Marechal-do-ar escreveu:A versão que o BOPE testou é essa? Gaz-233036 SPM-2
É phoda falar com os dados só de cabeça (preguiça de consultar os "papiros"): Não foi SPM-1 e SPM-2, como disse no post anterior, mas SPM-2 e SPM-2M!!!!
A história do GAZ Tigr no BOPE é essa:
Com previsão de entrega em abril, somente em 31/08/2010 o blindado russo
GAZ-2330-36 Tigr SPM-2 foi entregue ao Centro de Manutenção de Veículos Blindados da PMERJ, na sede do Batalhão de Choque, e dois dias depois entregue ao BOPE. Antes dessa entrega, o Coronel Paulo Henrique Moraes, na época comandante do BOPE, que esteve na Rússia para conhecer o modelo, e solicitou algumas mudanças, como ar-condicionado e blindagem da caixa do motor, que resultou no recebimento posterior de kit de modificação para o padrão
GAZ-2330-36 Tigr-M SPM-2M, onde ficou até meados de 2011. Em 19/04/2011, foi realizado um teste para verificação da blindagem balística no estande de tiro do Bope, no bairro de Laranjeiras, e em 04/06/2011 ele foi levado para avaliação de dirigibilidade em terreno acidentado no morro do Borel e depois para o 24º BIB para mais testes.
GAZ-2330-36 Tigr SPM-2 apresentando uma solução paliativa, no Rio, para proteger seu para-brisa blindado.
GAZ-2330-36 Tigr-M SPM-2M com o kit de reforço de blindagem do motor.
Marechal-do-ar escreveu:O que tenho para ele é peso vazio 6,1 Tons e peso máximo 7,6 Tons, sendo 1,5 Tons de carga útil, opções com motor de 205 e 240 hp, 150 hp realmente é muito pouco para um veículo desse porte, na verdade não achei esse valor em nenhuma referência ao veículo.
Os dados que apresentei foram retirados de manuais e folders que obtive com os representantes desses veículos no Brasil, durante a ultima LAAD, e são todos referentes ao seu peso vazio.
Marechal-do-ar escreveu:*EDIT: Tava achando que esse LMV foi apresentado ao BOPE, o LMV não foi testado pelo BOPE, não é?
O Bope testou cinco veículos estrangeiros que foram (pela ordem de data de teste):
_ GAZ-2330-36 Tigr SPM-2 / Tigr-M SPM-2M;
_ Paramault Maverick ISV (Internal Security Vehicle);
_ Renault Sherpa Light Police;
_ Oshkosh / Plasan Sasa SandCat TPV e Stormer;
Além disso, testou também os VEsPa-1 e VEsPa-2, que foram desenvolvidos com recursos da FAPERJ, requisitos da SeSeg e construídos pelo CTEx com apoio da AutoLife Blindagens.
Abraços,
Paulo Bastos