TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69136 Mensagem por Carlos Lima » Dom Mar 24, 2013 6:50 pm

:lol:

Mas Santiago, eu só estou oferecendo justamente um contraponto para justamente as opiniões selecionadas de que a FAB prefere o SHornet ou o Gripen e só fecha com isso. :wink:

O que você está dizendo acima é exatamente dar outra volta no looping.

Enfim... volto a repetir o que disse acima:

Mas se para esse povo é mais importante vazar infos e furos e coisas afins antecipando uma decisão "que não é deles", fica díficil trazer a tranquilidade necessária para que qualquer Governo tome uma decisão.

Não tem como fugir disso... político não gosta de bagunça (que não seja a própria :lol: ) e exposição desnecessária, e se para comprar míseros 36 aviões é toda essa fofocaiada, político nenhum vai colocar a mão nisso e a coisa cai para prioridade número 393933933280338928329. Simples assim.

Esse é o ponto da questão, esse povo pelo visto tenta ter o controle sobre uma decisão que deixa de ser deles a partir do momento em que o relatório está pronto e entregue.

Mas se você quer saber quem é o "culpado"... na minha opinião foram os 2. Um por não bater o pé na decisão e o outro por se deixar levar por vaidades e não saber aproveitar o momento, e não falo isso porque o Rafale foi o 'vencedor' ... isso é bobagem... falo isso porque existiu uma escolha e ponto.

Avião X é caro... Oh! Tudo é caro! Hoje em dia até F-5 é caro de operar... e avião de 4 geração é caro!! Bom... aí depende do que você quer fazer com o avião... se é para fazer turismo... sem dúvida... é só fazer igual a Nova Zelândia e tá tudo certo. Porque acreditar nesses contos de que avião de 4 Geração com AESA, Datalink, armamento inteligente, RWR de verdade e afins vai sair baratin baratin igual troco de pinga para operar é se agarrar e muito em uma ilusão.

A África do Sul está aí para provar isso... e por favor, não vem dizer que o avião ficou caro porque eles perderam a Copa do Mundo porque ele não passou a custar 10k a hora para fazer só missão de Defesa Aérea por conta da Copa... :lol: Ele é caro porque é uma máquina avançada, com muitos recursos avançados e como são somente 28 aviões que dependem de um zilhão de bandeirinhas e fornecedores nos 4 cantos do mundo isso custa grana em Euro/Dólar/Libra/Coroa Sueca, etc.

Mas até para isso tem solução... compra um TA-50 (já fizemos esse tipo de mulambagem antes mesmo) e tá tudo certo... parece até um filhote de F-16 e é até LIFT.

Mas o mais importante para mim hoje em dia é esperar que caso a decisão não seja a que o Grupelho quer se isso irá de alguma forma gerar uma nova onda de fofocas e intriguinhas sem sentido o que como eu disse antes seria lamentável.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#69137 Mensagem por Penguin » Dom Mar 24, 2013 6:56 pm

Carlos Lima escreveu::lol:

Mas Santiago, eu só estou oferecendo justamente um contraponto para justamente as opiniões selecionadas de que a FAB prefere o SHornet ou o Gripen e só fecha com isso. :wink:

Mas se para esse povo é mais importante vazar infos e furos e coisas afins antecipando uma decisão "que não é deles", fica díficil trazer a tranquilidade necessária para que qualquer Governo tome uma decisão.

Não tem como fugir disso... político não gosta de bagunça (que não seja a própria :lol: ) e exposição desnecessária, e se para comprar míseros 36 aviões é toda essa fofocaiada, político nenhum vai colocar a mão nisso e a coisa cai para prioridade número 393933933280338928329. Simples assim.

Esse é o ponto da questão, esse povo pelo visto tenta ter o controle sobre uma decisão que deixa de ser deles a partir do momento em que o relatório está pronto e entregue.

[]s
CB_Lima
Lima,

Quem é esse povo?
Na minha opinião a bagunça nesse processo, em grande medida, se deve a interferência política excessiva.
Muita gente dando opinião, declarações, etc, etc.

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#69138 Mensagem por Carlos Lima » Dom Mar 24, 2013 7:10 pm

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu::lol:

[]s
CB_Lima
Lima,

Quem é esse povo?
Na minha opinião a bagunça nesse processo, em grande medida, se deve a interferência política excessiva.

[]s
Pois é

Tem muita gente que não deveria estar fazendo política e está tentando fazer política, com opiniões, declarações, boatos, fofocas, vazamentos, "eu li o relatório", hoje fulando é melhor, amanhã fulano é melhor"...

Quem será esse povo? :lol:

[]s
CB_Lima

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1190 vezes
Agradeceram: 725 vezes

#69139 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Mar 24, 2013 7:12 pm

Penguin escreveu:
Lima,

Quem é esse povo?

[]s
O ex-ministro NJ ficou espalhando aos quatro cantos que o Rafale era o preferido antes mesmo da avaliação ser concluída pela FAB. Mas é mais fácil culpar a FAB pelo fracasso que se suscedeu após aquele anúncio do dia 07/Set.

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior

#69140 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Mar 24, 2013 7:17 pm

Carlos Lima escreveu:
Penguin escreveu: Lima,

Quem é esse povo?

[]s
Pois é

Tem muita gente que não deveria estar fazendo política e está tentando fazer política, com opiniões, declarações, boatos, fofocas, vazamentos, "eu li o relatório", hoje fulando é melhor, amanhã fulano é melhor"...

[]s
CB_Lima
Da parte destacada eu lembro muito bem, pois tinha dois membros aqui no DB (um deles pró-Flanker, melhor, pró-Rússia) que na falta de argumentos, já apelava para o "eu li o relatório".

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6324 vezes
Agradeceram: 6676 vezes
Contato:

#69141 Mensagem por Túlio » Dom Mar 24, 2013 7:21 pm

Se entendi, é o mesmo que me deu uma queimada hoje no Face porque zoei o governo do "nunca dantes"... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior

#69142 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Mar 24, 2013 7:26 pm

Túlio escreveu:Se entendi, é o mesmo que me deu uma queimada hoje no Face porque zoei o governo do "nunca dantes"... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Conta isso daí... :twisted: :twisted:

Abraços,

Wesley

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#69143 Mensagem por Carlos Lima » Dom Mar 24, 2013 7:27 pm

Hoje em dia a todo o tempo tem o "eu li o relatório" Pró-SHornet e Pró-Gripen.

E eles até se juntam para ser 'contra o Rafale'.

Pelo visto eles copiaram o modelo soviético de "eu li o relatório" ... :lol:

Mas é esse que é o ponto... o relatório não é a decisão. O relatório é um parecer informando sobre a avaliação dos 3 caças. Daí o Governo vai e toma uma decisão agregando muito mais coisas a ponto de tal decisão ser tomada pelo Conselho Nacional de Defesa que agrega diversos Ministros... ou seja... nem a própria Presidente toma tal decisao sozinha.

Se relatório fosse decisão em qualquer lugar do mundo muitas outras concorrências tinham acabado bem diferentes do resultado atual. É claro que as vezes a decisão confirma um relatório, mas no mundo real nem sempre o que você diz para o seu chefe ou mesmo a sua namorada ou parceiro ou amigo é o que acaba acontecendo. :lol:

Imagina em política e algo que é decidido com um horizonte de 40 anos de relacionamento sendo levado em consideração?

;)

[]s
CB_Lima

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#69144 Mensagem por Túlio » Dom Mar 24, 2013 7:31 pm

Tá, Lima véio, mas por acaso quem me queimou hoje eu lembro de ter lido que afirmou aqui ter tido acesso ao relatório...

Sorry, but... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#69145 Mensagem por Penguin » Dom Mar 24, 2013 7:57 pm

Carlos Lima escreveu:
Penguin escreveu: Lima,

Quem é esse povo?

[]s
Pois é

[]s
CB_Lima
Para mim uma coisa é um jornalista ou blogueiro ou forista dizer algo sobre o FX2.
Outra bem diferente é um politico dizer algo sobre o FX2.

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#69146 Mensagem por Andre Correa » Dom Mar 24, 2013 7:59 pm

Túlio escreveu:Tá, Lima véio, mas por acaso quem me queimou hoje eu lembro de ter lido que afirmou aqui ter tido acesso ao relatório...

Sorry, but... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Eu também lembro que ele sempre afirmava que tinha acesso a documentos que nós não, por isso, falavamos apenas "besteiras"... entretanto, o FX-2 continua aí... nenhuma turma do "já ganhou" acertou porcaria nenhuma...

E olha que já tivemos esse "já ganhou" com os 3 concorrentes... [003]

Ps: E eu vi quem queimou hj contigo, mas pelos vistos, devia ter levantado da cama sem o senso de humor [003] [003]

Audaces Fortuna Iuvat
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#69147 Mensagem por Túlio » Dom Mar 24, 2013 8:00 pm

Tanto que saí nas buenas (pior, estava escrevendo uma parte do SIX O'CLOCK)... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#69148 Mensagem por sapao » Dom Mar 24, 2013 8:40 pm

Carlos Lima escreveu:Hoje em dia a todo o tempo tem o "eu li o relatório" Pró-SHornet e Pró-Gripen.

Mas é esse que é o ponto... o relatório não é a decisão. O relatório é um parecer informando sobre a avaliação dos 3 caças. Daí o Governo vai e toma uma decisão agregando muito mais coisas a ponto de tal decisão ser tomada pelo Conselho Nacional de Defesa que agrega diversos Ministros... ou seja... nem a própria Presidente toma tal decisao sozinha.

Se relatório fosse decisão em qualquer lugar do mundo muitas outras concorrências tinham acabado bem diferentes do resultado atual. É claro que as vezes a decisão confirma um relatório, mas no mundo real nem sempre o que você diz para o seu chefe ou mesmo a sua namorada ou parceiro ou amigo é o que acaba acontecendo. :lol:

Imagina em política e algo que é decidido com um horizonte de 40 anos de relacionamento sendo levado em consideração?

;)

[]s
CB_Lima
Para complementar, baseado em determinados criterios. E quem define esses critérios??? :roll:

Editado pela última vez por sapao em Dom Mar 24, 2013 11:37 pm, em um total de 1 vez.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#69149 Mensagem por Carlos Lima » Dom Mar 24, 2013 9:42 pm

sapao escreveu:
Carlos Lima escreveu:Hoje em dia a todo o tempo tem o "eu li o relatório" Pró-SHornet e Pró-Gripen.

;)

[]s
CB_Lima
Para complemanetar, baseado em determinados criterios. E quem define esses critérios??? :roll:
Quem define pelo menos os criterios tecnicos sem duvida e a FAB. Mas pelo visto nao e tudo Senao nao haveria necessidade de Reuniao de Ministros e a Presidente para analisar o relatorio e apontar um escolhido.

[]s
CB

Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#69150 Mensagem por Boss » Seg Mar 25, 2013 12:11 am

Na LAAD, só teremos o Amorim falando que o governo sabe o quanto a FAB precisa dos caças, mas o momento econômico é isso, é aquilo, blablabla...

Pelo menos, o Super Coleira não vai ganhar... :twisted:

Se é para ser capacho, que seja de luxo, com F-15, porta aberta ao F-35, etc. Não o F-18 com meia dúzia de AIM-120... :twisted: :twisted:

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Responder