TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69166 Mensagem por Carlos Lima » Ter Mar 26, 2013 3:15 pm

Para ilustrar que não existem Santos e que a partir do momento em que eles decidiram exportar aeronaves de verdade, aprendeream rapidinho o que não presta.

http://www.bdlive.co.za/national/2013/0 ... enel-staff
SWEDISH arms maker SAAB, which sold 26 Gripen fighter jets to South Africa as part of the notorious arms deal in 1998, will be hiring some of the 383 employees of state-owned arms company Denel who will be retrenched at the end of the month.

These retrenchments are expected to cost Denel, which was granted a government bail-out of R700m last year, at least R100m.

It is expected that some or all of the cost will be carried by the South African Air Force.

The staff, who worked at Denel Aviation, provided aircraft maintenance services to the air force under a decades-long contract, which was cancelled in November because of the air force’s own financial constraints.

At the same time, the budget cuts forced the air force to place 12 of the 26 Gripens — which were initially bought at a cost of R10bn — in long-term storage.

Willie van Eeden, a sector manager at trade union Uasa, which represents the staff, said: “It is clear that, due to another decrease in the defence budget, the South African Air Force had to take drastic action.

“But the point is, what is the use of an air force without serviceable aircraft, ready to fly at the beck and call of South African citizens? Having Gripen fighter planes and Hawk trainer aircraft at an original cost of billions being mothballed for long-term storage is obviously ridiculous,” said Mr van Eeden.

About 100 Denel employees, who work at air force bases across the country, have managed to find new jobs, including at SAAB, according to Mr van Eeden.

SAAB admitted in 2011 that a bribe of R24m was paid to secure the Gripen deal.

The union will be meeting with retrenched employees around the country during the first two weeks of April to help with job placement and training requirements, Mr van Eeden said.

Following protracted negotiations, the air force agreed to continue using the services of 139 employees, and is negotiating a new agreement with Denel.

Those employees who were retained will provide “vital maintenance services to the air force that form a cornerstone for continued airworthiness and the upkeep of air assets”, Denel said.

Although the budget constraints oblige the air force to mothball equipment, it is expected that the reduced staff complement will still be sufficient to service its planes.

The air force participates in peacekeeping missions, crime fighting, border protection, humanitarian aid and rescue operations. It also trains fighter pilots and provides transportation for government officials.

Siphiwe Dlamini, spokesman for the Department of Defence, said discussions between Denel and the air force were continuing.
SAAB admitted in 2011 that a bribe of R24m was paid to secure the Gripen deal.

Repetindo... não existem santos. Nenhum deles são.

Mas o que realmente me deixa triste nisso tudo é que a versão "em Português" dessa materia "esqueceu" de traduzir a parte que destaquei.

Coisas desse tipo... esse direcionamento pró-desinformação e a junção de turminhas explicam muita coisa.

Vai entender...

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#69167 Mensagem por Carlos Lima » Ter Mar 26, 2013 3:23 pm

Túlio escreveu:
Carlos Lima escreveu: Mas peraí... para refrescar a memória... o PP leu o relatório por conta da boataria que saiu solta sobre o vazamento e afins... ele explicou isso umas trocentas vezes, mas parece que esse detalhe passa despercebido toda vez que alguém quer acusar o cara de alguma coisa.

I wonder why... :lol:

[]s
CB_Lima

Sei não, se basta eu dar uma zoadinha básica no PT - e notar, não aqui mas NA MINHA PÁGINA DO FACEBOOK - este meu amigo (e outros) tentam me CENSURAR, bueno, que tipo de ISENÇÃO posso esperar? A meu ver, a mesma da Cantanhêde, só que o chumbo vem "do outro lado da colina"... :lol: :lol: :lol: :lol:

Ontem postei um par de fotos comparando as bilionárias maravilhas que estão sendo feitas para a Copa com o descalabro na Saúde. E citei nominalmente meus "censores" de sempre no post. Wanna know what happened?

RENDEU, em menos de uma hora, um debate de mais de 240 posts, apenas dois contra dois (se mais gente tivesse entrado, teria passado de MIL)...
Pois é,

Ninguém é Santo. Isso é fato, mas o mesmo telhado de vidro que serve a Chico, serve a Francisco. Daí o que resta é utilizar um pouco de bom senso para separar as coisas e não generalizar, pois em alguns momentos "A" pode estar na verdade falando a verdade e sendo correto e em outros momentos é a vez de "B".

Olha o exemplo da matéria que eu coloquei aonde a versão em português 'esqueceu' de traduzir um detalhe ultra importante...

Essa cultura da desinformação é uma praga.

[]s
CB_Lima

Demartino
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 1 vez

#69168 Mensagem por Demartino » Ter Mar 26, 2013 3:25 pm

A verdade é uma só doa a quem doer, sou fã numero 1 da FAB, mas a questão é: Quando o governo estava preparado para decidir o FX, alguns membros da Fab jogaram contra e agora estamos nesse embroglio, simples assim! Infelizmente a cúpula da FAB deveria ter ficado de bico fechado na época, ou no mínimo ter apoiado o governo, como não o fez, ficamos sem nada!

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6319 vezes
Agradeceram: 6668 vezes
Contato:

#69169 Mensagem por Túlio » Ter Mar 26, 2013 3:27 pm

Fato é fato: TENTARAM me censurar! Is that right?

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#69170 Mensagem por Carlos Lima » Ter Mar 26, 2013 3:34 pm

Túlio escreveu:Fato é fato: TENTARAM me censurar! Is that right?
Não sei... não li o seu facebook... :lol:

Mas em todo o caso, se você estava discutindo "política", o que você esperava? Ainda mais no Facebook? Of all places? :twisted: :lol:

O pessoal lá discorda até quando concorda!! :lol:

[]s
CB_Lima

Arataca
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 224 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#69171 Mensagem por Arataca » Ter Mar 26, 2013 5:42 pm

Salve Tulio,

Você se importa em fornecer o endereço da sua página no Face?

1 abraço

RobertoRS
Sênior
Sênior

#69172 Mensagem por RobertoRS » Ter Mar 26, 2013 6:04 pm

Precisamos começar à procurar toda e qualquer célula de Mirages 2000 existentes no planeta...

Com uns 36 Mirages 2000-9 já poderíamos nos dar por satisfeitos. Estes 36 Mirages valeriam por toda nossa aviação de combate atualmente...

Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
RobertoRS
Sênior
Sênior

#69173 Mensagem por RobertoRS » Ter Mar 26, 2013 6:07 pm

Demartino escreveu:A verdade é uma só doa a quem doer, sou fã numero 1 da FAB, mas a questão é: Quando o governo estava preparado para decidir o FX, alguns membros da Fab jogaram contra e agora estamos nesse embroglio, simples assim! Infelizmente a cúpula da FAB deveria ter ficado de bico fechado na época, ou no mínimo ter apoiado o governo, como não o fez, ficamos sem nada!
A responsabilidade precisa ser compartilhada: o governo deveria ter sido mais tempestivo e também ter ouvido quem seria o OPERADOR da bagaça...

Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#69174 Mensagem por Penguin » Ter Mar 26, 2013 6:12 pm

Demartino escreveu:A verdade é uma só doa a quem doer, sou fã numero 1 da FAB, mas a questão é: Quando o governo estava preparado para decidir o FX, alguns membros da Fab jogaram contra e agora estamos nesse embroglio, simples assim! Infelizmente a cúpula da FAB deveria ter ficado de bico fechado na época, ou no mínimo ter apoiado o governo, como não o fez, ficamos sem nada!
Jogaram contra?! Vc poderia explicar?
O pós-07/09 foi totalmente dominado na mídia pelo MD, MRE e MAG.
O que aconteceu nos bastidores continua um grande mistério.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#69175 Mensagem por Boss » Ter Mar 26, 2013 6:36 pm

FX-2 é o auge da piada.

Primeiro, pelo fato de nunca sair.

Segundo, pela short list. Em que universo, um programa que visa a independência tecnológica do País em determinada área, tem, em sua final:

- um caça americano, visto que pelo menos alguns aqui sabem como os EUA agem (aqueles que não têm orgasmos por meia dúzia de AIM 120 cuja ordem de uso fica em uma gaveta em Washington);

- um projeto de caça, que nem o próprio país comprou ("vai comprar" se comprarmos), e que tal país nem detém todas as tecnologias para o mesmo. Dependeríamos não só do fornecedor, caso vencesse, mas também dos fornecedores do fornecedor.

E ainda tem mais, eliminaram o Su-35, alegando que:

- Não ia voar, não voa, etc. Bem, não só já voou, como as capacidades técnicas do caça são excelentes para o Brasil. Enquanto isso, um finalista, o Gripen NG, não voa, sequer existe, a Suécia está esperando algum trouxa adotar o coitado para quem sabe, comprá-lo, e mesmo se existisse, suas capacidades são bem menores que as do Su-35. Fora o fato já mencionado, de que, ao contrário dos russos, os suecos não dominam toda a tecnologia necessária para o desenvolvimento do caça.

- Os russos não transfeririam tecnologia. Isso é polêmico (visto que aceitam em transferir a do Pantsir, e podemos ver os trabalhos deles com os indianos, talvez achem que o Su-35 e sua tecnologia em nossas mãos sejam fatais para a soberania russa), mas mesmo que eu acredite que seja verdade, o mesmo argumento não serviu para tirar os EUA da final. Estão lá, e até como favoritos agora. Claro, palavrinha do executivo e do legislativo do respectivo país já basta para garantir que transferirão tecnologia. A tal palavrinha sozinha, bota por terra todo histórico negativo que o mundo todo tem com os EUA em parcerias tecnológicas. Aliás, se é que elas existem com alguém, já que na ampla maioria das vezes, é apenas uma relação mestre-capacho, que vai contra tudo que está na END e nas próprias idéias do FX-2, de começar um caminho para a independência tecnológica do País.

Enfim, é bem capaz do Rafale não vencer, para a piada se completar com uma piada.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Arataca
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 224 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#69176 Mensagem por Arataca » Ter Mar 26, 2013 6:43 pm

Boss escreveu:
- Os russos não transfeririam tecnologia. Isso é polêmico (visto que aceitam em transferir a do Pantsir, e podemos ver os trabalhos deles com os indianos, talvez achem que o Su-35 e sua tecnologia em nossas mãos sejam fatais para a soberania russa), mas mesmo que eu acredite que seja verdade, o mesmo argumento não serviu para tirar os EUA da final. Estão lá, e até como favoritos agora. Claro, palavrinha do executivo e do legislativo do respectivo país já basta para garantir que transferirão tecnologia. A tal palavrinha sozinha, bota por terra todo histórico negativo que o mundo todo tem com os EUA em parcerias tecnológicas. Aliás, se é que elas existem com alguém, já que na ampla maioria das vezes, é apenas uma relação mestre-capacho, que vai contra tudo que está na END e nas próprias idéias do FX-2, de começar um caminho para a independência tecnológica do País.
E o FHC nem esteve envolvido no acima!!!!

1 abraço

NovaTO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 47 vezes

#69177 Mensagem por NovaTO » Ter Mar 26, 2013 7:04 pm

Boss escreveu:FX-2 é o auge da piada.

Primeiro, pelo fato de nunca sair.

Segundo, pela short list. Em que universo, um programa que visa a independência tecnológica do País em determinada área, tem, em sua final:

- um caça americano, visto que pelo menos alguns aqui sabem como os EUA agem (aqueles que não têm orgasmos por meia dúzia de AIM 120 cuja ordem de uso fica em uma gaveta em Washington);

- um projeto de caça, que nem o próprio país comprou ("vai comprar" se comprarmos), e que tal país nem detém todas as tecnologias para o mesmo. Dependeríamos não só do fornecedor, caso vencesse, mas também dos fornecedores do fornecedor.

E ainda tem mais, eliminaram o Su-35, alegando que:

- Não ia voar, não voa, etc. Bem, não só já voou, como as capacidades técnicas do caça são excelentes para o Brasil. Enquanto isso, um finalista, o Gripen NG, não voa, sequer existe, a Suécia está esperando algum trouxa adotar o coitado para quem sabe, comprá-lo, e mesmo se existisse, suas capacidades são bem menores que as do Su-35. Fora o fato já mencionado, de que, ao contrário dos russos, os suecos não dominam toda a tecnologia necessária para o desenvolvimento do caça.

Enfim, é bem capaz do Rafale não vencer, para a piada se completar com uma piada.
Caro Boss,

Que eu saiba o FX-2 é um programa para reaparelhamento da FAB. Independência Tecnológica é outra história. O que vinha com o FX-2 era uma maior autonomia em relação à MANUTENÇÂO e INTEGRAÇÃO de armas de origem nacional. E claro que todos os fabricantes quiseram enriquecer suas propostas, mas tirando a proposta da SAAB que envolvia participação no desenvolvimento do caça, outros eram/são compras de prateleiras, afinal, os caças estão prontos.

[]'s

lynx
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 97 vezes

#69178 Mensagem por lynx » Ter Mar 26, 2013 7:04 pm

Essa estória de que grupelhos da FAB derrubaram a escolha do Rafale não cola. Derrubaram como? Só com o vazamento de um relatório técnico que, supostamente, dava a vitória ao Gripen? É muito pouco. Bastava o Lula e o Jobim seguirem adiante com a sua decisão pelo Rafale, se fosse realmente uma decisão, e não haveria mais do que um chororô aqui e outro ali. O povão não estava, e não está, nem aí para caças. A oposição e a PIG (para usar essa expressão imbecil) alegariam o quê? Qualquer marqueteiro do governo derrubaria os argumentos baseados na avaliação técnica, dizendo ser uma questão de política de Estado, o que é! Além disso, nenhuma denuncia gruda no Lula. Vide mensalão, Rosemary, etc. Por que essa, enviesada como é, colaria? Era decidir, assinar o contrato, mandar o tal grupelho para a reserva e deixar os cães ladrarem por algumas horas. Depois tava tudo terminado.
Se estavam com medo de brigadeiros, é porque tinham o rabo preso e muito exposto! Outra explicação não há para essa versão. Para mim, a explicação está entre:
1- Tio Sam entrou de sola e o governo preferiu não se desgastar em um assunto periférico como esse;
2- mostraram ao Lula que a proposta francesa não era nada tentadora, como se alardeou na época;
3- Tem tanta gente comprometida ($$$) com cada um dos três concorrentes (e quem sabe com os russos também...) que um consenso tornou-se impossível;
4- Todas as anteriores.
Marco 4!!!!

Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#69179 Mensagem por Boss » Ter Mar 26, 2013 7:21 pm

NovaTO escreveu:
Caro Boss,

Que eu saiba o FX-2 é um programa para reaparelhamento da FAB. Independência Tecnológica é outra história. O que vinha com o FX-2 era uma maior autonomia em relação à MANUTENÇÂO e INTEGRAÇÃO de armas de origem nacional. E claro que todos os fabricantes quiseram enriquecer suas propostas, mas tirando a proposta da SAAB que envolvia participação no desenvolvimento do caça, outros eram/são compras de prateleiras, afinal, os caças estão prontos.

[]'s
Que eu saiba, a idéia não é só autonomia em termos de manutenção e integração de armamento nacional, é também usar as ToTs do FX-2 para ajudar a capacitar um desenvolvimento nacional posterior.

Os fabricantes não quiseram enriquecer as propostas, o fizeram por causa da END e os princípios que vieram a ser adotados com ela.

ToTs não são o centro do debate e um dos critérios do próprio relatório do programa à toa, por mero capricho dos fabricantes. Tanto é que supostamente, junto com o "não voa", serviu para desqualificar o Su-35.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#69180 Mensagem por Bourne » Ter Mar 26, 2013 8:29 pm

lynx escreveu:Essa estória de que grupelhos da FAB derrubaram a escolha do Rafale não cola. Derrubaram como? Só com o vazamento de um relatório técnico que, supostamente, dava a vitória ao Gripen? É muito pouco. Bastava o Lula e o Jobim seguirem adiante com a sua decisão pelo Rafale, se fosse realmente uma decisão, e não haveria mais do que um chororô aqui e outro ali. O povão não estava, e não está, nem aí para caças. A oposição e a PIG (para usar essa expressão imbecil) alegariam o quê? Qualquer marqueteiro do governo derrubaria os argumentos baseados na avaliação técnica, dizendo ser uma questão de política de Estado, o que é! Além disso, nenhuma denuncia gruda no Lula. Vide mensalão, Rosemary, etc. Por que essa, enviesada como é, colaria? Era decidir, assinar o contrato, mandar o tal grupelho para a reserva e deixar os cães ladrarem por algumas horas. Depois tava tudo terminado.
Se estavam com medo de brigadeiros, é porque tinham o rabo preso e muito exposto! Outra explicação não há para essa versão. Para mim, a explicação está entre:
1- Tio Sam entrou de sola e o governo preferiu não se desgastar em um assunto periférico como esse;
2- mostraram ao Lula que a proposta francesa não era nada tentadora, como se alardeou na época;
3- Tem tanta gente comprometida ($$$) com cada um dos três concorrentes (e quem sabe com os russos também...) que um consenso tornou-se impossível;
4- Todas as anteriores.
Marco 4!!!!
Faltou mais uma alternativa:

5 - A FAB não tem caças e quem se importa?

Responder