Olha,
Por tudo que li e ouvi de gente muito mais sábia do que eu, me fez chegar a seguinte linha de pensamento.
O Governo tem 3 alternativas nesse caso:
1- Escolher um dos 3 dessa lista
2- Acabar com a concorrência (e decidir se vai iniciar outra ou não)
3- Comprar Tampão e que se dane
É claro que ele simplesmente pode escolher um candidato que nem na lista está e ponto (eu creio que isso é muitissimo improvável).
Até aonde consta o próprio Comandante da Força veio a público mais de uma vez e disse... "... Qualquer um dos 3 serve!"
Bom... realmente para quem opera F-5, sair disso e ir para qualquer um dos 3 da lista não deveria existir problema com esse raciocínio.
Agora, daí temos no meio disso o grupo, do grupo, do grupo que espalha aos 7 ventos... hoje o SHornet ganhou... daí depois vem... eu ouvi que o Gripen ganhou, e repetem e repetem e repetem que é isso que a "Força pensa".
Ora, eu acho isso particularmente muito estranho, até porque é o Governo quem decide, daí "ninguém" ganhou ainda.
Realmente dentro do Grupo que escreveu esses relatórios pode ter gente que pensa "Macro" e para o bem do País, etc... mas fazendo uma retrospectiva, usando uma pitada de bom senso e vendo por exemplo os 'supostos' vazamentos e rumores e fofocas que vemos por aí, pelo visto no mesmo Grupo tem gente que não parece ter o bem do País como sendo uma prioridade (pelo menos no que diz respeito à sigilo de informações que pelo menos na minha cabeça deveria ser algo relativamente importante
).
Mas se para esse povo é mais importante vazar infos e furos e coisas afins antecipando uma decisão "que não é deles", fica díficil trazer a tranquilidade necessária para que qualquer Governo tome uma decisão.
Não tem como fugir disso... político não gosta de bagunça (que não seja a própria
) e exposição desnecessária, e se para comprar míseros 36 aviões é toda essa fofocaiada, político nenhum vai colocar a mão nisso e a coisa cai para prioridade número 393933933280338928329. Simples assim.
Esse é o ponto da questão, esse povo pelo visto tenta ter o controle sobre uma decisão que deixa de ser deles a partir do momento em que o relatório está pronto e entregue.
Existem outros métodos muito mais eficientes de "influenciar decisões" do que fofocaiada e vazamento e forçar a "idéia" de que uma decisão já ocorreu só porque tem gente que acha que "o meu" é o melhor, e quem sabe até leu um pedaço de relatório, mas o que falham de ver é que nenhuma dessas pessoas é de fato quem decide.
E ponto.
No fim, para mim no momento em que o Governo fizer a escolha, seja qual for, está bom demais... na verdade está excelente!!! Será um dia histórico!! Seja qual for a decisão, contanto que não seja um Tampax para ser honesto.
O que todas as fofocas e vazamentos me deixam com a pulga atrás da orelha é se por um acaso a escolha do Governo não for a que esse Grupo "quer", como eles irão se portar? Na minha opinião deveria ser...
- Engulam o Ego e o "Orgulho" e cumpra-se a decisão e ponto final!
Eu só espero que seja isso que aconteça (todo mundo se unir em torno da decisão do Governo) ao invés de novos vazamentos e fofocaiadas, e afins. Pois se isso acontecer, será um dia lamentável para a imagem dos outros 70.000 integrantes da Força que só querem fazer o melhor trabalho possível. Só isso.
[]s
CB_Lima