Luiz Bastos escreveu:Se comprarem o F18 vai ser bom pelo aspecto da modernização dos caças, entretanto vai ser uma puta decepção para mim pois prova que o GF não teve culhões para aguentar a pressão americana e aceitou a coleira mais uma vez. Lamentável. Depois de tanta facada nas costas....acho que o complexo de vira-latas falou mais alto, fazer o que?
Fui
Acho que não é bem por aí não cara.
A coleirinha francesa não é mais bonitinha que a americana. O caça francês, assim como mais ainda o sueco possuem um monte de componentes de origem americana, que podem ser alvos de negação no caso da transferência de tecnologia ou manutenção.
Por isso minhas expectativas quanto a isso são as mínimas possíveis. Se oferecerem um pacote que possibilite a manutenção 100% por equipes brasileiras e que seja possível a integração de sistemas que escolhermos, estou plenamente satisfeito. Mais do que isso, os americanos tem uma possibilidade muito maior de cooperação em outras áreas de pesquisa relacionadas, ou mesmo com a Embraer, se associando a ela em promoções conjuntas de produtos. O ganho global tende a ser maior.
E também, já operamos vários produtos americanos, como o Sea King (cuja complexidade se aproxima de um verdadeiro caça) e o P-3, que apesar de alguns problemas, nos tem sido muito úteis. E vale lembrar que problemas deste tipo já tivemos com franceses, com o próprio Mirage-III, com Ingleses, etc.
abraços]