Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)
Moderador: Conselho de Moderação
- Andre Correa
- Sênior
- Mensagens: 4891
- Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
- Agradeceu: 890 vezes
- Agradeceram: 241 vezes
- Contato:
Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)
Como não achei um tópico específico, fica aqui esse, a iniciar com uma imagem retirada do Facebook, da página McDonnell Douglas A-4 Skyhawk
Audaces Fortuna Iuvat
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8980
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 302 vezes
- Agradeceram: 544 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)
Segundo a Revista Asas - Ed. 71, os dois primeiros foram entregues em 2010 e servirão como protótipos, sendo entregues à MB em 2015. Um terceiro avião foi entregue ano passado, e outros cinco seguem para a Embraer este ano, e quatro em 2014. O recebimento das primeiras aeronaves modernizadas será efetivado a partir de Fevereiro de 2014, e das duas últimas e dos dois protótipos em Julho de 2015.
Abs.
Abs.
Carpe Diem
- Carcará
- Sênior
- Mensagens: 768
- Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:15 pm
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)
Prezados amigos,
Tinha postado algumas fotos no tópico do A-12 em janeiro do ano passado. Pensei em disponibilizá-las aqui também para auxiliar no tópico. Acredito que tenha haver com o título.
Grande Abraço!
"Carcará" Mascarenhas
Tinha postado algumas fotos no tópico do A-12 em janeiro do ano passado. Pensei em disponibilizá-las aqui também para auxiliar no tópico. Acredito que tenha haver com o título.
Grande Abraço!
"Carcará" Mascarenhas
Prezados,
Nosso colega Padilha no tópico Notícias aqui nas Forças Navais, noticiou que em fevereiro o NAe São Paulo estará aqui em Salvador/Ba.
Como prometido, ao poucos irei postar alguma fotos que tirei em 2002 (em plena Copa do Mundo em que o Brasil foi penta) com uma máquina antiga. Desculpem a qualidade das imagens.
A primeira e única vez que vi uma FT Full Brasileira (com submarino, fragatas, corvetas, NT e Nae com sua ala aérea recheada).
Espero, que eu tenha força, vida e saúde para ver novamente.
Grande Abraço!
“Carcará” Mascarenhas
Abçs!
"Carcará" Mascarenhas
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!
Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
- henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5448
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
- Andre Correa
- Sênior
- Mensagens: 4891
- Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
- Agradeceu: 890 vezes
- Agradeceram: 241 vezes
- Contato:
Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)
Só espero poder voltar a ver imagens destas, mas nesta década.
Alguém sabe dizer se os Falcões vão operar aeronaves não modernizadas no NAe, assim que estiver liberado para requalificação, enquanto não chegam os AF-1M?
Outras:
Acho q versão bi-posto mais bonita do que a monoposto.
Alguém sabe dizer se os Falcões vão operar aeronaves não modernizadas no NAe, assim que estiver liberado para requalificação, enquanto não chegam os AF-1M?
Outras:
Audaces Fortuna Iuvat
- Andre Correa
- Sênior
- Mensagens: 4891
- Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
- Agradeceu: 890 vezes
- Agradeceram: 241 vezes
- Contato:
Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)
Um ótimo artigo da ALIDE, que conta um pouco da história do VF-1, como formavam os pilotos, inclusive com 3 entrevistas, e os planos para os AF-1 antes da modernização com a Embraer:
http://www.alide.com.br/artigos/vf1/index.htm
http://www.alide.com.br/artigos/vf1/index.htm
Audaces Fortuna Iuvat
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)
André, a despeito de as primeiras aeronaves a serem modernizadas só estarem sendo entregues a partir do ano que vem, e se, e somente se, o Nae SP estiver em suas plenas capacidades operacionais para a asa fixa, poderemos ver dois ou três A-4 operando no navio, não só em função da requalificação do pessoal de bordo, como o próprio navio em si, e de seus sistemas. A m..da toda é que atualmente, salvo engano, o VF-1 mal consegue manter os aviões que tem em disposição, e menos por questão operacional, do que financeira. Se as coisas melhorarem, e a MB conseguir algum por fora do GF, ou por outros meios, o que acho extremamente difícil, talvez tenhamos que esperar a entrega dos "novos" para o ano que vem. E até lá, faz-se o que puder com o que se tem.
Não tenho certeza, mas pela lógica, as aeronaves que deverão ser modernizadas terão de passar por uma espécie de "qualificação" no Nae SP para poderem ser certificadas para operações embarcadas de todos os seus sistemas. Não sei como a MB irá resolver isto, caso o SP ainda esteja no cais.
Aliás, não consegui noticias sobre uma provável participação do VF-1 na Cruzex deste ano. Se alguém poder confirmar. E ficaria para lá de satisfeito de poder ver os pilotos do esquadrão envolvidos neste exercício, nem que fosse de "saco" nos A-1, F-5 ou até mesmo A-29's da FAB. Ao menos para mante a mão e tomar ciência das tecnologias empregadas. Porque ficar do jeito que está, tá sodas...
abs
Não tenho certeza, mas pela lógica, as aeronaves que deverão ser modernizadas terão de passar por uma espécie de "qualificação" no Nae SP para poderem ser certificadas para operações embarcadas de todos os seus sistemas. Não sei como a MB irá resolver isto, caso o SP ainda esteja no cais.
Aliás, não consegui noticias sobre uma provável participação do VF-1 na Cruzex deste ano. Se alguém poder confirmar. E ficaria para lá de satisfeito de poder ver os pilotos do esquadrão envolvidos neste exercício, nem que fosse de "saco" nos A-1, F-5 ou até mesmo A-29's da FAB. Ao menos para mante a mão e tomar ciência das tecnologias empregadas. Porque ficar do jeito que está, tá sodas...
abs
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
- Andre Correa
- Sênior
- Mensagens: 4891
- Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
- Agradeceu: 890 vezes
- Agradeceram: 241 vezes
- Contato:
Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)
Acredito que pouquíssimos pilotos, hoje em dia, queiram entrar para o Falcão, pois além de mal voar, voa com aeronaves totalmente obsoletas, com baixíssima disponibilidade, e totalmente fora do seu meio.
Ou seja, o militar precisa empenhar-se por quase 2 anos, passar 1 ano nos EUA, a operar junto dos oficiais da USN e USMC, além de Franceses e outras nacionalidades, operar em NAe's modernos, acostumar-se com uma estrutura gigantesca, e que funciona perfeitamente, 24/7, e depois voltar para o Brasil, para voar num A-4 analógico, não poder mais operar embarcado, e sonhar com o dia em que poderá voltar a fazer aquilo que poucas vezes fez na USN. Chega a dar orgulho, e ao mesmo tempo, uma ponta de tristeza e vergonha com este trecho do Capitão-Tenente Medeiros, na entrevista para a Alide:
Ou seja, o militar precisa empenhar-se por quase 2 anos, passar 1 ano nos EUA, a operar junto dos oficiais da USN e USMC, além de Franceses e outras nacionalidades, operar em NAe's modernos, acostumar-se com uma estrutura gigantesca, e que funciona perfeitamente, 24/7, e depois voltar para o Brasil, para voar num A-4 analógico, não poder mais operar embarcado, e sonhar com o dia em que poderá voltar a fazer aquilo que poucas vezes fez na USN. Chega a dar orgulho, e ao mesmo tempo, uma ponta de tristeza e vergonha com este trecho do Capitão-Tenente Medeiros, na entrevista para a Alide:
A MB, e o Esquadrão Falcão ficaram abandonados por muito tempo, após sofrer com a LM Argentina, com a promessa de compra de mais aeronaves A-4, e só agora, mais de 10 anos após a sua criação, é que tem uma perspectiva real de operar as velhas aeronaves, mas com novos "relóginhos digitais"... Aeronaves modernas, de 4,5G ou 5G, então é algo que a maioria que hoje faz parte do quadro de pilotos navais nunca irá voar... ficando na memória de muitos, os T-45 Goshawk, como aeronaves mais modernas que já pilotaram. É uma grande falta de vergonha por parte dos nossos governantes, sem apontar culpados, pois todos tem culpa, de terem deixado o único Esquadrão de Caça da Marinha do Brasil no estado em que está, a viver do futuro...A turma foi misturada com alunos americanos e o treinamento foi o mesmo, sem distinção pelo fato da nacionalidade. Foi o mesmo programa. A única diferença é que após o curso os americanos foram voar F-14 e F/A-18.
Audaces Fortuna Iuvat
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)
Pois é. Eu faço minhas as suas palavras André. E me dou o direito de ir um pouco mais longe. Onde estão os primeiros pilotos formados e qualificados em asa fixa da MB? Hoje, me arrisco a dizer, que uns poucos tornaram-se oficiais superiores e até oficiais-generais, sem nunca terem conseguido sequer 50, ou quiçá 100 horas de vôo nos A-4's da MB em quase 15 anos de VF-1. Outros, seguiram outros rumos na MB ou fora dela, mesmo que ligados a aviação. E pior do que isso, foi ver durante essa década e meia, nós mesmo que quiséssemos, ou pudéssemos, nem sequer conseguiríamos operar estes caças pela simpla falta de uma plataforma para fazê-lo, haja visto que o único Nae de que dispomos, passou - e ainda passa - mais tempo no cais do que no mar.
Olhando para trás, talvez possamos dizer que a MB tenha dado um passo maior do que a perna, ao reavivar este sonho da asa fixa da AN. Mas talvez possamos dizer também, da mesma forma, que sabe-se lá não tivesse sido assim, nem Nae e nem aviação naval teríamos hoje.
Me pergunto com este processo todo de reativação do VF-1, como e onde a MB irá buscar recursos para operar este esquadrão de forma, ao menos, eficaz, visto que nem verba para a manutenção dos navios da esquadra se consegue dispor a contento.
Da mesma forma, penso como será difícil manter a operacionalidade dos A-4's se nem pilotos em quantidade e qualidade temos para dispor-se das 12 aeronaves que hora estão sendo revisadas. Nestes anos todos, não me lembro nem se a MB consegui formar/qualificar uma turma de pilotos para poder operar os skyhawks. Não sabemos sequer se há pilotos em quantidade na MB para tal empreitada. Porque não se pode pensar que porque teremos 12 caças, que precisamos de 12 pilotos. Seriam necessários, no mínimo, o triplo disso, só com vistas à observância dos manuais. Tenho quase certeza de que nem aos vinte chegamos. E ainda temos que forma pilotos de Tracker!
É meu amigo. Os ventos sopram contrários as nossas velas. Por mais que nós só sintamos uma leve brisa à ré.
abs.
Olhando para trás, talvez possamos dizer que a MB tenha dado um passo maior do que a perna, ao reavivar este sonho da asa fixa da AN. Mas talvez possamos dizer também, da mesma forma, que sabe-se lá não tivesse sido assim, nem Nae e nem aviação naval teríamos hoje.
Me pergunto com este processo todo de reativação do VF-1, como e onde a MB irá buscar recursos para operar este esquadrão de forma, ao menos, eficaz, visto que nem verba para a manutenção dos navios da esquadra se consegue dispor a contento.
Da mesma forma, penso como será difícil manter a operacionalidade dos A-4's se nem pilotos em quantidade e qualidade temos para dispor-se das 12 aeronaves que hora estão sendo revisadas. Nestes anos todos, não me lembro nem se a MB consegui formar/qualificar uma turma de pilotos para poder operar os skyhawks. Não sabemos sequer se há pilotos em quantidade na MB para tal empreitada. Porque não se pode pensar que porque teremos 12 caças, que precisamos de 12 pilotos. Seriam necessários, no mínimo, o triplo disso, só com vistas à observância dos manuais. Tenho quase certeza de que nem aos vinte chegamos. E ainda temos que forma pilotos de Tracker!
É meu amigo. Os ventos sopram contrários as nossas velas. Por mais que nós só sintamos uma leve brisa à ré.
abs.
Carpe Diem
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)
Errou feioTenho quase certeza de que nem aos vinte chegamos. E ainda temos que forma pilotos de Tracker!
Subestimou longe.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)
Pergunta simples Marino, de leigo. Temos pilotos suficientes de A-4 no VF-1 para colocar o esquadrão totalmente operacional, sem meias soluções?
abs.
abs.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes