O F-20 era menor, mais aerodinâmico, mais leve e com uma carga alar menor que o F-16, mas levava também um motor mais fraco, que lhe dava praticamente a mesma relação peso/potência. Somando tudo isso seu desempenho em aceleração, capacidade de subida, atitude máxima e velocidade final eram ligeiramente superiores.Carlos Lima escreveu:Eles nunca permitiriam que um concorrente do F-16 poderia estar sendo produzido mais barato e ainda ser uma aeronave melhor (o que muitos diziam quando comparando o F-20 com o F-16A). Lembre-se que naquela época eles nos permitiam no 'máximo' operar F-16-79 (uma versão para países ultra mulambos) e olhe lá já que no caso dos F-5 agressores ganhamos vários aviões sabotados de propósito.
Por outro lado a aerodinâmica e os sistemas de controle dele eram clássicos, sem as inovações introduzidas com o próprio F-16 (como a instabilidade controlada e fly-by-wire), o que o colocava em desvantagem no quesito manobralidade. E o F-16, por ser maior e levar mais combustível, tinha um alcance bem maior e maior capacidade de carga, inclusive com mais pontos de fixação para armamento. Tinha também um armamento bem mais poderoso, e podia receber mais equipamento, principalmente em termos de eletrônica.
Somando tudo o F-16 na minha opinião era um avião mais equilibrado e melhor, o que não é de se surpreender já que tratava-se de um projeto bem mais moderno.
Sem um motor grande nada de Tigershark, só F-5 modificado mesmo. E embora a indústria do Irã seja até melhor do que a nossa ainda não dá para chegar perto do F-404, então não se pode querer demais dos persas neste ponto.J.Ricardo escreveu:Acho incrível que de tanto "fuçarem" o F-5, o Irã não tenha chegado ainda no Tigershark...
Leandro G. Card