TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#69076 Mensagem por sapao » Dom Mar 17, 2013 9:05 pm

NovaTO escreveu:
henriquejr escreveu:Mas é bom lembrar que a EMBRAER já teve como sócia a Dassault e nem por isso a FAB ta voando com os seus Mirage2000-5MK2.
Talvez, talvez a diferença é que a FAB quer o F-18E. Apesar que a Embraer será a principal beneficiada com qualquer dos 3 vencedores do FX-2, é visível as iniciativas entre Boeing e Embraer.

[]'s
Lhe garanto que a unica coisa que a FAB QUER e que a decisão saia.

Agora, que algumas PESSOAS dentro da FAB querem o F-18 é fato, assim como algumas querem o Gripen, outras o Rafale, algums o SU-35, uma parcela o Tpyphoon e assim por diante. Assim como aqui no DB.

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1963 vezes
Agradeceram: 2490 vezes

#69077 Mensagem por knigh7 » Dom Mar 17, 2013 9:55 pm

Em reuniões da CRE em 2003 e 2004 com o Comandante Bueno. Há uns 4 anos atrás eu coloquei as transcrições aqui do Departamento de Taquigrafia do Senado. É só procurar lá.

NovaTO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 47 vezes

#69078 Mensagem por NovaTO » Dom Mar 17, 2013 10:24 pm

sapao escreveu:
NovaTO escreveu: Talvez, talvez a diferença é que a FAB quer o F-18E. Apesar que a Embraer será a principal beneficiada com qualquer dos 3 vencedores do FX-2, é visível as iniciativas entre Boeing e Embraer.

[]'s
Lhe garanto que a unica coisa que a FAB QUER e que a decisão saia.

Agora, que algumas PESSOAS dentro da FAB querem o F-18 é fato, assim como algumas querem o Gripen, outras o Rafale, algums o SU-35, uma parcela o Tpyphoon e assim por diante. Assim como aqui no DB.
Caro Sapão,

Quando afirmo que a FAB quer o F-18E, me baseio em alguns insiders em que apontam o F-18 E o melhor posicionado na shot-list, a sugestão, a indicação. Ou seja, não é uma opinião de um brigadeiro ou de algum grupo de pilotos, mas o relatório final entregue para o MD. Se o F-18E não for o apontado, então desconsidere.

[]'s

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#69079 Mensagem por WalterGaudério » Seg Mar 18, 2013 9:30 am

Alcantara escreveu:Eu não tenho certeza de nada, mas tenho ouvido cada vez mais os nomes Boeing e Embraer juntos. Parecem colegas de trabalho que ficam cada vez mais juntinhos, saem pra almoçar todo dia juntos, riem uns da piada do outro, etc... pode não dar em nada, mas também pode dar em casamento (eu que o diga, rsrsrs)!

:lol:
A decisão vai sair este ano. O Gov já está mobilizando nomes chaves nas comissões de relações exteriores e defesa nacional, bem como na de assuntos econômicos.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
denilson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 316 vezes
Agradeceram: 137 vezes

#69080 Mensagem por denilson » Seg Mar 18, 2013 9:35 am

Imagem

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 237 vezes
Agradeceram: 540 vezes

#69081 Mensagem por Brasileiro » Seg Mar 18, 2013 11:02 am

Eu boto fé.

Gripen ou F/A-18. Olhando para o bolso e para as oportunidades econômicas/tecnológicas que decorrerão.

abraços]

----------------
amor fati
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

#69082 Mensagem por Luiz Bastos » Seg Mar 18, 2013 11:05 am

Se comprarem o F18 vai ser bom pelo aspecto da modernização dos caças, entretanto vai ser uma puta decepção para mim pois prova que o GF não teve culhões para aguentar a pressão americana e aceitou a coleira mais uma vez. Lamentável. Depois de tanta facada nas costas....acho que o complexo de vira-latas falou mais alto, fazer o que? :roll: Fui :evil:

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 237 vezes
Agradeceram: 540 vezes

#69083 Mensagem por Brasileiro » Seg Mar 18, 2013 11:13 am

Luiz Bastos escreveu:Se comprarem o F18 vai ser bom pelo aspecto da modernização dos caças, entretanto vai ser uma puta decepção para mim pois prova que o GF não teve culhões para aguentar a pressão americana e aceitou a coleira mais uma vez. Lamentável. Depois de tanta facada nas costas....acho que o complexo de vira-latas falou mais alto, fazer o que? :roll: Fui :evil:
Acho que não é bem por aí não cara.

A coleirinha francesa não é mais bonitinha que a americana. O caça francês, assim como mais ainda o sueco possuem um monte de componentes de origem americana, que podem ser alvos de negação no caso da transferência de tecnologia ou manutenção.

Por isso minhas expectativas quanto a isso são as mínimas possíveis. Se oferecerem um pacote que possibilite a manutenção 100% por equipes brasileiras e que seja possível a integração de sistemas que escolhermos, estou plenamente satisfeito. Mais do que isso, os americanos tem uma possibilidade muito maior de cooperação em outras áreas de pesquisa relacionadas, ou mesmo com a Embraer, se associando a ela em promoções conjuntas de produtos. O ganho global tende a ser maior.

E também, já operamos vários produtos americanos, como o Sea King (cuja complexidade se aproxima de um verdadeiro caça) e o P-3, que apesar de alguns problemas, nos tem sido muito úteis. E vale lembrar que problemas deste tipo já tivemos com franceses, com o próprio Mirage-III, com Ingleses, etc.

abraços]

----------------
amor fati
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

#69084 Mensagem por Luiz Bastos » Seg Mar 18, 2013 12:06 pm

Cara. isto para mim é questão de princípios.
seria a mesma coisa QUE TEU VIZINHO ser dono de um armazém em que você faz algumas compras. Um amigo teu que também vende para o TEU VIZINHO quer te ensinar a pescar com molinete, coisa que você ainda desconhece. TEU VIZINHO fica sabendo e ameça teu amigo dizendo que se você aprender a pescar com ele, para imediatamente de comprar seus produtos. Você sabendo do ocorrido voltaria a comprar do TEU VIZINHO que sempre que pode te dá bola nas costas ou procuraria outro armazém?
Alguns não veem nada de errado nisso, mas outros como eu abominam esta pratica mesquinha de subserviência. Questão de princípios. Fui :mrgreen:

faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#69085 Mensagem por faterra » Seg Mar 18, 2013 1:09 pm

Minha opinião.
Toda esta licitação está amarrada na END e em alguns itens relacionados pela FAB. Quer gostemos ou não!
Se qualquer um dos 3 concorrentes atenderem, em sua plenitude, a estes requisitos ótimo! Seja benvindo o que for escolhido! Não interessa apenas repasse de tecnologias consideradas "necessárias" pelo fornecedor.
Se o GF mudar este critério, no todo ou em partes, não será alcançado o objetivo traçado por ele, pelo MD e pelas próprias FFAA! A viralatice continuará e a soberania do país continuará subjugada!
Neste caso torço para que o FX-2 seja cancelado e o país procure uma parceria para o próximo objetivo, e inicialize o projeto que atenda nossas necessidades!
Considero que o esforço para que se alcance a independência tecnológica tem que ser iniciado mais cedo ou mais tarde! Por que não dar o pontapé inicial agora, em que as condições estão se mostrando mais favoráveis?

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6321 vezes
Agradeceram: 6670 vezes
Contato:

#69086 Mensagem por Túlio » Seg Mar 18, 2013 1:22 pm

PRINCÍPIOS? Que diabos de princípios são esses que significam apenas trocar de coleira? Ninguém notou que parei de brigar pelo FLANKER, a MARRETA DO DIABO? É coleira igual...

DETALHE: é o SEGUNDO caça Francês que a FAB descarrega enquanto mantém o F-5: uma Força Aérea traidora?

Pensar faz bem...

:twisted: !!!FUI!!! :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Olinda
Avançado
Avançado
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 26 vezes

#69087 Mensagem por Olinda » Seg Mar 18, 2013 1:26 pm

Brasileiro escreveu:
Luiz Bastos escreveu:Se comprarem o F18 vai ser bom pelo aspecto da modernização dos caças, entretanto vai ser uma puta decepção para mim pois prova que o GF não teve culhões para aguentar a pressão americana e aceitou a coleira mais uma vez. Lamentável. Depois de tanta facada nas costas....acho que o complexo de vira-latas falou mais alto, fazer o que? :roll: Fui :evil:
Acho que não é bem por aí não cara.

A coleirinha francesa não é mais bonitinha que a americana. O caça francês, assim como mais ainda o sueco possuem um monte de componentes de origem americana, que podem ser alvos de negação no caso da transferência de tecnologia ou manutenção.

Por isso minhas expectativas quanto a isso são as mínimas possíveis. Se oferecerem um pacote que possibilite a manutenção 100% por equipes brasileiras e que seja possível a integração de sistemas que escolhermos, estou plenamente satisfeito. Mais do que isso, os americanos tem uma possibilidade muito maior de cooperação em outras áreas de pesquisa relacionadas, ou mesmo com a Embraer, se associando a ela em promoções conjuntas de produtos. O ganho global tende a ser maior.

E também, já operamos vários produtos americanos, como o Sea King (cuja complexidade se aproxima de um verdadeiro caça) e o P-3, que apesar de alguns problemas, nos tem sido muito úteis. E vale lembrar que problemas deste tipo já tivemos com franceses, com o próprio Mirage-III, com Ingleses, etc.

abraços]
Acredito que a França esta cumprindo o contrato dos sub a risca. Vamos ver se o contrato para aquisição dos caças também será.

faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#69088 Mensagem por faterra » Seg Mar 18, 2013 1:26 pm

Em tempo!
Apesar do que eu penso, ficarei feliz pelo final desta novela e também torcerei para que o escolhido não se torne uma fonte de problemas para nosso país!

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6321 vezes
Agradeceram: 6670 vezes
Contato:

#69089 Mensagem por Túlio » Seg Mar 18, 2013 1:30 pm

Já me basta também. Que venha o que vier, melhor que o F-5 (alcance incluído, e nisso até o GRIPEN ganha fácil) será...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Justin Case
Sênior
Sênior
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#69090 Mensagem por Justin Case » Seg Mar 18, 2013 2:13 pm

Túlio escreveu:PRINCÍPIOS? Que diabos de princípios são esses que significam apenas trocar de coleira? Ninguém notou que parei de brigar pelo FLANKER, a MARRETA DO DIABO? É coleira igual...

DETALHE: é o SEGUNDO caça Francês que a FAB descarrega enquanto mantém o F-5: uma Força Aérea traidora?

Pensar faz bem...

:twisted: !!!FUI!!! :twisted:
Túlio, boa tarde.

1. Apenas uma frota de caças franceses foi desativada até agora (e os aviões eram mais velhos do que os F-5).
2. Na falta do F-X (apenas doze destes seriam comprados), onde era mais adequado investir? Numa frota de uma quinzena de Mirage III ou na frota de 47 F-5?
Pensar faz bem, mas tirar conclusões precipitadas eu acho que não.
Abraço,

Justin

Responder