Super Tucano News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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LeandroGCard
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Re: Super Tucano News

#3121 Mensagem por LeandroGCard » Qua Mar 20, 2013 10:07 am

denilson escreveu:Sim, mas de todas as formas a aeronave radar não seria a aeronave atacante, dessa forma essa aeronave não necessita ser um ST para o caso brasileiro, pois, pode ser um UAV, R-99 ou um LearJet.
Assim como também não é necessário várias aeronaves para a função, pois um só radar pode varrer uma grande área. Para o caso colombiano, pode ser utilizado um ou dois ST radar e vários ST armados aguardando a designação de um alvo, assim, quem se mexer morre, pode se tornar uma máquina de terror, contra as FARC, maior ainda.
Exato, e acho que é assim mesmo que a coisa vai ser feita.

Pelo que sei a Colômbia anda usando da ajuda dos R-99 da FAB para identificar os alvos para seus ST, mas fica bem mais simples, barato e quiça mais eficiente adquirir uma ou outra unidade de ST equipada com radar SAR.

dafranca escreveu:Acho que uma aeronave COIN não tem muito oque se preocupar com contra-medidas eletrônicas.
Não para missões COIN, mas quem disse que estas serão para sempre as únicas missões executadas?

Esta combinação de radar SAR, geolocalização e armamento inteligente autônomo dá uma excelente substituta para a identificação visual e os mísseis guiados à distância dos helis artilhados atuais, que já mostaram ser por demais vulneráveis nesta era de Manpads e canhões rápidos orientados automaticamente. Neste caso os inimigos podem ser forças regulares bem equipadas e treinadas, e ai a questão da ECM se coloca.

Mas acredito ser mais difícil jamear uma ligação que passa apenas informações de coordenadas do que uma de comandos diretos para a guiagem de um míssil ou bomba.


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denilson
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Re: Super Tucano News

#3122 Mensagem por denilson » Qua Mar 20, 2013 10:15 am

Outro detalhe importante e que estava passando despercebido é que o ST passa a ser também uma aeronave de esclarecimento marítimo, pode dar apoio à luta contra o tráfico de drogas e patrulha marítima. Para países com poucos recursos será uma ótima opção.




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Re: Super Tucano News

#3123 Mensagem por LeandroGCard » Qua Mar 20, 2013 11:01 am

denilson escreveu:Outro detalhe importante e que estava passando despercebido é que o ST passa a ser também uma aeronave de esclarecimento marítimo, pode dar apoio à luta contra o tráfico de drogas e patrulha marítima. Para países com poucos recursos será uma ótima opção.
Tens razão.

E não apenas para países com poucos recursos, mas também para os que tem muitos recursos e uma guarda costeira independente. Ele é mais veloz e capaz de voar mais longe e por mais tempo que um helicóptero, podendo chegar mais rápido na área de algum acidente e permanecer mais tempo fazendo a busca, tudo isso por um custo menor. Um FLIR também seria de grande ajuda nesta função, para buscas noturnas e em mar encarpelado ou cheio de destroços (ou mesmo lixo).


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Re: Super Tucano News

#3124 Mensagem por Lord Nauta » Qua Mar 20, 2013 12:39 pm

denilson escreveu:Outro detalhe importante e que estava passando despercebido é que o ST passa a ser também uma aeronave de esclarecimento marítimo, pode dar apoio à luta contra o tráfico de drogas e patrulha marítima. Para países com poucos recursos será uma ótima opção.


A pouco tempo atrás a MB chegou a estudar a possibilidade de um ST NAVAL. Entretanto a idéia ficou momentaneamente estagnada.


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Re: Super Tucano News

#3125 Mensagem por denilson » Qua Mar 20, 2013 1:20 pm

É o P-29 sugerido pelo sistemasdearmas, só o radar é outro. Agora fico imaginando onde seria instalado o radar, se em um "Pod" ou de repente (caso haja espaço) ele poderia ser instalado dentro do cone de cauda do avião, pelo fato de a visara ser lateral esse local não apresentaria nenhum obstáculo para o sensor, além do fato de ser um aparelho pequeno e provavelmente leve.

Imagem

http://sistemasdearmas.com.br/ca/p29.html




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Re: Super Tucano News

#3126 Mensagem por joao fernando » Qua Mar 20, 2013 1:52 pm

Vou lembrar dos Tucanos que cruzaram o Atlantico indo para a França; Sei que os tanques eram especiais, e o avião é outro. Mas teve excelente autonomia...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Super Tucano News

#3127 Mensagem por arcanjo » Qua Mar 20, 2013 2:11 pm

Air Force Puts An End To Hawker Beechcraft’s Abuse Of The Acquisition System

Author: Daniel Goure, Ph.D.
Date: Monday, March 18, 2013

Finally, mercifully, the U.S. Air Force has put an end to the farce that Beechcraft Corporation (formerly Hawker Beechcraft) was making of the effort to build a Light Air Support (LAS) aircraft. Having twice lost full and open competitions against Sierra Nevada Corporation (SNC) teamed with aircraft manufacturer Embraer, and in so doing necessitating a nearly 18 month delay in the program, Beechcraft tried once again to subvert the process by lodging a new protest before the Government Accountability Office (GAO). Responding to this new delaying tactic, the Air Force pulled out its heavy contracting guns, shutting down the protest process, declaring that “unusual and compelling circumstances that significantly affect the national security interests of the United States and its coalition partners will not permit waiting for a GAO decision.” The unusual and compelling circumstances to which the Air Force referred was the need to ensure that the LAS was produced and deployed with the nascent Afghan Air Force prior to the end date for Operation Enduring Freedom which is December 31, 2014.
The fact that the Air Force was willing to take this unusual step reflected its confidence that the SNC offer, although more expensive than the price proposed by Beechcraft, provided the best value to the government. Applying a best value criterion allows the Air Force to consider such factors as maturity of the two competing offerings, past performance of the competitors and the relative risk both posed in meeting the tight timelines of the LAS program. In terms of these best value factors, Beechcraft was clearly second best.

Implicit in the Air Force’s rejection of the proposal process was a judgment that Beechcraft’s attempt to assert that its offering was superior as well as lower in price was untrue and that the company could not be relied on to actually perform the work. To anyone who has followed the LAS controversy this should not come as a surprise. From the start Beechcraft had attempted to pass off its aircraft, a light attack variant of its T-6 trainer, as a non-developmental platform, a core contract requirement. Unlike Embraer, which has already delivered several hundred Super Tucanos to more than half a dozen air forces, Beechcraft only built 2 demonstrator versions of the AT-6. At the time of the second award, even with an extra year to develop and test the AT-6, Beechcraft still had not demonstrated that its aircraft could deliver the required ordnance or operate safely and effectively while carrying a under wing gun pod.

Beechcraft not only attempted to fob off on the Air Force an inferior product but sought to mischaracterize its competitor in order to hide the fact that it was a high risk choice to build the LAS. Beechcraft emerged from bankruptcy only last month, having sold large portions of the original company. While its finances are better than when it entered the process, they are not demonstrably adequate to ensure that the firm can manage both the technical, schedule and production issues associated with fielding the AT-6 on the required time line. As it struggled to overcome its financial meltdown and the ensuing bankruptcy, the company let go some 5,000 workers and close multiple facilities in the U.S. At the same time, it moved much of its current operations to Mexico. Furthermore, the former Hawker Beechcraft has a history of failing to meet various contractual obligations, including the delivery of aircraft parts, with such companies as Airbus and Pilatus. In addition, in its bankruptcy filings, Beechcraft sought to renege on warranties and other support obligations for its discontinued business jets.

The sad fact is that by repeatedly seeking to overturn the Air Force’s decisions on LAS, Beechcraft demonstrated that it was pursuing its own selfish interests, rather than what was best for the Afghan Air Force, the U.S. government and the American taxpayer. Beechcraft behaved as if the LAS contract was a government bailout.

Once considered the likeliest candidate to win the LAS competition, Beechcraft is now a mere shadow of its former self. It couldn’t even provide a completely functional AT-6. Its footprint in the United States has declined and work has been shifted overseas. Having permitted Beechcraft two bites at the apple, it made eminent sense for the Air Force not to award the LAS contract to a company that posed a continuing high risk. Hopefully, Beechcraft will be able to improve its financial position and credibility before the competition to replace the Air Force’s T-38 trainer takes place.

Daniel Goure, Ph.D.

http://www.lexingtoninstitute.org/air-f ... a=1&c=1171


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Re: Super Tucano News

#3128 Mensagem por Túlio » Qua Mar 20, 2013 4:34 pm

Vi em outro espaço um post de nosso (aqui) ex-colega BENDER, onde apontava uma (na verdade, DUAS) interessante contradição: A Bithcraft agora tem como principal argumento que seu tijolinho voador é mais barato que o nosso MOEDOR DE TERRORISTA e que fica perplexa ao ver a USAF optar pelo mais caro.

O DETALHE: aqui no Brasil, os mesmos que debocham desse "argumento" da Bitch usam exatamente o mesmo para justificar Gripen e F-18 em detrimento do Rafale.

COERÊNCIA ZERO ou estou virando COMUNAZZZ??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


PS.: estou longe de ser fã do Rafale mas não sou cego nem doente mental, muito menos propenso a desonestidade intelectual...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Re: Super Tucano News

#3129 Mensagem por Wingate » Qua Mar 20, 2013 4:55 pm

Lord Nauta escreveu:
denilson escreveu:Outro detalhe importante e que estava passando despercebido é que o ST passa a ser também uma aeronave de esclarecimento marítimo, pode dar apoio à luta contra o tráfico de drogas e patrulha marítima. Para países com poucos recursos será uma ótima opção.


A pouco tempo atrás a MB chegou a estudar a possibilidade de um ST NAVAL. Entretanto a idéia ficou momentaneamente estagnada.


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Poderia vir a ser o nosso (guardadas as devidas diferenças...) SKYRAIDER:




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Re: Super Tucano News

#3130 Mensagem por denilson » Qua Mar 20, 2013 4:58 pm

É a oportunidade de o SP ter aviões




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Re: Super Tucano News

#3131 Mensagem por Alcantara » Qua Mar 20, 2013 5:12 pm

Falta a oportunidade do P-29 ter um porta-aviões... :lol:




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Re: Super Tucano News

#3132 Mensagem por dafranca » Qua Mar 20, 2013 6:39 pm

denilson escreveu:É o P-29 sugerido pelo sistemasdearmas, só o radar é outro. Agora fico imaginando onde seria instalado o radar, se em um "Pod" ou de repente (caso haja espaço) ele poderia ser instalado dentro do cone de cauda do avião, pelo fato de a visara ser lateral esse local não apresentaria nenhum obstáculo para o sensor, além do fato de ser um aparelho pequeno e provavelmente leve.

http://sistemasdearmas.com.br/ca/p29.html
Aposto que vai ser uma torreta SAR:
http://www.uvs-international.org/index. ... &Itemid=25
http://defense-update.com/20111009_elm2054.html
http://www.sandia.gov/radar/lynx.html




Editado pela última vez por dafranca em Qua Mar 20, 2013 6:40 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Super Tucano News

#3133 Mensagem por Túlio » Qua Mar 20, 2013 6:40 pm

Alcantara escreveu:Falta a oportunidade do P-29 ter um porta-aviões... :lol:
A rigor, precisamos primeiro ter um NAe operacional... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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Re: Super Tucano News

#3134 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mar 20, 2013 7:15 pm

Eu acho que o STucano poderia ser uma ótima aeronave para ajudar o pessoal da MB a voar e acumular horas de vôo e poupar um poucos os A-4 já que só teremos 12 deles e desses 3 biplaces.

Do mesmo modo ajudar os FN em missões de treinamento e dar apoio aqui e ali.

Agora transformá-lo até em plataforma embarcada... sei não.

Existem alguns probleminhas nisso a começar pelo 'peso'... o que aumentaria por conta dos reforços necessários para esse tipo de operação. Além do peso necessário por conta da troca de equipamentos mais apropriados para o uso marítimo.

Daí com o peso sendo afetado vem a autonomia que vai sofrer com isso.

Daí com isso vem a carga alar que pode também sofrer com isso.

Eu acho que o A-29 poderia ser útil para a MB, mas transformá-lo em uma aeronave capaz de operar em PA na minha opinião vai trazer mais malefícios do que benefícios a um custo $$$$$$$$ para desenvolver e operar uma versão única e com poucas unidades compradas.

As vezes o mais simples é melhor e o A-29 da maneira que está hoje já pode oferecer coisas para caramba para a MB.

[]s
CB_Lima




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Re: Super Tucano News

#3135 Mensagem por NettoBR » Qua Mar 20, 2013 7:46 pm

Túlio escreveu:Vi em outro espaço um post de nosso (aqui) ex-colega BENDER, onde apontava uma (na verdade, DUAS) interessante contradição: A Bithcraft agora tem como principal argumento que seu tijolinho voador é mais barato que o nosso MOEDOR DE TERRORISTA e que fica perplexa ao ver a USAF optar pelo mais caro.

O DETALHE: aqui no Brasil, os mesmos que debocham desse "argumento" da Bitch usam exatamente o mesmo para justificar Gripen e F-18 em detrimento do Rafale.

COERÊNCIA ZERO ou estou virando COMUNAZZZ??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
A BITCH fica assim porque sabe o que o ST faz CON LOS TERRORISTAS!! [003] :lol: :mrgreen:

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