TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Carlos Lima
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69181 Mensagem por Carlos Lima » Ter Mar 26, 2013 8:51 pm

Bourne escreveu:
lynx escreveu:Essa estória de que grupelhos da FAB derrubaram a escolha do Rafale não cola. Derrubaram como? Só com o vazamento de um relatório técnico que, supostamente, dava a vitória ao Gripen? É muito pouco. Bastava o Lula e o Jobim seguirem adiante com a sua decisão pelo Rafale, se fosse realmente uma decisão, e não haveria mais do que um chororô aqui e outro ali. O povão não estava, e não está, nem aí para caças. A oposição e a PIG (para usar essa expressão imbecil) alegariam o quê? Qualquer marqueteiro do governo derrubaria os argumentos baseados na avaliação técnica, dizendo ser uma questão de política de Estado, o que é! Além disso, nenhuma denuncia gruda no Lula. Vide mensalão, Rosemary, etc. Por que essa, enviesada como é, colaria? Era decidir, assinar o contrato, mandar o tal grupelho para a reserva e deixar os cães ladrarem por algumas horas. Depois tava tudo terminado.
Se estavam com medo de brigadeiros, é porque tinham o rabo preso e muito exposto! Outra explicação não há para essa versão. Para mim, a explicação está entre:
1- Tio Sam entrou de sola e o governo preferiu não se desgastar em um assunto periférico como esse;
2- mostraram ao Lula que a proposta francesa não era nada tentadora, como se alardeou na época;
3- Tem tanta gente comprometida ($$$) com cada um dos três concorrentes (e quem sabe com os russos também...) que um consenso tornou-se impossível;
4- Todas as anteriores.
Marco 4!!!!
Faltou mais uma alternativa:

5 - A FAB não tem caças e quem se importa?
Yep.

Como eu disse lá em outra página...

Caças não são prioridade... daí quem se importa se no final não escolhermos nada? Não há desgaste e na hora do desespero sempre tem um Cemitério aqui e ali com aviões sobrando e tem um montão de F Aérea querendo se livrar das sobras do seu inventário.

Claro que em Fóruns de Debates sobre o assunto, e o pessoal que opera, além de certas cabeças pensantes isso é assunto sério, mas fora isso... sei não.

É a triste realidade.

[]s
CB_Lima




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69182 Mensagem por NovaTO » Ter Mar 26, 2013 9:10 pm

Boss escreveu:
NovaTO escreveu:
Caro Boss,

Que eu saiba o FX-2 é um programa para reaparelhamento da FAB. Independência Tecnológica é outra história. O que vinha com o FX-2 era uma maior autonomia em relação à MANUTENÇÂO e INTEGRAÇÃO de armas de origem nacional. E claro que todos os fabricantes quiseram enriquecer suas propostas, mas tirando a proposta da SAAB que envolvia participação no desenvolvimento do caça, outros eram/são compras de prateleiras, afinal, os caças estão prontos.

[]'s
Que eu saiba, a idéia não é só autonomia em termos de manutenção e integração de armamento nacional, é também usar as ToTs do FX-2 para ajudar a capacitar um desenvolvimento nacional posterior.

Os fabricantes não quiseram enriquecer as propostas, o fizeram por causa da END e os princípios que vieram a ser adotados com ela.

ToTs não são o centro do debate e um dos critérios do próprio relatório do programa à toa, por mero capricho dos fabricantes. Tanto é que supostamente, junto com o "não voa", serviu para desqualificar o Su-35.
Caro Boss,

Relendo a END, no ponto onde o mesmo fala sobre a renovação dos caças que deveria ocorrer entre 2015 e 2025, o mesmo fala em uma solução híbrida onde deveríamos comprar um caça de 4,5ª geração, e ao mesmo tempo desenvolver em parceria uma versão "silent" do mesmo. A outra alternativa seria comprar um 5ª geração com licença de produção.

Voltemos aos 3 caças, os 3 representativos da geração "4,5ª". Os 3 ofereciam as condições para isso. Então mesmo na END as 3 propostas atendiam. O F-18E com sua versão Road Map, o Gripen E/F que além de ser um projeto, permitiria desenvolver a versão local personalizada, novamente, atendendo a END. E o Rafale, que dificilmente atenderia a END no primeiro lote, talvez em lotes subsequentes, mais nacionalizado. O SU-35, por mais absurdo que possa parecer, não atenderia. O PAKFA sim.

Resumindo para atender a END, o foco seria o complemento do FX-2, o FX-BR, e não o FX-2.

O FX-2 seria um meio de ao mesmo tempo comprando caças emergenciais, desenvolver uma versão "tupiniquim" mais avançada, em parceria. Ou seja um F-18E "Road Map", ou um Gripen E/F mais "personalizado", ou um Rafale F-BR, e não F-3+. Na minha opinião o Gripen E/F por ser um projeto na época, por oferecer co-propriedade intelectual, por fazer parte do portfólio da Embraer, era e é talvez o que melhor se encaixa no "figurino".

Isso dentro da END, que veio depois do processo do FX-2 já estar caminhando para o seu final (naquela época).

Ou seja, os 3 atendem. De forma diferente mas atendem. O PAKFA e o F-35 também atenderiam mas no outro "figurino", como diz a END. Mas, isso não muda o processo FX-2, ou melhor até mudou, segundo alguns insiders, ao mudar o peso das "notas".

Resumo do resumo:
FX-2: Substituição dos M-2000 e F-5 mais antigos. Com algum ganho de autonomia na manutenção e integração de armas. END: Produzir localmente em parceria uma versão do FX-2, mais furtiva, mais adequado ao cenário futuro.
F-18E -> "Road Map" Por exemplo a Elbit já está trabalhando no novo cockpit -> AEL seria beneficiária (apesar que não considero muito "brasileira" essa empresa)
Gripen E/F -> maior possibilidade de "trabalhar em cima" por ser um projeto em desenvolvimento (a FAB poderia sugerir algumas especificações exclusivas que difeririam da versão E/F Sueco/Suiça.
Rafale -> uma versão BR do mesmo, sem equipamentos franceses.

[]'s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69183 Mensagem por Túlio » Ter Mar 26, 2013 9:40 pm

Arataca escreveu:Salve Tulio,

Você se importa em fornecer o endereço da sua página no Face?

1 abraço

Só me procurar pelo nome completo (não existe outro, chequei):

Túlio Ricardo Moreira



Abração!!! :D :D :D :D




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69184 Mensagem por Penguin » Ter Mar 26, 2013 9:54 pm

Boss escreveu:FX-2 é o auge da piada.

Primeiro, pelo fato de nunca sair.

Segundo, pela short list. Em que universo, um programa que visa a independência tecnológica do País em determinada área, tem, em sua final:

- um caça americano, visto que pelo menos alguns aqui sabem como os EUA agem (aqueles que não têm orgasmos por meia dúzia de AIM 120 cuja ordem de uso fica em uma gaveta em Washington);

- um projeto de caça, que nem o próprio país comprou ("vai comprar" se comprarmos), e que tal país nem detém todas as tecnologias para o mesmo. Dependeríamos não só do fornecedor, caso vencesse, mas também dos fornecedores do fornecedor.

E ainda tem mais, eliminaram o Su-35, alegando que:

- Não ia voar, não voa, etc. Bem, não só já voou, como as capacidades técnicas do caça são excelentes para o Brasil. Enquanto isso, um finalista, o Gripen NG, não voa, sequer existe, a Suécia está esperando algum trouxa adotar o coitado para quem sabe, comprá-lo, e mesmo se existisse, suas capacidades são bem menores que as do Su-35. Fora o fato já mencionado, de que, ao contrário dos russos, os suecos não dominam toda a tecnologia necessária para o desenvolvimento do caça.

- Os russos não transfeririam tecnologia. Isso é polêmico (visto que aceitam em transferir a do Pantsir, e podemos ver os trabalhos deles com os indianos, talvez achem que o Su-35 e sua tecnologia em nossas mãos sejam fatais para a soberania russa), mas mesmo que eu acredite que seja verdade, o mesmo argumento não serviu para tirar os EUA da final. Estão lá, e até como favoritos agora. Claro, palavrinha do executivo e do legislativo do respectivo país já basta para garantir que transferirão tecnologia. A tal palavrinha sozinha, bota por terra todo histórico negativo que o mundo todo tem com os EUA em parcerias tecnológicas. Aliás, se é que elas existem com alguém, já que na ampla maioria das vezes, é apenas uma relação mestre-capacho, que vai contra tudo que está na END e nas próprias idéias do FX-2, de começar um caminho para a independência tecnológica do País.

Enfim, é bem capaz do Rafale não vencer, para a piada se completar com uma piada.
Em lugar nenhum alguém da FAB ou do GF disse que o Su35 fora eliminado pq não voaria.
Na epoca, representante da Sukhoi reclamou na Aviation Week dos offsets exigidos pelo FX2 e tanto Jobim qq Saito deixaram implícito que o problema dos russos estavam relacionados com ToT e logística.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69185 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Mar 26, 2013 10:16 pm

Penguin escreveu:
Boss escreveu:FX-2 é o auge da piada.

Primeiro, pelo fato de nunca sair.

Segundo, pela short list. Em que universo, um programa que visa a independência tecnológica do País em determinada área, tem, em sua final:

- um caça americano, visto que pelo menos alguns aqui sabem como os EUA agem (aqueles que não têm orgasmos por meia dúzia de AIM 120 cuja ordem de uso fica em uma gaveta em Washington);

- um projeto de caça, que nem o próprio país comprou ("vai comprar" se comprarmos), e que tal país nem detém todas as tecnologias para o mesmo. Dependeríamos não só do fornecedor, caso vencesse, mas também dos fornecedores do fornecedor.

E ainda tem mais, eliminaram o Su-35, alegando que:

- Não ia voar, não voa, etc. Bem, não só já voou, como as capacidades técnicas do caça são excelentes para o Brasil. Enquanto isso, um finalista, o Gripen NG, não voa, sequer existe, a Suécia está esperando algum trouxa adotar o coitado para quem sabe, comprá-lo, e mesmo se existisse, suas capacidades são bem menores que as do Su-35. Fora o fato já mencionado, de que, ao contrário dos russos, os suecos não dominam toda a tecnologia necessária para o desenvolvimento do caça.

- Os russos não transfeririam tecnologia. Isso é polêmico (visto que aceitam em transferir a do Pantsir, e podemos ver os trabalhos deles com os indianos, talvez achem que o Su-35 e sua tecnologia em nossas mãos sejam fatais para a soberania russa), mas mesmo que eu acredite que seja verdade, o mesmo argumento não serviu para tirar os EUA da final. Estão lá, e até como favoritos agora. Claro, palavrinha do executivo e do legislativo do respectivo país já basta para garantir que transferirão tecnologia. A tal palavrinha sozinha, bota por terra todo histórico negativo que o mundo todo tem com os EUA em parcerias tecnológicas. Aliás, se é que elas existem com alguém, já que na ampla maioria das vezes, é apenas uma relação mestre-capacho, que vai contra tudo que está na END e nas próprias idéias do FX-2, de começar um caminho para a independência tecnológica do País.

Enfim, é bem capaz do Rafale não vencer, para a piada se completar com uma piada.
Em lugar nenhum alguém da FAB ou do GF disse que o Su35 fora eliminado pq não voaria.
Na epoca, representante da Sukhoi reclamou na Aviation Week dos offsets exigidos pelo FX2 e tanto Jobim qq Saito deixaram implícito que o problema dos russos estavam relacionados com ToT e logística.
Não só a FAB no FX-2, assim como a MB também com relação aos Subs. Nas duas concorrências os russos foram eliminados pelo mesmo motivo. Tem um arquivo PDF (da MB, claro) falando isso com todas as letras...


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69186 Mensagem por BrasilPotência » Ter Mar 26, 2013 10:49 pm

Pernambuco vai firmar parceria com Boeing para transferência de tecnologia

O governador Eduardo Campos e Donna Hrinnak, presidente da Boeing Brasil, assinam nesta quarta-feira (27), às 15h, na sede provisória do governo do estado, no Centro de Convenções, um memorando de entendimento entre a Boeing e o estado de Pernambuco.

A parceria abre caminho para a transferência de tecnologia e aprimorar o treinamento na área de soldagem e outras técnicas essenciais de fusão de materiais utilizadas por empresas locais na construção de navios e plataformas de petróleo para a indústria brasileira de petróleo, óleo e gás.

Em nota à imprensa, a assessoria de comunicação do governo informa que “o acordo assinado pelo governador e a Boeing permitirá colaborações com instituições técnicas e universidades brasileiras”. O apoio às indústrias e às instituições de ensino locais, segundo o documento, “faz parte da proposta apresentada pela Boeing para a licitação do programa F-X2, da qual a empresa participa com o caça Super Hornet”.

A TWI Ltda., líder global em tecnologia de engenharia com sede no Reino Unido, trabalhará com a Boeing e instituições técnicas e universidades brasileiras para compartilhar os últimos avanços nas tecnologias e técnicas de fusão de materiais e para desenvolver programas de treinamento.

http://www.aereo.jor.br/2013/03/26/pern ... urce=pubv1




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69187 Mensagem por Paisano » Ter Mar 26, 2013 10:54 pm

A Boeing fazendo "parceria" com o governo Eduardo Campos? :shock:

Olha... Sei não... :roll:

A Tia Dilma deve estar muito feliz com isso. [003]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69188 Mensagem por Túlio » Ter Mar 26, 2013 10:57 pm

BrasilPotência escreveu:Donna Hrinnak, presidente da Boeing Brasil
http://www.aereo.jor.br/2013/03/26/pern ... urce=pubv1

Alguém conhece a história desta senhora no Brasil? Nome de peso e cupinchíssima do Noffo Guia. Acho - quem sou eu para isso - que começou a pesar pro F-18 mesmo, a ex-Embaixadora dos EUA tem um peso tonelar aqui, pelo quintal dos fundos...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69189 Mensagem por Bourne » Ter Mar 26, 2013 11:16 pm

A mulher sabe trabalhar para defender a instituição que faz parte. Algumas empresas suecas fazem pela imprensa, enquanto ela liga direto para Presidente, governadores, empresas, federações entre outras. Quando percebe já montou os esquemas.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69190 Mensagem por Túlio » Ter Mar 26, 2013 11:18 pm

É o que penso. TREMEI, HEREGES!!! [003] [003] [003] [003]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69191 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mar 27, 2013 12:41 am

[003] [003] [003]

Ela é bem conhecida por pegar super-pesado.

Sendo assim ela não vai deixar essa concorrência 'escapar' facilmente e vale dedo no olho e chute nas bolas.

:lol:

Quem ganha com isso? A Boeing sem dúvida. ;)

[]s
CB_Lima




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69192 Mensagem por Bourne » Qua Mar 27, 2013 2:06 am

Quem vai ser treinado vai agradecer a Boeing também. O que não é quase nada para uma empresa do tamanho dela e é capaz de estar preparando as fornecedoras e mão de obra para projetos no Brasil.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69193 Mensagem por Gerson Victorio » Qua Mar 27, 2013 11:49 am

Túlio escreveu:
Carlos Lima escreveu: Mas peraí... para refrescar a memória... o PP leu o relatório por conta da boataria que saiu solta sobre o vazamento e afins... ele explicou isso umas trocentas vezes, mas parece que esse detalhe passa despercebido toda vez que alguém quer acusar o cara de alguma coisa.

I wonder why... :lol:

[]s
CB_Lima

Sei não, se basta eu dar uma zoadinha básica no PT - e notar, não aqui mas NA MINHA PÁGINA DO FACEBOOK - este meu amigo (e outros) tentam me CENSURAR, bueno, que tipo de ISENÇÃO posso esperar? A meu ver, a mesma da Cantanhêde, só que o chumbo vem "do outro lado da colina"... :lol: :lol: :lol: :lol:

Ontem postei um par de fotos comparando as bilionárias maravilhas que estão sendo feitas para a Copa com o descalabro na Saúde. E citei nominalmente meus "censores" de sempre no post. Wanna know what happened?

RENDEU, em menos de uma hora, um debate de mais de 240 posts, apenas dois contra dois (se mais gente tivesse entrado, teria passado de MIL)...

Pra você túlio.... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




de volta a Campo Grande - MS.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69194 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 27, 2013 2:22 pm

Vejam só. Naquilo que compete à Boeing, ela está fazendo o seu dever de casa, já de há muito tempo. E fazendo ao melhor estilo americano, que é, diga-se de passagem, absolutamente pragmático, coisa que nem sequer sabemos o que é por aqui. Então, coloquem as suas barbas de molho senhores, pois esta notícia é apenas uma das já muitas e várias ações promovidas por esta senhora no Brasil em pouco mais de dois anos. E vamos respeitar, é uma administradora sagaz e muitíssimo competente diplomata e negociadora. Sabe onde pisa e o que quer. E mais importante, como conseguir. Ela conhece o Brasil melhor do que nós a ela.

Bem que nós podíamos tentar naturalizá-la. Esta aí uma pessoa que creio valeria a pena chamar de PresidentA. 8-]

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69195 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mar 27, 2013 2:31 pm

FCarvalho escreveu:Vejam só. Naquilo que compete à Boeing, ela está fazendo o seu dever de casa, já de há muito tempo. E fazendo ao melhor estilo americano, que é, diga-se de passagem, absolutamente pragmático, coisa que nem sequer sabemos o que é por aqui. Então, coloquem as suas barbas de molho senhores, pois esta notícia é apenas uma das já muitas e várias ações promovidas por esta senhora no Brasil em pouco mais de dois anos. E vamos respeitar, é uma administradora sagaz e muitíssimo competente diplomata e negociadora. Sabe onde pisa e o que quer. E mais importante, como conseguir. Ela conhece o Brasil melhor do que nós a ela.

Bem que nós podíamos tentar naturalizá-la. Esta aí uma pessoa que creio valeria a pena chamar de PresidentA. 8-]

abs.
:lol:

Acho que você não quer isso de naturalização... :lol:

Com relação as barbas de molho, é sempre assim... tudo é legal e maravilhoso, vamos fazer isso e aquilo e serão revelados os segredos do mundo até o momento em que passa pelo Dept de Estado e a sua política e regras para países como o Brasil.

Repito e é bom deixar bem claro para todo mundo que lê as notícias 'lindas' que saem por aí. Não somos Austrália ou Japão. ;)

Se é para comprar o avião pura e simplesmente, sem devaneios, eu acho que é uma P... máquina, mas é bom estarmos certos e aceitar que a coleira estará sempre no pescoço e não contar que receberemos 1001 maravilhas de benefícios 'extras' com isso.

Se todo mundo estiver feliz e aceitar isso... ótimo... o avião em si é muito bom. O problema nunca foi o Hardware. ;)

Softpower = ON

[]s
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