissimos satisfeitos. O supertucano não e para eles e sim para fornecimento por eles para os iraquianos e afegãos. Ou alguem aqui acha que eles iriam botar uma arma sofisticada nas mãos desse povo.
O Falcão eu acho que não substituirá o A-29 para ataque, pois não tem a mesma capacidade de transporte de armamento.
O Falcão provavelmente será usado como o Predador, para vigilância e ataque a alvos de oportunidade, também vislumbro sua utilização como arma antitanque, nesse caso ele poderia colocar em cheque o helicóptero de ataque do Exército para essa função, mas não a função de escolta.
Agora uma coisa que vejo como possível e num futuro próximo é a utilização do A-29 como um VANT, retirando todo o equipamento de apoio à vida, blindagem, acentos, etc... E ocupando todo esse alívio de peso com mais combustível, aumentando ainda mais o alcance, teríamos uma ótima arma nas mãos.




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: Projeto VANT

#966 Mensagem por sapao » Qui Mar 28, 2013 3:40 pm

WalterGaudério escreveu: Não tenho esta informação. Mas quero que tu entenda bem o que eu disse. A FAB precisa se juntar ao EB(ou o EB terá de conseguir inserir o projeto VANT Falcão no SISFRON), ou, melhor ainda, FAB+EB comprando as MESMAS versões do FALCÃO.
Mas a respeito de armamento, ESPECULO que seja algo que a PRÓPRIA AVIBRÁS tem em desenvolvimento.
Walter,
acredito que você esteja mais que certo.
A compra inicial da FAB para a consolidação de Doutrina ( que as vezes muita gente "malha" sem saber o que quer dizer), pode ser que seja para emitir um parecer sobre as caracteristicas desejaveis de um equipamento semelhante para as necessidades do BRASIL a ser projetado, desenvolvido e construido aqui de maneira a atender não só as 3 forças, mas tambem o mercado civil.
Alguem já viu a EMBRAER dar bola fora, e pensar com menos de 10 anos de antecedencia? Eu não...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: Projeto VANT

#967 Mensagem por WalterGaudério » Qui Mar 28, 2013 6:13 pm

sapao escreveu:
WalterGaudério escreveu: Não tenho esta informação. Mas quero que tu entenda bem o que eu disse. A FAB precisa se juntar ao EB(ou o EB terá de conseguir inserir o projeto VANT Falcão no SISFRON), ou, melhor ainda, FAB+EB comprando as MESMAS versões do FALCÃO.
Mas a respeito de armamento, ESPECULO que seja algo que a PRÓPRIA AVIBRÁS tem em desenvolvimento.
Walter,
acredito que você esteja mais que certo.
A compra inicial da FAB para a consolidação de Doutrina ( que as vezes muita gente "malha" sem saber o que quer dizer), pode ser que seja para emitir um parecer sobre as caracteristicas desejaveis de um equipamento semelhante para as necessidades do BRASIL a ser projetado, desenvolvido e construido aqui de maneira a atender não só as 3 forças, mas tambem o mercado civil.
Alguem já viu a EMBRAER dar bola fora, e pensar com menos de 10 anos de antecedencia? Eu não...
SE a EMBRAER se meteu nesse balaio é porque tem $$$$$$$$$$$$$$$$
Somos dois!




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

Re: Projeto VANT

#968 Mensagem por Boss » Ter Abr 02, 2013 5:02 pm

Perdoando os exageros, uma matéria legal...
Do 14-bis ao 14-X
Aeronave que voa a mais de 11.000 km/h coloca o Brasil na elite da engenharia aeroespacial e na iminência de superar tecnologicamente os EUA

Lucas Bessel

Imagem

Em um laboratório em São José dos Campos, interior de São Paulo, a aeronave mais avançada do Brasil ganha forma. Batizado de 14-X, o aparelho tem nome inspirado na mais famosa máquina voadora brasileira, o 14-bis. Em comum com o avião de Santos Dumont, o 14-X tem o poder de garantir para o País um lugar no pódio da tecnologia aeroespacial. Não tripulado, o modelo é hipersônico, capaz de atingir dez vezes a velocidade do som (mais de 11.000 km/h). As propriedades do 14-X colocam o Brasil no seleto grupo de nações – ao lado de Estados Unidos, França, Rússia e Austrália – que pesquisam os motores scramjet, que não têm partes móveis e utilizam ar em altíssimas velocidades para queimar combustível (no caso, hidrogênio). Outra característica do veículo desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados da Força Aérea Brasileira (IEAv) é que ele é um “waverider”, aeronave que usa ondas de choque criadas pelo voo hipersônico para ampliar a sustentação. É como se, ao nadar, um surfista gerasse a onda na qual irá deslizar.

Imagem

O projeto nasceu em 2007, quando o capitão-engenheiro Tiago Cavalcanti Rolim iniciou mestrado no ITA e foi aprovado com uma tese sobre a configuração “waverider”. Cinco anos depois, a teoria está prestes a virar prática. O primeiro teste do 14-X em voo, ainda sem a separação do foguete utilizado para a aceleração inicial, ocorrerá neste ano. Em seguida, a Força Aérea planeja outros dois experimentos: um com acionamento dos motores scramjet, mas com a aeronave ainda acoplada, e outro com funcionamento total, quando a velocidade máxima deve ser atingida. “Se formos bem-sucedidos nesses ensaios, estaremos no topo da tecnologia, embora com um programa muito mais modesto do que o dos americanos”, diz o coronel-engenheiro Marco Antonio Sala Minucci, que foi diretor do IEAv durante quatro anos e é um dos pais do 14-X.

Imagem

O grande desafio no desenvolvimento da tecnologia de altíssimas velocidades é a construção dos motores scramjet. Um engenheiro ligado ao projeto compara a dificuldade de ligar tais propulsores a “acender uma vela no meio de um furacão”. Por isso, o IEAv realiza os testes do primeiro protótipo no maior túnel de choque hipersônico da América Latina, no próprio laboratório do instituto. Diferentemente do que ocorre em turbinas de aviões, esse motor não usa rotores para comprimir o ar: é o movimento inicial, gerado pelo foguete, que fornece o fôlego necessário. No 14-X, os propulsores scramjet são acionados a mais de 7.000 km/h.

Imagem

“Esse será o caminho eficiente de acesso ao espaço em um futuro próximo”, diz Paulo Toro, coordenador de pesquisa e desenvolvimento do 14-X. As aplicações práticas vão além do lançamento de satélites ou dos voos suborbitais. Os EUA, que testam sua aeronave batizada de X-51, pretendem usar a tecnologia em mísseis intercontinentais. Entre os civis, a esperança é de que o voo hipersônico possa se tornar uma realidade em viagens turísticas. Ir de São Paulo a Londres em apenas uma hora não seria nada mau.

http://www.istoe.com.br/reportagens/286 ... IS+AO+14+X




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
Centurião
Sênior
Sênior
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Set 29, 2005 1:14 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: Projeto VANT

#969 Mensagem por Centurião » Sáb Abr 06, 2013 12:52 pm

SANTOS LAB - Lança o ORBIS VANT com Características Revolucionárias

http://www.youtube.com/watch?v=LAWDvp6R ... r_embedded

http://www.defesanet.com.br/laad2013/no ... ucionarias

O que esse VANT parece de uma grande distância? :twisted:




Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3229
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceu: 46 vezes
Agradeceram: 219 vezes

Re: Projeto VANT

#970 Mensagem por jumentodonordeste » Sáb Abr 06, 2013 10:44 pm

Se eu vejo esse negócio brilhando de noite... :lol: :lol:

É ovni na certa.




Avatar do usuário
NettoBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 2773
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
Localização: Ribeirão Preto-SP
Agradeceu: 1085 vezes
Agradeceram: 320 vezes

Re: Projeto VANT

#971 Mensagem por NettoBR » Seg Abr 08, 2013 1:27 pm

Imagem




"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceu: 316 vezes
Agradeceram: 137 vezes

Re: Projeto VANT

#972 Mensagem por denilson » Seg Abr 08, 2013 2:08 pm

Bem que poderiam apresentar um vídeo do Falcão voando...




Avatar do usuário
Helton2042
Avançado
Avançado
Mensagens: 395
Registrado em: Sáb Ago 08, 2009 1:44 pm
Agradeceu: 57 vezes
Agradeceram: 116 vezes

Re: Projeto VANT

#973 Mensagem por Helton2042 » Seg Abr 08, 2013 3:27 pm

denilson, assiste este vídeo, abraço!





Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceu: 316 vezes
Agradeceram: 137 vezes

Re: Projeto VANT

#974 Mensagem por denilson » Seg Abr 08, 2013 3:40 pm

Helton2042, muito obrigado!!!! Uma duvida, tu é de Santa Maria?
Um abraço.




Avatar do usuário
Helton2042
Avançado
Avançado
Mensagens: 395
Registrado em: Sáb Ago 08, 2009 1:44 pm
Agradeceu: 57 vezes
Agradeceram: 116 vezes

Re: Projeto VANT

#975 Mensagem por Helton2042 » Seg Abr 08, 2013 3:47 pm

Quem dera eu poder ficar perto da BASM podendo acompanhar as operações diárias [003], eu sou de Iracemápolis :mrgreen: interior de São Paulo, é claro que ninguém vai saber onde é que fica, é próximo de Limeira, Piracicaba e Rio Claro. Abraço!




Responder